quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

WEB NEWS O NOVO TEMPO DA COMUNICAÇÃO

Fundação vai realizar concurso para preencher vagas em TV e FM Cultura de Porto Alegre

Porto Alegre – Ao todo, serão disponibilizadas 98 vagas para cargos nas áreas jornalística e técnica


A Fundação Cultural Piratini e a Fundação La Salle confirmaram a assinatura de contrato para a realização de concurso público que preencherá 98 vagas da TVE e FM Cultura FM 107.9 de Porto Alegre, além de formar cadastro reserva. Serão disponibilizados tanto cargos para a área jornalística como administrativa e técnica, e os salários iniciais irão variar entre R$ 1.764,79 a R$ 3.375,30. O edital deve ser publicado dentro dos próximos 15 dias.
 
Os cargos com maior número de vagas são jornalista (17), repórter de rádio e TV (12) produtor executivo de rádio, TV e mídias digitais (11). Também são algumas vagas oferecidas na área de comunicação: criação e desenvolvimento em web e plataformas digitais, jornalista; produtor gráfico, publicitário, relações-públicas, repórter de rádio e TV, e supervisor de programação.
 
Quando aprovado, em dezembro do ano passado, o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação previa o preenchimento de 293 vagas. TVE e FM Cultura operam hoje com um quadro de 256 profissionais, sendo 56 contratados em caráter emergencial, em 2012. Com o novo concurso, estes devem ser afastados no fim de maio. 
 
Confira abaixo a relação das vagas:
 
Analista
Administrador de Sistemas - 01 vaga; advogado - 01 vaga; arquivista - 01 vaga; captação de recursos e projetos culturais - 01 vaga; criação e desenvolvimento em web e plataformas digitais - 01 vaga; engenharia de software - 01 vaga; engenharia em rádio e televisão - 01 vaga; jornalista - 17 vagas; manutenção acervo e pesquisa - 01 vaga; produtor gráfico - 02 vagas; programador musical - 01 vaga; psicólogo - 01 vaga; publicidade - 01 vaga; relações públicas - 01 vaga; repórter de rádio e TV - 12 vagas; e supervisor de programação - 02 vagas.
 
Agente Técnico
Técnico em informática - 01 vaga; técnico em manutenção e suporte de rádio e televisão - 04 vagas.
 
Agente Administrativo
Assistente administrativo - 09 vagas.
 
Agente operacional
Apoio e imagem - 01 vaga; auxílio operacional - 02 vagas; direção de imagem - 02 vagas; edição e finalização de imagem - 04 vagas; iluminação - 02 vagas; locutor especializado - 04 vagas; operador de áudio - 04 vagas; operador de sinais - 01 vaga; operador de sistemas - 02 vagas, produtor executivo de rádio, TV e mídias digitais - 11 vagas; produtor musical - 01 vaga; programação - 04 vagas; sonoplasta - 01 vaga.
 
Com informações do Coletiva.net

Justiça determina que rádio comunitária não pode ter publicidade oficial

Brasília - Justiça Federal suspendeu Portaria do Ministério das Comunicações

A Justiça suspendeu a publicidade pública nas rádios comunitárias. A decisão é do juiz federal Paulo Ricardo de Souza Cruz, da 2ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, ao determinar ao Ministério das Comunicações, em caráter liminar, a suspensão de dois itens da Portaria nº 197, que alteram normas estabelecidas para o Serviço de Radiodifusão Comunitária no país.
 
Os dispositivos suspensos são o que garantem o patrocínio das rádios comunitárias por meio de recursos públicos, o que é vedado pela Lei n. 9.612/98; e o que atribui canal exclusivo na faixa de frequência utilizada pelas rádios comunitárias, contrariando a Lei nº 9.612/98 e sua regulamentação, que preveem apenas a definição de canal único, mas sem exclusividade.
 
A ação que resultou na liminar foi proposta pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) em 21 de janeiro deste ano, depois de sucessivas reações da entidade e das associações estaduais junto ao Ministério das Comunicações, conforme noticiado pelo Tudo Rádio (veja aqui). “Essa é mais uma vitória do nosso setor em defesa da legalidade na radiodifusão brasileira”, afirmou o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, em nota divulgada com as emissoras de rádio.
 
Na ação, a Abert sustenta que há três inovações na Portaria nº 197 em conflito com a legislação, causando prejuízos aos seus associados e à coletividade. O primeiro diz respeito ao item 3.1.1, que permite o patrocínio de serviços por meio de recursos públicos, o que contraria o disposto no artigo 18 da lei 9.612/98, assim expresso: “As prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária poderão admitir patrocínio, sob a forma de apoio cultural, para os programas a serem transmitidos, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida”.
 
“Da leitura da regra, observa-se que o patrocínio das rádios comunitárias deve ficar restrito aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida, o que, a meu ver, evidencia a impossibilidade de utilização de recursos públicos”, ressaltou o juiz Paulo Ricardo de Souza Cruz. Em sua decisão, ele explicou que a despeito de a Portaria 197 ter sido editada em julho de 2013, o risco de dano irreparável ou de difícil reparação em face da demora na prestação jurisdicional se mostra presente, “tendo em vista a possibilidade de, com a não suspensão dos itens, ser aplicado às rádios comunitárias o novo regramento em descompasso com a legislação de regência”.

Ação Craque da Voz da Rádio Globo chega à fase final no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Finalistas narraram a final da Taça das Favelas no último final de semana


A Rádio Globo AM 1220 FM 89.5 do Rio de Janeiro revelou os finalistas do Craque da Voz, concurso que a emissora realizou para eleger o melhor narrador esportivo das comunidades da capital fluminense. Eusébio dos Santos, da favela Cidade de Deus e Emanoel Messias, de Vilar dos Teles serão avaliados pelos ouvintes pela Internet, em um hotsite criado pela emissora
 
O concurso Craque Voz foi realizado simultaneamente com a Taça das Favelas, evento de futebol que começou no dia 11 de janeiro. Profissionais esportivos da rádio e da TV Globo participaram como jurados do concurso, como os narradores da Rádio Globo Rio Luiz Penido, Edson Mauro e Hugo Lago, mais o convidado Alex Escobar, da TV Globo.
 
A Taça das Favelas contou com times de futebol de 80 comunidades do Rio. A ideia foi aproveitar a competição para revelar e escolher os melhores locutores esportivos das favelas da cidade. A competição teve como campeão do masculino o time de Vila Kennedy e no feminino o da Cidade de Deus.
 
A eleição do "Craque da Voz" das comunidades do Rio será feita pelo voto popular via internet, no endereçohttp://radioglobo.globoradio.globo.com/radio-globo-na-taca-das-favelas/RADIO-GLOBO-NA-TACA-DAS-FAVELAS.htm. O mais votado irá paticipar da transmissão de um jogo na cabine da Rádio Globo direto do Maracanã em 2014..
 
Morre no Rio o radialista Loureiro Neto, da Rádio Globo
 
A Rádio Globo do Rio, assim como os profissionais que atuam no rádio estão em luto. Morreu na manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro, o radialista Loureiro Neto, de 61 anos, por problemas cardíacos. Locutor, repórter esportivo e apresentador de sucesso da Rádio Globo na década de 70 e 80, fez parte de uma geração talentosa do rádio brasileiro ao lado do ex-presidente do Flamengo, Kléber Leite, na equipa comandada por Waldyr Amaral e que tinha o também locutor Jorge Curi, o comentarista João Saldanha e o ex-árbitro Mário Vianna.
 
Português de nascimento e carioca de coração, Loureiro Neto era um apaixonado pelo Vasco da Gama e pela escola de samba Mangueira. Na Rádio Globo ele comandou os programas "Enquanto a Bola Não Rola", "Papo de Botequim", "Manhã da Globo" e mais recentemente o "Botequim da Globo". Nos últimos tempos, Loureiro também era comentarista do Globo Esportivo. Ainda não há informações sobre local e horário do enterro. 


Lidersom FM encerra suas operações a partir do próximo sábado

Orlândia – Rede Salvação assume o canal da tradicional emissora do interior de São Paulo


Uma notícia importante para o rádio do interior de São Paulo. A Lidersom FM 89.5 de Orlândia, tradicional emissora voltada à música sertaneja e operada pelo grupo Emissoras Regionais, encerrará as suas atividades a partir do próximo sábado (1 de março). Segundo informações locais apuradas pelo Tudo Rádio a FM passará ao controle da Rede Salvação, projeto de rádio evangélica que já conta com outras três estações no interior de São Paulo. A Lidersom FM é conhecida por sua extensa abrangência nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, sendo operada pelo mesmo grupo que detém a Difusora FM 91.3.

Sintonizada com facilidade em cidades como Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho, Jaboticabal, entre outras localidades paulistas, a Lidersom FM de Orlândia é uma das rádios mais tradicionais essa área do interior do estado, além de ser reconhecida por sua estrutura técnica (algo que é comum entre as FMs do grupo Emissoras Regionais). A notícia de encerramento das atividades da Lidersom pega o mercado local de surpresa, rádio que passará a irradiar a programação evangélica da Rede Salvação. Essa nova emissora já ocupa os canais 88.5 FM de Cajuru (cobre Ribeirão Preto), 105.7 FM de Tambaú (próxima à Mococa e Casa Branca) e a 89.3 FM de Taquaritinga (estação da antiga Mensagem FM, outra rádio que era tradicional e que possuí sintonia em Araraquara).

Com o encerramento das atividades da Lidersom o grupo Emissoras Regionais fica desfalcado de mais uma FM nos últimos dois anos. No início de 2013 o grupo deixou de contar com a 90.5 FM de Ribeirão Preto, rádio que passou à operação da EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), responsável por trazer a CBN ao canal. Com as Emissoras Regionais seguem as FMs Difusora FM 91.3 de Ribeirão Preto, Supersom FM 97.1 de Uberaba (Minas Gerais) e 97.1 FM de Cravinhos (rádio em implantação e que aguarda aumento de potência). O grupo também segue com emissoras em AM, além da manutenção da Lidersom AM 1550 de São Joaquim da Barra.

Já o número de emissoras com programação religiosa tem aumentado de forma considerável na região de Ribeirão Preto. Além das estações da Rede Salvação o mercado é atingido pela A Voz da Libertação / Deus é Amor FM 104.3 (no ar desde o início de 2013, quando substituiu a Nativa FM no canal), A Voz da Libertação / Deus é Amor FM 99.1 de Monte Alto (que também substituiu uma rádio tradicional de extensa abrangência), Rede Fé FM 94.9 de Altinópolis, Rede Pai Eterno (rede com duas emissoras em FM na região), além das emissoras da Rede Aleluia (103.5 FM em Ribeirão Preto, 98.3 FM em Franca e 96.9 FM em São Carlos).

  Fonte : tudo radio
Morre no RJ o radialista Loureiro Neto da Rádio Globo



Morreu no Rio de Janeiro, aos 61 anos, o radialista Loureiro Neto (foto). Depois de uma dura batalha, desde o dia 16 de janeiro, contra uma doença cardíaca, ele não resistiu e teve morte cerebral decretada no início da manhã desta quarta-feira (26) no Hospital Pró-Cardíaco em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Loureiro Neto nasceu em Portugal, mas adotou e foi adotado por Copacabana. Conhecia os bares, os garçons, os jornaleiros, os porteiros e peladeiros. Loureiro era da praia e do futebol. Vascaíno apaixonado, foi referência e criou escola de como fazer uma cobertura esportiva. Ele era da praia, da bola e do samba. Mangueirense, foi presidente de ala na Verde e Rosa e um defensor das tradições e do bom carnaval. Loureiro foi o mais carioca dos portugueses. 

Na Rádio Globo do Rio de Janeiro apresentou o "Enquanto a bola não rola", "Papo de Botequim", e em 2002, passou a apresentar o "Manhã da Globo", substituindo Haroldo de Andrade no horário matinal. Em 2011 passou a apresentar o "Botequim da Globo". 

Manoel Fernandes Loureiro, o famoso Loureiro Neto, deixa um vazio no coração de todos os seus colegas, amigos e ouvintes. Mais uma voz que nos deixa, mas que guardaremos para sempre na lembrança.

FONTE: Rádio Globo
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani


Conheça  nossos trabalho de áudio e nosso arquivo de trabalho profissional 
link : http://youtu.be/EaXMhl7Pnbw
         http://youtu.be/uPxSR0D3Qkc

Nenhum comentário:

Postar um comentário