sábado, 15 de fevereiro de 2014

WEB NEWS SÁBADO DE FATOS PARA O RADIO

Possível saída de Paulo Bernardo das Comunicações pode adiar processo de migração das AMs

Brasília – Ministro deve deixar governo para comandar campanha para reeleição de Dilma Rousseff


Em seu discurso durante a cerimônia de assinatura do chamado decreto da migração das rádios AMs para o FM, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o governo iria publicar no início de janeiro, no Diário Oficial da União, uma portaria ministerial regulamentando o decreto e orientando como seria o procedimento para a solicitação da migração, o que ainda não foi feito. A possibilidade de o ministro deixar o governo para assumir o comando da campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff, tem deixado alguns radiodifusores preocupados.
Como ainda não houve movimentação do governo com relação à publicação da portaria, uma série de questionamentos está sendo levantada pelos radiodifusores. A possibilidade da troca no comando da pasta pode adiar o processo de migração. A presidente Dilma Rousseff já promoveu uma minirreforma ministerial, trocando três ministros que irão concorrer nas próximas eleições.
A possibilidade da mudança na pasta das Comunicações foi assunto recente no Blog do Kenney, editado pelo jornalista Kennedy Alencar. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores (PT) quer emplacar o deputado federal Ricardo Berzoini (SP) nas Comunicações. O jornalista apontou como praticamente certa a indicação de Paulo Bernardo para comandar a campanha da presidente à reeleição. Alencar ressaltou que a presidente Dilma resiste a Berzoini, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o defende.
Já o jornalista Reinaldo Azevedo, que tem coluna na Jovem Pan AM 620 de São Paulo, escreveu em seu blog que os chamados “blogs sujos” “— aquela rede escandalosamente financiada com dinheiro público para atacar a oposição, elogiar o governo e agredir a imprensa —“ não gostavam de Helena Chagas (que era a titular da Secretaria de Comunicação Social), porque achavam que ela não lhes dava dinheiro o suficiente e também não gostam de Paulo Bernardo.
Segundo Azevedo, Bernardo é, diga-se, o petista que mais apanha da "turma", pois não se mostra um entusiasta do chamado “controle social da mídia” e deixa claro sempre que pode que, qualquer que seja a proposta do governo, não haverá restrição a conteúdo. O jornalista ressalta que o governo pretende ter o controle sobre o que pode ou não ir ao ar, especialmente na área de radiodifusão, que compreende TVs e rádios e são concessões púbicas.
“Não custa lembrar as várias iniciativas dos petistas para impor uma censura branca à imprensa: as mais evidentes foram a tentativa de criar o Conselho Federal de Jornalismo — que teria poderes até para cassar o registro de trabalho de profissionais — e a de usar o Plano Nacional de Direitos Humanos como desculpa para uma agenda ideológica”, escreveu Azevedo em seu blog.

Presidiário liga para Rádio Sociedade de Salvador durante rebelião

Salvador – Segundo informações do detento, 98 presos participavam da ação



Ele afirmou que 98 detentos iriam participar de uma rebelião.
Segundo o preso, os 98 detentos participavam da ação e disse que alguns foram agredidos e feridos, e o atendimento médico foi negado. Durante a conversa com Adelson Carvalho, o presidiário disse que não podia informar o que era, mas fez ameaças e disse que "tem cabeça que vai rolar lá fora" no próximo sábado. Questionado se as vítimas seriam pessoas que devem ou inocentes, o preso disse que "quem deve e quem não deve". “A ordem (das mortes) não é daqui, a ordem é de fora. É gente grande”.
A Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização) não confirmou a informação, mas outras fontes de dentro do Complexo disseram que foi uma briga generalizada entre os detentos, mas a situação já foi normalizada. Não houve informação sobre feridos.
Em janeiro, um homem preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis, ligou para uma emissora de rádio da capital maranhense para reclamar de maus-tratos aos detentos. Outro fato ocorreu também em Morada Nova, no interior do Ceará, também em janeiro.


Rádio ONU lança serviço de notícias por telefone em português

     
A Rádio das Nações Unidas lançou este mês nos Estados Unidos um serviço de notícias que estará em breve disponível em países de língua portuguesa, como Brasil e Portugal. O mesmo serviço da entidade já está disponível em outros sete idiomas: inglês, árabe, chinês, francês, swahili, russo e espanhol.
"São oferecidos os noticiários diários de cinco minutos para todos os países de língua portuguesa, incluindo um noticiário dedicado a assuntos africanos, e outras entrevistas e peças soltas", afirma a diretora da Rádio ONU em português, Monica Villela Grayley. “São também listadas todas as informações relacionadas às Nações Unidas e notícias internacionais, como por exemplo, a crise na Síria ou a violência na República Centro-Africana e no Sudão do Sul”, reforça a executiva.
O serviço foi lançado graças ao acordo do Departamento de Informação Pública da ONU com a empresa AudioNow, e, por enquanto, está apenas disponível nos Estados Unidos por meio do telefone +1 (712) 432-9917. Monica garante, no entanto, que a empresa responsável pelo serviço já “afirmou que deverá iniciar operações com telefones de países de língua portuguesa em breve, estando nessa lista Brasil e Portugal”.
A diretora da Rádio ONU em português explica que “as notícias são produzidas por uma pequena equipe de jornalistas de rádio de vários países lusófonos que trabalham na redação da Rádio ONU em Nova Iorque e por correspondentes de língua portuguesa na África”. A responsável pela emissora também diz ser “importante informar os ouvintes e utilizadores em várias plataformas num espaço multimídia”, sobretudo num momento em que “o uso dos chamados smartphones sobe todos os anos entre várias faixas etárias”.
 Escrito por Agência Lusa

Nossas  mídias  acesse e conheça nossos trabalhos  em áudio para videos :
http://youtu.be/uPxSR0D3Qkc

Nenhum comentário:

Postar um comentário