Radialista Mauro Moraes morre aos 79 anos em Presidente Prudente
Presidente Prudente - Comunicador se notabilizou por apresentar programas matinais que enfatizavam e divulgavam a música sertaneja
Segundo sua filha, Laura Marturelli, o rádio era tudo para ele. “Sempre trabalhou em programas do gênero sertanejo. A vida dele era isso. Ele vivia para o rádio. Era a paixão da vida dele”, disse ao iFronteira. De acordo com Laura, Mauro Moraes não trabalhava mais no rádio desde 2010, por conta dos efeitos do Mal de Alzheimer que o vitimou. “Ele estava acamado havia três meses e já não conversava mais com ninguém”, contou.
A causa da morte de Mauro Moraes ainda é desconhecida e o corpo só deve ser liberado às 20h desta quarta-feira (15), horário previsto para o início do velório. “Foi uma morte tranquila, segundo a minha mãe [Fátima]. Ela e a enfermeira do meu pai estavam com ele no momento do último suspiro. Minha mãe está bastante triste com a situação, mas conformada, pois a gente fez tudo o que podia ser feito, com muito amor e carinho”, frisou Laura.
“Ele veio de Ourinhos para a rádio Difusora AM, na década de 1970, e depois foi para a 101 FM 101.1 de Presidente Prudente. Ele tinha uma voz marcante e diferenciada”, lembrou ao iFronteira o também radialista Lucas Macedo, companheiro de Mauro Moraes durante mais de 20 anos, na 101 FM.
Com informações do iFronteira
Luto: Locutor da Dumont FM morreu em acidente em Sorocaba
Jundiaí – Alê Assaf, 31 anos, estava de moto quando colidiu contra veículo
O locutor Alê Assaf, 31 anos, morreu na noite desta quarta-feira, 15, após sofrer um acidente com a moto que estava voltando para casa, em Sorocaba. O profissional era o titular do horário vespertino da Dumont FM 104.3 de Jundiaí. O sepultamento está marcado para esta sexta-feira, em Sorocaba.
Segundo informações publicadas nas redes sociais, Alê Assaf estava há quatro anos na emissora jovem, comandando o horário da tarde. As informações dão conta que o locutor estava voltando para casa, quando um carro, que seguia no sentido contrário, invadiu a contramão e atingiu a moto.
O velório do locutor está previsto para ter início às 16 horas na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Iguatemi, que fica na Rua Campinas, 277, em Sorocaba. O sepultamento está marcado para as 10 horas desta sexta-feira, no Cemitério da Saudade, em Sorocaba.
Livro tem como tema a produção de conteúdo para o rádio
São Paulo - Luiz Ferraretto apresenta a linguagem do radiojornalismo detalhadamente
No livro ‘Rádio – Teoria e prática’, lançamento da Summus Editorial, o professor e jornalista Luiz Artur Ferraretto apresenta os principais padrões para a produção de conteúdo em um meio que se adapta às novas tecnologias. Passa por uma detalhada explanação a respeito da linguagem do meio e ao planejamento da programação, destaca dicas de redação, gráficos e ilustrações que tornam a obra especial para jornalistas, radialistas, publicitários, profissionais de áreas afins e estudantes desses campos.
O rádio é o meio de comunicação mais popular do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está presente em 88% dos domicílios brasileiros. Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, 267 milhões de aparelhos celulares constituem um receptor em potencial e 36% dos internautas brasileiros ouvem rádio em tempo real enquanto estão conectados, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
O autor apresenta em linguagem clara e didática as principais informações para que o profissional enfrente o cotidiano de uma emissora de rádio. “Neste século 21 de tantas tecnologias e, por vezes, de poucas humanidades, o rádio constitui-se por natureza, e cada vez mais, em um instrumento de diálogo, atento às demandas do público e cioso por dizer o que as pessoas necessitam e desejam ouvir em seu dia a dia. Tudo de forma muito simples, clara, direta e objetiva”, diz o professor.
“É uma obra para acompanhar estudantes e profissionais em seu dia a dia, aliás, como o próprio rádio faz em relação aos ouvintes”, diz o autor. Ferraretto parte do pressuposto de que o rádio segue tendo importância e vigor nessa nova era. Adaptado aos tempos modernos, o meio ocupa um espaço valioso no cotidiano e no imaginário de milhões de ouvintes, que têm nele um insubstituível companheiro. “A era do rádio continua sendo a de cada minuto em que ocorre a transmissão”, complementa.
Com informações do Coletiva.net
Mix FM vai sortear mil litros de água em São Paulo
São Paulo – Sorteio será realizado no dia 8 durante a programação da rádio
A Mix FM 106.3 de São Paulo lançou uma promoção que chamou a atenção da mídia e dos ouvintes da emissora. A rádio está anunciando que vai sortear mil litros de água para quem produzir um vídeo fazendo uma “dança da chuva”. Os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo e cidades do interior estão vazios, o que está causando racionamento de água nessas regiões.
O número de casos de falta de água em São Paulo é crescente. Trata-se de uma crise que envolve questões como a ausência de chuvas e níveis baixos dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste. Diante desse cenário sem perspectivas de melhora a curto prazo, a rádio Mix da capital paulista resolveu fazer a promoção, sorteando mil litros de água.
Na chamada da promoção que está sendo veiculada na programação, a rádio destaca que a premiação tem mais valor que smartphones e videogames de última geração. “São 1.000 litros de água para você fazer o que quiser. Pode tomar banho, escovar os dentes, beber, fazer suco.”, diz o anúncio da promoção.
Para concorrer ao “prêmio”, o ouvinte da rádio deve produzir um vídeo em que apareça fazendo uma “dança da chuva”, e disponibilizar o material em qualquer rede social usando a hashtag da promoção. De acordo com o site da rádio, o vencedor será anunciado dia 8 de novembro, a partir do meio-dia, dentro de um de seus programas diários.
O ouvinte sorteado é quem vai determinar como o prêmio será entregue. De acordo com a rádio, o sorteado poderá escolher encher uma piscina, pegar em galões ou a forma que for mais confortável. Além de São Paulo, a Mix FM 101.1 de Campinas também está com a promoção, já que a cidade também enfrenta problemas com a falta de água para a população.
Com informações do Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário