sexta-feira, 15 de agosto de 2014

WEB NEWS DE A GOSTO DO RADIO PARA TODOS OS GOSTOS

Grupo Bandeirantes adia primeiro debate entre candidatos aos governos estaduais

São Paulo – Medida se deu devido a morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos

O Tudo Rádio noticiou na segunda-feira a informação de que o Grupo Bandeirantes iria realizar o primeiro debate entre os candidatos aos governos estaduais nesta quinta-feira, 14. As rádios Bandeirantes AM 840 FM 90.9 e a BandNews FM 96.9 de São Paulo também iriam transmitir o evento dos candidatos ao governo paulista, porém, devido a morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), o debate foi adiado para o próximo sábado, dia 23.
O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira em um acidente aéreo em Santos (SP). O jato em que estava o político caiu no bairro do Boqueirão. Não houve sobreviventes. Ao contrário do informado antes pelo PSB, a mulher do candidato, Renata, e o filho Miguel não estavam na aeronave.
Segundo o deputado Alfredo Sirkis, a candidata a vice da chapa do PSB, Marina Silva, foi convidada por Campos a embarcar no jato, mas rejeitou o convite porque tinha uma gravação de programa eleitoral em São Paulo. Campos iria para um evento na cidade de Santos chamado SantosExport. A aeronave (aparelho Cessna, prefixo PRAFA) pertencia à empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. e já havia sido utilizada pelo candidato outra vez.
Com a morte do candidato, o Grupo Bandeirantes alterou sua agenda. O grupo de comunicação anunciou que adiou a realização dos debates nos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins para o dia 23 de agosto. No Rio de Janeiro o debate será no dia 19 de agosto.


Ministério das Comunicações e Anatel aplicam multas em rádios em vários estados

São Paulo – Maior penalidade aplicada foi no valor de R$ R$ 23.029,34

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações divulgaram, nos últimos dias, a aplicação de sanções de advertência e multa a dezenas de emissoras de radiodifusão. Assim, por exemplo, no dia 28, a Gerência Regional na Bahia e Sergipe da Anatel publicou decisões sancionando 21 entidades executantes do serviço de radiodifusão, sendo 6 delas comunitárias.

A Associação dos Moradores do Aracruz - AMA, executante do serviço de radiodifusão comunitária em Barreiras (BA), recebeu multa no valor de R$ 1.980,00 por alterar as características técnicas da estação sem prévia anuência do Ministério das Comunicações. Já a maior penalidade aplicada à executante do serviço de radiodifusão sonora foi no valor de R$ 15.120,00 por violação a diversos dispositivos do RTFM e do RLEC.

Na quarta-feira (dia 30), foi a vez da Gerência Regional em Minas Gerais divulgar diversas penalidades, inclusive 8 multas ao município de Mantena (MG), cada uma delas no valor de R$ 2.175,00. No mesmo dia, o Ministério das Comunicações também divulgou a sanção de 6 emissoras, incluindo executante do serviço de radiodifusão de sons e imagens em Fortaleza (CE), que recebeu multa no valor de R$ 23.029,34 por, supostamente, “transmitir programas que atentem contra o sentimento público, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico”.

Por fim, no último dia 4 (segunda-feira), foi a vez da Gerência Regional da Anatel em São Paulo divulgar a aplicação de 46 penalidades de multa, sendo a mais elevada no valor de R$ 14.400,00 à Rádio Clube de Itapetininga Ltda.

Com informações do Boletim Informativo Moura & Ribeiro


Alex Muller de volta a Rádio Bandeirantes


O ex-repórter e atual narrador da BandNews FM (96,9 MHz - São Paulo/SP), Alex Muller(foto), está de volta as jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP), como apresentador.

Alex Muller narrou pela Bandeirantes algumas partidas da Copa do Mundo, através da Cadeia Verde e Amarela (que uniu todos os principais narradores do Grupo Bandeirantes de Rádio).

Muller deixou o Grupo Bandeirantes em 2005, quando foi contratado pela Rádio Record AM como repórter. Em 2007 retornou a Rádio Bandeirantes onde ficou até o dia 30/03/2012, quando iniciou sua carreira de narrador esportivo, pela BandNews FM. 

No sábado, dia 9 de agosto, ao lado de Alessandra Alves (comentarista da equipe de Fórmula 1 da Rádio Bandeirantes), Alex Muller apresentou os programas “Concentração” e o “3º Tempo”.
  
Vale lembrar que, mesmo estando na BandNews FM desde 2012, Alex Muller nunca deixou de apresentar o programa voltado aos caminhoneiros, intitulado “Na Estrada”, ao lado de André Russo, diariamente as 5h15 na Rádio Bandeirantes.


Colaboração: Emilcio Zuliani


Band FM recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de Votorantim

Sorocaba – Rádio foi homenageada devido ao crescimento na região

A Band FM 102.7 de Sorocaba recebeu homenagem da Câmara dos Vereadores de Votorantim por causa dos resultados que a emissora conquistou na última pesquisa de audiência divulgada pelo Instituto Ibope. Além disso, os vereadores também fizeram menção aos programas Casa do Caju e Jornal da Band como destaques na região.

Em requerimento especial, o presidente da Câmara, vereador Heber de Almeida Martins (PDT) parabenizou o diretor da Band FM de Sorocaba, Theodoro Mendes Júnior, além de toda a equipe de profissionais e funcionários colaboradores. Em alguns filtros, a emissora chega a liderança do ranking, que tem como líder geral a Vanguarda FM 94.9 de Sorocaba.

O parlamentar ressaltou que com esse resultado comprovado por meio da pesquisa Ibope, a Band FM confirma a possibilidade de unir uma programação de uma rede nacional, sem deixar de lado a cultura local da região que ela atinge, com informação e prestação de serviços para a população regional.

Além disso, a homenagem também foi pelos investimentos que a Band FM fez no ultimo ano, passando a ter o mais moderno parque de transmissão da região com torre, transmissores novos, passando a ser uma das rádios de maior cobertura da região, além dos investimentos na sede e na equipe artística. No final do mês passado, a emissora realizou um coquetel para apresentação dos números da pesquisa, reunindo clientes, agencias e autoridades de Sorocaba e Votorantim.


Fiori Gigliotti ganha homenagem do governo do Estado de SP


O governador do Estado de São Paulo,Geraldo Alckmin (PSDB) assinou decreto homenageando o eterno locutor esportivo Fiori Gigliotti.

Decreto nº 60.722 de 11 de agosto de 2014 dá denominação de "Parque SABESP - Mooca Radialista Fiori Gigliotti" ao espaço localizado entre a Av. Paes de Barros e a Rua Sebastião Preto, na zona leste de São Paulo.

FONTE: Milton Neves
Colaboração: Emilcio Zulian

Ministro das Comunicações vai anunciar primeiras migrações na abertura da SET Expo 2014

São Paulo - Secretária do Ministério das Comunicações também apresentará detalhes do processo de adaptação de outorga

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) vai realizar de 24 a 27 de agosto em São Paulo (SP), o SET EXPO, o maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Diversos temas estão programados para o evento, além de palestras com profissionais renomados da comunicação do Brasil. Um dos destaques será a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que vai anunciar as primeiras migrações das AMs para o FM.

O último dia do evento será dedicado ao Rádio, com palestras e painéis moderados por Marco Túlio (SET e Sistema Globo de Rádio) e do engenheiro Eduardo Cappia (SET/AESP/EMC), entre outros palestrantes convidados. O SET Expo integra o 25º Congresso Anual da SET, a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes e um Fórum de Negócios.

O Congresso Anual da SET reunirá especialistas dos EUA, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet. A diretoria da SET confirmou o painel técnico do Rádio, com palestras na quarta feira, dia 27 de agosto, entre 11h30 e 17h.

A extensa programação da SET Expo envolve as principais tendências e padrões internacionais do setor. Entre eles, o Ultra HD (4K), a distribuição do sinal de TV via IP, Integrated Broadcast & Broadband (IBB), ATSC 3.0, FoBTV, Rádio Digital, a transição do AM para o FM e da TV analógica para a TV digital. Além disso, destacam-se ainda a convivência entre o LTE e a TV Digital, Social TV, Segunda Tela, Interatividade e Transmídia.

A feira e o congresso ocuparão uma área de 17 mil metros quadrados no Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições do Center Norte. Pavilhões estrangeiros, como os da Baviera (Alemanha), do Reino Unido e o da NAB Show, com empresas norte-americanas, farão parte da feira. “A parceria que mantemos com a NAB Show, dos EUA, está nos ajudando a criar conteúdos inéditos e ofertas de oportunidades de expansão de mercado para os expositores e visitantes do SET EXPO”, afirma o diretor de Marketing da SET, Cláudio Younis.

Aesp vai promover fórum de negócios

Dentro da programação, haverá ainda um fórum de negócios que será realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP). Voltado aos principais executivos das empresas de mídia eletrônica (rádio e TV), de novas mídias (Internet, aplicativos, portais, games, sites e mídias sociais) e start-ups da área de comunicação e tecnologia, o fórum visa a discussão sobre como aproveitar as grandes oportunidades que surgem com a convergência tecnológica.

Durante o evento, também acontecerá a cerimônia de entrega do SET Prêmio, que está em sua quinta edição este ano.  A SET tem a expectativa de reunir no evento um público de mais de 10 mil profissionais e executivos do setor.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

WEB NEWS FINAL DA SEMANA NOTICIAS DAS NOTICIAS

Ministro Paulo Bernardo anuncia primeiras autorizações para migração do AM para fim do mês

Brasília – Seguindo o programado, primeiras rádios AMs a irem para o dial FM serão no Rio Grande do Norte

As emissoras AM do Rio Grande do Norte darão o pontapé inicial na migração para o FM. No dia 25 de agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinará e entregará os primeiros termos de adaptação de outorga a radiodifusores do Estado já habilitados, durante solenidade no Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão SET), em São Paulo. A expectativa é que as rádios habilitadas comecem a operar na faixa de FM a partir de outubro deste ano.

Para viabilizar a migração do AM no Rio Grande do Norte, a Anatel publicou na última sexta-feira, 1º, um ato que altera o plano básico de FM. A mudança foi objeto de consulta pública durante o mês de junho. Todos os 24 canais de FM solicitados pelas emissoras AM foram incluídos no plano.

O próximo passo a ser dado pelas emissoras habilitadas será a intimação para o pagamento pela adaptação da outorga. O valor será a diferença entre os preços mínimos de uma concessão de FM e de uma outorga de AM, calculados com base nas classes e nas condições econômicas das rádios, além da localidade onde elas operam.

O Norte será a segunda região a fazer a transição. A Anatel mantém aberta, até 15 de agosto, a consulta pública para incluir novos canais no plano básico de FM nos estados de Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos os 58 canais de FM solicitados pelas emissoras AM da região foram contemplados.

Com informações da assessoria de comunicação da Abert

São Paulo define rádios que irão gerar horário político na campanha eleitoral

São Paulo – Sete rádios paulistanas irão gerar material para a disputa ao governo do estado

A Justiça Eleitoral de São Paulo divulgou a lista de rádios que irão gerar o horário eleitoral gratuito para as campanhas para presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. Sete rádios paulistas irão se revezar para transmitir os programas e as demais rádios terão que retransmitir o sinal. Os programas começam no dia 19 de agosto e seguem até o dia 2 de outubro.

As rádios que foram selecionadas para gerar o conteúdo são a rádio Cultura AM 1200 FM 103.3 que será a geradora do dia 19 até 25 de agosto. A partir do dia seguinte a responsável será a Bandeirantes AM 840 FM 90.9 até o dia 1º de setembro. Em seguinte será a vez da Rádio Record AM 1000 até o dia 8.

O revezamento das rádios continua a partir do dia 9 com a CBN AM 780 FM 90.5 até o dia 15. A Capital AM 1040 segue do dia 16 até o dia 22, seguida da Eldorado FM 107.3 até dia 29 e a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 fecha o revezamento até o dia 2 de outubro.

Também ficou decidido que a Jovem Pan também será responsável pela geração de possíveis pedidos de direito de respostas dos candidatos, concedidos após o término do período de propaganda eleitoral. As demais rádios do estado são obrigadas a retransmitir os programas, devendo buscar o sinal para a transmissão.

Vale ressaltar que, no rádio, a propaganda eleitoral vai ao ar de segunda a domingo em dois horários. Os programas para presidente e deputado federal irão ao ar as terças, quintas e sábado, a partir das 7 horas e ao meio-dia.

Já os programas para governador, deputados estaduais e senador serão exibidos nas segundas, quartas e sextas. Caso haja segundo turno, os programas das campanhas para presidente e governadores serão de segunda à domingo, nos mesmos horários.


Curso à distância da Abert e da Aerp atrai grande número de participantes

Curitiba – Evento contou com mais de duas mil pessoas de 24 estados

O dinamismo, a facilidade por ser online e a experiência dos palestrantes foram fundamentais para o sucesso do Seminário Cenário Comercial e Práticas de Mercado, curso online promovido pelos portais de ensino a distância da Abert e da Aerp, no final de julho. A avaliação é da diretora comercial da Rádio Novo Som FM 89.1 de Barra Bonita/ SP, Márcia Stefanelli, uma das participantes do curso.

De acordo com Márcia Stefanelli, dois funcionários da Rádio Novo Som acompanharam, ao vivo, a transmissão do seminário, enquanto os outros funcionários assistiram o curso pelo link disponibilizado pela Abert. “O seminário foi muito enriquecedor para os funcionários do departamento comercial. Conseguiu, de uma forma global, fazer uma análise de todo o mercado de comunicação ”, comemorou a diretora, que garantiu a participação nos futuros cursos realizados pela Abert.

O Seminário Cenário Comercial e Práticas de Mercado, ministrado pelo presidente da Aerp, Márcio Villela e pela coordenadora das Rádios 98 FM 98.9 e Mundo Livre 93.9 de Curitiba, Nanci Cardoso, foi acompanhado por mais de duas mil pessoas em 24 estados do Brasil. O Paraná liderou o número de participantes, com 36%, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul, com 11% e Santa Catarina, com 8%.

A Abert já programa novos cursos online. O próximo será na segunda-feira, dia 11, às 16h. O seminário “Como a mídia tradicional se relaciona com as novas mídias?” vai debater a convergência de mídia entre rádio e internet, a estratégia de atuação, a audiência e uso das redes sociais. O curso terá duração de duas horas e  será ministrado pelo diretor Executivo da Rádio Banda B AM 550, Michel Micheleto, juntamente com a equipe da emissora.

Com informações da assessoria de comunicação da Abert


radio-estadao-estudio


Noticiário transmitido pela Rádio Estadão durante o horário nobre do meio, o ‘Estadão no Ar - 1ª Edição’ deixará os estúdios da emissora, localizada na zona norte paulistana, nesta sexta-feira, 8. Com isso, o apresentador Haisem Abaki comandará o programa diretamente da estrutura montada no Conjunto Nacional, edifício da Avenida Paulista e um dos cartões postais da cidade.
A ida do âncora - com parte da equipe - para o local faz parte da ação especial produzida pela emissora em referência ao Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, 10. No Conjunto Nacional, os ouvintes poderão gravar mensagens direcionadas a seus pais. As homenagens feitas pelo público serão veiculadas na data festiva, ao longo da jornada esportiva comandada por Weber Lima.
Além de interagir com os ouvintes da rádio, Haisem conduzirá, na edição especial do jornalístico, entrevistas com convidados que aparecerão ao longo das três horas de duração do programa, que vai ao ar das 7h às 10h. Parceira do apresentador no comando do ‘Estadão no Ar’, Tatiana Ferraz seguirá na sede da emissora hard news do Grupo Estado que, na região metropolitana de São Paulo, opera em 92,9 FM e 700 AM.

FONTE comunique-se


Narrador titular da rede CBN vira proprietário da afiliada que será inaugurada na próxima segunda-feira


Ex -narrador do Sportv, Deva está na CBN 
desde 2005

O jornalista Deva Pascovicci, natural de Monte Aprazível-SP, região de São José do Rio Preto, que concorre ao prêmio ao Prêmio Comunique-se 2014 como melhor locutor esportivo é um dos proprietários da nova emissora que vai integrar a partir de segunda-feira dia 11 de  agosto a Rede CBN (Central Brasileira de Notícias), será a 31ª emissora da maior rede de rádio de notícias do Brasil. Deva  que está na CBN desde 2005, terá como sócio  José Franzotti, empresário  que trabalha no do ramo de bebidas. O locutor empresário terá que dividir o seu tempo entre as narrações e a administração da nova emissora que foi arrendada por um período de 5 anos com opção de compra. Em uma rápida conversa com a coluna  o "Pavarotti" apelido dado por colegas da emissora por causa da sua potência vocal, falou da nova fase profissional e da importância de levar o prefixo forte da CBN para uma das regiões mais importantes do estado:
Você que fez a proposta para  a sua emissora fizesse parte da  rede CBN na região? 
"A iniciativa foi motivada pela minha ligação com a cidade e região e a necessidade de uma emissora com o perfil da CBN em FM. Trabalhar e ser o gestor significa mais responsabilidade e comprometimento. Será um grande desafio manter o padrão da CBN num mercado que ficou muito tempo sem uma emissora jornalística".
Como vai funcionar a programação local?
Estamos apostando na formação de novos jornalistas. Nosso âncora, Alexandre Gama, é o editor de política do Diário da Região (jornal tradicional da cidade) e também passa por processo de adaptação no rádio.
Como será a programação?
No lançamento teremos o local, entre 09 e 12 horas, além das entradas locais em horários da rede, está previsto para 2015 o lançamento da programação local também no período da tarde. Estamos avaliando a possibilidade da transmissão dos jogos dos times de futebol da região (América, Rio Preto e Mirassol). 

Lembrando que a frequência da CBN Grandes Lagos FM 107,9 MHz  não pertence ao município de São José do Rio Preto, a concessão pertence a vizinha cidade que de Tanabi. A  torre de transmissão da emissora fica na divisa do município com São José do Rio Preto, além do estúdio em Rio Preto, um estúdio de apoio ficará na cidade de origem.
Toda documentação está   legalizada e devidamente autorizada pelos órgãos competentes. 
Foto: SGR

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

WEB NEWS AS ULTIMAS DO RADIO PARA O RADIO

Ministério Público Federal questiona reparação bilionária à Rádio Marconi em São Paulo

São Paulo - Peritos estabeleceram reparação de R$ 1,64 bilhão à emissora, mas MPF apontou erros no cálculo


O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) evitou danos aos cofres públicos em uma ação que previa o pagamento de indenização de R$ 1,64 bilhão à Rádio Sociedade Marconi Ltda. A emissora da capital paulista movia processo contra a União por alegar ser vítima de perseguição política durante a ditadura militar. Em manifestação como fiscal da lei, o MPF questionou a atuação de dois peritos judiciais um da área contábil e outro da área de engenharia civil, que fizeram os cálculos e definiram o valor da reparação. O responsável pela rádio é o empresário Paulo Masci de Abreu, dpno da Rede Mundial de Comunicação.

Em 1974, em pleno regime militar, o Ministério das Comunicações cassou a permissão da Rádio Marconi para operar em ondas médias (AM). Cinco anos depois, a emissora propôs a ação indenizatória, alegando que o fechamento foi motivado por perseguição política. A Justiça Federal decidiu favoravelmente à empresa e condenou a União ao pagamento de valor que seria apurado na fase de liquidação. A discussão sobre a cifra se arrastava desde 1989, quando a sentença transitou em julgado, ou seja, não havia mais a possibilidade de interposição de recursos contra a decisão.

Em fevereiro deste ano, dois peritos judiciais foram encarregados de atualizar o montante a ser pago. Para isso, eles consideraram o período de lucros cessantes da emissora entre a data em que foi fechada (1974) e o ano de 2003 e incluíram as atividades de radiodifusão em frequência modulada (FM) nessa projeção. Além disso, utilizaram a Rádio Jovem Pan AM 620 de São Paulo como parâmetro de comparação para fixarem a quantia.

No entanto, em maio, após a manifestação do MPF, a Justiça Federal proferiu nova decisão, contrária ao valor de R$ 1,64 bilhão apresentado. O juiz lembrou que a cassação da Marconi ocorreu quando a permissão estava prestes a terminar (a rádio poderia funcionar por apenas mais 36 dias). Portanto, não procede o cálculo de lucros cessantes a partir de 1º de maio de 1974, data em que a permissão da emissora expiraria. Também não há razão, segundo o magistrado, para se considerar, no levantamento, a atuação em FM, sendo que, nessa frequência, a rádio atuava de forma clandestina, já que só tinha autorização para atuar em AM.

Por fim, a Justiça não concordou com a utilização da Rádio Jovem Pan como parâmetro. Quando a Rádio Marconi entrou no ar, a Jovem Pan já tinha mais de 20 anos de funcionamento, uma programação muito mais ampla e retransmissoras em nível nacional, razão pela qual a comparação não seria razoável.

Assim, a sentença definiu o valor da indenização em R$ 351 mil. O montante se refere somente aos equipamentos apreendidos na ocasião do fechamento da rádio, lucros cessantes e reparação por danos morais.

Com informações do Justiça em Foco


Rádio Terceiro Tempo "finalmente" foi homologada


Ministério das Comunicações homologou no mês passado (julho) o funcionamento de uma rádio do apresentador Milton Neves (foto).

Terceiro Tempo FM irá ao ar no Guarujá (SP) assim que o Congresso Nacional autorizar. Milton Neves aguarda ancioso.

FONTE: Lauro Jardim - Radar Online


Após duas sessões sem quórum, flexibilização da Voz do Brasil não é votada

Brasília - Falta de acordo entre partidos também impediu votação da MP

Após a expectativa em duas sessões, a Medida Provisória que autoriza a flexibilização da transmissão da Voz do Brasil não foi votada. O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou a Ordem do Dia desta quarta-feira (6) após votar itens consensuais da pauta: a Medida Provisória 647/14, que aumenta os percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina; e o projeto que cria a gratificação por exercício cumulativo de ofícios para membros do Ministério Público da União e juízes federais (PL 2201/11).

A falta de acordo sobre os demais itens e o baixo quórum levaram os líderes partidários a concordarem apenas com o início da discussão do projeto de decreto legislativo que anula a Política Nacional de Participação Social do governo federal (PDC 1491/14). Segundo o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, qualquer tentativa de votar outros projetos “fatalmente levaria a derrubada da sessão com um simples pedido de verificação de votação”.

Além do PDC 1491, também não houve consenso sobre a Medida Provisória 648/14, que altera o horário de transmissão do programa de rádio A Voz do Brasil. O presidente da Câmara se comprometeu, no entanto, a incluir essas duas últimas propostas como prioritárias assim que a pauta for liberada.

Até o fim da noite desta quarta-feira a agenda do dia não havia sido liberada para consulta. Nesta terça-feira, o Partido Verde (PV) conseguiu adiar a votação para a quarta-feira. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), disse que não quer tornar regra a exceção feita para a Copa do Mundo. Ele afirmou que não vai abrir mão da obstrução. O Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu a aprovação do texto original da MP, que permitia a flexibilização apenas durante a Copa do Mundo e em casos especiais.

Entre os partidos favoráveis à mudança do horário do programa estão PSDB, PMDB, DEM, PSD, PPS e SD. Para o deputado Sandro Alex (PPS-PR), o texto da comissão repara um erro histórico. “A Voz do Brasil foi criada em um período de Congresso fechado. Ao aprovar esse texto, vamos dar a cada região a permissão de divulgar o programa no interesse de sua região”, disse. O deputado Efraim Filho (PB), que é vice-líder do DEM, disse que a proposta vai dar direito de escolha para o ouvinte. “Se não puder ouvir às 19 horas, ele vai ter outro horário para escutar o programa”, afirmou.


Barros de Alencar fez aniversário


A "lenda viva do rádio" Barros de Alencar (foto), está de aniversário nesta terça-feira, dia 5 de agosto. O site BastidoresdoRádio.com presta uma homenagem, desejando muita saúde à esse grande nome.

Afastado do rádio, se recuperando de uma delicada cirurgia na garganta, Barros de Alencar é paraibano da cidade de Uiraúna.

Confira abaixo um trecho de uma entrevista feita pelo radialista Altieris Barbiero, na década de 1980, onde Barros de Alencar conta mais sobre a sua história, início no rádio e seu ídolo na música.

Conselho de Comunicação do Congresso recomenda horário flexível para a Voz do Brasil

Brasília – MP da flexibilização não foi apreciada pelos deputados nesta semana

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) se posicionou na quarta-feira, 6, favoravelmente à flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil e sua conversão em patrimônio cultural imaterial do Brasil. O parecer sobre o PL 595/2003 e o PLS 19/2011 foi apresentado pelos conselheiros Walter Vieira Ceneviva, José Catarino do Nascimento e Ronaldo Lemos.

O Programa Nacional, como foi chamado em sua estreia, está no ar desde o dia 22 de julho de 1935 e foi instituído pelo governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de levar informação à população brasileira. Atualmente, A Voz do Brasil é veiculada obrigatoriamente às 19h por todas as emissoras de rádio do país.

A possibilidade de flexibilizar o horário dividiu opiniões. De um lado, os defensores do horário atual afirmam que o programa é o meio mais democrático de obter informação variada de todas as esferas do governo, especialmente nas regiões do país mais distantes dos grandes centros urbanos. De outro, representantes das emissoras comerciais garantem que o horário diferenciado pode aumentar a audiência da Voz, adaptando-o aos interesses e aos hábitos do ouvinte de cada rádio.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), por exemplo, é favorável à mudança. O diretor-geral da entidade, Luís Roberto Antonik, acredita ser necessário atualizar a forma como a Voz é transmitida, dadas as inovações que o mundo viveu desde que ela foi criada.

Para o vice-diretor do Conselho de Comunicação, Fernando Cesar Mesquita, embora a flexibilização no horário não seja preocupante, é preciso atentar para o risco de alguém sugerir a extinção do programa no futuro. “Eu acompanho A Voz do Brasil, mas reconheço que a transmissão às 19h leva, muitas vezes, à interrupção de debates importantes, que estão acontecendo no Senado”, ressaltou Fernando Cesar.

Com a flexibilização, as emissoras comerciais e comunitárias poderão inserir A Voz do Brasil em sua programação durante o período de 19h às 22h. Permanece obrigatória a transmissão às 19h para as emissoras educativas.

Com informações da Agência Senado/Abert


Antônio Carlos renova com a Rádio Globo RJ até 2016


Como previsto, o apresentador Antônio Carlos (foto) renovou com aRádio Globo Rio de Janeiro (AM 1.220 kHz e FM 89,5 MHz)  o seu contrato com novas bases salariais.

O contrato é válido até 2016. Vale lembrar que atualmente ele representa o maior faturamento da emissora e é líder de audiência.

FONTE: Rádio de Verdade




As homenagens e comemorações ao Dia dos Pais na Rádio Estadão começam nesta sexta-feira (8). Nesse dia, a emissora apresenta a primeira edição do Estadão no Ar diretamente do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Em estúdio montado no local, Haisem Abaki, âncora do programa, recebe convidados ao vivo, das 7h às 10h. Na sede da rádio, no bairro do Limão, Tatiana Ferraz dividirá a apresentação do programa especial. Além de entrevistas e matérias especiais, os ouvintes que passarem pelo Conjunto Nacional poderão, além de conhecer o apresentador e a equipe da rádio, gravar mensagem para seus pais. As homenagens serão veiculadas durante a jornada esportiva do próximo domingo (10), Dia dos Pais.

Sindicato: confira a edição de agosto do jornal "Antena Ligada"


Sindicato dos Radialistas do Estado de SP já está distribuindo nas emissoras de Rádio e Televisão a edição deste mês de agosto do informativo "Antena Ligada".

Campanha Salarial 2014, Regularização do registro profissional, Funções injustas e Correção do FGTS, são alguns dos assuntos abordados.


*Clique na capa ao lado para ver online a edição completa de agosto/2014.

Visite: www.radialistasp.org.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

WEB NEWS NO AR EM AGOSTO PARA DAR GOSTO AO RADIO

Luiz Beccari, dono do Grupo Cidade Verde, morreu nesta madrugada em São Paulo

Cuiabá – Grupo controla diversas rádios no estado, inclusive sete afiliadas da Band FM

O empresário Luiz Beccari, 60 anos, proprietário do Grupo Cidade Verde, morreu na madrugada desta segunda (4). Segundo informações do grupo, o empresário estava em São Paulo, internado no hospital Sírio Libanês. “Ele vinha sendo submetido a um longo tratamento”, comenta Luizinho. Há mais de 10 anos ele lutava contra a leucemia e chegou a fazer tratamento no exterior.

Beccari era proprietário de empresas em Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo. Ele conduzia a TV Cidade Verde e as rádios Band FM 101.1 e a Jovem Pan FM 93.3 de Cuiabá. Em princípio a TV era afiliada ao SBT, mas em 2009 trocou de bandeira e passou a retransmitir o sinal da Band. Ele também era dono de outras 7 afiliadas da Band FM pelo estado.

O comunicador deixa quatro filhas, duas do primeiro casamento e duas do segundo, com esposa médica Michele Beccari. Parte da família já está em São Paulo e outra permanece em Cuiabá. O velório será nesta terça-feira, das 8h às 11h, na capela Jardins, na sala das Orquídeas.

Com informações do RD News


Horário gratuito no rádio e na TV começa dia 19 no rádio e TV

Brasília – Programas irão ao ar até o dia 2 de outubro
A propaganda eleitoral gratuita começa a ser exibida no rádio e na televisão a partir do dia 19 de agosto. Os programas eleitorais irão ao ar por 47 dias, se estendendo até 2 de outubro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, a data para o início da veiculação é 11 de outubro, quinze dias antes, e deve se encerrar dois dias antes, ou seja, 24 de outubro.

O sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda dos partidos ou coligações no horário eleitoral acontece até 12 de agosto, conforme prevê a Lei Eleitoral. As propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal são exibidas às terças e quintas-feiras e aos sábados. Já os candidatos a governador, deputado estadual e senador apresentam as propostas às segundas, quartas e sextas-feiras.

Além dos anúncios rotativos ao longo das programações de rádio e TV, a propaganda eleitoral terá dois blocos de 50 minutos de segunda a sábado, sendo no rádio, das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50, e na TV, das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20. Os TREs também irão definir as rádios que irão gerar o material eleitoral para que as demais possam retransmitir os programas.

Com informações do JM Online


Biquad lançará versão própria da tecnologia RDS na SET Expo 2014

São Paulo - Especialista em Áudio Digital, Biquad Tecnologia promete novidades para o evento

Empresas voltadas à radiodifusão já se preparam para a SET Expo 2014, que será realizada no final do mês, em São Paulo. Considerado o mais importante do setor na América Latina, o evento apresenta o que há de mais avançado e conta com as principais empresas do meio. Entre elas estará a Biquad Tecnologia, que vai apresentar novidades para as emissoras de rádio.

Com 14 anos de know-how em processamento de áudio e broadcasting, a Biquad é líder no desenvolvimento de novas tecnologias no mercado brasileiro. Reconhecida nacional e internacionalmente pela alta performance dos produtos, preços competitivos e atendimento personalizado, a empresa reafirma seu posicionamento estratégico em 2014 sendo a primeira e única empresa do país a desenvolver e produzir um processador de áudio digital com tecnologia 100% nacional.

Para a SET Expo 2014 a Biquad traz o mais novo membro da família de processadores digitais DAP. Batizado de DAP XS (de excess) esse novo equipamento traz consigo todas as características de processamento, recursos e software da versão anterior, DAP4, porém, em uma versão mais atualizada, evoluída e robusta.

Com um novo display touch-screen totalmente colorido, a interação com o software de processamento acontece diretamente na tela, agilizando de forma intuitiva o ajuste das configurações básicas do equipamento. Este novo modelo apresenta ainda uma saída MPX digital sob o protocolo AES, permitindo o interfaceamento direto com excitadores top de linha que possuem entrada MPX digital.

Além disso, a Biquad também apresentará na edição de 2014 da SET Expo a versão de seu equipamento para RDS/RBDS (Radio Data System). Batizado de Acadia, o equipamento leva ao mercado nacional a já conhecida tecnologia difundida na América do Norte e Europa. Com o Acadia será possível a transmissão via rádio de várias informações sobre a emissora em formato texto.

Conteúdos como o nome da rádio, tipo de programação, interprete e nome da música atual, publicidades, bem como diversas outras informações poderão compor a grade de programação da emissora. Essa tecnologia garante uma interação maior com o ouvinte, proporcionando um novo canal de comunicação com o público.

Outra novidade que fará parte do leque de lançamentos Biquad na SET Expo será o tão aguardado suporte para microfone TopArm. Desenvolvido com design diferenciado, possui um sistema elegante e integrado, projetado especificamente para montagem e posicionamento dos microfones em estúdios e emissoras de rádio.

Mais do que um simples acessório, o TopArm é um equipamento de alto padrão que colabora para um uso eficaz e harmonioso do ambiente. Com uma infinidade de opções para posicionamento, as juntas que compõe a estrutura trabalham individualmente, se mantendo silenciosas durante os ajustes. Possui também a sinalização de microfone ligado no próprio braço, através de um led com luz vermelha.

Além do lançamento desses novos produtos exclusivos, a Biquad estará pronta para atender todas as emissoras AM que já deram início ao processo de migração para a Frequência Modulada. Durante o período da feira, a equipe de vendas estará preparada para fornecer todas as informações relevantes ao tema, auxiliando os radiodifusores através de uma assessoria técnica e especializada desde o pré-projeto, planejamento e execução, acabamento e ajustes finais. Um serviço completo que objetiva a construção de um sistema profissional de rádio com áudio cativante.

A SET Expo, maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast da América Latina acontece de 24 a 27 de agosto em São Paulo (SP), no Pavilhão Azul do Expo Center Norte. A Biquad Tecnologia estará na rua A, estande A22.