Ministro Paulo Bernardo anuncia primeiras autorizações para migração do AM para fim do mês
Brasília – Seguindo o programado, primeiras rádios AMs a irem para o dial FM serão no Rio Grande do Norte

As emissoras AM do Rio Grande do Norte darão o pontapé inicial na migração para o FM. No dia 25 de agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinará e entregará os primeiros termos de adaptação de outorga a radiodifusores do Estado já habilitados, durante solenidade no Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão SET), em São Paulo. A expectativa é que as rádios habilitadas comecem a operar na faixa de FM a partir de outubro deste ano.
Para viabilizar a migração do AM no Rio Grande do Norte, a Anatel publicou na última sexta-feira, 1º, um ato que altera o plano básico de FM. A mudança foi objeto de consulta pública durante o mês de junho. Todos os 24 canais de FM solicitados pelas emissoras AM foram incluídos no plano.
O próximo passo a ser dado pelas emissoras habilitadas será a intimação para o pagamento pela adaptação da outorga. O valor será a diferença entre os preços mínimos de uma concessão de FM e de uma outorga de AM, calculados com base nas classes e nas condições econômicas das rádios, além da localidade onde elas operam.
O Norte será a segunda região a fazer a transição. A Anatel mantém aberta, até 15 de agosto, a consulta pública para incluir novos canais no plano básico de FM nos estados de Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos os 58 canais de FM solicitados pelas emissoras AM da região foram contemplados.
Com informações da assessoria de comunicação da Abert
São Paulo define rádios que irão gerar horário político na campanha eleitoral
São Paulo – Sete rádios paulistanas irão gerar material para a disputa ao governo do estado
As rádios que foram selecionadas para gerar o conteúdo são a rádio Cultura AM 1200 FM 103.3 que será a geradora do dia 19 até 25 de agosto. A partir do dia seguinte a responsável será a Bandeirantes AM 840 FM 90.9 até o dia 1º de setembro. Em seguinte será a vez da Rádio Record AM 1000 até o dia 8.
O revezamento das rádios continua a partir do dia 9 com a CBN AM 780 FM 90.5 até o dia 15. A Capital AM 1040 segue do dia 16 até o dia 22, seguida da Eldorado FM 107.3 até dia 29 e a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 fecha o revezamento até o dia 2 de outubro.
Também ficou decidido que a Jovem Pan também será responsável pela geração de possíveis pedidos de direito de respostas dos candidatos, concedidos após o término do período de propaganda eleitoral. As demais rádios do estado são obrigadas a retransmitir os programas, devendo buscar o sinal para a transmissão.
Vale ressaltar que, no rádio, a propaganda eleitoral vai ao ar de segunda a domingo em dois horários. Os programas para presidente e deputado federal irão ao ar as terças, quintas e sábado, a partir das 7 horas e ao meio-dia.
Já os programas para governador, deputados estaduais e senador serão exibidos nas segundas, quartas e sextas. Caso haja segundo turno, os programas das campanhas para presidente e governadores serão de segunda à domingo, nos mesmos horários.
Curso à distância da Abert e da Aerp atrai grande número de participantes
Curitiba – Evento contou com mais de duas mil pessoas de 24 estados
O dinamismo, a facilidade por ser online e a experiência dos palestrantes foram fundamentais para o sucesso do Seminário Cenário Comercial e Práticas de Mercado, curso online promovido pelos portais de ensino a distância da Abert e da Aerp, no final de julho. A avaliação é da diretora comercial da Rádio Novo Som FM 89.1 de Barra Bonita/ SP, Márcia Stefanelli, uma das participantes do curso.
De acordo com Márcia Stefanelli, dois funcionários da Rádio Novo Som acompanharam, ao vivo, a transmissão do seminário, enquanto os outros funcionários assistiram o curso pelo link disponibilizado pela Abert. “O seminário foi muito enriquecedor para os funcionários do departamento comercial. Conseguiu, de uma forma global, fazer uma análise de todo o mercado de comunicação ”, comemorou a diretora, que garantiu a participação nos futuros cursos realizados pela Abert.
O Seminário Cenário Comercial e Práticas de Mercado, ministrado pelo presidente da Aerp, Márcio Villela e pela coordenadora das Rádios 98 FM 98.9 e Mundo Livre 93.9 de Curitiba, Nanci Cardoso, foi acompanhado por mais de duas mil pessoas em 24 estados do Brasil. O Paraná liderou o número de participantes, com 36%, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul, com 11% e Santa Catarina, com 8%.
A Abert já programa novos cursos online. O próximo será na segunda-feira, dia 11, às 16h. O seminário “Como a mídia tradicional se relaciona com as novas mídias?” vai debater a convergência de mídia entre rádio e internet, a estratégia de atuação, a audiência e uso das redes sociais. O curso terá duração de duas horas e será ministrado pelo diretor Executivo da Rádio Banda B AM 550, Michel Micheleto, juntamente com a equipe da emissora.
Com informações da assessoria de comunicação da Abert
Noticiário transmitido pela Rádio Estadão durante o horário nobre do meio, o ‘Estadão no Ar - 1ª Edição’ deixará os estúdios da emissora, localizada na zona norte paulistana, nesta sexta-feira, 8. Com isso, o apresentador Haisem Abaki comandará o programa diretamente da estrutura montada no Conjunto Nacional, edifício da Avenida Paulista e um dos cartões postais da cidade.
A ida do âncora - com parte da equipe - para o local faz parte da ação especial produzida pela emissora em referência ao Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, 10. No Conjunto Nacional, os ouvintes poderão gravar mensagens direcionadas a seus pais. As homenagens feitas pelo público serão veiculadas na data festiva, ao longo da jornada esportiva comandada por Weber Lima.
Além de interagir com os ouvintes da rádio, Haisem conduzirá, na edição especial do jornalístico, entrevistas com convidados que aparecerão ao longo das três horas de duração do programa, que vai ao ar das 7h às 10h. Parceira do apresentador no comando do ‘Estadão no Ar’, Tatiana Ferraz seguirá na sede da emissora hard news do Grupo Estado que, na região metropolitana de São Paulo, opera em 92,9 FM e 700 AM.
FONTE comunique-se
Narrador titular da rede CBN vira proprietário da afiliada que será inaugurada na próxima segunda-feira
Ex -narrador do Sportv, Deva está na CBN
desde 2005
desde 2005
O jornalista Deva Pascovicci, natural de Monte Aprazível-SP, região de São José do Rio Preto, que concorre ao prêmio ao Prêmio Comunique-se 2014 como melhor locutor esportivo é um dos proprietários da nova emissora que vai integrar a partir de segunda-feira dia 11 de agosto a Rede CBN (Central Brasileira de Notícias), será a 31ª emissora da maior rede de rádio de notícias do Brasil. Deva que está na CBN desde 2005, terá como sócio José Franzotti, empresário que trabalha no do ramo de bebidas. O locutor empresário terá que dividir o seu tempo entre as narrações e a administração da nova emissora que foi arrendada por um período de 5 anos com opção de compra. Em uma rápida conversa com a coluna o "Pavarotti" apelido dado por colegas da emissora por causa da sua potência vocal, falou da nova fase profissional e da importância de levar o prefixo forte da CBN para uma das regiões mais importantes do estado:
Você que fez a proposta para a sua emissora fizesse parte da rede CBN na região?
"A iniciativa foi motivada pela minha ligação com a cidade e região e a necessidade de uma emissora com o perfil da CBN em FM. Trabalhar e ser o gestor significa mais responsabilidade e comprometimento. Será um grande desafio manter o padrão da CBN num mercado que ficou muito tempo sem uma emissora jornalística".
Como vai funcionar a programação local?
Estamos apostando na formação de novos jornalistas. Nosso âncora, Alexandre Gama, é o editor de política do Diário da Região (jornal tradicional da cidade) e também passa por processo de adaptação no rádio.
Como será a programação?
No lançamento teremos o local, entre 09 e 12 horas, além das entradas locais em horários da rede, está previsto para 2015 o lançamento da programação local também no período da tarde. Estamos avaliando a possibilidade da transmissão dos jogos dos times de futebol da região (América, Rio Preto e Mirassol).
Lembrando que a frequência da CBN Grandes Lagos FM 107,9 MHz não pertence ao município de São José do Rio Preto, a concessão pertence a vizinha cidade que de Tanabi. A torre de transmissão da emissora fica na divisa do município com São José do Rio Preto, além do estúdio em Rio Preto, um estúdio de apoio ficará na cidade de origem.
Toda documentação está legalizada e devidamente autorizada pelos órgãos competentes.
Toda documentação está legalizada e devidamente autorizada pelos órgãos competentes.
Foto: SGR

Nenhum comentário:
Postar um comentário