quarta-feira, 1 de outubro de 2014

WEB NEWS TEM TUDO DO RADIO PARA TODOS

AESP detalha amanhã os testes no dial FM estendido durante seminário técnico em São Paulo

São Paulo – Detalhes adicionais serão relatados ao mercado durante a realização do seminário

Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) vai realizar na capital paulista um seminário técnico que terá como foco os resultados da primeira etapa de testes no chamado “FM estendido”. O evento acontecerá amanhã, 30 de setembro, no Hotel Intercontinental - Alameda Santos 1123 em São Paulo, sendo a primeira edição da Reunião do Comitê Técnico AESP, instituído na gestão Rodrigo Neves (2011-2015). A transmissão em FM estendido com a programação da Jovem Pan AM 620 é tema central do seminário.

O seminário vai apresentar detalhes sobre a estação teste localizada no topo do edifício que abriga o Grupo Jovem Pan em São Paulo. A partir desse ponto (Avenida Paulista, número 807) é realizada a transmissão em FM estendido, operação que utiliza a frequência 84.7 FM e irradia a programação da Jovem Pan AM da capital paulista. Os testes foram iniciados em agosto passado logo após a realização do Congresso da SET, evento que também teve em sua pauta a migração das rádios AMs para a faixa FM. Clique aqui para saber mais detalhes sobre os testes em FM estendido, como funciona e o objetivo dessa operação.

A política de gestão do Comitê Técnico foi estabelecida pela liderança de Eduardo Cappia e contou com o apoio da diretoria da AESP e da coletividade técnica. As reuniões presenciais são realizadas, pelo menos, duas vezes por ano. Além disso, há trocas de informações no grupo estabelecido na rede social Facebook, que já conta com a adesão de quase 600 participantes entre engenheiros, técnicos, aficcionados, entusiastas e empresários do setor, de várias partes do país e do exterior (clique aqui para acessar o grupo).

Transmissão em FM estendido

As transmissões da 84.7 FM foram iniciadas em agosto, operando em etapas. Na primeira etapa que durou dois dias a rádio operou com 200 watts a partir no número 807 da Avenida Paulista. Na sequência a FM teste retornou ao ar com 1kw no transmissor e depois se estabilizou com 1.5kw (já com relatos de captação em locais distantes mais de 20kw da região da Paulista). Desde o último dia 25 (dia do Rádio) a Jovem Pan opera com 2kw em 84.7 FM.

“A melhor notícia é a não interferência no sinal da TV analógica do canal 5 VHF (76 a 82 MHz), viabilizando a migração na faixa estendida de emissoras e canais antes do desligamento total da TV Analógica”, relata Eduardo Cappia, engenheiro responsável pelos testes em matéria publicada pelo portal da Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (São Paulo).

A 84.7 FM está no ar de forma ininterrupta desde o dia 8 de setembro. Clique aqui e saiba mais.

Programação do seminário em São Paulo:

Acompanhe a programação do seminário que será realizado amanhã em São Paulo:

14h00 – Abertura do Seminário Técnico.

14h10 – Abertura da Reunião Ordinária Comitê Técnico AESP por Eduardo Cappia, Líder do Comitê Técnico AESP - com tópicos:
- RESPONSÁVEIS TÉCNICOS - PROFISSIONAIS - Obrigações e Implicações;
- ESTAÇÃO TESTE AESP / JOVEM PAN - Primeiras impressões operacionais;
- SERVIÇO AUXILIAR DE RADIODIFUSÃO - implicações e penalizações.


15h00 – Palestra pelo Vice Líder do Comitê Técnico José Mauro de Ávila, que abordará o Serviço Limitado Privado para aplicação e utilização por terceiros nas transmissões de dados por emissoras. Principais obstáculos e dúvidas. Fará um balanço sobre a Migração OM x FM, citando as efetivações e consultas públicas em andamento.

15h40 – Intervalo para o café

16h00 - Palestra pela Equipe da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, com envolvimento de Especialistas em Regulação da Agência, para exercícios de autocadastramento dos serviços auxiliares e do Serviço Limitado Privado.

Os interessados em participar devem ficar atentos à disponibilidade das últimas vagas. Para isso basta entrar em contato com a organização do seminário pelo seguinte e-mail gelda@aesp.org.br .


Tino Júnior retorna à FM O Dia após as eleições

Rio de Janeiro – Locutor deixou a Beat98 recentemente ser âncora na TV Record do Rio

O locutor Tino Júnior deve voltar ao rádio carioca nos próximos dias. O profissional, que deixou a Beat98 FM 98.1 do Rio de Janeiro para ser âncora da TV Record, deve voltar para a FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro, emissora que deixou em 2008 para atuar no Sistema Globo de Rádio.
 
De acordo com a coluna “Pronto, Falei!” de Léo Dias, Tino Júnior deve retornar ao rádio após as eleições. Ele assumiu o lugar de Wagner Montes durante a campanha eleitoral na apresentação do “RJ no ar”, que vai ao ar às 7h30. Com a volta do apresentador após o período eleitoral, Tino Júnior assumiria o comando do Cidade Alerta Rio, a partir das 19 horas.
 
Com isso, Tino Júnior reassumir seu posto na FM O Dia, rádio que ele deixou em 2008 para atuar na Rádio Globo AM 1220 FM 89.3 e também Beat98. O locutor deve atuar nas tardes da FM O Dia, no horário das 12h às 16h. Ainda segundo o colunista Léo Dias, o locutor se reuniu com a vice-presidente da emissora Tuka Carvalho, na semana passada, em um restaurante no Itanhangá. 
 
Colaboração Marcel Cardoso

Horário político no rádio termina na quinta-feira, dia 2

Brasília – Havendo segundo turno, programa pode ser reiniciado até o dia 11

O horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos às eleições, que começou no dia 19 de agosto, termina na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro. Grande parte das principais emissoras de rádio do país separaram suas grades durante a transmissão da propaganda política obrigatória, mantendo suas programações via internet. Havendo segundo turno, o programa poderá retornar às rádios até o dia 11 de outubro.
 
O processo eleitoral tem o rádio como um meio importante na disseminação das campanhas dos candidatos aos cargos públicos que estarão em disputa no próximo dia 5. Cada coligação é responsável por seus programas, sendo que o tempo de cada candidato/partido varia conforme o tamanho das coligações. O papel das emissoras foi garantir a execução desses dois horários que totalizam 50 minutos cada, com emissoras geradoras para cada região do país. 
 
A internet foi transformada em uma importante alternativa ao horário político transmitido via FM e AM. Grande parte das principais emissoras de rádio do país separaram suas grades durante a transmissão da propaganda política obrigatória, executando suas programações tradicionais via internet enquanto as transmissões terrestres (FMs e AMs) (Veja mais clicando aqui e aqui)
 
Essa prática não é uma novidade desse período eleitoral, porém hoje ganhou força com o aumento do acesso ao conteúdo radiofônico via internet e também em dispositivos móveis. A propaganda eleitoral é obrigatória para a transmissão via FM e AM das 07h00 às 07h50 e também das 12h00 às 12h50 (de segunda a sábado).
 
Em caso de segundo turno, a data-limite para o início do novo horário eleitoral gratuito é 11 de outubro, 15 dias antes do pleito. O horário termina no dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno. Na hipótese de ocorrer segundo turno, os blocos de 20 minutos no rádio e na TV serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou as coligações dos candidatos concorrentes, iniciando-se por aquele que teve maior votação e alternando-se essa ordem a cada programa.

Abert e Acert lançaram campanha em homenagem ao Dia do Rádio

Brasília – Associações disponibilizaram peças para veiculação nas emissoras
BANNER FACEBOOK-ACERT ABERT 2

No Dia Nacional do Rádio, comemorado na quinta-feira passada, dia 25, a Abert e a Acert disponibilizam às emissoras associadas um spot em homenagem ao veículo de comunicação pioneiro no país. O áudio foi disponibilizado e pôde ser baixado e veiculado gratuitamente.
 
O spot, de 30 segundos, eleva o rádio ao posto de veículo mais plural e democrático do país. Hoje, mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios. A iniciativa também conta com um anúncio para mídia impressa e um banner para mídias sociais (Facebook). A emissora poderá imprimir a sua logomarca em ambas as peças, logo acima da identidade visual da Abert.
 
A campanha da Abert e da Acert sugere ainda aos futuros governantes uma reflexão sobre o compromisso do Brasil com a liberdade de expressão e de imprensa, assumido a partir da assinatura da Declaração de Chapultepec. No documento, a imprensa livre é considerada condição fundamental para a liberdade e o bem-estar da sociedade.
 
O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.
 
Com informações da Abert

Incêndio na Serra do Curral deixa rádios fora do ar por alguns minutos em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Chamas ameaçam casas, empresas e as antenas de rádio e TV
                                                                      Imagem / Reprodução TV Globo Minas

Um incêndio na Serra do Curral ameaça casas e empresas e deixou algumas rádios de Belo Horizonte fora do ar por alguns minutos na tarde desta sexta-feira, no bairro Belvedere, na região centro-sul da capital mineira. O fogo já destruiu o equivalente a 40 campos de futebol da vegetação.
 
Helicópteros dos bombeiros estão no local mas a grande quantidade de fumaça dificulta os trabalhos. De acordo com a corporação, até mesmo os militares administrativos tiveram que sair dos batalhões para ajudar no combate. De acordo com as informações do portal R7, operadores das antenas estão impedidos de sair do local devido à fumaça. 
 
Segundo informações de profissionais de rádios da cidade, a Fã FM 91.7, a Liberdade FM 92.9, a 98 FM 98.3 e a Nossa Rádio FM 97.3 ficaram fora do ar por aproximadamente meia hora. Ainda não houve informações se a medida se deu por problemas nos parques de transmissão ou por precaução.
 
Este é o segundo incêndio que prejudica as transmissões de rádios em Belo Horizonte. Na semana passada, um incêndio em uma mata nas proximidades do prédio da Band Minas, na avenida Raja Gabaglia, fez com que os funcionários deixassem o local. A espessa fumaça atingiu o local, onde funcionam a Nativa FM 103.9 e a BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte e fez com que as rádios operassem sem funcionários durante algumas horas. Alguns profissionais precisaram de atendimento médico pela inalação da fumaça, mas não houve registro de feridos.
Colaboração Danilo Rocha e Diêgo Barbosa
 
 

Inscrições para palestra online sobre gestão artística de rádio termina no dia 3

São Paulo – Projeto levará profissionais do meio rádio para debater assuntos de interesse do meio e dos ouvintes


O prazo para as inscrições para a palestra online sobre gestão artística de rádio, que será realizada no dia 4, termina no próximo dia 3 de outubro. O projeto vai reunir nomes importantes do meio radiofônico que debaterão temas de interesse dos radiodifusores, profissionais da área, estudantes e também ouvintes. Neste sábado, o gestor artístico da Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, Rodolfo Becker, será o palestrante.
 
Os interessados em acompanhar a abertura do projeto poderão realizar suas inscrições em www.tudocursos.com.br até o dia 3. A palestra é virtual e pode ser acompanhada de qualquer localidade do Brasil, desde que o interessado esteja conectado com a internet. O papo com Rodolfo Becker está marcado para o próximo dia 4 de outubro, com início previsto para 11h (horário de Brasília). O tema é a gestão artística nas emissoras da Jovem Pan FM em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, destacando projetos especiais, resultados, trabalho em rede, audiência radiofônica, expectativas do mercado, entre outros destaques. 
 
O local físico da palestra será em Londrina, cidade-sede da Fabrica Host e da Tudo Cursos. Além da empresa de tecnologia, a ciclo de palestras conta com apoio do Tudo Rádio e patrocínio da produtora de conteúdos radiofônicos Talk Radio. Até o fim do ano, as palestras vão abordar as áreas artísticas, comercial, tecnologia, além de cursos de técnicas para locução de diferentes gêneros/formatos, entre outros pontos que auxiliem na profissionalização do meio rádio.

Luiz Nascimento deixa Rádio Globo: "Temos que saber a hora de parar"



Após retornar ao Sistema Globo de Rádio, onde trabalhou por 10 anos, o locutorLuiz Nascimento (foto) se despediu da empresa nesta terça-feira, dia 30 de setembro. 

Responsável pelas edições matutinas do famoso 'O Globo no Ar', boletim transmitido de hora em hora pela Rádio Globo, ele comandou sua última edição às 13h.

Ao deixar o veículo de comunicação, Luiz Nascimento alegou, conforme mostra vídeo publicado pelo canal Antonio Marcos Pires no YouTube, "problemas pessoais" e disse que a Rádio Globo sempre será uma vitrine. 

O locutor ainda ressaltou que, trabalhar na emissora tem o mesmo peso de ser convocado para a seleção brasileira.

Temos que saber a hora de parar”, afirmou o locutor, ao citar que o "mestre" Alberto Curi, apresentador de rádio que fez carreira dos anos 1940 até a década de 1990, também soube o momento de se afastar dos microfones.

Luiz Nascimento agradeceu pela oportunidade e disse que se despedir do dial teve o mesmo peso de uma estreia.

Grupo Bandeirantes passa por reestruturação na área de jornalismo em Porto Alegre

Porto Alegre - Grupo terá gerência única de conteúdo e duas novas coordenações para rádio e TV

O Grupo Bandeirantes de Porto Alegre terá mudanças em seu organograma após o primeiro turno das eleições. As alterações foram anunciadas na segunda-feira, 29, e incluem a criação de uma gerência de jornalismo que integrará rádio e TV, cargo que será ocupado por Guilherme Baumhardt, hoje gerente de radiojornalismo. 
 
O grupo também passa a contar com duas novas coordenações: de radiojornalismo, que terá no comando Haroldo Santos, e a de telejornalismo, que será ocupada por Maria Cecília (Ciça) Kramer, que entra para a Band após passagens por RBSTV e SporTV. Com as alterações, Haroldo Santos, que é comentarista da Rádio Bandeirantes AM 640, permanece em suas funções no esporte. 
 
Já o atual gerente de Telejornalismo, Luiz Eduardo Rezende, encerra seu período na empresa no próximo domingo, 5 de outubro, para se dedicar a projetos pessoais, segundo comunicado da Band. Conforme o diretor de Jornalismo do grupo, Renato Martins, as novas coordenações devem trazer mais agilidade e profundidade ao jornalismo. “O Baumhardt tem 10 anos de experiência dentro do Grupo Bandeirantes, e por isso domina muito bem a linha editorial e a cultura organizacional da nossa empresa, vai ser um excelente líder da equipe”, afirmou Renato.
 
Guilherme disse que a chegada de Ciça e a incorporação de Haroldo ao jornalismo são estratégicas e “nos ajudarão a fazer crescer ainda mais o projeto da Band”. “Nosso cross-media já é realidade na emissora, integrando todos os veículos. Essa mudança consolida esta linha de trabalho que vai permitir a criação de novos projetos para 2015”, ressaltou. Renato e Guilherme pretendem impulsionar o setor, gerando novos produtos de rádio, TV, internet e redes sociais, ampliando as opções para os seus públicos.

Exposição dos 90 anos do rádio no interior do país termina no dia 6

Ribeirão Preto – Projeto é executado pelo grupo da Clube FM e está em exposição no RibeirãoShopping


Termina no próximo dia 06 de outubro na praça central do RibeirãoShopping a exposição “90 anos no ar”, que conta a trajetória da rádio PRA-7, hoje Clube AM660 , emissora do Sistema Clube de Comunicação. A mostra conta com três estúdios de rádio ( PRA-7 anos 50/ Clube FM anos 80 / Clube FM 100.5. A rádio FM do grupo está transmitindo ao vivo, direto do centro de compras diariamente das 10h ás 22h. A exposição ainda conta com rádios antigos, discos, microfones e fotos. Vários profissionais de diferentes regiões e emissoras do país estão acompanhando a exposição em Ribeirão Preto.

A mostra conta a trajetória da antiga rádio PRA-7, desde sua fundação, em 23 de dezembro de 1924, até os dias de hoje como rádio Clube AM 660, do Sistema Clube de Comunicação. A emissora foi a primeira a entrar no ar em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e no interior do Brasil (fora de capitais), e a sétima estação de rádio do país.A mostra, realizada pelo Sistema Clube de Comunicação, traz fotos raras, textos, discos, aparelhos de rádio e microfones antigos, acessórios e ainda vai reproduzir um estúdio de época, com equipamentos originais, que farão o público viajar nas nove décadas da fantástica história do rádio ribeirão-pretano.

Conforme citado anteriormente pelo Tudo Rádio a Clube FM 100.5 transmite parte de sua programação, ao vivo, direto de um estúdio montado no local da exposição.“Queremos levar o universo do rádio, e sua evolução, para perto do ouvinte que é a nossa razão de existir. Para o Sistema Clube, é uma dupla comemoração: os noventa anos do rádio em Ribeirão Preto e as nove décadas de atuação da nossa precursora, Clube AM 660, afinal, são poucas as emissoras de rádio do país e do mundo que estão há tanto tempo no ar, com vigor e resultados”, explica Rafael Pizani, diretor do Sistema Clube de Comunicação.

O livro “PRA-7: a primeira rádio do interior do Brasil”, dos jornalistas André Luís Rezende e Gil Santiago, lançado em 2005, é a base histórica para o projeto da exposição “90 anos no ar”. Para valorizar esse ano comemorativo, a obra teve uma tiragem especial.“Da realização de um sonho à evolução tecnológica. Do jornalismo sério à tradição na cobertura esportiva. Das radionovelas aos programas de auditório. Da programação musical ao relacionamento próximo do ouvinte. Enfim, à partir de Ribeirão Preto, a PRA-7 escreveu sua página na história da radiodifusão brasileira e revelou grandes nomes para as comunicações do país. Nada melhor do que uma exposição para contar essa trajetória”, afirma André Luís Rezende.

As rádios Clube AM e Clube FM são controladas pelo Sistema Clube de Comunicação, considerado um dos principais grupos do setor no interior do país. O sistema também é composto pelas rádios Clube FM 104.7 de São Carlos, Melody FM 94.1 de Ribeirão Preto, 106 FM Sertaneja FM 106.7 de Ribeirão Preto e Clube AM 1400 de São Carlos (todas sediadas no interior de São Paulo). O grupo também opera a TV Clube, afiliado à Rede Bandeirantes de Televisão.
 


Reprodução / Facebook - Clube FM
Colaboração de Jason Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário