Pesquisa aponta que maioria das pessoas confia em informações veiculadas por rádio e TV
São Paulo – As redes sociais têm menor nível de confiança entre os entrevistados
O Instituto Ibope realizou uma pesquisa, atendendo a solicitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), para saber o nível de confiança dos brasileiros em relação às notícias publicadas em veículos de comunicação. O levantamento mostrou que os pesquisados confiam mais em notícias que são veiculadas na mídia imprensa, no rádio e na TV do que nas redes sociais. Os dados fazem parte da primeira edição da “Pesquisa Brasileira de Mídia”, que tem o objetivo de identificar os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira e subsidiar a elaboração da política de comunicação social e divulgação das atividades do Executivo.
Segundo o levantamento, a televisão continua sendo o meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira. A pesquisa mostrou que 65% dos brasileiros estão expostos diariamente ao meio televisivo, com uma média diária de 3h30 de uso. Os jornais são o veículo mais confiável, mas a internet é o meio de comunicação que mais cresce, de acordo com o levantamento. Os sites voltados à notícia contam com maior credibilidade entre os entrevistados e as redes sociais tiveram menor índice de confiança.
De acordo com a pesquisa do Ibope, 50% dos pesquisados confiam nas notícias veiculadas pelo rádio, enquanto 49% confiam mais na TV. Propagandas veiculadas por rádio e TV têm nível de confiança de 47% dos entrevistados, seguidas por anúncios de revistas impressas (36%). O levantamento mostrou ainda que 97% assistem TV e o rádio vem em seguida com 61%. Desses, 21% disseram que ouvem rádio todos os dias.
A pesquisa foi feita entre outubro e novembro de 2013, nos 26 Estados e no Distrito Federal e tem margem de erro máxima estimada em 1 ponto percentual. Na avaliação da Secom, cabe ao governo estar atento a tendências de consumo de mídia nos próximos anos, tendo em vista a adesão aos meios digitais de comunicação, “procurando sempre a maior qualidade na sua comunicação, de forma técnica e transparente”. A intenção do governo é repetir anualmente a pesquisa para “descrever as mudanças tecnológicas e comportamentais que afetam a utilização dos meios de comunicação”.
O documento foi apresentado no Palácio do Planalto pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. De acordo com a Secom, o instituto de pesquisa foi encomendado por licitação, embora o total de recursos demandados com o levantamento não tenha sido informado.
A abrangência nacional da pesquisa é destacada pela Secom. O levantamento foi elaborado entre agosto e outubro do ano passado, com a participação de especialistas e acadêmicos em pesquisas de opinião pública, e contemplou 75 perguntas feitas a 18.312 brasileiros, em 848 municípios.
Com informações do Valor Econômico
Pesquisa aponta que 66% dos brasileiros nunca ouviram "A Voz do Brasil"
Brasília – Proporção de não-ouvintes é maior entre as mulheres
Dando continuidade às informações constantes na Pesquisa Brasileira de Mídia – 2014, o levantamento foi pelo Instituto Ibope, atendendo pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), mostra que 66% dos brasileiros nunca ouviram o programa A Voz do Brasil. O estudo foi executado pelo Ibope Media e ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios.
De acordo com a pesquisa, 66% dos brasileiros nunca ouviram o programa A Voz do Brasil. A proporção de não-ouvintes é maior entre mulheres (70%) que em homens (61%). Do total dos entrevistados, 68% afirmaram já terem ouvido falar do programa e 32% responderam que o desconheciam.
Esses dados podem reforçar os pedidos para a votação do projeto da flexibilização do horário de transmissão de A Voz do Brasil, que é defendida pela Abert e pelas associações estaduais. Projeto de lei da deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) permite a veiculação do programa entre 19h e 22h. A proposta foi aprovada no Senado na forma de um substitutivo do então senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), e retornou à Câmara dos Deputados, onde aguarda votação final pelo plenário.
Para a Abert, a ampliação de opções de horários para o início da transmissão do programa aumentará sua audiência. A entidade entende que a flexibilização beneficiará as rádios e atenderá ao interesse público que no horário das 19h busca por informações locais.
A pesquisa traz também dados sobre a confiança do brasileiro nas notícias e nas propagandas veiculadas, bem como os veículos de comunicação mais citados, conforme já publicado nesta sexta-feira pelo Tudo Rádio.
BandNews FM de São Paulo estréia campanha relacionada aos alagamentos
São Paulo - “Choveu, Alagou” segue a mesma linha das campanhas anteriores que foram destaque na cidade
A BandNews FM 96.9 de São Paulo, cabeça da rede nacional que carrega essa marca, está com mais uma campanha voltada aos problemas de infra-estrutura da capital paulista (comuns também em praticamente todos os grandes centros brasileiros). “Choveu, Alagou” destaca uma dor de cabeça crônica na vida do paulistano, mapeando os pontos que costumam ficar alagados após a ocorrência de chuva (independente do volume de água). A nova campanha segue a mesma linha das anteriores que tiveram a importante ajuda de ouvintes para mapear os problemas de São Paulo. A rádio já tinha realizado as ações “Buracômetro” e “Trepida São Paulo”.
A campanha “Choveu, Alagou” foi iniciada ontem, 6 de março, na grade local da BandNews FM de São Paulo. Nesse início de 2014 o volume de chuvas foi atípico na capital, sendo bem menor que nos anos anteriores. Porém mesmo com esse regime seco no tempo local, o paulistano conviveu com alagamentos em vários pontos da capital. São pontos onde a subida das águas após a queda de qualquer chuva é uma atividade rotineira. Com isso a BandNews FM já está mapeando os pontos que sofrem com esses alagamentos, seja em São Paulo ou em cidades da região metropolitana (áreas que também convivem com esse tipo de problema).
No "Choveu, Alagou", o ouvinte pode indicar qual é o cruzamento, a praça, a rua ou a avenida que ficam sempre debaixo d’água quando cai chuva. As participações podem ser realizadas pelos ouvintes através do envio de mensagem para o e-mail ouvinte@bandnewsfm.com.br, além de contatos via redes sociais (nos perfis da BandNews no Facebook e no Twitter). O ouvinte também pode entrar em contato enviando SMS ao número 72250 com a palavra “rádio” na frente da mensagem.
Além das campanhas a BandNews FM também se destacou recentemente no Prêmio Troféu Imprensa. As categorias relacionadas ao Rádio foram vencidas pelas jornalistas da emissora paulistana (clique aqui e saiba mais).
Situação em São Paulo
No começo do ano, a prefeitura de São Paulo instalou placas alertando sobre os riscos de alagamento em algumas áreas da cidade. Segundo o engenheiro do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) Hassan Barakat, o lixo jogado nas ruas é responsável por 70% dos problemas de drenagem em São Paulo. “O primeiro [problema] que a gente observa é a obstrução da drenagem, seja por assoreamento, lixo ou até mesmo uma canalização que se tornou insuficiente por conta da grande impermeabilização do solo”. Durante o período de chuvas, entre novembro e abril, chega a ter mil casos de alagamento em ruas e avenidas da cidade (texto de Michele Trombelli, jornalista da BandNews FM).
Museu do Futebol comemora o Dia Internacional da Mulher
O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estádio do Pacaembu – convida as mulheres para a programação especial do Dia Internacional da Mulher: atividades educativas e gravação de depoimentos para o novo projeto
“Futebol da Gente”. De 8 a 31 de março, a entrada é gratuita para as mulheres. Durante este mês, será realizado a primeira etapa do projeto “Futebol da Gente”, que tem por objetivo captar histórias e fatos sobre futebol contados a partir de pessoas que visitam o Museu. Nos dias 8, 15, 16, 22 e 23, será a vez das mulheres: ao final da exposição, elas poderão gravar os seus testemunhos à equipe de pesquisa do Museu. Os vídeos farão parte do acervo do Museu do Futebol e ficarão disponíveis por meio do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inclusive na internet. Uma série de atividades educativas também estão programadas: no dia 08, às 11h, ocorrerá a visita mediada com o tema “Última chamada para a Copa do Mundo”, que aborda o futebol brasileiro a partir dos conteúdos das Copas, tais como a história das taças e as chaves dos grupos. Às 14h, a atividade “Intervenções educativas sobre o Dia Internacional da Mulher” trará uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. No dia 29, às 10h, haverá a 3° edição do Jogo Comentado, com o tema “Mulheres”. O evento contará com a participação da jogadora Formiga, e do treinador René Simões, que atuaram na seleção brasileira de futebol feminino em Olimpíadas e Copas do Mundo. Além dessa programação convidamos a todos os visitantes a apreciar a presença feminina na Exposição de Longa Duração, tais como fotografias de mulheres com seus trajes luxuosos do século XIX até meados de 1930, na Sala Origens; uma torcedora na arquibancada do Maracanã vibrando e chorando na derrota do Brasil para o Uruguai em 1950, na Sala Rito de Passagem; Tarsila do Amaral e Carmem Miranda, na Sala dos Heróis; e na Sala Números e Curiosidades, um vídeo da jogadora Marta, eleita cinco vezes a melhor do Mundo. Aproveitando o mês das mulheres, no dia 22 de março, o Museu do Futebol eternizará um gol dessa jogadora, através de um vídeo na Sala dos Gols, comentado pelo locutor esportivo Luciano do Valle. Mais informações: Tel.: (11) 3664-3848 - www.museudofutebol.org.br - @_museudofutebol Face:www.facebook.com/museudofutebol
fonte : Cheni
Circulando pelas ruas do Morumbi, bairro paulistano onde fica a sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a jornalista Carolina Ercolin (foto) acompanhou, na tarde dessa quinta-feira, 6, a ação de um motoqueiro, que assaltou um carro parado no trânsito e levou pertences dos passageiros.
Repórter e apresentadora da Rádio Bandeirantes, Carolina relatou o crime em tempo real para a emissora, que definiu o caso como “assalto violento em plena luz do dia”. De acordo com a jornalista, o criminoso apontou um revólver para a cabeça do motorista e chegou a discutir com as vítimas. O assaltante fugiu e a placa da sua moto estava encoberta por um adesivo.
A jornalista não foi a única profissional do Grupo Bandeirantes a acompanhar um crime nesta semana. A edição do ‘Brasil Urgente’ exibida nessa quinta mostrou o caso de um pedreiro que ligou para a redação do programa comandado por José Luiz Datena para avisar que tinha acabado de assassinar a mulher a facadas.
Escrito por Redação Comunique-se
Executivos do UOL e Rede TV celebraram parceria com coquetel na sede da emissora (Imagem: Reprodução)
A Rede TV fechou parceria com o UOL, empresa administrada pelo Grupo Folha. Com o acordo, todo o conteúdo de jornalismo, esportes e entretenimento produzido pela emissora estará disponível no portal de comunicação. “É muito importante para nós que estejamos com o conteúdo presente em todas as plataformas. O que procuramos com isso é aumentar o volume de gente que nos vê”, explicou o vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, em coquetel que anunciou a aliança.
No site da emissora, o internauta terá três canais temáticos disponíveis: notícias de celebridades, humor e culinária, sendo o último exclusivo para a web com conteúdo gastronômico apresentado pela chef Heaven Delhaye.
Para o gerente de conteúdo UOL, Rodrigo Flores, a Rede TV é uma das empresas mais importantes na produção de vídeos no país. “Por que não unir forças nesse momento de expansão da internet para oferecer um produto de qualidade?”.
Desde 2012, o UOL também hospeda os domínios digitais da Band e traz o acervo da TV para o portal. Programas que conquistam grande audiência no canal como ‘Pânico’ e ‘CQC’ são transmitidos também via UOL.
Escrito por Redação Comunique-se
ESTUDIO BEM BRASIL PSS E PRODUTORA PAULOSILVASOM :
http://www.youtube.com/watch?v=_My3bZHhrYk
http://www.youtube.com/watch?v=l3D2L_kBhBo
CONTATO COM SERGIO 11 3104-3072 RECADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário