Temer volta atrás e mantém jornalista Ricardo Melo na presidência da EBC
Brasília - Exoneração havia sido publicada na manhã desta sexta-feira
Durou pouco a segunda exoneração do jornalista Ricardo Melo da presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que exerce a Presidência da República interinamente no lugar de Michel Temer, editou na tarde desta sexta-feira (2) um decreto tornando sem efeito a exoneração do jornalista Ricardo Melo da presidência da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
Pela manhã, o governo tinha publicado um ato assinado por Maia e pelo ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, substituindo Melo no cargo. Foi a segunda tentativa do governo de tirá-lo da presidência da EBC.
Para o lugar dele, tinha sido reconduzido o jornalista Laerte Rimoli, que participou da campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB-MG) e chefiou a comunicação da Câmara dos Deputados na gestão de Eduardo Cunha. Rimoli já havia ocupado o cargo enquanto durou a primeira exoneração de Melo.
Segundo a Folha de S.Paulo, o governo ficou com medo da reação do STF (Supremo Tribunal Federal) e decidiu esperar uma decisão da corte sobre o caso. Melo recorreu nesta sexta (2) ao tribunal para tentar reverter a medida assinada por Maia.
A primeira exoneração dele, há alguns meses, tinha sido suspensa liminarmente pelo ministro Dias Toffoli. Após a decisão provisória, Melo retomou a função em junho. A Folha apurou que Toffoli ficou contrariado com a nova tentativa de retirar Melo.
Junto com a demissão do jornalista, o governo tinha editado uma medida provisória que alterou o estatuto da EBC, permitindo nomeações na estatal. Com isso, o argumento de que os integrantes da diretoria possuem mandatos fixos de quatro anos ficaria invalidado.
Melo foi nomeado para o atual mandato pela ex-presidente Dilma Rousseff, no dia 3 de maio de 2016, nove dias antes do afastamento dela pelo Senado. Rodrigo Maia é o presidente do Brasil durante a viagem de Temer à China.
Comissão da Câmara vai retomar análise de projetos de concessões de rádio e TV
Brasília - Anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do colegiado, deputado Osmar Serraglio
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou nesta terça-feira (30) que o colegiado vai voltar a analisar os projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam concessões de radiodifusão. Esses processos são iniciados no Ministério das Comunicações, mas precisam de autorização do Congresso para a outorga final de canais de rádio e TV.
Há quase um ano, um acordo fez com que a CCJ suspendesse o exame desses processos, após questionamento do deputado Esperidião Amin (PP-SC). O parlamentar quer que a Câmara mude o procedimento de análise e exija que os mesmos requisitos da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) sejam aplicados aos concessionários. Atualmente, existe uma regra de que é preciso ter idoneidade para obter uma concessão, porém os deputados não têm acesso aos documentos para comprovar essa situação.
“Certa vez, eu próprio quase cometi esse erro, pois o normal teria sido dar um parecer e aprovar um PDC para entregar a concessão de serviço público a alguém condenado em segunda instância por formação de quadrilha, tráfico de droga e outros crimes”, exemplificou Amin.
Serraglio, por sua vez, também lembrou que enfrentou o mesmo problema em 2002. Ao relatar uma matéria naquela ocasião, ele defendeu a rejeição de projeto que entregaria uma concessão a uma pessoa que havia sido condenada.
Nesta terça, o presidente da CCJ informou que decidiu liberar a análise das propostas porque houve um grande acúmulo e muitos pedidos estão chegando para que os processos sejam retomados. “Não é razoável que acumulemos esses processos, sob pena de deixar pessoas idôneas na espera sem uma justificativa, por fatos alheios às suas concessões”, disse Serraglio.
Desde 2011, a comissão tem mantido uma negociação com o Ministério das Comunicações, a fim de tentar dar mais informações aos deputados que vão examinar esses PDCs. Em sua última resposta, a pasta ressaltou que analisará o critério de idoneidade novamente no momento da assinatura do contrato de concessão.
“Não nos cabe exigir documentos em todas as situações, mas, quando um parlamentar souber de uma emissora cujo titular seja ficha suja, aí nós vamos analisar esses papéis. Não podemos represar tudo aqui ou exigir documentos que são de uma fase administrativa, e não legislativa”, comentou Serraglio.
Esperidião Amin destacou que a Mesa Diretora da Câmara já pediu um parecer da Consultoria Legislativa na área de comunicações para saber quais critérios precisam ser respeitados. Na avaliação do deputado, a CCJ deveria esperar essas diretrizes para voltar a analisar os projetos. “Mas concordo que, baseado no bom senso, precisamos voltar a examiná-los”, ponderou.
Com informações da Agência Câmara
O narrador Antônio Edson, o popular “Tonicão”

Estreou neste domingo, dia 28 de agosto, na Rádio Central de Campinas (AM 870 kHz) narrando a vitória do Guarani por um a zero contra a Portuguesa em jogo válido pela série C do Campeonato Brasileiro.
Em sua nova casa, Tonicão narrou o gol de Fumagali de cabeça aos seis minutos do segundo tempo. Gol que deu uma boa vantagem ao Bugre que lidera o grupo B da competição com 31 pontos.
A equipe da Rádio Central de Campinas conta com os narradores Decimar Leite, Antônio Edson e Roger Williams. Júlio Nascimento narra e também é âncora da equipe de esportes. Elias Aredes é o comentarista. Na reportagem, hoje a emissora conta com Pedro Orioli.
Lembrando que, o Repórter da TVB Record, Paulo do Valle, neto do Luciano do Valle também participa de algumas transmissões. Heitor Freddo, Repórter da tvb Record, filho do Adilson Freddo, é comentarista de alguns jogos também. Parabéns e boa sorte a toda equipe da Rádio Central.
A jornalista Angela Mattos passa a integrar a equipe de jornalismo da Rádio Capital AM (1.040 kHz – São Paulo/SP).

Seu foco na programação será os “bastidores do mundo artístico”. Neste segmento, Angela Mattos se destacou ao lado do comunicador Paulo Barboza, de quem era funcionária. Com a recente diminuição do horário do programa Paulo Barboza, a jornalista acabou sendo dispensa, mas imediatamente foi contratada pela Capital AM. Agora, a nova expectativa é a participação da jornalista, dentro do programa Eli Corrêa.
Angela Mattos começou a trabalhar com Kaká Siqueira na Rádio América. Trabalhou muitos anos na Rádio Record e agora começa nova fase na Rádio Capital AM.
SET elege nova diretoria para o próximo biênio
A SET realizou na última quarta-feira (31) a Assembleia Geral durante o SET Expo 2016 para deliberar sobre vários assuntos de interesse da entidade. A assembléia também elegeu a nova diretoria da entidade para o biênio 2017-2018. O atual presidente, Olímpio José Franco deixa a presidência e assume a Superintendência Geral da SET, enquanto Liliana Nakonechnyj foi eleita a nova presidente.
A reunião foi presidida pelo fundador e ex-presidente da SET, Adilson Pontes Malta, e os trabalhos foram coordenados por Roberto Franco, membro do Conselho de ex-presidentes. Foram feitos ajustes no estatuto; o principal deles diminuiu o mandato do presidente de quatro para dois anos, contudo a possibilidade de reeleição, que não existia anteriormente, foi contemplada.
Na sequência, os presentes elegeram a nova diretoria, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2017 e ficará no cargo até 31 de dezembro de 2018. As alterações no estatuto serão publicadas no site da SET após todos os registros e trâmites legais. Olímpio José Franco assumirá o cargo de Superintendente Geral da SET e José Munhoz continua da Diretoria Executiva.
Confira a nova diretoria da SET
Presidência
Liliana Nakonechnyj
Vice Presidência
Claudio Eduardo Younis
Assessoria Institucional
Roberto Dias Lima Franco
Diretoria Editorial
José Raimundo Lima da Cunha
Vice Diretoria Editorial
Francisco de Assis Campos Peres
Diretoria de Ensino
Jose Frederico Rehme
Vice Diretoria de Ensino
Valderez de Almeida Donzelli Leite
Diretoria de Eventos
Jose Carlos Aronchi
Vice Diretoria de Eventos
Alexandre Yoshida Sano
Diretoria de Marketing
Daniela Helena Machado e Souza
Vice Diretoria de Marketing
Paulo Roberto Feres de Castro
Diretoria de Tecnologia
Carlos Fini
Vice Diretoria de Tecnologia
Luiz Fausto de Souza Brito
Diretoria de Cinema
Celso Eduardo Araujo Silva
Vice Diretoria de Cinema
Almir Almas
Diretoria Internacional
Fernando Matoso Bittencourt Filho
Vice Diretoria Internacional
Ana Eliza Faria e Silva
Diretoria de Produção de Conteúdo
José Dias Vasconcelos de Assis
Vice Dir. de Produção de Conteúdo
Paulo Mitsuteru Kaduoka
Diretoria de Rádio
José Eduardo Marti Cappia
Vice Diretoria de Rádio
Marco Tulio Nascimento
Diretoria de Interatividade
David Estevam de Britto
Vice Diretoria de Interatividade
Marcelo Santos Souza
Dir. de TV por Assinatura e Novas Mídias
Roberto Pereira Primo
Vice Dir. de TV por Ass. e Novas Mídias
Rodrigo Dias Arnault
Diretoria de TV Aberta
Raymundo Costa Pinto Barros
Vice Diretoria de TV Aberta
Sergio Eduardo di Santoro Bruzeti
Diretoria Industrial
Luiz Bellarmino Polak Padilha
Vice Diretoria Industrial
Yasutoshi Miyoshi
Diretoria Regional Norte
Nivelle Daou Junior
Vice Diretoria Regional Norte
Ricardo Alberto Pereira Salles
Diretoria Regional Nordeste
Esdras Miranda de Araujo
Vice Diretoria Regional Nordeste
Jaime Manuel C.F. Fernandes
Diretoria Regional Sudeste
Paulo Roberto Monfrim Canno
Vice Diretoria Regional Sudeste
José Raimundo Cristóvam Nascimento
Diretoria Regional Centro Oeste
Emerson José Weirich
Vice Diretoria Regional Centro Oeste
Paulo Ricardo Hermano Balduíno
Diretoria Regional Sul
Ivan Miranda
Vice Diretoria Regional Sul
Caio Augusto Klein
Conselho Fiscal
Eduardo de Oliveira S. Bicudo
João Braz Borges
Cintia Leite do Nascimento
Ricardo Fonseca de Kauffmann
Fernando Antonio Fernandes Ferreira
Breno César está de casa nova

Após 5 anos na Top FM São Paulo (104,1 MHz) e quase 2 anos na Ótima FM (90,3 MHz), emissora do apresentador Celso Portiolli, em São José dos Campos – SP, o radialista e locutor Breno César está de casa nova.
O profissional agora integra a Rede Transamérica de Rádio, sob o comando de Gislaine Martins e Ricardo Sam.

A direção da rádio do Sistema Globo de Rádio confirmou na noite de ontem em sua página no Facebook a contratação do jornalista Paulo Vinícius Coelho o popular "PVC" que estreia marcada para a próxima segunda-feira, dia 5 de setembro. O jornalista trabalha em todas as mídias e fica a disposição do SGR em SP e no Rio de Janeiro onde também participa da programação do canal FOX Sports.
AS MAIS MAIS DO RADIO
* Além do narrador Antônio Edson na Rádio Central de Campinas, a outra boa notícia fica por conta da Contratação do repórter Sérgio Américo,
Ex-Tupi que estreia essa semana na equipe de Esportes da Rádio Transamérica do Rio de Janeiro.
* Começou no último sábado a segunda edição da Copa Bubbaloo Jovem Pan de Futsal. A emissora é referência quando falamos em associar o nome de uma rádio a uma competição, foi assim durante anos com outros patrocinadores que ajudaram a revelar grandes nomes do futebol.

* Ainda falando da JP, a emissora já acionou seu departamento jurídico e irá acionar os responsáveis pela rádio AM 1020 Khz de Maceió-Alagoas que usa o nome de Jovem Pan de forma indevida, usando inclusive o mesmo e sonoras de forma indevida.
* A tradicional Rádio 730 de Goiânia vai voltar a ter um repórter acompanhando a Seleção do Brasil nas Eliminatórias! Além da 730 outras poucas emissoras de rádio devem enviar repórteres para acompanhar inloco a seleção de Tite, são elas: Gaúcha, Itatiaia, Transamérica SP e Globo/CBN.
* A Direção do Sistema Globo de Rádio, confirmou para essa coluna que está retirando as suas emissoras próprias (Globo/CBN) de todos os aplicativos de rádio como Radios.com e Tunein por exemplo, além disso estão pedindo as emissoras afiliadas que façam o mesmo.
* Luciano Périco, repórter da Rádio Gaúcha foi confirmado como o novo narrador da RBS TV em Porto Alegre. Périco substitui Paulo Brito que se transferiu para o Grupo Bandeirantes da capital gaúcha.
* Muito estranho o fato da Rádio Bandeirantes de São Paulo ter apenas um repórter em campo no jogo desse domingo entre São Paulo e Coritiba no Morumbi em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Eram dois, mas devidamente credenciado apenas um, talvez por isso, o outro profissional tenha ficado na cabine, o que dá a entender que apenas um foi credenciado. Será ?


* Foram positivas as estreias do jornalista André Plihal no comando do "Resenha ESPN" e do economista e apresentador Benjamim Back no programa "A Ultima Palavra" do canal Fox Sports, ambas atrações são dominicais e recentemente deixaram de ter o comando de Rodrigo Rodrigues e Renato Maurício Prado respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário