sábado, 24 de setembro de 2016

O BLABALA DO RADIO PARA O RADIO EM UM PLA LIVE

Emissoras passa por mudanças



predio_globo


O prédio do Sistema Globo de Rádio na cidade de São Paulo, onde estão localizadas as rádios Globo (AM 1.100 kHz) e CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz) está passando por mudanças.
Tradicionalmente localizado na Rua das Palmeiras, 315 – no bairro de Santa Cecília, região central da cidade de São Paulo, o espaço para abrigar as duas emissoras foi diminuído. Com isso, devem ser mantidos apenas os estúdios no local.
Departamento comercial, repórteres e alguns outros profissionais devem ser remanejados para outros prédios, entre eles um localizado na região da Av. Paulista. Na Rua das Palmeiras devem ser mantidos apenas os comunicadores, produtores e operadores de som.

Na Geral” na 105 FM


na_geral_105_fm


Após 14 anos na Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz – São Paulo/SP), o programa “Na Geral”, com Zé Paulo da Glória, Lélio Teixeira e Beto Hora, vai estrear no mês de novembro na 105 FM, emissora líder de audiência no esporte na Grande SP.
Lélio Teixeira – que é um dos sócios do projeto esportivo na 105 FM – foi quem ficou a frente das negociações.
Na nova emissora, o programa “Na Geral” deve ocupar a faixa horária das 17h30 às 19h, e vai contar com a participação da equipe de esportes.
O “Na Geral” chegou à Rádio Bandeirantes em 2002, vindo da Brasil 2000 FM e tem nas imitações de Beto Hora um de seus pontos altos, além de muita informação. Na Bandeirantes, existe a possibilidade que o horário do “Na Geral” seja ocupado por um programa de conteúdo político, numa tentativa de concorrer diretamente com a Rádio Jovem Pan.
Outra mudança que deve ser sentida será em relação ao locutor e humorista Beto Hora. Muitas chamadas e comerciais na Rádio Bandeirantes estão gravados com sua voz, desde a saída de Walker Blaz, em 2013.

Comissão aprova rádio e TV educativa para universidades públicas e privadas





A Comissão de Educação aprovou projeto de lei do deputado Ságuas Moraes (PT-MT) que autoriza todas as instituições públicas e privadas de ensino superior, e suas mantenedoras, a se habilitarem a prestar o serviço de rádio e televisão educativa (PL 4613/16). O deputado Átila Lins apresentou emenda para permitir a divulgação de programas culturais pelas emissoras educativas.
O texto de Ságuas Moraes determina que as emissoras educativas poderão transmitir aulas, conferências, palestras, seminários e programas musicais. O serviço não tem caráter comercial, mas será permitida a divulgação dos apoiadores culturais.
 
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Átila Lira (PSB-PI). Ele apresentou uma emenda para permitir a divulgação de programas culturais pelas emissoras educativas. O projeto altera o Decreto-Lei 236/67, que trata de serviços de radiodifusão.
 
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Ainda nesta sexta-feira, o tudoradio.com publicou que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados voltou a analisar os Projetos de Decreto Legislativo sobre radiodifusão.
 
Com informações da Agência Câmara
 

Mais 350 rádios assinam contrato para a migração AM-FM

Resultado de imagem para assinatura de contratos de migração de 350 rádios AM para o FM

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou para o próximo dia 6 de outubro, a assinatura de contratos de migração de 350 rádios AM para o FM. A solenidade será no Palácio do Planalto, às 11h, e deverá reunir radiodifusores de todo o país.o prazo para que as rádios migrantes do segundo lote entregassem os documentos restantes para o MCTIC se encerrou na quinta-feira (22). Com isso, essas rádios que fizeram a entrega agora ficam na expectativa da chegada do boleto de quitação da outorga.
 
Com a quitação do boleto, os passos seguintes são a assinatura do termo aditivo junto ao MCTIC e o envio do projeto técnico no prazo de 120 dias. Concluída essa fase, a emissora pode requerer à Anatel a autorização para uso da radiofrequência. A emissora do segundo lote pode operar em simulcasting, transmitindo em AM e FM pelo prazo de até cinco anos. Após esse período, a emissora deve devolver o canal em onda média à União.
 
No total, 1388 rádios solicitaram a adaptação da outorga para FM, sendo que 749 conseguiram o canal na faixa atual, sem a necessidade de esperar pelo desligamento do sinal analógico dos canais 5 e 6 de televisão. Desde o início do processo de migração do AM para o FM, a ABERT vem auxiliando as emissoras, de forma gratuita, nas questões jurídicas e técnicas.
 
Com informações da ABERT
  1. Resultado de imagem para radio bandeirantes

*  Com a saída de sua grade após 15 anos no ar, o "Na Geral" deve ser substituído por um programa com o conteúdo político, assim a Rádio Bandeirantes voltaria a concorrer diretamente com a Jovem Pan que  lidera na audiência nesse horário.
Resultado de imagem para BEto hora

* Além do "Na Geral" o jornalista, locutor e humorista Beto Hora, também vai deixar depois de três anos o posto que de locutor comercial da emissora. Beto substituiu Walker Blaz que deixou a emissora em 2013.

* O clima esquentou hoje cedo no estúdio da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Os jornalistas entrevistavam o candidato a Prefeito Celso Russomano que bateu boca com  Fábio Pannunzio, co apresentador do Jornal Gente. A transmissão do Live da emissora foi interrompida e o comercial chamado as pressas para conter os ânimos.  Depois de  cinco minutos e muitas ofensas   o clima melhorou a entrevista voltou ao normal e Russomano se desculpou ao término da entrevista. 

Resultado de imagem para 105fm

* O "Na Geral" estreia em novembro  na Rádio 105 FM, emissora da Grande São Paulo que é líder de audiência no esporte. Lélio Teixeira é um dos sócios do projeto esportivo na emissora.
* A coluna antecipa que o horário do Na Geral na 105 FM será das 17:30 as 19 horas. A equipe de esportes  da emissora vai participar da atração. Até o momento o 105 Futebol Club, programa que ocupava o horário anda não tem um horário definido na grade da emissora.


* A  qualidade  de  transmissão via live  da Rádio Bandeirantes bem que podia melhorar, o áudio é muito ruim, a instalação de câmeras fixas também ajudaria




* A jornalista Vera Magalhães da Jovem Pan em breve  vai comandar um programa só seu na emissora.


*  No Rio de Janeiro a Super Tupi segue liderando do segmento esportivo.


* Depois de  um ano e meio o jornalista Fábio Seródio  não faz mais parte da equipe de assessoria de imprensa do Corinthians. Seródio que trabalhou por mais de 25 anos na Rádio Jovem Pan tinha pedido demissão  da emissora  e pouco tempo depois estava trabalhando como assessor no  clube. O experiente jornalista Olivério Júnior deve ser confirmado como o novo assessor de imprensa do Corinthians.
  Fonte Cheni
Ruy Castro estreia programa especial sobre o samba-canção na Rádio MEC
O jornalista, pesquisador e escritor Ruy Castro reconta, a partir de 25 de setembro, a história do samba-canção na Rádio MEC (FM 99,3 e AM 800). A série “A noite do meu bem”, homônima de seu último livro, é dividida em seis programas e vai ao ar a partir das 20h na FM e às 22h na AM. A música da época de ouro da noite carioca revelou vozes como as de Dolores Duran, Dick Farney, Elizeth Cardoso, Dorival Caymmi, Maysa, Miltinho, Dóris Monteiro, Lúcio Alves, Linda Baptista, Jamelão, Nora Ney, Helena de Lima e Tito Madi. Durante a série, o escritor Ruy Castro conta a história por trás de algumas canções, as curiosidades sobre as boates em Copacabana, bairro que foi o epicentro do gênero samba-canção, e traz ainda os temas cantados recorrentemente, desde o amor e suas dores, como a famosa “dor de cotovelo”, e também as canções com lado luminoso, alegre e do amor. Segundo Ruy Castro, o samba-canção é eterno. “Parece coisa do passado, mas não é. A impressão que dá é que as músicas ficaram meio guardadas, meio adormecidas, lá no fundo da nossa memória. Mas é só começar a tocar e  a gente logo reconhece a melodia, se lembra da letra.” E na série “A noite do meu bem”, os ouvintes vão perceber que ele não acabou, apenas se transformou e nunca deixou de ser tocado e composto.  A estreia do programa de Ruy Castro na Rádio MEC faz parte das festividades pelos 80 anos da emissora, comemorados em 2016. Ao longo de sua história, a rádio sempre teve em seu elenco escritores como Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles, os atores Paulo Autran e Fernanda Montenegro e, mais recentemente, conta com o poeta Eucanaã Ferraz e o músico Arrigo Barnabé. Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Rádio MEC traz Ruy Castro exatamente para o veículo no qual o jornalista começou sua carreira em Minas Gerais, o rádio. A série "A noite do meu bem" é a primeira parte de futuros programas em que o escritor apresentará a versão radiofônica de seus livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário