terça-feira, 18 de março de 2014

WEB NEWS RADIO EM PLENA MUTAÇÃO

CBN reúne profissionais para discutir realização da Copa do Mundo, em São Paulo

São Paulo – Evento será nesta segunda-feira a partir das 20 horas no Museu do Futebol

A CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo promove nesta segunda-feira, a partir das 20 horas, uma discussão sobre as vantagens e desvantagens da realização de grandes eventos esportivos no país. O evento será realizado no auditório do Museu do Futebol. Presenças confirmadas de Carlos Eduardo Eboli, Amir Somoggi, Cléber Machado e José Carlos Brunoro.
 
A discussão vai girar em torno dos problemas de organização, orçamentos estourados, o Brasil nas manchetes em todo mundo. A abertura da Copa do Mundo está prevista para o dia 12 de junho, em São Paulo. O estádio Arena Corinthians ainda está em fase final de construção, com término e inauguração prevista para abril.
 
A CBN é uma das rádios que contam com autorização para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo. As afiliadas da rede pertencente ao Sistema Globo de Rádio também terão contarão com a transmissão das partidas.
 
Algumas rádios ainda estão se afiliando a redes para poder retransmitir a competição. Para isso, a emissora interessada deve entrar em contato com as rádios que detém o direito de transmissão para saber se há essa viabilidade. A Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo, por exemplo, anuncia em sua programação a formação da Cadeia Verde Amarela com mais de 200 emissoras.
 
A Jovem Pan AM 620 FM 100.9 também da capital paulista também conta com extensa lista de emissoras afiliadas nos dois dials, já que a Pan FM também irá transmitir jogos da Seleção Brasileira pelas suas afiliadas, assim como a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Globo AM 1220 FM 89.5 do Rio de Janeiro, Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, entre outras.

Ministro da Secom reafirma apoio à flexibilização da Voz do Brasil

Brasília – Thomas Traumann participou de almoço com representantes de associações de radiodifusão

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Thomas Traumann, participou de almoço oferecido pela Abert na última quarta-feira, 12, em Brasília. Estavam presentes dirigentes da entidade, conselheiros de Rádio e Televisão e os presidentes das Associações Estaduais do setor.
 
No encontro, o ministro afirmou que o Poder Executivo está disposto a apoiar a flexibilização do horário da Voz do Brasil, uma das mais antigas bandeiras da Abert. Thomas disse que os resultados da "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira", divulgados no último dia 7, comprovam a eficiência dos diversos meios de comunicação e que, por sua abrangência - mais de 800 municípios pesquisados -, retratam mais fielmente os hábitos de consumo de informação. E por isso, acrescentou, são válidos também para anunciantes privados.
 
O ministro, no entanto, afirmou que os critérios de investimento de publicidade do governo federal não mudarão, seguindo os adotados desde 2008, "critérios técnicos baseados em pesquisa de audiência no caso de televisão e rádio, de circulação no caso de jornais e revistas". A pesquisa, na sua opinião, "valida o serviço da SECOM no seu compromisso de obter o melhor resultado com os recursos públicos destinados à divulgação das ações do governo, numa prestação de contas à sociedade".
 
O ministro falou também sobre as campanhas voltadas para divulgação da Copa do Mundo, em especial, as desenvolvidas pelos Ministérios do Turismo e dos Esportes e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). E ressaltou a "obrigação de todo governo de prestar contas de suas ações à sociedade", citando o lançamento de campanhas como a de vacinação do HPV para meninas.
 
Assessoria de Comunicação da Abert
 

Iguatemi Prime FM deixa os 92.5 FM e cede espaço para a Vida FM em São Paulo

São Paulo – Vida FM deixa os 96.5 FM e passa a ser chamada de SuperVida FM


Uma informação importante para o mercado de rádio FM da capital paulista. A atual Vida FM 96.5, emissora líder no segmento gospel de São Paulo (dados do Instituto Ibope), vai substituir a Iguatemi Prime FM 92.5 no próximo dia 20. A informação foi confirmada por Juanribe Pagliarin via internet, gestor responsável pelo projeto Vida FM. Desde o dia 28 de fevereiro a 96.5 FM está fora do ar após uma ação realizada pela Anatel, agência que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão nacional. Com a impossibilidade de operar em 96.5 FM, a Vida FM substituirá a Iguatemi Prime FM (voltada ao segmento adulto-contemporâneo) após um acordo entre Pagliarin e a Rede Mundial de Comunicação, responsável pela 92.5 FM. Já a Iguatemi Prime passará para outro canal. Acompanhe o caso:

A partir do próximo dia 20 de março (às 23h59, ou as 0h00 do dia 21) a Iguatemi Prime FM encerrará suas operações a partir dos 92.5 FM de São Paulo, rádio que é voltada ao segmento adulto-contemporâneo e estava no ar desde 5 de março de 2012, após substituir a antiga Mit FM 92.5 (Mitsubishi). A rádio é operada pela Rede Mundial de Comunicações, que também detém as transmissões de outras estações de rádio em São Paulo e região metropolitana. Com sua estação localizada na Avenida Paulista e tendo concessão na capital paulista, a 92.5 FM passará a atender o projeto da Vida FM a partir do dia 20. Com a mudança de 96.5 FM para 92.5 FM a Vida FM passará a atender pelo nome de SuperVida FM, conforme informado por Juanribe Pagliarin via internet. Já a Iguatemi Prime irá para outro canal, operando a partir de 103.7 FM para a Baixada Santista e a Grande São Paulo.

Segundo informações publicadas por Juanribe Pagliarin a 96.5 FM foi lacrada por agentes da Anatel no dia 28 de fevereiro, com a apreensão de seus equipamentos na unidade transmissora (localizada em Mogi das Cruzes) e também na sede da rádio em São Paulo. Na ocasião os agentes estavam cumprindo um mandado de Busca e Apreensão, emitido pela 1ª Vara Federal de Mogi das Cruzes, segundo Pagliarin. O documento aponta que a 96.5 FM é uma estação outorgada para operação a partir de São José dos Campos, não podendo operar a partir da Serra de Itapeti (Mogi das Cruzes). Com isso a 96.5 FM deixa de ter operação de sinal local na Grande São Paulo, ficando restrita ao Vale do Paraíba (região de São José dos Campos). A primeira informação divulgada pela Vida FM sobre a interrupção de seu sinal era relacionada a um problema técnico.

A Vida FM é uma das emissoras mais ouvidas da Grande São Paulo segundo dados do Instituto Ibope, rádio que está posicionada entre as 10 FMs mais ouvidas na média de ouvintes por minuto (nos principais períodos da medição). Já a Iguatemi Prime FM estava no inicio de seu projeto, com a expectativa de crescer aos poucos dentro do segmento adulto-contemporâneo de São Paulo. A mudança para a 92.5 FM poderá afetar o panorama da audiência, situação que deverá ser constatada com clareza pelo mercado apenas a partir do segundo semestre de 2014.

Operando como rede a Vida FM deverá alterar seu nome fantasia para SuperVida FM, algo já realizado em sua retransmissora de Lisboa (Portugal). A rede também está presente nas regiões de Curitiba (92.9 FM), Salvador (92.3 FM), Brasília (101.3 FM), Recife (105.7 FM), Porto Alegre (105.9 FM), Maceió (99.1 FM), Natal (97.9 FM), João Pessoa (107.7 FM) e Londrina (91.3 FM, no norte do Paraná). A rede também atua em Lisboa (89.1 FM) e, em breve, em Fortaleza (90.7 FM).


Iguatemi Prime FM estréia emissoras com cobertura em São Paulo, Baixada Santista e Campinas

São Paulo – Após a saída do canal 92.5 FM o projeto Iguatemi Prime FM passará por uma expansão

Conforme noticiado ontem (17) pelo Tudo Rádio.com, a atual Iguatemi Prime FM 92.5 de São Paulo vai mudar de frequência a partir do próximo dia 21. O projeto voltado ao segmento adulto-contemporâneo da capital paulista passará por um processo de expansão em sua área de cobertura, atingindo também os mercados da Baixada Santista e da Grande Campinas. A rádio contará com duas novas frequências entre a capital, litoral e o interior, novidade que possibilitará que a Iguatemi Prime FM passe a ser acompanhada em mercados que não contavam com sua atuação. Acompanhe as mudanças:

Segundo informações obtidas pelo Tudo Rádio em contato com a direção da Iguatemi Prime FM, a emissora vai ampliar sua atuação como rede. Entre a Baixada Santista e a Grande São Paulo o projeto contará com a Iguatemi Prime FM 103.7 (emissora que será a substituta da atual 92.5 FM – clique aqui e saiba mais sobre a alteração nesse canal). Segundo a direção da FM a 103.7 FM terá cobertura na capital e região metropolitana, estação que hoje está restrita ao litoral. Já em Campinas e região a Iguatemi Prime FM será ouvida em 96.5 FM, emissora que carrega atualmente a programação popular da marca Iguatemi. Desde outubro do ano passado o projeto conta também com a operação da Iguatemi Prime FM 94.1, rádio que cobre o Distrito Federal (Brasília) e parte do interior de Goiás.

Essas mudanças já estão em fase inicial de implantação: no litoral de São Paulo a 103.7 FM não transmite mais a programação da Kiss FM, bandeira que foi alterada para o canal 102.9 FM. Desde o sábado passado (15) a 103.7 FM está sem programação, aguardando a estréia da Iguatemi Prime FM no canal. O Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes que acompanharam a programação da Kiss FM em 102.9 FM, concessão original do município de Cubatão (Baixada Santista) e que no ano passado repetia a programação popular da Super Rádio AM 1150 de São Paulo. Já a Kiss FM ocupava a frequência 103.7 FM desde agosto de 2013 (clique aqui e saiba mais).

A estréia em Campinas deverá ocorrer nos próximos dias em 96.5 FM, substituindo assim a grade popular da Iguatemi (gerada pela Iguatemi AM 1370 de São Paulo). A mudança no mercado campineiro deve acompanhar a alteração da Iguatemi Prime FM em São Paulo (de 92.5 FM para 103.7 FM). Já a 92.5 FM passa a transmitir a grade da SuperVida FM (clique aqui e saiba detalhes).


Jovem Pan FM promove festival “Planeta Brasil” em Belo Horizonte e no país

Belo Horizonte – Ação também é explorada pela rede nacional da marca Jovem Pan FM


A Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte, emissora líder de audiência no segmento jovem/pop da capital mineira (dados do Instituto Ibope), está promovendo o festival “Planeta Brasil”. O evento será realizado em Minas Gerais no próximo dia 22 de março e contará com nomes nacionais e internacionais da música de interesse jovem, com destaque para a banda “Guns n' Roses”. A ação também é explorada de forma promocional pela rede Jovem Pan FM, voltada à todas as praças que compõe a marca nacional. Em Belo Horizonte o material alusivo ao “Planeta Brasil” conta com a marca da Jovem Pan FM como rádio oficial do evento.
 
O Planeta Brasil será realizado no próximo dia 22 (sábado) na Esplanada do Mineirão, tendo a Jovem Pan FM de Belo Horizonte como rádio oficial do festival. A programação desse evento musical conta com nomes como Guns n' Roses (que também irá se apresentar em outras cidades brasileiras, fazendo uma turnê pelo país), B-Real of Cypress Hill, Criolo, Raimundos, Natiruts, Frejat, entre outras atrações espalhadas por palcos distintos, inclusive com a presença de Djs, uma banda de Minas Gerais e um vencedor de um concurso local. Marcas importantes dos cenários nacional e internacional apóiam a realização do “Planeta Brasil” em Belo Horizonte.
 
A Jovem Pan FM tem a sua marca exposta nos materiais do evento, além de promover o festival na capital mineira e também nas demais praças que contam com emissoras da rede. A promoção voltada a todo o Brasil conta com ingressos em área VIP, passagens aéreas e acessos aos camarins (com a possibilidade de conhecer os integrantes das atrações que irão se apresentar no festival). Em Belo Horizonte a rádio também sorteia ingressos e realiza ações alusivas ao evento. A capital mineira costuma sediar festivais jovens de grande porte, sempre contando com a presença de FMs de Belo Horizonte.
 
No mês de seu aniversário, a Jovem Pan FM está em destaque na capital mineira devido a promoção do festival e também pelo seu resultado de audiência (emissora que tem obtido crescimento nas últimas medições realizada pelo Instituto Ibope, chegando inclusive a ultrapassar a marca de 1 milhão de ouvintes no alcance 30 dias – que mede o impacto de uma estação durante um período de tempo determinado – clique aqui e saiba mais).

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