quinta-feira, 16 de outubro de 2014

WEB NEWS GENTE DO RADIO QUE FAZ RADIO



Radialista Mauro Moraes morre aos 79 anos em Presidente Prudente

Presidente Prudente - Comunicador se notabilizou por apresentar programas matinais que enfatizavam e divulgavam a música sertaneja

Morreu nesta quarta-feira (15), em Presidente Prudente, o radialista Mauro Moraes, aos 79 anos de idade. Uma das vozes mais marcantes do rádio no Oeste Paulista, Mauro Marturelli nasceu em Boituva (SP), em 1935, e morava em Presidente Prudente havia 38 anos. Com 65 anos de carreira, ele se notabilizou por apresentar programas matinais que enfatizavam e divulgavam a temática da música sertaneja. O velório teve início às 20h desta quarta-feira (15) na Casa de Velório Athia. Já o sepultamento está marcado para esta quinta-feira (16), às 13h30, no Cemitério Municipal Campal, também em Presidente Prudente.
 
Segundo sua filha, Laura Marturelli, o rádio era tudo para ele. “Sempre trabalhou em programas do gênero sertanejo. A vida dele era isso. Ele vivia para o rádio. Era a paixão da vida dele”, disse ao iFronteira. De acordo com Laura, Mauro Moraes não trabalhava mais no rádio desde 2010, por conta dos efeitos do Mal de Alzheimer que o vitimou. “Ele estava acamado havia três meses e já não conversava mais com ninguém”, contou.
 
A causa da morte de Mauro Moraes ainda é desconhecida e o corpo só deve ser liberado às 20h desta quarta-feira (15), horário previsto para o início do velório. “Foi uma morte tranquila, segundo a minha mãe [Fátima]. Ela e a enfermeira do meu pai estavam com ele no momento do último suspiro. Minha mãe está bastante triste com a situação, mas conformada, pois a gente fez tudo o que podia ser feito, com muito amor e carinho”, frisou Laura.
 
“Ele veio de Ourinhos para a rádio Difusora AM, na década de 1970, e depois foi para a 101 FM 101.1 de Presidente Prudente. Ele tinha uma voz marcante e diferenciada”, lembrou ao iFronteira o também radialista Lucas Macedo, companheiro de Mauro Moraes durante mais de 20 anos, na 101 FM.
 
Com informações do iFronteira

Luto: Locutor da Dumont FM morreu em acidente em Sorocaba

Jundiaí – Alê Assaf, 31 anos, estava de moto quando colidiu contra veículo

O locutor Alê Assaf, 31 anos, morreu na noite desta quarta-feira, 15, após sofrer um acidente com a moto que estava voltando para casa, em Sorocaba. O profissional era o titular do horário vespertino da Dumont FM 104.3 de Jundiaí. O sepultamento está marcado para esta sexta-feira, em Sorocaba.
 
Segundo informações publicadas nas redes sociais, Alê Assaf estava há quatro anos na emissora jovem, comandando o horário da tarde. As informações dão conta que o locutor estava voltando para casa, quando um carro, que seguia no sentido contrário, invadiu a contramão e atingiu a moto.
 
O velório do locutor está previsto para ter início às 16 horas na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Iguatemi, que fica na Rua Campinas, 277, em Sorocaba. O sepultamento está marcado para as 10 horas desta sexta-feira, no Cemitério da Saudade, em Sorocaba.


Livro tem como tema a produção de conteúdo para o rádio

São Paulo - Luiz Ferraretto apresenta a linguagem do radiojornalismo detalhadamente


No livro ‘Rádio – Teoria e prática’, lançamento da Summus Editorial, o professor e jornalista Luiz Artur Ferraretto apresenta os principais padrões para a produção de conteúdo em um meio que se adapta às novas tecnologias. Passa por uma detalhada explanação a respeito da linguagem do meio e ao planejamento da programação, destaca dicas de redação, gráficos e ilustrações que tornam a obra especial para jornalistas, radialistas, publicitários, profissionais de áreas afins e estudantes desses campos. 
 
O rádio é o meio de comunicação mais popular do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está presente em 88% dos domicílios brasileiros. Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, 267 milhões de aparelhos celulares constituem um receptor em potencial e 36% dos internautas brasileiros ouvem rádio em tempo real enquanto estão conectados, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
 
O autor apresenta em linguagem clara e didática as principais informações para que o profissional enfrente o cotidiano de uma emissora de rádio. “Neste século 21 de tantas tecnologias e, por vezes, de poucas humanidades, o rádio constitui-se por natureza, e cada vez mais, em um instrumento de diálogo, atento às demandas do público e cioso por dizer o que as pessoas necessitam e desejam ouvir em seu dia a dia. Tudo de forma muito simples, clara, direta e objetiva”, diz o professor. 
 
“É uma obra para acompanhar estudantes e profissionais em seu dia a dia, aliás, como o próprio rádio faz em relação aos ouvintes”, diz o autor. Ferraretto parte do pressuposto de que o rádio segue tendo importância e vigor nessa nova era. Adaptado aos tempos modernos, o meio ocupa um espaço valioso no cotidiano e no imaginário de milhões de ouvintes, que têm nele um insubstituível companheiro. “A era do rádio continua sendo a de cada minuto em que ocorre a transmissão”, complementa.
 
Com informações do Coletiva.net

Mix FM vai sortear mil litros de água em São Paulo

São Paulo – Sorteio será realizado no dia 8 durante a programação da rádio

 
A Mix FM 106.3 de São Paulo lançou uma promoção que chamou a atenção da mídia e dos ouvintes da emissora. A rádio está anunciando que vai sortear mil litros de água para quem produzir um vídeo fazendo uma “dança da chuva”. Os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo e cidades do interior estão vazios, o que está causando racionamento de água nessas regiões.
 
O número de casos de falta de água em São Paulo é crescente. Trata-se de uma crise que envolve questões como a ausência de chuvas e níveis baixos dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste. Diante desse cenário sem perspectivas de melhora a curto prazo, a rádio Mix da capital paulista resolveu fazer a promoção, sorteando mil litros de água.
 
Na chamada da promoção que está sendo veiculada na programação, a rádio destaca que a premiação tem mais valor que smartphones e videogames de última geração. “São 1.000 litros de água para você fazer o que quiser. Pode tomar banho, escovar os dentes, beber, fazer suco.”, diz o anúncio da promoção. 
 
Para concorrer ao “prêmio”, o ouvinte da rádio deve produzir um vídeo em que apareça fazendo uma “dança da chuva”, e disponibilizar o material em qualquer rede social usando a hashtag da promoção.  De acordo com o site da rádio, o vencedor será anunciado dia 8 de novembro, a partir do meio-dia, dentro de um de seus programas diários.
 
O ouvinte sorteado é quem vai determinar como o prêmio será entregue. De acordo com a rádio, o sorteado poderá escolher encher uma piscina, pegar em galões ou a forma que for mais confortável. Além de São Paulo, a Mix FM 101.1 de Campinas também está com a promoção, já que a cidade também enfrenta problemas com a falta de água para a população.
 
Com informações do Catraca Livre

terça-feira, 14 de outubro de 2014

WEB NEWS FATOS DO RADIO TODO DIA TODA HORA

Seminário vai discutir rádio interferências em São Paulo

São Paulo - Evento reunirá representantes da sociedade, governo federal e laboratórios


No próximo dia 17 de outubro de 2014 às 14h ocorrerá no Guararema Hotel Park Resort, na cidade de Guararema, Grande São Paulo, o “Seminário de Defesa Espectral: Rádio Interferências e Compatibilidade Eletromagnética”. O evento é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos permitiu o acesso da população a um conjunto considerável de equipamentos eletroeletrônicos de grande utilidade social. No entanto, os serviços de telecomunicações no Brasil experimentaram no mesmo período um aumento espantoso de rádio interferências, prejudicando muitos serviços também de relevância pública.
 
Entre os produtos interferentes estão alguns modelos de fontes chaveadas, recarregadores, reatores e circuitos de iluminação residencial ou pública, elevadores, controladores semafóricos, cercas elétricas, TVs de plasma, fugas de sinal de TV por cabo, redes PLC/BPL, etc. Os serviços afetados envolvem comunicações críticas de emergência, radiodifusão analógica e digital, comunicações militares, aviação civil, etc.
 
Segundo especialistas isso ocorreu devido falta de exigência de qualidade na produção dos eletroeletrônicos no Brasil, assim como na falta de fiscalização no comércio, que disponibiliza produtos importados sem certificações que garantam que eles não emitam interferências.
 
O seminário, que contará com representantes da sociedade civil, ANATEL, Inmetro, ABNT e laboratórios, discutirá quais os caminhos que o Brasil seguirá com vistas a estimular a melhoria de qualidade dos produtos eletroeletrônicos chamados de “emissores não intencionais”.
 
Em sociedades avançadas tecnologicamente este controle é conhecido como “compatibilidade eletromagnética”, derivado de um conjunto de regras técnicas consolidadas internacionalmente que reduzem as emissões indesejadas, estabelecem métodos de medições pelos laboratórios e visam a convivência mais harmônica entre equipamentos, produtos e redes. Entidades normalizadoras fazem a nacionalização dessas regras e as aplicam em processos de certificação, enquanto as agências reguladoras protegem adicionalmente os serviços de telecomunicações.
 
O seminário é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
É indicada a prévia inscrição pois as vagas são limitadas e não haverá credenciamento no local. Maiores informações em http://www.labre-sp.org.br ou http://cnr.labre-sp.org.br

Comissão Mista aprova MP que desonera folha de pagamento da radiodifusão

Brasília - O texto foi aprovado por unanimidade depois de um acordo para incluir diversas emendas


A comissão especial mista criada para analisar a Medida Provisória 651/2014 aprovou, na quinta-feira, 9, o relatório do deputado Newton Lima (PT-SP). A MP, entre outras medidas de incentivo ao setor produtivo, torna permanente a desoneração da folha de pagamento de mais de 50 setores da economia, como, por exemplo, o da radiodifusão.
 
O texto foi aprovado por unanimidade depois que o relator e os membros da comissão firmaram um acordo para incluir diversas emendas. A medida permite que a empresa substitua a contribuição de 20% ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por uma alíquota de 1% ou 2% do faturamento, dependendo do setor.
 
O relatório aprovado na Comissão deverá ser votado no plenário da Câmara dos Deputados na terça-feira, dia 14. Se aprovada, a MP será encaminhada ao Senado Federal e terá que ser votada até o dia 6 de novembro, data em que a MP perde a validade. Caso o texto seja alterado pelo Senado, deverá voltar para a Câmara dos Deputados para nova votação.
 
A MP prevê também a reabertura do prazo para adesão ao Programa Fiscal (Refis), tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Pelo texto, a adesão poderá ser feita até 15 dias depois que o projeto de lei proveniente da medida provisória for sancionado pela presidência da República. 
 
A Medida Provisória foi publicada pelo governo no dia 10 de julho de 2014. Para virar Lei, deve ser aprovada na Comissão Mista e nos plenários da Câmara e do Senado até o dia 6 de novembro. Caso não seja aprovada, os benefícios previstos na medida expiram no final de dezembro.
 
Com informações da assessoria de comunicação da Abert
 

Governo argentino deve cassar licenças de rádio e TV do grupo Clarín em novembro

São Paulo – Grupo já anunciou que vai recorrer à Justiça


A Autoridade Federal de Serviços Audiovisuais (AFCSA), controlada por uma maioria kirchnerista, pretende avançar em novembro com o processo de adequação compulsória do grupo Clarín à Lei de Meios. Segundo o diretor da AFCSA, Martin Sabatella, o órgão ainda não informou quais licenças em poder do grupo serão leiloadas e transferidas a outros empresários.
 
No entanto, fontes do Clarín disseram que o processo pode envolver a emissora de rádio Mitre e o canal 13 de TV aberta. O grupo já anunciou que vai recorrer à Justiça, por considerar que a atuação da AFCSA é “arbitrária” e “discriminatória”.
 
Em comunicado, o Clarín negou as acusações de Sabatella e acusou o governo da presidente Cristina Kirchner de comandar “um novo avanço ilegal para se apropriar dos meios de comunicação”. A decisão de submeter o grupo a um processo compulsório de adequação à Lei de Meios foi aprovada por cinco membros kirchneristas da diretoria do AFCSA, de um total de sete diretores. 
 
Os dois membros de partidos opositores acusaram Sabatella de não ter dado tempo à diretoria para analisar o caso. O temor de jornalistas e empresários do setor é que os novos donos das licenças do Clarín sejam alinhados ao kirchnerismo, o que aumentaria a concentração de meios de comunicação prógoverno.
 
Com informações da Abert
 

Rádios devem estar atentas ao início do horário de verão durante propaganda eleitoral

Recife – Programas devem seguir horário de Brasília, independente se o estado aderiu ao novo horário


A propaganda eleitoral gratuita para os candidatos a presidente da República que disputarão o segundo turno das eleições de 2014 já recomeçou. Com o início do horário de verão, no dia 19 de outubro, o horário de veiculação do guia é o de Brasília. Ou seja, em estados como o Pernambuco (que não tem horário de verão), os programa terão início uma hora antes, ou seja, o das 7 horas começa às 6h e o das 12 horas começa às 11h nestes estados. 
 
O artigo 37 da Resolução TSE 23.404/2014 determina que a propaganda gratuita será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, iniciando-se às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão, horário de Brasília-DF. O tempo da propaganda será dividido igualmente entre os dois candidatos que disputam o segundo turno para presidente (dez minutos para cada um). 
 
Como os programas eleitorais seguem o horário de Brasília, com o início do horário de verão, no dia 19, em Pernambuco os programas devem ser veiculados seguindo o mesmo horário, ou seja, uma hora antes. Por exemplo, o guia veiculado pela manhã, às 7h (horário de Brasília), deve ir ao ar em Pernambuco às 6h, do horário local.
 
A propaganda gratuita no rádio e na TV vai até o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno. Como em Pernambuco não houve segundo turno, o guia eleitoral terá apenas 20 minutos.
 
Com informações da Asserpe
 

José Luiz Datena estreia coluna na BandNews FM em São Paulo

São Paulo – “Me Ajuda Aí, Ô” estreia nesta segunda-feira para a capital paulista


A BandNews FM 96.9 de São Paulo estreia na segunda-feira, dia 13, a coluna “Me Ajuda Aí, Ô” com participação de José Luiz Datena. O nome do quadro é inspirado no bordão do apresentador do “Brasil Urgente”. Em companhia dos âncoras do “BandNews São Paulo”, Eduardo Barão e Sheila Magalhães, Datena vai comentar, ao vivo, assuntos importantes do dia que envolvam como mobilidade, transporte público, segurança pública, política, entre outros. A coluna “Meu Ajuda Aí, Ô” vai ao ar de segunda a sexta-feira às 10h30.
 
Datena já tem passagens por outras rádios do Grupo Bandeirantes. O jornalista (que apresenta o programa Brasil Urgente na TV Band), já comandou o programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 por duas oportunidades. A última foi quando retornou de uma rápida passagem pela Rede Record, em 2011.
 
Em maio de 2012, Datena deixou o programa, após um episódio de abandonar o programa durante a apresentação e, dias depois, alegou que havia sofrido um ataque nervoso. Em abril de 2013 ele deixou o programa da rádio definitivamente após alegar estava sofrendo uma pressão devido a comentários que vinha fazendo no programa.
 
Após isso, ele permaneceu no grupo apresentando apenas o programa televisivo que está no ar até hoje. Em julho deste ano, o apresentador passou a comandar o programa “Nossa Área Com Datena”, que vai ao ar pela Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo e Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro.  O programa é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira das 11h às 12h.

Entidade internacional pede proteção ao espectro da radiodifusão

Brasília - A AIR também se mostrou preocupada com o tratamento regulatório e fiscal assimétrico que vem sendo dado aos conteúdos audiovisuais


A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) aprovou resolução solicitando às autoridades dos países das três Américas a preservação do espectro destinado à radiodifusão e o empenho para atribuir novas faixas necessárias à ampliação e ao desenvolvimento dos serviços de radiodifusão. Para a entidade, é fundamental que os países se manifestem contrariamente às alterações na atual atribuição da faixa de 470 a 698 MHz.
 
Segundo o presidente da AIR, Alexandre Jobim, o poder público dos diversos países tem atribuído inúmeras faixas de frequências aos serviços de telecomunicações, prejudicando o desenvolvimento dos serviços de radiodifusão. “A possibilidade de uma nova destinação de faixa de frequência de UHF (470-694/698 MHz) para os serviços de telecomunicações, conhecida como “segundo dividendo digital”, implica dificuldades para o uso pela radiodifusão”, afirma.
 
Em outra resolução, a AIR se mostrou preocupada com o tratamento regulatório e fiscal assimétrico que vem sendo dado aos conteúdos audiovisuais distribuídos por plataformas, como, por exemplo, internet, televisão aberta e a paga por cabo e satélite. De acordo com a AIR, é preciso corrigir tais assimetrias com a adoção de medidas que garantam o desenvolvimento sustentável da atividade audiovisual nacional.
 
Realizada na Cidade do Panamá, a Assembleia Geral da AIR reuniu representantes de emissoras de rádio e televisão, empresários e profissionais do setor de radiodifusão das Américas, Ásia e Europa.
 
Com informações da Abert / Tele Síntese

Incêndio em mata “limpa” parte do dial FM da Grande São Paulo

São Paulo – Transmissões originadas da “Mata Fria” são interrompidas nessa terça-feira (14)


O tempo seco e quente no Centro-Sul do Brasil continua e essa condição tem favorecido o surgimento de focos de incêndio em matas, com destaque para os últimos acontecimentos desse gênero em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A famosa Serra da Cantareira registrou pontos de incêndio desde a noite da última segunda-feira (13), um dos dias mais quentes já registrados em São Paulo. Essa situação forçou a interrupção das transmissões em FM supostamente clandestinas e que são originadas da “Mata Fria”, fato que acabou “limpando” parte do dial da capital paulista e região metropolitana. Bombeiros trabalham para diminuir os pontos de incêndio.
 
A “Mata Fria” é famosa no jornalismo especializado na área de radiodifusão, com destaque para as matérias veiculadas pelo Tudo Rádio sobre transmissões clandestinas em FM. A região é um ponto da Serra da Cantareira presente no município de Mairiporã (Grande São Paulo), local de considerável altitude (geralmente acima dos 1100 metros). Por causa dessa característica ela acaba sediando várias transmissões em FM que são supostamente clandestinas (não constam nos planos de distribuições de canais publicados pelos sistemas da Anatel – agência que fiscaliza a radiodifusão nacional). Estima-se que boa parte das transmissões clandestinas que geram interferências em FM legalizadas e outros serviços de radiofrequência na Grande São Paulo partem desse ponto de Mairiporã.
 
Com o incêndio registrado na noite de ontem (13) essas transmissões foram desligadas, causando um efeito semelhante de quando a Anatel realiza operações contra a pirataria em FM no local, ou seja, o sinal das FMs legalizadas de São Paulo melhoram consideravelmente, diminuindo as sombras dessas estações em toda capital (com destaque para as zonas Norte e Leste – esta última a mais populosa de São Paulo). A situação também influencia o dial FM das cidades da região metropolitana da capital paulista, com destaque para a Guarulhos (cidade vizinha à Mairiporã e sede do Aeroporto de Cumbica – o principal do país). 
 
Recentemente o tempo seco também ocasionou incêndios que ameaçaram transmissões de rádio em Minas Gerais. Esse caso foi destaque no Tudo Rádio e o fato ameaçou as operações de FMs e TVs legalizadas de Belo Horizonte (clique aqui e saiba mais).
 
Segundo informações do portal G1 e de colaboradores do Tudo Rádio a Serra da Cantareira ainda registra focos de incêndio, porém a situação está em menor proporção daquela registrada na noite de ontem e no início dessa terça-feira.
 
Maurício Capela estreia na 105 FM


O departamento de esportes da 105 FM de São Paulo (105,1 MHz), acertou a contratação do comentarista Maurício Capela (foto), 40 anos de idade. Capela  chega para ocupar a vaga de Bruno Prado que se transferiu para a Jovem Pan. 

Maurício Capela, tem 20 anos de carreira, e começou no meio esportivo na antiga Rádio Gazeta, onde fez parte da última equipe de esportes. Na Gazeta chegou a ser repórter em 1996. Depois, trabalhou na área econômica por 15 anos, passando pelos jornais Gazeta Mercantil, Valor Econômico e revistas Veja e Isto É Dinheiro. No rádio  foi comentarista da Nova Difusora de Osasco, em 2009, e da Tri FM, em 2011.

A estreia do novo comentarista da 105 FM acontece nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, no jogo entre Huachipato do Chile e São Paulo pela Copa Sul-Americana. Maurício Capela também  participará duas vezes por semana do programa de esportes da emissora, o "105 Futebol Clube".

Além da 105, o jornalista segue na Rede TV. Vale lembrar que o outro comentarista da 105 FM é Leonardo Fontes.

FONTE: Cheni no Campo

 

domingo, 12 de outubro de 2014

WEB NEWS FATOS DO RADIO DA SEMANA

Guto Junior cobre férias de Fernando Gasparetto na Super Rádio



O radialista e locutor Fernando Gasparetto, da Super Rádio (AM 1.150 kHz - São Paulo/SP) tirou uma semana de folga.

Seu programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13h às 15h, está sendo comandado pelo jovem comunicador Guto Junior.

Gasparetto volta na segunda-feira, dia 13 de outubro.


Rádio Estadão demite dois apresentadores e um repórter



Grupo Estado promoveu cortes na última segunda (6/10) e terça-feira (7/10). A medida atingiu a Rádio Estadão (AM 700 kHz e FM 92,9 MHz - São Paulo/SP), onde ocorreram três demissões. 

Deixaram o veículo o repórter Lucas Lagatta e os apresentadoresNorberto Notari Junior, do "Estadão Notícias", e Mia Bruscato, que estava à frente dos programas "Direto da Redação" e o "Rota Saudável".

Ao site Portal IMPRENSA, Notari disse que "a empresa alegou cortes" e que respeita a decisão. Em sua página no Facebook, o jornalista agradeceu aos ouvintes pela "lealdade, companhia, elogios e críticas" que recebeu ao longo de sua atuação na rádio.

"Queridos ouvintes e amigos que acompanham meu trabalho. Quero informar que a partir da data de hoje não integro mais a equipe da Rádio Estadão. Foi maravilhoso o tempo que passamos juntos e logo estaremos juntos novamente", escreveu ele.


Procurada, a Rádio Estadão ainda não comentou o assunto.
FONTE: Portal IMPRENSA
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves


Estação do metrô de SP ganha rede Wi-Fi gratuita


A estação Sé, da linha azul do metrô de São Paulo, ganhou conexão Wi-Fi, que garante aos usuários do transporte o acesso gratuito à internet.
wi-fi-metro-divulgacaoSé ganhou conexão Wi-Fi (Imagem: Divulgação)Desde a última semana, a área do mezanino da estação, onde está localizado o hotspot, foi delimitada com placas. O metrô informou que a rede “wifi_metro_sp" suporta até 200 conexões simultâneas. Antes de acessar a web, porém, é necessário cadastrar o e-mail e aceitar os termos de uso do serviço.


Cada usuário poderá permanecer conectado por 20 minutos. Após o período inicial, é preciso esperar mais 15 minutos para entrar na rede novamente. A iniciativa faz parte de um programa que prevê Wi-Fi em todas as estações do metrô de São Paulo, até o fim de 2015. Ainda neste ano, o serviço é esperado em outros cinco pontos de embarque.