quinta-feira, 27 de março de 2014

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CBN apresenta Fim de Expediente com plateia em São Paulo

São Paulo – Programa será exibido direto do Museu do Futebol

A CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo vai exibir uma edição especial do programa Fim de Expediente. A atração será apresentada diretamente do auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, que fica no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) nesta sexta-feira, dia 28, com a presença de plateia. 
 
Apresentado pelo ator Dan Stulbach, pelo escritor José Godoy e pelo economista Luiz Gustavo Medina, o talk show levará ao auditório o jornalista e escritor Caco Barcellos para um bate-papo descontraído. Os ingressos para a plateia podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, a partir das 17 horas do dia do evento. 
 
Fim de Expediente reproduz o espírito da sexta-feira: expediente encerrado, hora de afrouxar a gravata e, na mesa do bar, repassar os últimos acontecimentos num clima relaxado e de confraternização. O programa é exibido todas as sextas-feiras, das 18 às 19 horas. O Museu do Futebol fica na Praça Charles Muller, s/n.


Apenas 37 emissoras AM de São Paulo não apresentaram pedido para migração para o FM

São Paulo – Essas rádios ainda podem solicitar adaptação da outorga até novembro

A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) divulgou que 237 rádios AMs entregaram os formulários solicitando a migração para o dial FM na sessão pública realizada na segunda-feira, na Delegacia do Ministério das Comunicações, em São Paulo. A associação ressaltou ainda que apenas 37 emissoras não compareceram à sessão e poderão fazer o pedido de adaptação de potência ou de migração até novembro.
 
De acordo com o diretor técnico da Aesp, engenheiro Eduardo Cappia, o processo transcorreu com a normalidade possível provisionada pelo expediente do Ministério das Comunicações. De um total de 274 emissoras de Ondas Médias, licenciadas e em operação no estado de São Paulo, 237 entregaram seu formulário de Migração, havendo abstenção de 37.
 
Esse total permite concluir que cerca de 85% migrarão voluntariamente nesta primeira etapa, no estado de São Paulo. Todos os formulários serão carreados para o MC em Brasília, onde lá serão protocolizados sequencialmente, elaborada uma planilha de dados e possivelmente disponibilizados com os detalhes no site do MiniCom, ou ainda em publicação no Diário Oficial.
 
A emissora A Voz de Catanduva, que opera atual Rádio Globo AM 610 de Catanduva, foi a primeira rádio do estado de São Paulo a protocolar o requerimento no qual solicita a migração para a faixa de FM. Segundo Rodrigo Gabas, diretor da emissora, o projeto foi feito e o pedido foi para mirar para FM 90.7 e teremos cobertura Regional, a altura dos nossos ouvintes”, disse ao jornal O Regional. 
 
 A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) estima que 90% das 1.784 emissoras AM passem a operar na faixa FM. “Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares”, informou a associação. 
 
A diretora da Rádio Difusora AM 680 de Catanduva, Marly Magatti Ferreira, também comemorou a possibilidade de migração. “Também já elaboramos o requerimento, solicitando que haja a migração para a frequência FM 88.3”, ressaltou ao jornal O Regional. 
 
A Difusora AM é a rádio mais antiga de Catanduva, comemorando 74 anos, mas nunca deixou de acompanhar o progresso. Atualmente, a Difusora abrange diversas cidades da região e vai passar a ter um som mais nítido, mais puro. Sobre a estrutura para a migração, Marly afirma que boa parte já está finalizada. “Temos a torre mais alta, quase todos os equipamentos e esperamos apenas a autorização da Anatel”.
 
Além disso, a Aesp também promoveu uma apresentação sobre a Migração foi um sucesso, com o comparecimento de cerca de 200 interessados, entre radiodifusores e profissionais do setor. O evento foi realizado no Hotel Intercontinental da Alameda Santos e contou com instruções apresentadas por José Mauro de Ávila, vice-lider do Comite Técnico, sobre o recolhimento do Fistel e acesso ao sistema eletrônico do site Anatel para emissão do boletos Fistel e Fomento. O presidente da Aesp, Rodrigo Neves, também participou do evento.

Rádio canadense queima cinco mil dólares à pedido de ouvintes

São Paulo – Ação se deu por meio de promoção da emissora com os ouvintes


Um fato curioso ocorreu em uma rádio do Canadá. A emissora AMP FM 90.3, que fica na cidade Calgary, província de Alberta, no Canadá, promoveu uma votação ao vivo para pedir que seus ouvintes decidissem o destino de US$ 5 mil. As alternativas eram divididas entre "banco ou queimar". A maioria votou na segunda opção e a emissora cumpriu a promessa.
 
Segundo o portal Terra, a votação foi realizada por mensagens, tuítes e comentários no Facebook com as hashtags #BANK (banco) ou #BURN (queimar). O site da estação informou que 54% dos ouvintes votaram por queimar e o apresentador colocou as notas em um incinerador. 
 
Após a repercussão, diversas pessoas criticaram a medida alegando ser ilegal destruir dinheiro no país. No entanto, a lei canadense protege apenas as moedas de serem estragadas, mas não as notas. Agora, a rádio decidiu lançar uma nova votação e pede aos ouvintes para decidirem o futuro de US$ 10 mil.
  

Abert lança campanha nacional pela flexibilização da Voz do Brasil

Brasília – Iniciativa terá veiculação em rádios, jornais e revistas em todo o Brasil

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) vai lançar nesta quinta-feira, a partir das 10h, em Brasília, uma campanha nacional pela flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, veiculado diariamente às 19h pelas emissoras de rádio do país. O projeto de lei da deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) está em tramitação no Congresso Nacional há vários anos e depende da votação na Câmara dos Deputados.
 
Assinada pela agência Lew Lara, a campanha “A Voz que Eu quero Ouvir” será veiculada em âmbito nacional no rádio e na TV e publicada em jornais e revistas, além da internet e das redes sociais.  A iniciativa pretende mobilizar o maior número de brasileiros com um abaixo-assinado pela aprovação do projeto de lei 595/2003, da deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC).A proposta permite às rádios iniciarem a transmissão do programa entre 19h e 22h.
 
A Abert também apresentará os resultados de uma pesquisa encomendada ao Instituto DataFolha sobre o que pensa o brasileiro sobre o programa criado em 1935 no governo de Getúlio Vargas. A campanha e a pesquisa serão apresentadas pelo presidente da Abert, Daniel Slaviero, e pelo diretor de criação da agência Lew Lara, Cláudio Leite.
 
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, que foi realizada pelo Instituto Ibope, a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e que ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios, 66% dos pesquisados não ouvem o noticioso em nenhum dia da semana. Essa informação desmistifica também os defensores do programa, que dizem que o noticioso tem grande importância para regiões mais afastadas do Brasil, como a Norte. Porém, essa é uma das regiões que concentram maior índice de não-ouvintes do programa.
 
A proporção de não-ouvintes é maior entre mulheres (70%) que em homens (61%) no levantamento do Ibope. Do total dos entrevistados, 68% afirmaram já terem ouvido falar do programa e 32% responderam que o desconheciam. Esses dados podem reforçar os pedidos para a votação do projeto da flexibilização do horário de transmissão de A Voz do Brasil, que é defendida pela Abert e pelas associações estaduais.  
 
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Thomas Traumann, afirmou que o Poder Executivo está disposto a apoiar a flexibilização do horário da Voz do Brasil, uma das mais antigas bandeiras da Abert. Thomas disse que os resultados da "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira", divulgados no último dia 7, comprovam a eficiência dos diversos meios de comunicação e que, por sua abrangência - mais de 800 municípios pesquisados -, retratam mais fielmente os hábitos de consumo de informação. E por isso, acrescentou, são válidos também para anunciantes privados.
 
SERVIÇO 
Lançamento da campanha “A Voz que Eu Quero Ouvir”
Quando: quinta-feira, 27 de março, às 10h. 
Onde: sede da Abert, em Brasília, no SAF Sul, Ed. Via Esplanada, Sala 101 (atrás dos anexos do Ministério da Saúde).
 
Com informações da assessoria de comunicação da Abert

Top FM lança site com nova marca e anuncia shows de 1º de maio em São Paulo

São Paulo – Como no ano passado, Top FM é a rádio oficial do chamado “maior 1 º de maio do mundo”


Está no ar o site da Top FM 104.1 de São Paulo. A mudança foi necessária após a rádio mudar seu nome, que antes era Tupi FM. A página da emissora segue o padrão da antiga, que havia sido reformulada recentemente. Além disso, a emissora também já passou a anunciar a realização do chamado “Maior 1º de Maio do Mundo”, com shows em homenagem ao Dia do Trabalho, realizado pela Força Sindical, na Praça Campos de Bagatelli.
 
A página da Top FM também está com novo endereço. A partir de agora, os ouvintes poderão acompanhar as promoções e novidades da emissora pelo www.topfmsp.com.br. A página também está anunciando a realização do mega-show do dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho.
 
Nomes como Fernando e Sorocaba, Hugo Pena e Gabriel, João Neto e Frederico, Paula Fernandes, Grupo Pixote, Rionegro e Solimões, Sorriso Maroto, entre outros artistas da música nacional vão se apresentar na estrutura que será montada nesse dia 1º de maio, dia internacional do trabalhador. O nome oficial da festa é "1º de Maio Unificado", ligado às centrais sindicais que organizam o evento. Além do grande número de artistas presentes a festa também é conhecida pelos sorteios de prêmios.
 
A Top FM é a rádio promotora exclusiva do evento e é comum ligar a marca da rádio com o evento de 1º de maio realizado em São Paulo pelas principais centrais sindicais do país. Além de promover e ter a sua marca ligada à festa, a Top FM também realiza ações promocionais referentes aos artistas e apresentações que serão executadas nessa data comemorativa. A emissora também tem a sua marca exposta para o público presente na Praça Campo de Bagatelli, elemento importante para fortalecer a marca da estação perante o seu publico alvo.
 

Rádio Nacional AM retoma projeto de Rádio Teatro no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Grupo de atores revive produções que já tiveram período áureo na cidade

A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro estreou mais uma temporada do programa “Radioteatro - Contos no rádio”. O voltou ao ar na segunda-feira, às 9 horas, na programação da Nacional AM. O Núcleo de Dramaturgia das Rádios EBC convocou, em uma campanha, autores, dramaturgos e poetas para participarem do projeto.
 
“Humor, poesia, drama, aventura. Estamos reaprendendo a fazer rádio. Não se sabe bem o perfil deste novo ouvinte, seus gostos e anseios” diz Xico Teixeira, gerente das Rádios EBC, Rádio MEC e Rádio Nacional. Um dos gêneros mais difundidos pelo rádio desde 1940, a dramaturgia foi perdendo espaço para a música. Mas, se depender desta turma de atores, a arte de contar histórias usando apenas o recurso da voz não vai morrer.
 
“No passado, a estrutura era mais propícia para interpretar. Lembro que havia um grande microfone central no meio do estúdio. A dinâmica da cena acontecia na medida em que nos aproximávamos e nos afastávamos dele” conta Gerdal dos Santos, veterano radioator, que viveu a época de ouro do rádio e hoje integra o elenco, que nasceu em 2008, por iniciativa da Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC (Soar).
 
A equipe é formada por 11 profissionais: tores, roteiristas, sonoplastas e operadores de áudio. A direção artística é de Lauro Goes, e a produção, de Nelly Coelho. “O precisamos é descobrir como acordar os ouvidos de um mundo quase que totalmente visual”, diz Joice Marino, uma das atrizes.
 
Na estreia, foi apresentado um um docudrama sobre o golpe militar, “Eles não nos calaram”, com depoimentos de Gracindo Junior e Gerdal dos Santos. Os demais capítulos de “Radioteatro - Contos no rádio” vão ao ar aos sábados, às 10h.
 
Com informações do O Globo

 

Zé Luiz está de volta com o Do Balacobaco na 89 A Rádio Rock

São Paulo – Programa vai ao ar nas manhãs da emissora, de segunda a sexta-feira

A 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo “repatriou” mais um dos programas mais ouvidos da primeira fase da emissora na capital paulista. O Do Balacobaco está de volta à programação da emissora com a apresentação de Zé Luiz. O programa vai ao ar nas manhãs da rádio com informação, música e bom humor.
 
Com a nova passagem, a atração adotou o nome de Do Balacobaco 2.Zé. Além de Zé Luiz, que também teve uma passagem recente pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, com o Jovem Pan Morning Show, o programa tem também é apresentado por Simone Garuti e Yuri Danka. O Do Balacobaco 2.Zé vai ao ar de segunda à sexta, das 10h às 12h, e com edição especial aos sábados, no mesmo horário
 
A 89 A Rádio Rock FM vai lançar neste ano o livro 89FM: A História da Rádio Rock do Brasil. A obra será assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre, ganhador do Prêmio Jabuti de 2010. O livro é fruto da parceria entre a Tudo Certo Conteúdo Editorial e a Tambor Digital, narra os 28 anos do veículo e perpassa por alguns fatos históricos da cidade de São Paulo e da indústria musical.
 
Dentre os destaques está a série de testemunhais “A 89 faz parte da minha história”, que reúne os dez melhores depoimentos enviados à rádio durante o primeiro semestre de 2013 e, agora, eternizados no livro. Já em “28 anos que mudaram o rock”, os leitores poderão encontrar uma relação com o TOP 10 das melhores músicas de cada ano escolhidas pelos ouvintes.
 

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