Dois dias. Esse foi o tempo que durou a passagem do jornalista Rafael Colombo como editor-chefe da Rádio Estadão. Ele havia sido anunciado pela direção do Grupo Estado na quarta-feira, 5, como o substituto de Filomena Saleme, que deixou a empresa após mais de 20 anos.
O jornalista declarou que pensou melhor, concluindo que continuar na Rádio Bandeirantes seria mais positivo para a sua carreira. Colombo contou que saiu do Grupo Estado numa boa, sem qualquer tipo de desentendimento com a direção da Rádio Estadão.
Na Rádio Bandeirantes, o jornalista continuará como um dos âncoras ‘Jornal Gente’, ao lado de José Paulo de Andrade e Salomão Ésper. Ele, entretanto, não seguirá no ‘Jornal da Hora’. O Grupo Estado ainda não divulgou posicionamento sobre o assunto.
Segundo amigos e familires, Vidal sentiu-se mal na noite de quarta-feira (5) e veio a falecer na madrugada de quinta-feira (6), em sua residência na zona sul da cidade de São Paulo.
Seu corpo foi velado no cemitério da Vila Mariana e cremado na Vila Alpina, na capital paulista. Vidal, que sofria de problemas renais, iria completar 88 anos.
Jota da Silva Vidal, que também foi professor de violão na Rua do Glicério em São Paulo, passou pelas rádios Tupi, Record e Bandeirantes.
Vidal era figura constante nos "almoços dos radialistas" promovido pela Rita de Souza e Serafim Costa Almeida.
O radialista Serafim Costa Almeida, estará prestando uma homenagem à Jota da Silva Vidal em seu programa "A Música é um Sucesso", na noite deste domingo, dia 9 de junho, na Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), a partir das 21h.
Radiodifusores pedirão ao governo incentivo para inclusão de FM e AM em smartphones
Brasília – Intenção é incluir obrigatoriedade na política de desoneração e estímulo à produção de celulares
O Tudo Rádio noticiou na sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff aprovou amigração de cerca de duas mil rádios AMs para a faixa estendida de FM. Essas emissoras serão abrigadas na faixa que compreende 76 até 87 FM. Nesta semana, os radiodifusores deverão se reunir com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para solicitar que as empresas fabricantes de smartphones incluam o dial FM e AM em todos os aparelhos, como forma de fomentar a radiodifusão.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve receber nesta semana os radiodifusores, em Brasília, que levarão um pedido formal para que o governo federal inclua no plano de desoneração de smartphones e estímulo à produção de celulares no Brasil medidas que garantam a recepção de rádio AM e FM. O projeto também vislumbra a inclusão da recepção do sinal aberto da TV digital.
A intenção dos radiodifusores é propor ao governo que trabalhe junto aos fabricantes de telefones móveis para assegurar esse serviço à população. Atualmente, boa parte dos sinais das emissoras de rádio FM já é captada por celulares e smartphones. Além disso, os dispositivos (não só smartphones) vendidos no Brasil já teriam essa capacidade, mas as empresas fabricantes de handsets simplesmente não ativam a função. A solicitação dos radiodifusores irá também nesse sentido.
A Portaria Interministerial MCT/MDIC 245 de 2011 já prevê a inclusão da capacidade de recepção da TV digital em 5% dos telefones produzidos no Brasil dentro do Processo Produtivo Básico a partir de 2013. Mas os radiodifusores entendem que os fabricantes estão, por meio de brechas nessa portaria, contornando a obrigação. Também avaliam que é muito pequeno o percentual, considerando-se que é interesse do governo fomentar a adoção da TV digital, até para que o espectro de 700 MHz possa ser liberado.
Com informações do portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário