A história da Rádio Panamericana de São Paulo começou no dia3 de maio de 1944, na sua primeira sede na Rua São Bento, 279.
O Primeiro prefixo foi PRH-7 que teve como música de fundo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no código morse, representavam o "V" da Vitória.
Em novembro desse mesmo ano (1944), a emissora foi comprada porPaulo Machado de Carvalho, passando a integrar o Grupo das Emissoras Unidas.
Em 1945 a Panamericana - que nasceu para transmitir novelas - foi transformada em "a emissora dos esportes", por Paulo Machado de Carvalho, com o projeto executado pelo então empossado diretor-geralPaulo Machado de Carvalho Filho.
Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta), outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade. Surgiu então o atual prefixo da Jovem Pan, ZYK 521.
A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a emissora iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo, período em que surgiram a "Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país.
Em 1973, Antônio Augusto Amaral de Carvalho adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano (1073), foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local.
Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan-SAT atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras.
Pioneirismo e tradição
A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando entre as mais ouvidas. O formato de jornalismo e prestação de serviços começou na década de 1970 e perdura até hoje. Na época, ao lado da Rádio Eldorado, a Jovem Pan AM era uma das únicas rádios noticiosas da cidade. Os jingles, as músicas e as vinhetas também são bastante tradicionais. Pontualmente, às 7 horas da manhã, todos os dias da semana, há pelo menos 30 anos, são tocados trechos das músicas "Tema de São Paulo - Amanhecendo - O tempo e a hora", do compositor Billy Blanco, considerada por muitos como um hino dos paulistanos.
No começo de 2000, a rádio chegou a tentar mudar o horário da execução desta música, mas os ouvintes reclamaram e manteve-se o horário original.
Rumo aos 70 anos de existência, o site da Jovem Pan já possui uma página especial sobre o assunto.
CLIQUE AQUI e confira Galeria de Fotos e outros fatos marcantes nestes quase 70 anos de existência da emissora.
Parabéns a Rádio Jovem Pan que é referência no jornalismo geral e esportivo.
FONTE: Cheni no Campo / Tudo Rádio / Jovem Pan
Agradecimento: Vander Luiz
Programa Radiola.com estreia na TV
Estreia nesta segunda-feira, dia 6 de maio, a partir das 10h30 da manhã, na TV Cidade (Osasco) - emissora local transmitida através da Operadora Multivia (antiga NET) o programa Radiola.com.
O programa visa levar o ambiente de uma emissora de rádio para a telinha. Trata-se de uma produção independente idelizada pelo jornalista Júnior Beriloe pelo comunicador André Alves.
Na primeira semana, o programa exibirá entrevistas com: Walter Ricci, da Kiss FM; Agnaldo Ribeiro, voz padrão da Rádio USP; e Anael Lopes, da Rádio Terra AM.
Sobre a TV Cidade:
A TV Cidade iniciou suas transmissões em dezembro de 2011 através da Multivia (antiga NET) Osasco e atualmente também transmite via internet (www.tvcidadenet.com.br), constituindo assim dois focos de abrangências diretas: TV Regional e Internet TV.
A TV Cidade é transmitida pelo Canal 8 na cidade de Osasco. Estratégicamente esse canal fica entre o grupo de canais que compreende as emissoras abertas, que conseqüentemente têm as maiores audiências. Com este posicionamento, sempre que alguém "zapear" os canais mais conhecidos como SBT (4), Globo (5), Record (7), RedeTV (9) e Band (13), vai ter a possibilidade de assistir a programação da emissora e assim passar a ser espectador cativo da programação que gostar.
Através de um plano de expansão de abrangência, A TV Cidade pode transmitir parte de seu conteúdo para mais de 30 cidades do estado de SP, através de troca de programação com as Televisões regionais que fazem parte desta rede.
Mapa de Cobertura:
São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Campinas, Americana, Limeira, Jaguariúna, Valinhos, Sumaré, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Nova Odessa, Hortolândia, Limeira, São José dos Campos, Bragança Paulista, Atibaia, Sorocaba, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto, Marília, Sertãozinho, Baurú, Jaú, Peruíbe, Ubatuba e Caraguatatuba.
Fonte : Bastidores do Radio
Rádio e as novas plataformas digitais são temas de seminário da Abert e Asserpe em Recife
Recife - Evento vai abordar marketing digital e webrádios
A internet e as mídias digitais trouxeram oportunidades de negócios para o rádio. As diversas maneiras de capitalizar recursos por meio das novas plataformas de mídia e as estratégias para atrair internautas para o dial estarão entre os temas do seminário Multiplataformas - a nova era do rádio, a ser realizado no próximo dia 8, em Recife. Organizado pela ABERT em parceria com Asserpe (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), o evento ocorrerá das 8h30 às 18h no Hotel Transamérica Prestige Internacional, em Boa Viagem. As inscrições são gratuitas para associados.
Durante o evento, dois temas serão abordados: "WEB Rádio" e "Marketing digital para rádios". A pesquisadora e professora universitária Nair Prata falará sobre o primeiro, e a segundo será ministrado por André Quintão, consultor e desenvolvedor de soluções para web e mídias sociais.
Autora da premiada tese Webradio: novos gêneros, novas formas de interação (Intercom 2001), Nair Prata explica que as webrádios inauguraram um novo modelo de radiofonia. O processo de fusão entre rádio e web e chamado por ela de "radiomorfose", modifica os gêneros e as formas de interação no rádio, afirma a professora.
Além do áudio, o rádio na web pode incrementar a comunicação com textos, imagens e vídeos. Como o público jovem é o consumidor por excelência das novas mídias, os radiodifusores devem estar atentos às novas ferramentas digitais. “Com a digitalização temos um outro público, que não quer apenas ouvir, mas também contribuir”, afirma a professora.
As webrádios são recentes, surgiram há 15 anos, e ainda enfrentam desafios, principalmente na questão do modelo de negócios. Na opinião de Nair Prata, é fundamental que esse gênero de rádio encontre outras fórmulas para se manter.
Há diversas ferramentas disponíveis no mercado para fidelizar o público tanto no dial, quanto na internet, explica André Quintão. De acordo com ele, grande parte delas custa pouco e funciona na atração de público. “A ideia é criar mecanismos para atrair ouvintes para o rádio, o que deve se começar pela criação de um site institucional da emissora”, defende o especialista.
“É no site institucional que o radiodifusor vai centralizar as campanhas e as publicidades que ele precisa capitalizar. Pode se anunciar na rádio, mas também na web”, disse. Ele cita como exemplo promoções em redes sociais, envio de e-mail marketing e de SMS aos ouvintes. “Uma das formas é enviar um torpedo para o ouvinte dizendo que a música preferida dele vai tocar”, diz.
Com informações da Abert
Nenhum comentário:
Postar um comentário