quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

WEB NEWS NOTICIAS DA NOITE EM DESTAQUE

Ministério das Comunicações destina radcom para áreas de assentamento

Brasília - Aviso de habilitação para novas rádios comunitárias contempla 30 municípios de 13 Estados de todas as regiões do Brasil

O Ministério das Comunicações publicou nessa terça-feira, no Diário Oficial da União, aviso de habilitação para a execução do serviço de radiodifusão comunitária em municípios situados na área de influência da BR-163, que faz a ligação entre o Rio Grande do Sul e o Pará, e localidades nas quais foram mapeadas a existência de áreas de assentamento. O aviso contempla trinta municípios em vários estados.
 
O coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Samir Nobre, disse que a intenção do governo é criar opções de lazer e cultura para os assentados. “Além de estimular o lazer, a cultura, a emissora comunitária de cada localidade poderá promover o convívio social, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para democratização dos meios de comunicação ao expandir as emissoras comunitárias”, ressaltou Nobre.
 

O aviso contempla 30 municípios de 13 Estados de todas as regiões do Brasil – sendo a maioria deles do Norte e Nordeste. São localidades que não estavam incluídos no Plano Nacional de Outorgas (PNO) 2012-2013. Em relação aos municípios localizados na área de influência da BR-163, o aviso integra umas das ações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) – cujo objetivo principal a redução das desigualdades entre as regiões do País.

Exclusivo: Mundo Livre FM de Curitiba terá FM em Maringá a partir de janeiro

Curitiba – Emissora que abrigará a Mundo Livre FM em Maringá já passa por mudanças

Uma notícia importante para o rádio FM do Norte do Paraná e também de Curitiba. A Mundo Livre FM 93.9 da capital paranaense passará a operar em Maringá. As transmissões da Mundo Livre em 102.5 FM começam no dia 1 de janeiro e durante o primeiro mês será exclusivamente musical, começando a contar com intervalos comerciais a partir de fevereiro. Durante o mês de dezembro uma equipe de Curitiba estará visitando Maringá para apresentar a Mundo Livre ao mercado e agências. A alteração é realizada pelo Grupo GRPCOM, responsável pelas emissoras. Com isso Maringá passará a contar com uma emissora voltada ao público jovem-adulto, situação que também deverá influenciar no gênero popular do norte do Paraná.

Com a estréia em Maringá a Mundo Livre FM deixará de ser um projeto local e atuará como rede. A cabeça das atividades continuará sendo Curitiba, além da manutenção de ações locais voltadas à capital paranaense que já são características da 93.9 FM. Em Maringá a rádio terá a possibilidade de atuar como rede, contando com uma faixa horária para programação local. A futura Mundo Livre FM 102.5 terá o mesmo foco artístico da rádio curitibana, perfil que ainda não é explorado no mercado de Maringá. A Cultura FM possui uma linha de programação popular, gênero que hoje é disputado de forma acirrada entre as rádios Maringá FM 97.1 e Massa FM 92.3 (clique aqui e saiba mais), além da novata Nativa FM 105.7 (emissora própria do Grupo Bandeirantes que estreou em 2012).

No ar desde 10 de junho de 1989 a Cultura FM é uma tradicional emissora em FM de Maringá, atuando com um foco popular desde o inicio de sua trajetória. Em 2011 a estação passou ao controle do grupo GRPCOM, afiliado à TV Globo no Paraná e controladora das emissoras 98 FM 98.9, Mundo Livre FM 93.9 e Continental AM 1270 (todas localizadas em Curitiba). A aquisição da Cultura FM por parte do grupo foi um passo inicial do GRPCOM na expansão de suas operações radiofônicas pelo interior do Paraná, incrementando os trabalhos voltados ao público popular. A Cultura FM recebeu investimentos promocionais e artísticos que ampliaram a sua participação em Maringá. Porém com o acirramento da disputa entre as populares e o elevado número de estações nesse gênero possibilitaram essa mudança de estratégia do grupo, promovendo a estréia da Mundo Livre.

Além das populares já citadas e da Mundo Livre FM, o mercado de rádio FM de Maringá também é atendido por rádios como CBN FM 95.5, Jovem Pan FM 101.3, Mix FM 97.9, Rádio T FM 93.9, Tododia FM 106.5, Melodia FM 99.3, entre outras.

Mundo Livre FM em alta

Inaugurada em 2008 após um período de atividades como Globo FM (parceria com o Sistema Globo de Rádio), a Mundo Livre FM é a nova aposta do grupo GRPCOM. A emissora atende um público de rádio que não conta com outras emissoras que atuam na linha musical pop/rock e rock, situação que possibilitou o crescimento da audiência da 93.9 FM na capital paranaense. Hoje a Mundo Livre FM registra uma certa estabilidade nas medições realizadas pelo Instituto Ibope, além de uma evolução de suas atividades comercias. A expectativa do mercado paranaense é que essa mesma trajetória seja repetida no mercado de Maringá.

Além das duas estações da marca Mundo Livre FM o grupo GRPCOM também a 98 FM em Curitiba, emissora popular e esportiva que está entre as lideres de audiência na capital do estado.

Em breve mais informações sobre o rádio do sul do país, com destaque para o mercado do Norte do Paraná.


Emissoras de São Paulo iniciam planejamento de verão


São Paulo - Rádios realizam cobertura das férias e realizam ações no litoral

Como de costume, as principais rádios FMs de São Paulo iniciam a execução de seus planejamentos de verão, ações que devem tomar as praias do litoral paulista entre os meses de dezembro e fevereiro. As emissoras da capital paulista devem também fazer a cobertura das férias de verão, divulgando condições de tráfego nas estradas, dicas de saúde e lazer e a realização de shows.
 
Todos os anos as rádios de São Paulo investem pesado em ações nas praias de Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e São Sebastião. As emissoras populares e jovens executam eventos musicais e ações de rua para promoverem suas marcas no litoral, levando em consideração que, durante a temporada de verão, boa parte dos paulistanos estará no litoral, ou seja, uma parcela significativa da audiência dessas FMs descerá a serra. 
 
O reforço na imagem das emissoras durante a temporada de férias de verão pode resultar em audiência até o final do primeiro semestre do ano que vem, além de criar boas oportunidades comerciais para as rádios na realização de eventos no litoral. Também é utilizado como fator favorável por parte dessas estações o alcance de sinal das rádios paulistanas, sintonizadas em vários pontos do litoral. Outras contam com afiliadas e retransmissoras instaladas na Baixada Santista. 
 
Uma das rádios da capital paulista que já está divulgando a realização de ações é a Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo. A emissora tem sua tradicional cobertura das férias de verão. A rádio está divulgando a cobertura no tráfego das estradas, dicas de locais turísticos, cuidados com a saúde, entre outros. A rádio também terá programas especiais, como o Jornal do Verão, a partir do dia 16.
 
fonte  :  TUDO RADIO.COM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário