segunda-feira, 20 de outubro de 2014

WEB NEWS : Radio e a nova Era da Faixa FM e o Fim da AM

Rádios AMs têm até o dia 10 para solicitar migração para o FM

Brasília – Passado o prazo, emissoras deverão permanecer no dial AM

As rádios AMs que ainda não solicitaram a migração para o dial FM têm até o dia 10 de novembro para dar início ao processo. O decreto que permite a migração para o FM foi assinado pela presidente Dilma Rousseff no dia 7 de novembro do ano passado, quando é comemorado o Dia do Radialista. A regulamentação foi publicada no início de março deste ano, detalhando o processo da migração. 
 
O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel, vem realizado consultas públicas com o intuito de fazer as liberações dos canais para as emissoras que solicitaram a migração nas audiências públicas realizadas em todos os estados. Deste então, o MiniCom realizando o processo de liberação dos canais, que teve início nos estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.
 
No próximo dia 7 será celebrado o primeiro ano da assinatura do Decreto nº 8.139, que autorizou a migração das AMs para a faixa de FM e que, ao mesmo tempo, concedeu o prazo máximo de um ano para a apresentação de requerimento manifestando a intenção ao Ministério das Comunicações. Vale lembrar que a apresentação do requerimento, tão somente, não assegura a migração. 
 
“Aquelas emissoras que ainda não solicitaram a adaptação de suas outorgas em ondas médias para o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada e possuem interesse têm até o próximo dia 10 para fazê-lo”, ressaltou o advogado especialista em radiodifusão Rodolfo Moura. Da mesma forma, a emissora pode, durante o processo, desistir da opção pela migração.

SET realiza reunião em São Paulo e define mais espaços para o rádio no próximo congresso

São Paulo – Congresso que é realizado no segundo semestre de cada ano terá uma presença maior do rádio em 2015


A SET realizou no Hotel Stamplaza em São Paulo uma reunião para definir detalhes sobre o próximo congresso, evento que acontecerá no segundo semestre de 2015. Considerado o maior do gênero na América Latina, o congresso SET costuma ser direcionado ao segmento de televisão, porém desde a edição de 2014 o rádio teve a sua participação ampliada. Esse processo de maior presença do rádio brasileiro no congresso da SET deverá continuar no ano que vem, situação definida nesse encontro ocorrido no sábado em hotel do bairro do Ibirapuera.

A informação foi confirmada pelo engenheiro técnico Eduardo Cappia, profissional que responde pela diretoria de rádio na SET. A SET Expo 2015 teve sua agenda definida durante esse encontro realizado em São Paulo no último sábado, confirmando a maior presença do rádio em sua grade. “O rádio terá maior destaque em palestras e área de equipamentos ampliada em sua feira”, destaca Cappia em contato com a redação do Tudo Rádio.


Em 2014 o congresso da SET destinou um dia de programação ao rádio, com destaque para o painel que tratou da migração das rádios AMs para a faixa FM, com detalhes sobre os estudos relacionado a essas mudanças, participação de representante do Ministério das Comunicações, Anatel, ABERT, AESP, entre outras entidades. A SET Expo 2014 também contou com uma participação maior de empresas que possuem produtos voltados ao rádio, apresentando diversas novidades ao setor. A intenção é de que esse quadro seja ampliado em 2015, com base na definição de agenda realizada nesse sábado em São Paulo.

O Congresso da SET e a SET Expo 2015 deverão ocorrer no início do segundo semestre do próximo ano, programado para o Expo Center Norte (assim como a edição passada, realizada no final de agosto em São Paulo).

Agora é oficial, confirmado o fim da Beat FM no dial, Rádio Globo assume a frequência dia 18-11



Como antecipado pelo Blog no dia 30 de setembro (veja aqui), o rádio no Rio de Janeiro começou a dar a esperada sacudida, mas para isso acontecer uma  das principais emissoras da cidade maravilhosa,  frequentemente no TOP 5 do IBOPE, vai deixar de existir,  Bruno Thys, Diretor Geral do Sisitema Globo de Rádio acabou de confirmar  em comunicado oficial:

Estamos iniciando hoje um conjunto de mudanças no SGR Rio para atender às novas demandas dos ouvintes. A Rádio Globo irá para a frequência até então usada pela BEAT98 (98.1 FM); e a BEAT98, por sua vez, migrará para um novo produto: o RADIOBEAT, ambiente musical digital desenvolvido para oferecer  funcionalidades próprias do universo online, como interatividade, playlists etc. As novidades estão em linha com a evolução do perfil da audiência: o consumo de música, principalmente entre os mais jovens, cresce exponencialmente nos meios digitais e tende a migrar integralmente para a internet, enquanto as rádios com conteúdo voltado para serviço, esporte, informação e entretenimento têm futuro assegurado no dial. Com isso, a Rádio Globo, em seu contínuo processo de renovação – a programação tornou-se regional, gerada localmente nas praças, e o Rio este ano já teve mais de 70% de sua grade renovada –, terá frequência própria. O contrato com a 89,5 FM, usada nos últimos quatro anos por meio de um sistema de afiliação, não será renovado. As mudanças foram amplamente estudadas e avaliadas com base em pesquisas e estudos de mercado, sendo postas em prática por etapas. 
De hoje a 17 de novembro, a BEAT98 permanece no dial. A partir do dia seguinte, o sinal da Rádio Globo Rio já poderá ser sintonizado pela frequência de 98,1 MHz FM. No AM, a Globo permanece na tradicional 1.220 kHz. 
Em nome do Sistema Globo de Rádio, agradeço a todos os que trabalharam intensamente na construção da marca BEAT98, uma referência de qualidade e inovação. Temos certeza de que o prestígio da marca será um fator decisivo para o sucesso do RADIOBEAT. Nossos agradecimentos também aos que estão deixando a rádio. Infelizmente não foi possível manter todo o pessoal. Conto com o talento de todos para o sucesso do RADIOBEAT e da Rádio Globo Rio em sua nova frequência. 
Bruno Thys,  Diretor Geral.

Foto: Rádio de Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário