Portaria ministerial da migração das AMs deve ser publicada até o dia 12
Brasília – Presidentes de associações estaduais de radiodifusão se reúnem com ministro no mesmo dia
Presidentes de associações estaduais de radiodifusão estarão no dia 12 de março em Brasília para participarem de uma reunião com o Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). No mesmo dia, os radiodifusores devem ter uma audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para tratar de assuntos referentes à radiodifusão no Brasil, em especial da migração das rádios AMs ao dial FM.
A tão esperada regulamentação do Decreto nº 8.139, que autorizou a migração das emissoras de AM para a faixa de FM, deve ser assinada pelo ministro Paulo Bernardo no próximo dia 12 de março. Aguardada com muita ansiedade, a portaria do Ministério das Comunicações deve trazer as últimas diretrizes necessárias para a migração, sendo bastante provável que a estabeleça por etapas. Caso se confirme assim, os radiodifusores serão convocados por estado ou região a manifestar o interesse na adaptação de suas outorgas.
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, ressaltou que este é “o fato mais relevante para o setor nos últimos 50 anos”. Para o engenheiro Eduardo Cappia (diretor técnico da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo – Aesp -, e um dos precursores na defesa da regionalização espectral), a adoção do novo sistema permitirá que cerca de 85% das emissoras migrantes sejam acondicionadas na própria faixa de FM convencional (de 88 a 108 MHz), o que propiciará maior agilidade à migração.
Vale lembrar que as emissoras de AM têm até o mês de novembro para manifestar sua opção pela migração para a faixa de FM, sendo que aquelas de caráter local que optarem por manter suas operações em ondas médias deverão, no mesmo prazo, solicitar ao Ministério das Comunicações o reenquadramento de suas outorgas para caráter regional. Caso isso não ocorra, as mesmas não terão mais suas outorgas renovadas.
O deferimento do requerimento é condicionado não só ao pagamento do valor correspondente a diferença entre os preços mínimos de outorga estipulados pelo Ministério das Comunicações para cada tipo de serviço e grupo de enquadramento na localidade, mas também a comprovação de:
I – regularidade para com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal;
II – regularidade com o Fistel;
III – regularidade com a Seguridade Social;
IV – regularidade com o FGTS;
V – inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho; e
VI – viabilidade técnica.
Este último requisito (viabilidade técnica) é de competência da Anatel, mas as emissoras deverão, após o deferimento do pedido de migração, apresentar competente projeto técnico ao Ministério das Comunicações.
Com informações do Boletim Informativo Moura e Ribeiro
Beach Park FM vai produzir campanha publicitária com participação dos ouvintes
Fortaleza – Ouvinte vai participar por meio de um aplicativo
A Beach Park FM 92.9 de Fortaleza está chamando seus ouvintes para participarem da sua próxima campanha publicitária. A emissora vai utilizar os depoimentos de seus ouvintes para produzir sua “campanha colaborativa”. A rádio é uma das que mais contam com a interação com seu público em suas ações.
Com a intenção de ser a primeira rádio a produzir uma campanha publicitária colaborativa, a Beach Park FM está orientando os ouvintes que tiverem interesse a participar da ação, a baixar um aplicativo de gravação de voz em seus smartphones e gravar um depoimento. A gravação deverá ter o nome e a resposta para o tema que o slogan da rádio: “O que te move”.
As gravações deverão ser enviadas para o email radio@beachpark.com.br com todos os dados. O tema da campanha é “A Sua onde na rádio Beach Park”. A intenção da rádio é ter o maior número de ouvintes possível.
Em abril, a Beach Park FM vai comemorar seu primeiro aniversário em sua nova frequência. A rádio entrou no ar pela primeira vez em janeiro de 2011, seguindo a linha artística da extinta Oi FM, rede que passou pela cidade em 2010. A emissora é ligada ao parque aquático Beach Park, um dos pontos turísticos de Fortaleza. A rádio tem programação voltada ao público adulto, executando músicas internacionais das décadas de 80/90 e meados de 2000.
A emissora ficou no ar pouco mais de dois anos, quando uma negociação com o grupo Jangadeiro fez com que o conglomerado de comunicação cearense firmasse parceria com o Grupo Bandeirantes e levasse a Fortaleza a rede allnews BandNews FM em 101.7. Mesmo fora do dial, a rádio continuou sua programação pela internet e, durante o período, promoveu conversas para a volta ao dial.
Em abril do ano passado, a Beach Park FM passou a ocupar o canal FM 92.9, mantendo a mesma linha de programação adotada desde a sua criação.
Colaboração Marcílio Silva
Jovem Pan FM completa hoje 19 anos em Belo Horizonte
Belo Horizonte – Afiliada está no ar desde 1995 na capital mineira
Uma importante rádio de Minas Gerais está completando mais um ano de trabalhos ininterruptos em Belo Horizonte. Hoje, 5 de março, é o aniversário da Jovem Pan FM 99.1, considerada uma das principais emissoras que carregam a marca da rede nacional. Atualmente a 99.1 FM é dona de um dos melhores índices de audiência da rede Jovem Pan, além de continuar posicionada entre as estações mais sintonizadas da Grande Belo Horizonte (dados do Instituto Ibope). A emissora também possui uma intensa atividade promocional em Minas.
No ar desde 1995 a Jovem Pan FM de Belo Horizonte surgiu na primeira "leva" de inaugurações da rede nacional, projeto iniciado em junho de 1994. Em menos de 1 ano de trabalhos a Jovem Pan FM inaugurou emissoras importantes que seguem até hoje carregando a marca da rádio jovem, sendo uma delas a 99.1 FM da capital mineira. Hoje a Jovem Pan FM de Belo Horizonte tem um papel importante nas operações da rede, atuando também em conjunto com o trabalho artístico da rede paulista.
Com uma intensa atuação local nas áreas promocional e artística, a Jovem Pan FM de Belo Horizonte mantém a identidade artística do projeto da rede paulista, com um intercâmbio diário entre as gestões artísticas de Minas e São Paulo. Na capital mineira a 99.1 FM tem a 98 FM 98.3 como concorrente direta com base no que o mercado local considera, segmento jovem que tem a Jovem Pan como líder nos últimos anos (dados do Instituto Ibope). Nos últimos meses a FM tem registrado marcas expressivas de audiência na comparação com seus resultados históricos.
Outros detalhes importantes também caracterizam a emissora. Além dos números de audiência, a Jovem Pan de Belo Horizonte sempre chamou atenção através de seu porte técnico, sendo considerada uma das rádios mais bem estruturadas do país. Possui uma qualidade técnica de áudio considerada de alto nível, além de outros elementos (como sua área de cobertura) que caracterizam a questão técnica da 99.1 FM. Essa condição auxiliam diretamente no fortalecimento da marca da rede paulista no mercado de Belo Horizonte, além de manter a FM como uma das rádios mais competitivas de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, a Jovem Pan FM conta também com as seguintes emissoras: Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba, Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga, Jovem Pan FM 104.1 de Poços de Caldas e Jovem Pan FM 103.3 de Patos de Minas.
FONTE : TUDO RADIO.COM
Rádio Estadão estreia programa Primeira Edição
A partir da próxima segunda-feira, 10 de março, a Rádio Estadão, começa a mudar aos poucos fazer a sua reformulação na grade da emissora. A primeira estreia é do programa "Primeira Edição" que vai marcar a volta do apresentador Vinicius França (ex- Rádio Bandeirantes) ao dial, França que também é voz padrão da rádio Capital terá como companheira a Jornalista Tatiana Ferraz. O novo programa traz os últimos acontecimentos e fatos importantes de São Paulo e do Brasil sobre politica, economia e esporte e irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h em FM e AM.
Fonte : Cheni
A Abert disponibilizou em seu site um formulário para facilitar a comunicação entre a entidade e os engenheiros técnicos das emissoras AM que optarão migrar para o FM. A entidade está auxiliando no processo de replanejamento de canais, que será feito pela Anatel. Durante essa etapa, a associação poderá entrar em contato direto com a equipe técnica da emissora. De acordo com a diretoria de Tecnologia da Abert, o preenchimento do formulário é simples e vai
ajudar a dar mais celeridade no processo de migração.
Fonte: Abert
Corpo de jornalista desaparecido é encontrado em Porto Feliz
A Polícia de Porto Feliz encontrou o corpo do jornalista Celso Mazzieri, de 45 anos, no início da tarde desta quarta-feira (5). O jornalista estava desaparecido desde a última sexta-feira (28). De acordo com as primeiras informações da polícia, ele foi encontrado com uma corda em torno do pescoço e com as mãos amarradas. O corpo já estaria em estado avançado de decomposição.
O carro dele havia sido localizado em um canavial durante a manhã desta quarta-feira (5). As placas do veículo estavam adulteradas.
Entenda o caso
A irmã da vítima, Stella Mazzieri, disse que o jornalista saiu do trabalho por volta das 21h de sexta-feira. Ele ligou para a mãe dizendo que ia sair com um amigo em Porto Feliz, cidade do interior de São Paulo. Depois disso, a família não teve mais contato com o jornalista.
Stella procurou um amigo do irmão para perguntar se ele tinha notícias dele. O jovem disse que os dois haviam ido a um baile em Sorocaba, também no interior paulista, mas que o jornalista não tinha gostado da festa e resolveu ir embora. Ainda segundo o amigo, Mazzieri teria prometido que voltaria para buscá-lo por volta das 5h30, mas não apareceu no local combinado.
O pai desse amigo contou à irmã do jornalista que viu o carro de Mazzieri em meio a uma plantação da região. Por volta das 15h de sábado (3), a irmã foi ao local indicado, mas o carro não estava lá. No entanto, segundo ela, havia marcas de pneus na terra.
A família fez um boletim de ocorrência de desaparecimento no 100º Distrito Policial. Stella afirmou que Celso Mazzieri era homossexual.
fonte : Radio Brasileiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário