voz do locutor Paulo Silva para vídeo TV Estúdio Paulosilvasom Comunicações faça contatos 11 : 98030-6793
Em entrevista ao Tudo Rádio, Waguinho fala de sua volta à Metropolitana FM e do mercado de rádio
São Paulo – Waguinho ressaltou o crescimento das rádios jovens na capital paulista
O Tudo Rádio publicou na semana passada uma entrevista com o diretor artístico da Metropolitana FM 98.5 de São Paulo, Wagner Rocha, conhecido no meio como Waguinho. O profissional retornou à emissora depois de uma passagem pela 89 A Rádio Rock FM 89.1, justamente na fase em que a rádio apostou no segmento pop/jovem. Waguinho dirigiu a emissora por seis anos antes de sua volta à Metropolitana.
Waguinho está em sua segunda passagem pela Metropolitana. A primeira ocorreu entre 2002 e 2006, quando a rádio chegou à liderança do segmento. “Essa volta para a Metropolitana foi muito gratificante. Quando o Jayr me convidou não pensei duas vezes. Juntos, nós fizemos uma revolução no meio jovem entre 2002 e 2006. Abrimos para o segmento black e a rádio se tornou uma referência, chegando no final de 2006 a ficar em primeiro lugar no segmento”, ressaltou.
Waguinho também falou das mudanças que realizou na emissora com a sua volta. Segundo ele, a intenção é fazer uma rádio mais “aberta”, tocando tudo o que é sucesso e o que o ouvinte gosta de ouvir. “Às vezes a gente demora a enxergar o que o nosso ouvinte quer. Hoje a Metropolitana toca todas, o que é sucesso, o que o nosso ouvinte gosta a gente toca, e isso em todos os gêneros”, enfatizou Waguinho.
O diretor ressaltou também a parceria que existe entre os departamentos artístico e comercial da rádio, além do trabalho promocional que é realizado para a divulgação da marca da emissora. “Todo projeto que apresentamos ao cliente, pode ter o spot e também toda uma ação desenvolvida, só para ele. Hoje, o nosso comercial, por meio do diretor Cristiano Castilho, é muito aliado ao artístico e isso tem nos ajudado bastante”, comentou.
Outro destaque da entrevista foi a afirmação que o mercado de rádios jovens de São Paulo está forte. Waguinho vê que as rádios são “segmentadas dentro do segmento”. “Eu vejo o segmento muito forte e vejo também rádios jovens bem distintas. Algumas dando ênfase maior ao jornalismo, outras mais teens e a Metropolitana com uma programação mais aberta. A competição é sempre muito grande, pois temos ótimos profissionais exercendo os seus trabalhos” enfatizou.
Por fim, Waguinho comentou sobre sua visão do meio rádio “O meio rádio vem crescendo em 2014. Isso prova um movimento grande das rádios. Hoje, falamos com quase 3 milhões de ouvintes Ele está todo lugar, no carro, no celular, trabalho e na internet. E para se invovar em meio a tantas mídias só sendo muito criativo e atraente para o ouvinte. Quem faz o meio rádio crescer é o próprio meio. Aqui na Metropolitana tivemos um crescimento muito bom a partir do segundo semestre de 2013 e temos mantido isso até agora. Nossa expectativa é de crescer ainda mais até o final de 2014. Claro, que a internet ajuda bastante, principalmente, em ações onde se tem transmissão de shows, ao vivo, via streaming. A gente fez isso no nosso projeto verão onde chegamos a ter mais de 10 mil ouvintes simultâneos, vendo os nossos shows na Praia da Enseada no Guarujá. Hoje, se você perguntar para 10 pessoas onde você ouve a sua rádio favorita, 5 dirão que ouvem no rádio e 5 dirão que ouvem pelo celular”, ressaltou.
Alexandre Gadret é homenageado pela Agert
Porto Alegre - Cerimônia reuniu familiares, autoridades políticas e profissionais de radiodifusão
A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) homenageou nesta quinta-feira, 20, Alexandre Gadret, seu ex-presidente por duas gestões (2009-2013). Em cerimônia que reuniu familiares, autoridades políticas e profissionais de radiodifusão, ocorreu o descerramento da foto de Alexandre na galeria da entidade. “Quero dizer aos meus companheiros que devo meu reconhecimento a todos e que valeu a pena meu trabalho de percorrer os quatro cantos do Estado, sentindo as necessidades dos radiodifusores e percebendo o quanto a Agert poderia fazer por eles", destacou o homenageado.
Alexandre também lembrou conquistas durante sua gestão como o reconhecimento do meio rádio pelo Governo do Estado, através do lançamento do programa Mateando com o Rio Grande; o relatório social, que mostra o resultado de doação de mídias pelas emissoras associadas; e o trabalho feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que levou a profissionalização e capacitação dos profissionais de rádio do Estado.
O presidente da entidade, Roberto Cervo Melão, destacou os esforços de Alexandre e da família Gadret em prol dos interesses dos radiodifusores. "Esse momento é de deixar uma história. E essa história será contada pelo filho do Alexandre ao ver a foto do pai na sede da Agert. Não só a do pai, mas também do avô. A história Gadret está aqui nesta sala, dentro do nosso coração e dentro da Agert que é orgulho dos gaúchos", destacou Melão.
Entre os convidados estiveram Paulo Sérgio Pinto, presidente do Conselho Consultivo da Agert; Débora Dalcin Rodrigues, vice-presidente jurídico; e Ary dos Santos, vice-presidente regional metropolitano da associação, entre outros diretores.
Câmara dos Deputados aprova 12 concessões de radiodifusão em vários estados
Brasília – Concessões estão autorizadas a operar durante os próximos 10 anos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (18) 12 projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em nove estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, foram aprovadas em caráter conclusivo e serão enviadas ao Senado.
Essas concessões estão distribuídas em sete estados, sendo que o de São Paulo conta com o maior número de concessões, sendo quatro no total. Vale lembrar que, além da renovação de rádios comunitárias, educativas e comerciais, em alguns casos a CCJ autoriza novas emissoras.
Veja abaixo a relação das concessões divulgadas pela Câmara dos Deputados:
BAHIA
Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Bairro Adelaide Menezes – Sapeaçu
MINAS GERAIS
Alô FM - Sociedade Ltda. - Francisco Sá
Rádio Difusora de Poços de Caldas Ltda. - Poços de Caldas
PARANÁ
Associação Comunitária, Cultural e Artística de Paranavaí – Paranavaí
RIO DE JANEIRO
Rádio Lite FM Ltda. - Rio de Janeiro
RIO GRANDE DO SUL
Associação Pádova de Comunicações - Nova Pádua
Rádio Esmeralda Ltda. - Vacaria
SANTA CATARINA
Cacimba Comunicações Ltda. – Lages
SÃO PAULO
Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Pindorama - Pindorama
Associação Cultural Social e Lazer de Queiróz - Queiróz
Fundação Logos - Edições, Jornalismo e Radiodifusão – Itatiba
Rede Associada de Radiodifusão Ltda. – Pederneiras
Com informações da Aesp/Ministério das Comunicações
Pesquisa Marplan aponta Jovem Pan FM e Alpha FM como lideres no AB em São Paulo
São Paulo – Dados são referentes a um universo superior a 5 milhões das classes AB e com idade igual ou superior a 18 anos
O Tudo Rádio tem apontado panoramas parciais referentes às pesquisas que mostram o comportamento da audiência de rádio em diferentes regiões brasileiras, além de suas preferências. A última medição do Instituto Marplan (divulgado agora em março, referente a Out./12 - Set./13) indica dados de alcance das principais estações em FM de São Paulo e região metropolitana, focando o público da faixa etária igual ou superior a 18 anos, presente nas classes AB. A pesquisa abrange um período de 7 dias, totalizando um universo de 5 milhões de pessoas. Nesse panorama as rádios Alpha FM 101.7, Jovem Pan FM 100.9 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 ocupam as primeiras colocações, todas acima da marca dos 750 mil ouvintes dentro desse perfil.
Nesse perfil de pesquisa a Alpha FM registrou um alcance de 814 mil pessoas, durante um período de 7 dias (18+, classes AB). Na sequência aparece a Jovem Pan FM 100.9, com um alcance de 794 mil ouvintes dentro desse mesmo filtro da pesquisa Marplan. Nesses dois casos as rádios Alpha FM e Jovem Pan FM são lideres em seus segmentos artísticos, dentro desse perfil e universo de ouvinte. Na sequência aparece a 89 A Rádio Rock FM 89.1, indicada com um alcance de 763 mil. A primeira popular nesse ranking aparece em quarto lugar, posição ocupada pela Band FM 96.1 (atingiu 728 mil ouvintes dentro desse perfil igual ou superior a 18 anos, classes AB).
A pesquisa do Instituto Marplan aponta as rádios Kiss FM 102.1, Nativa FM 95.3, Metropolitana FM 98.5, Nova Brasil FM 89.7 e Mix FM 106.3 na sequência do ranking, todas acima da marca dos 600 mil ouvintes de alcance nesses 7 dias, dentro do universo AB 18 anos ou mais. Antena 1 FM 94.7 e CBN FM 90.5 (melhor jornalística posicionada no ranking, com um impacto superior a 500 mil ouvintes dentro desse filtro da medição, apesar da Jovem Pan FM contar com uma ampla grade jornalística na faixa da manhã – horário nobre do segmento) fecham o “top 10” nesse perfil. O meio de São Paulo possuem mais de 30 rádios ativas disputando a audiência em diferentes gêneros e perfis de programação e públicos.
Com os jovens no AB
Quando a pesquisa diminui o limite de idade (considerando o público abaixo dos 18 anos) as posições entre sofrem alterações, passando a ter a Jovem Pan FM como líder no AB (13 anos ou mais - 13 a 70 anos) e acima dos 885 mil ouvintes em um universo que pula para mais de 6,5 milhões de pessoas em São Paulo e região metropolitana. Nessa abrangência as primeiras colocações passam a ser ocupadas pelas rádios Jovem Pan, 89 A Rádio Rock, Alpha FM, Band FM e Mix FM, todas acima dos 780 mil ouvintes de alcance. O ranking também considera os últimos sete dias, tendo a mesma abrangência temporal. Kiss FM, Metropolitana FM, Nativa FM, Nova Brasil FM e Antena 1 fecham o “top 10”.
Os dois filtros apresentados aqui não fazem distinção dos sexo dos ouvintes e está sendo trabalhado pelos marketing de emissoras importantes de São Paulo (por se tratar do resultado referente a um público com perfil de consumo elevado). O Tudo Rádio também já destacou recentemente o panorama geral da audiência FM da capital paulista com base no Instituto Ibope, além do comportamento da audiência nos filtros “carros”, “internet” e também “audiência esportiva”. Acompanhe a redação para obter mais detalhes sobre a audiência de rádio brasileira.
Nova programação da Globo RJ terá ex-jogadores nos comentários
Novas mudanças na nova fase regional da Rádio Globo no Rio de Janeiro, fase essa que parece não ter fim. Depois de novas dispensas, na semana retrasada, a emissora deve anunciar em breve as mudanças em sua grade, mudanças essas que já foram acertadas internamente por Cláudio Henrique, Maurício Menezes
e Soares Júnior, respectivamente Diretor de Jornalismo, coordenador artístico e coordenador de programação.
Fim do Panorama Esportivo
O programa que perdeu a sua identidade com a saída de Gilson Ricardo, deve mesmo acabar, em princípio no Rio de Janeiro. O experiente narrador Edson Mauro deve comandar o novo programa que pode se chamar: "Olha o gol!". Zeca Marques que ainda comanda a atração deve ser deslocado para a programação.
Ex-jogadores serão comentaristas as segundas-feiras
Ainda na faixa noturna a novidade deve ser um programa as segundas-feiras comandado pelo comentarista Felipe Cardoso. A grande novidade desse programa semanal das 20 às 22 horas serão os comentaristas Zico e o recém aposentado Juninho Pernambucano. Nos outros dias da semana (terça a sexta) a emissora terá o Botequim da Globo" com Robson Aldir, uma coisa é certa, deve sobrar pra alguém. A direção da emissora deve se pronunciar em breve a respeito dessa mudança que pretende melhorar os índices de audiências e tentar reaproximar o ouvinte.
Foto: Rádio Globo
Foto: Rádio Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário