quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

WEB NEWS ARRENDAMENTO DO RADIO E TV

Ministério Público Federal de São Paulo investe contra arrendamentos de emissoras para Igrejas

São Paulo – Iniciativa abrange prática de arrendamentos em televisões e rádios
Ministério Público move ação contra a Igreja Universal por causa da locação da Rede 21 e CNT

A Folha de S.Paulo publicou ontem (9) uma reportagem que informa uma iniciativa inédita do Ministério Público Federal de São Paulo. O órgão está investindo contra os arrendamentos de rádios e televisões para entidades religiosas, com foco principalmente em redes de TVs. Foram protocoladas duas ações civis públicas no último dia 28, contra a Rede 21, Rede CNT e a Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº 4.117/62), concessionários de serviço de radiodifusão não podem transferi-lo a terceiros. Essa iniciativa também poderá atingir o rádio em São Paulo e em outros estados, já que a lei é válida para qualquer concessionária que utilize o serviço de radiodifusão.

Segundo a reportagem da Folha a prática de transferência das atividades de uma estação a terceiros virou comum no setor de radiodifusão sem veto explícito na lei, inclusive com empresas de televenda e entidades sindicais como locatárias. Esses casos são diferentes da “produção independente” que é prevista por lei, onde uma emissora pode remunerar o responsável pelo programa. A transferência a terceiros das atividades de uma emissora é considerada ilegal, isso porque tal serviço, por sua natureza pública, só pode ser executado pela iniciativa privada após procedimento licitatório que garanta igualdade na disputa.

A reportagem da Folha também informa uma ação do MPF-SP contra a Vida FM 96.5 (concessão original de São José dos Campos, mas com cobertura na Grande São Paulo), devido a transferência de suas atividades a terceiros e o local de operação da estação (segundo o MPF, a FM não possuí autorização para cobrir as cidades da Grande São Paulo e a prática é mantida pela 96.5 FM desde 1995). Os detalhes da ação foram publicados no portal do MPF-SP, porém não há informações se a iniciativa cobrirá outras estações e casos no setor de radiodifusão no território paulista e também fora do estado de São Paulo. A ação também está presente para consulta pública no portal da Justiça Federal (Seção Judiciária de São Paulo).

O MPF destaca que as ações dos veículos citados são ilegais, pois caracterizam uma alienação da concessão pública, com o serviço sendo atribuídos às entidades que não participaram da concorrência pelo canal.

A redação do Tudo Rádio continuará acompanhando a movimentação realizada pelo MPF no setor de radiodifusão.

Com informações da Folha de S.Paulo e do portal do Ministério Público Federal (SP)


Prazo para cadastramento eletrônico no MiniCom vai até o fim de dezembro

Brasília – Para fazer cadastramento basta acessar o site do ministério

Empresas, prefeituras e radiodifusores que têm processos no Ministério das Comunicações devem ficar atentos. Termina no dia 31 de dezembro, o prazo para se cadastrar no sistema eletrônico que permite acompanhar a movimentação de documentos no MiniCom.
 
A partir de janeiro de 2015, todos os processos do setor serão analisados somente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A comunicação entre o MiniCom e as empresas também será feita exclusivamente pelo sistema.
 
“Hoje uma citação é feita por AR (aviso de recebimento). A partir de janeiro, será feita só por e-mail. Se a entidade não estiver cadastrada no CADSei, o ministério encaminha um ofício por AR, solicitando que a entidade se cadastre. Quando ela se cadastrar o processo será analisado. Se ela não se cadastrar, o processo será arquivado”, exemplifica o secretário executivo do MiniCom, Genildo Lins.
 
Segundo o ministério, além de agilizar a tramitação da documentação, o sistema vai gerar uma economia aos cofres públicos de mais de R$ 380 mil por ano. O cadastramento no SEI é simples: bastar ir ao site do MiniCom e clicar em “processos eletrônicos”, onde são encontradas todas as informações sobre o assunto.
 
Com informações da Abert

Morre Paulo Rafael da 105 FM



Faleceu na manhã dessa quinta-feira, vítima de complicações cardíacas o chefe da equipe de externas e também operador da rádio 105 FM Paulo Rafael Guimarães, Paulo "Gago" como também era conhecido comemoraria hoje 62 anos.  A família está cuidando dos detalhes da liberação do corpo e assim que  for definido o local do velório e sepultamento passaremos mais informações. Nossas condolências aos familiares, amigos, ouvintes e especilmente toda equipe da 105 FM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário