terça-feira, 6 de maio de 2014

WEB NEWS NO AR NA NOITE DO BRASIL NO RADIO DE SÃO PAULO

Após mais de 35 anos Alberto Pastre deixa o Sistema Globo de Rádio



O radialista Alberto Pastre (foto), deixou o Sistema Globo de Rádio, onde atuava como chefe do departamento técnico das rádios Globo e CBN (SP) Pastre completaria neste ano (2014) 36 anos de serviços prestados na emissora.

ALBERTO PASTRE

Alberto Pastre nasceu na cidade de Itajobi, interior paulista. Começou  aos  16 anos  como operador e discotecário da Rádio Cultura de Monte Alto. Nesta época, aproveitava para cantar nos programas apresentados por Nhô Lemos, seu pai. 

Em São Paulo, trabalhou nas Rádios Bandeirantes, Jovem Pan e desde 1978 estava no Sistema Globo de Rádio como supervisor de operações.


Aesp promove evento na capital paulista para discutir a NAB Show e migração das AMs

São Paulo – Reunião será no dia 19 de mais e contará com o presidente da associação

A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) promove uma reunião no 19 de maio para discutir os assuntos abordados na última edição da NAB Show, que foi realizada no mês passado nos Estados Unidos. A reunião contará com a presença do presidente da Aesp, Rodrigo Neve, e da Secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, entre outros palestrantes.
 
O evento tem início previsto para as 14 horas com a abertura do painel, que será realizada por Rodrigo Neves. Na sequência, Patrícia Ávila vai para a discussão temática do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e da migração das rádios AMs para o espectro FM. Seguindo a reunião, haverá a retrospectiva da NAB Show 2014, mediada pelo diretor do Comitê Técnico da Aesp, Eduardo Cappia.
 
A programação segue a partir das 15h10 com André Cintra, da SET/Abert, tratando da canalização do FM; José Mauro Ávila, que vai tratar sobre Rádio na NAB Show, entre outros assuntos e palestrantes. O encerramento está previsto para as 17 horas.
 
A reunião será realizada no Hotel Intercontinental, que fica na Alameda Santos, 1123, na capital paulista. É necessária a confirmação da presença pelo telefone (11) 2164-0900, com Gelda, ou pelo emailgelda@aesp.org.br

Jovem Pan é condenada a pagar acumulo de funções a Milton Neves



Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a Jovem Pan a pagar aMilton Neves (foto) o percentual de 40% relativo ao acúmulo de funções de apresentador, comentarista esportivo e entrevistador. 

O jornalista trabalhou para a emissora de rádio de 1972 a 2005.

A Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais do TST (SDI-1) não acolheu agravos regimentais da Jovem Pan e de Milton Neves. O jornalista queria alterar a forma de cálculo do adicional de acúmulo de função, enquanto a empresa pedia a absolvição da condenação.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, relator dos agravos, entendeu que a decisão que reconheceu o exercício simultâneo de diversas funções de radialista não contrariou, como alegava a emissora, a Súmula  275  do  TST, que  trata de  desvio de função  e  reenquadramento. Além  disso,  não foram apresentadas decisões do TST divergentes do julgamento anterior da Terceira Turma do Tribunal, necessárias para a apreciação dos recursos das partes (Súmula 333 do TST).

Atividades
No processo, Milton Neves afirmou que, nos 33 anos em que trabalhou na Jovem Pan, exerceu diversas funções, como pesquisador, repórter, comentarista esportivo, entrevistador, locutor de comerciais e contato para venda de cotas de patrocínio. Também participou de programas como ‘Terceiro Tempo’, ‘Jornal dos Esportes’ e ‘Plantão de Domingo - 1ª Edição’, além de comentar matérias no ‘Jornal da Manhã’, ‘Jornal de Esportes’ e no ‘Pique da Pan’.

A partir do início da década de 1990, começou a acumular as três funções de locutor.


Jornalista registrado
A Terceira Turma do TST manteve a condenação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) com o entendimento de que Milton Neves, que tem registro no Ministério do Trabalho como jornalista, já exercia a profissão de radialista antes da vigência da Lei 6.615/78, que regulamenta a profissão. Por isso, fazia jus ao enquadramento como radialista e ao adicional de acúmulo de funções, ao contrário do que defendia a empresa de comunicação.

Para o TRT paulista, Milton é “detentor de larga e notória experiência no meio profissional, com formação universitária, dando por satisfeita a exigência de capacitação técnica de que trata o artigo 7º, inciso III, da mesma lei”.


Alteração
No TST, a Terceira Turma alterou a forma de cálculo do adicional de acúmulo, determinando que fosse feito sobre o maior valor entre as funções acumuladas, e não pelo valor contratual, como havia decidido o TRT e era defendido pelo jornalista. Segundo a Turma, o adicional deveria ser calculado sobre aquela que, dentre as funções acumuladas por Milton Neves (apresentador, comentarista esportivo e entrevistador), for melhor remunerada, não se computando, nessa base de cálculo, parcelas não salariais, como cessão de cotas de patrocínio e outras inerentes à relação civil mantida entre o radialista e a emissora.

A decisão fundamentou-se no artigo 13, inciso I, da Lei 6.615/78, que assegura ao radialista, na hipótese de exercício de funções acumuladas, um adicional mínimo de 40% pela função acumulada, “tomando-se por base a função melhor remunerada”. 

Ao rever o tema em embargos declaratórios, a justiça definiu que o adicional de 40% deveria incidir sobre o valor equivalente a 50% do salário recebido por Milton. O parâmetro foi considerado razoável, “já que foi reconhecida a prestação de três funções distintas, e que uma delas era em valor superior às demais”.

FONTE: Portal Comunique-se / Comunicação TST



Diretor-geral da Abert defende treinamento policial para coibir violência contra jornalistas

Brasília - Objetivo é acabar com a violência contra os profissionais de comunicação em grandes eventos públicos


O diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Roberto Antonik, defendeu nesta segunda-feira, 5, em audiência pública realizada pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, a qualificação das polícias, especialmente em relação aos profissionais que atuam em manifestações públicas e em grandes eventos. O objetivo é acabar com a violência contra os profissionais de comunicação em grandes eventos públicos e coberturas jornalísticas de risco.
 
A audiência pública debateu a violência contra jornalistas, radialistas e outros comunicadores. Participaram dos debates a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, a ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, além de Luis Roberto Antonik. Também foram convidados o vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas, Celso Augusto Schröder e o coordenador da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT), José Antônio Jesus da Silva.
 
Antonik afirmou que as principais ameaças à imprensa vêm do crime organizado e do tráfico de drogas, mas ressaltou que, no último ano, as ações violentas de policiais contra os profissionais da área aumentaram muito. “Não entendemos que os policiais tenham um propósito contra jornalistas, mas entendemos que não estão preparados para esse cenário [das manifestações] que temos enfrentado no último ano”explicou.
 
De acordo com dados da Abert, em 2013 houve 136 casos registrados de violação à atividade jornalística, sendo que 105 estão relacionados às manifestações que ocorreram em locais públicos. Segundo ele, a violência partiu principalmente de policiais.
 
Luis Roberto Antonik também chamou a atenção para a importância de treinamentos para os jornalistas, do aperfeiçoamento da legislação para reduzir a impunidade e da padronização das estatísticas para que a sociedade e os órgãos do governo tenham uma real dimensão das violações.
 
Com informações da Agência Senado

Rádio Bandeirantes conta com estúdio no recinto da Apas 2014 e comemora 77 anos em São Paulo

São Paulo - Emissora é a rádio oficial da feira que é considerada a maior do mundo no setor supermercadista


A Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo é a rádio oficial da 30ª feira de negócios da Apas (Associação Paulista de Supermercados). O evento, que é considerado um dos maiores do mundo do setor supermercadista, será realizado no Expo Center Norte, na capital paulista. A rádio está presente no evento com um estúdio avançado, de onde estão sendo apresentados alguns programas. A Rádio também completa 77 anos nesta terça-feira.
 
O estúdio da emissora está recebendo organizadores, profissionais do setor e expositores para entrevistas. A emissora vai transmitir alguns programas do local, que ganharão edições especiais. A feira da Apas espera receber mais de 70 mil visitantes neste ano para discutir novos modelos de gestão no varejo. 
 
A Solenidade de abertura da Feira APAS 2014 contou com a ilustre presença do governador Geraldo Alckmin, que exaltou o setor supermercadista por ser o primeiro emprego de muitas pessoas, principalmente os jovens. “O setor supermercadista é o time campeão do emprego”, disse o governador enquanto lembrava a ascensão do varejo no Brasil, em 2013 e 2014.
 
Em 2014, a Feira APAS completa 30 anos. As organizações, equipes e colaboradores são muito mais produtivos trabalhando com um alto grau de confiança. A APAS 2014 vai mostrar, nos quatro dias de feira, como estabelecer relações de confiança mútua entre toda a cadeia supermercadista: empresários, fornecedores, consumidores, comunidade e governantes. A APAS 2014 vai mostrar, nos quatro dias de feira, como estabelecer relações de confiança mútua entre toda a cadeia supermercadista: empresários, fornecedores, consumidores, comunidade e governantes.
 
A rádio chega à marca de 77 anos em operação
 
Desde o dia 6 de maio de 1937, a emissora está presente na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo. A Bandeirantes AM transmitiu todas as Copas do Mundo desde 1958, é referência no Jornalismo esportivo e conta com um grande time de jornalistas e comunicadores.
 
Nos microfones da rádio, convivem várias gerações de jornalistas – dos experientes José Paulo de Andrade e Salomão Ésper aos novos como Rafael Colombo, Agostinho Teixeira, Paulo Galvão e Thays Freitas. Na cobertura esportiva, a rádio conta com profissionais renomados, como Milton Neves, José Silvério, Neto, Ulisses Costa, Mauro Beting, Leandro Quesada e José Maia.
 
A Bandeirantes hoje conta com uma rede de rádios e está presente em mais de 1000 municípios, em 15 estados brasileiros. A emissora atrai o público através do tripé informação, serviço e opinião e dos programas tradicionais que permanecem há décadas na grade de programação, como o “Primeira Hora”, há 51 anos no ar, “O Pulo do Gato”, há 41 anos no ar, e “Jornal Gente”, que completou mês passado 36 anos.
 
A Rádio Bandeirantes também pode ser sintonizada em São Paulo em FM 90.9. A rádio passou a retransmitir a programação da AM em 1999. As duas emissoras transmitem a programação simultaneamente, porém, em algumas ocasiões, principalmente em transmissões de futebol, a FM 90.9 transmite uma partida enquanto a AM 840 faz a cobertura de outra.

Rádio Globo elege os destaques do Campeonato Potiguar

Natal – Equipe esportiva da emissora escolheu a seleção do competição


Em edição especial do Programa Bola em Jogo, a equipe da rádio Globo AM 640 de Natal e do jornal Tribuna do Norte escolheram ontem a seleção do Campeonato Estadual. Como campeão da temporada, o América foi o clube que colocou o maior número de atletas, mas o cargo de treinador, pela primeira vez, ficou com Higor César, vice-campeão pelo Globo, que conseguiu emplacar três jogadores entre os melhores e teve ainda no artilheiro Ricardo Lopes como revelação. O título de craque ficou com Arthur Maia, por maioria de votos, 8 contra 2 de Fabinho, também do alvirrubro.
 
As únicas unanimidades da lista foram o zagueiro central Cleber, do América, e o seu companheiro de equipe Arthur Maia, que ganharam os dez votos da mesa de votação composta por: Marcos Lopes, Marcos Lira, Pedro Neto, Ricardo Silva, Levi Araújo, Ivan Nunes, Domingos Sávio, Cézar Virgílio, Itamar Ciríaco e Vicente Estevam. O âncora do programa foi Santos Neto.
 
A novidade desse ano foi a realização da escolha livre por parte dos membros com direito a voto. Cada um montou a sua seleção como bem entendeu, antes os membros da Rádio Globo preparavam uma pré-lista com três nomes para cada posição e também disponibilizavam para o público votar através da internet e montar a seleção da galera.
 
Por causa disso, na escolha do setor de meio-campo, Fabinho do América ganhou duas votações. A primeira como segundo volante, onde venceu Jozicley, do Globo, por 6 votos a 3 e também a de meia-direita, onde venceu Somália, do ABC, por 4 votos a 3. Como o meia alvirrubro já estava na equipe, dessa forma, o meio-campista alvinegro acabou sendo beneficiado e herdando uma vaga no selecionado.
 
Fora das quatro linhas, a única unanimidade foi o nome de Marcone Barreto como o melhor dirigente. O trabalho que ele vem desempenhando no Globo foi reconhecido por todos. O árbitro do Estadual foi Ítalo Medeiros.
 
Eleitos
Goleiro: Andrey (América) - Ala Direita: Giovane (Globo) - Zagueiro: Edson Rocha (América) - Zagueiro: Kléber (América) - Ala Esquerda: Renatinho Potiguar (Globo) - Volante: Márcio Passos (América) - Meia Direita: Somália (ABC) - Meia Esquerda: Arthur Maia (América) - Atacante: Ricardo Lopes (Globo) - Atacante: Max (América) - Revelação: Ricardo Lopes (Globo) - Craque: Arthur Maia (América) - Treinador: Higor César (Globo) - Árbitro: Ítalo Medeiros - Dirigente: Marconi Barreto.
 
Com informações da Tribuna do Norte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário