domingo, 26 de outubro de 2014

WEB NEWS NO AR DIREITOS DOS RADIALISTA NO RADIO

Radialista em cargo de suplente tem estabilidade reconhecida e conquista direito à reintegração


A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou provimento a agravo da Rádio Ferreirense Ltda., emissora da cidade de Porto Ferreira (SP), para manter o direito de um radialista à estabilidade provisória no emprego na condição de dirigente sindical suplente. A decisão foi unânime.

O locutor foi demitido sem justa causa em novembro de 2008. Data em que, segundo ele, tinha estabilidade por ter sido eleito um ano antes para mandato de três anos como suplente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo e, posteriormente, reeleito. Assim, seria nula a dispensa, tendo direito à reintegração e indenização.

Artimanha

A emissora negou o direito à reintegração alegando que o radialista, quando se inscreveu para  a eleição, já sabia que  não pertencia mais à categoria e sequer poderia ter a inscrição aceita pelo sindicato, tendo ocorrido uma "artimanha" entre a entidade e o profissional para reelegê-lo.


Para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), o artigo 8º, inciso VIII, da Constituição alçou a garantia de emprego de possuidor de cargo de representação sindical ao patamar de direito fundamental social com o fim de proteger não o empregado, mas toda a categoria.

Ao entender que o radialista foi eleito como primeiro suplente da Diretoria Executiva do sindicato, o Regional reconheceu o direito à estabilidade até novembro de 2014, e determinou que a emissora o reintegrasse e indenizasse.

A rádio entrou com recurso para o TST tentando modificar o entendimento regional, mas a Oitava Turma negou provimento ao afirmar que a Súmula nº 369 do TST, em seu item II, esclareceu que o artigo 522 da CLT foi recepcionado pela Constituição. Neste caso, a estabilidade prevista no artigo 543, § 3º, da CLT limita a sete dirigentes sindicais e igual número de suplentes, podendo haver até 14 empregados com estabilidade provisória por sindicato.

De acordo com a relatora, desembargadora convocada Jane Granzoto da Silva, como não constava do acórdão que o sindicato profissional teria extrapolado o número máximo de dirigentes, para decidir de outra forma, seria preciso reexaminar fatos e provas, o que é vedado ao TST pela Súmula nº 126 do Tribunal. "O que está registrado no julgado é que o Autor era o primeiro suplente da lista, razão pela qual também goza da estabilidade provisória, nos termos da Súmula nº 369, II, do TST", afirmou.

FONTE: Sindicato dos Radialistas - SP

"Falando Francamente" estreia na Super Rádio AM


Com apresentação de Humberto Mesquita e Anderson França (foto), o programa "Falando Francamente", é a nova atração da Super Rádio AM(1.150 kHz - São Paulo/SP). 

A revista eletrônica aborda diariamente os principais destaques da mídia e vai ao ar das 18h às 19h de segunda a sexta. 

Os dois experientes jornalistas sempre recebem convidados importantes, que discutem e analisam os fatos e notícias, que serão manchetes dos principais jornais do país no dia seguinte.

"Falando Francamente" ainda conta com prestação de serviço, com a participação dos repórteres Raphael Moretti, Reinaldo Alves, tempo e temperatura e Rosângela Alves com as informações do trânsito a bordo do helicóptero da Central CBS de Jornalismo.

Além disso, o jornalístico tem a participação constante do comentarista político Francisco Tempera, direto de Brasília.

Alexandre Kadunc recebe homenagem


CEU Vila Rubi - Jornalista Alexandre Kadunc recebeu essa semana a visita do jornalistaFausto Camunha, que foi conhecer o local para acertar todo o roteiro da homenagem que o local vai prestar, no mês de novembro, ao saudoso Alexandre Kadunc (foto).

O evento será no dia 13 de novembro, uma quinta-feira, das 15h às 17h30.  

Essa homenagem será direcionada à família de Alexandre Kadunc (irmãs e sobrinhos) e ao corpo docente (professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de direção, auxiliares educacionais e aos funcionários do CEU em geral) para apropriação histórica da participação de Alexandre Kadunc no universo do rádio. 

Muitos profissionais que trabalharam com Alexandre Kadunc estarão presentes a essa homenagem.

Já confirmaram presença: Salomão Esper, Moacyr Fernandes, Odayr Baptista, Ivan Rodrigues, Sérgio Augusto de Castro, Newton Flora, Celso Guizard Faria, Cláudio Alziro Paschoal, Franco Neto, Coronel Ranulpho, Gregório Bacic, Lázaro Roberto de Oliveira (Lazinho), Zancopé Simões e Fausto Camunha.

Os estimados jornalistas e colegas de rádio que atuaram com Alexandre Kadunc presentearão os presentes com detalhes da sua vida, convivência, da sua contribuição na Rádio Bandeirantes e da sua participação em geral neste veículo de comunicação tão importante, o rádio.

Jhonny Saad e José Paulo de Andrade, também serão convidados, mas ainda não confirmaram presença.

Parabéns a toda diretoria do CEU Vila Rubi - Jornalista Alexandre Kaduc pela iniciativa desta grande homenagem. 

CBN prepara lançamento de quadro que vai falar de economia com humor

São Paulo – Triconomics é o nome da atração que vai ao ar duas vezes na semana


A rádio CBN AM 780 FM 90.5 de São Paulo vai lançar no próximo dia 28, um quadro de economia que vai ao ar de forma leve e descontraída. A ideia da atração é tratar o chamado “economês” de forma mais palatável ao ouvinte. O “Triconomics” vai reunir uma equipe de especialistas no assunto que, duas vezes por semana, traduzirá de forma leve e descontraída as notícias econômicas. 
 
O programa será veiculado em formato podcasts e também terá algumas inserções no dial. A ideia da atração é fazer com que as informações econômicas estejam relativamente próximas do cotidiano das pessoas. Apresentado pela dupla de economistas Alexandre Schwarstsman, ex-diretor do Banco Central, Carlos Eduardo Gonçalves, professor da FEA-USP, e com mediação do também economista Luiz Gustavo Medina, o quadro brincará com os ouvintes.
 
O “Triconomics” será veiculado às terças e quintas-feiras, ao meio dia. Quem não puder ligar o rádio no horário, poderá acessar todas as edições no site da emissora. O arquivo, contudo, será dividido em três partes. Uma delas é o chamado “Call de Abertura”, que abordará os principais acontecimentos econômicos dos últimos dias. 
 
Outra seção chamará “Bestiário”. Nela, os apresentadores vão debater as declarações polêmicas sobre o setor que foram reunidas pela produção. Há, ainda, a “Economia, modo de usar”, em que será mostrada a aplicação de conceitos econômicos em situações práticas do dia-a-dia. 
 
A primeira parte do podcast deve se tornar um quadro fixo da emissora e será exibido no jornal “CBN Brasil”, às terças e quintas-feiras, às 13h.
 
Com informações do Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário