Na noite do último dia 30 de maio, em seu perfil no Facebook, a advogada Zulaiê Cobra Ribeiro (foto), escreveu um comunicado sobre sua saída da Rádio Globo AM de São Paulo (1.100 kHz) onde apresentava o programa "A Hora é Agora", das 6h às 9h da manhã, ao lado de Rony Magrini.
"Agradeço a Deus por ter proporcionado maravilhosos momentos com os ouvintes da Radio Globo. Sinto-me profundamente realizada, emocionada e agradecida por tanto amor que recebi de pessoas do Brasil todo, durante estes dois anos e meio. Da mesma forma, agradeço todo profissionalismo, dedicação e generosidade de toda equipe, funcionários e direção da Rádio Globo, que possibilitaram esta realização de vida. Meu agradecimento ao meu estimado e competente parceiro Rony Magrini, com quem muito aprendi, como também a parceria com a talentosa Carol Goes. Sentirei saudades, mas volto para a Advocacia, que sempre foi a minha maior vocação. Meu abraço carinhoso a todos!"
Rony Magrini segue no comando da apresentação, mas precisou se ausentar por alguns dias do programa pois acompanhou de perto sua esposa numa cirurgia
Lilian Loy na Super Rádio AM de São Paulo
A radialista, locutora e apresentadora Lilian Loy (foto), dona de uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro, agora pode ser ouvida na Super Rádio (AM 1.150 kHz - São Paulo/SP).
Lilian Loy está no programa Kaká Siqueira, onde tem uma participação especial apresentando um quadro com as canções do Rei Roberto Carlos. Parabéns Lilian e bom retorno ao dial. E parabéns ao comunicador Kaká Siqueira, por contar em seu programa com essa grande profissional.
KAKÁ SIQUEIRA
Kaká Siqueira estreou na segunda-feira, dia 30 de maio, nas manhãs da Super Rádio. Ele está no ar das 5h às 9h, de segunda à sábado. No período da tarde, Kaká Siqueira segue nas ondas da Tropical FM (107,9 MHz - São Paulo/SP), das 13h às 17h.
ft. B.Radio.
Profissional da CBN que fazia cobertura de manifestação é agredido em São Paulo
O repórter Hermínio Bernardo da CBN FM 90.5 FM 780 de São Paulo foi agredido durante a cobertura do protesto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ocupou o prédio da Presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista, na tarde de quarta-feira (1°). A manifestação deu vida a um acampamento e se estendeu até esta quinta-feira.
Além do repórter da CBN, uma jornalista da TV Globo também foi vítima da agressão. Em entrevista à CBN, Bernardo contou que estava junto da jornalista da TV Globo esperando a desocupação e acompanhando a movimentação dos membros do MTST quando um dos manifestantes se aproximou perguntando de onde eles eram. "Falamos que éramos jornalistas e que estávamos cobrindo pela CBN e TV Globo", relata.
O homem teria se afastado, segundo o repórter, mas, em seguida, um grupo de aproximadamente sete pessoas se aproximou e começou a gritar palavras de ordem. "Eles xingavam muito, tanto as empresas quanto nós. Foram muitas ofensas até que um homem visivelmente embriagado tentou me dar um soco", diz.
Bernardo revela que conseguiu desviar da agressão, mas que ainda assim o golpe atingiu sua orelha. "Depois disso, coloquei o braço na frente para me proteger e empurrei o homem". A atitude do jornalista fez com que o grupo de manifestante corresse atrás dele. "Saímos correndo e entramos em um hotel, que tinha alguns seguranças. Eles conseguiram nos proteger dos integrantes do MTST".
Após o ocorrido, as equipes esperaram que os manifestantes voltassem ao acampamento e se dirigiram à Rua Haddock Lobo, que fica próxima ao Gabinete da Presidência, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Bernardo conta que no momento da agressão não havia policiais por perto. O profissional vai registrar boletim de ocorrência sobre o caso.
Com informações do Comunique-se
Grupo Comunique-se lança ação de crowdfunding para Exposição de Jornalismo Itinerante.
O Grupo Comunique-se está desenvolvendo o projeto “Caravana do Jornalismo”, ação que tem como objetivo levar destaques da comunicação brasileira para diversos estados do país, inspirando novas gerações de comunicadores. Para financiar a caravana, o grupo lançou ação de crowdfunding para a realização do projeto social.
Quem contribuir terá o valor doado revertido em cupom para realizar cursos de comunicação e marketing no Dominou Cursos, plataforma de ensino a distância. Além disso, as doações serão 100% abatidas do Imposto de Renda do contribuinte. “A Caravana do Jornalismo permitirá o contato de jovens de todas as classes com o melhor da comunicação. Para isso, iniciaremos viagem de quatro meses, passando por dezenas de cidades, com entrada franca, incluindo diversas atividades. Teremos a história do Jornalismo, museu, estúdio de rádio, espaço para selfies, tardes de autógrafos e muito mais”, declara o CEO do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo.
O site oficial da Caravana do Jornalismo foi lançado nesta segunda-feira, 30, com detalhes do que será apresentado durante a exposição, imagens do projeto, patrocinadores e apoiadores, além da atualização do crowdfunding. Para colaborar financeiramente com o projeto basta acessar o site e fazer a doação por meio de cartão de crédito. Além da doação, quem tiver interesse poderá compartilhar a exposição em suas redes sociais usando a hashtag #CaravanaDoJornalismo e/ou comentar o que acha da iniciativa no próprio site.
DIREITOS E DEVERES DO RADIO NO BRASIL
Para AGU, concessão de rádio e TV a parlamentares é constitucional
A Advocacia-Geral da União (AGU) considerou constitucional a concessão de empresas de rádio e TV a deputados e senadores com mandatos. A manifestação foi uma resposta ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a proibição de outorga e renovação de concessões de radiodifusão a pessoas jurídicas que tenham, como sócios ou associados, políticos titulares.
De acordo com a AGU, a participação direta ou indireta de políticos com mandatos eletivos nessas empresas não pode ser relacionada à manipulação da opinião pública, conforme expôs o PSOL. A AGU ainda considerou que a questão não viola a “liberdade de expressão, autonomia da imprensa, da informação, da realização de eleições livres, da democracia, da soberania popular e do pluralismo político da cidadania”.
A AGU considera que “os preceitos constitucionais estão assegurados pelo próprio pelo Código Eleitoral (Lei n° 4.737/65), que regula a propaganda eleitoral e impede a manipulação de informações e o controle da opinião pública por meio de empresas de radiodifusão”. A ação movida pelo PSOL, que tem como relator o ministro Marco Aurélio, defende que os direitos à liberdade de expressão e à informação, assegurados pela Constituição brasileira, estão sendo descumpridos quando o governo permite que parlamentares sejam sócios de concessionárias de rádio e televisão.
O partido ainda destaca o artigo 54, que proíbe deputados e senadores de firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público. Na petição inicial que vai ser julgada pelo STF, o PSOL listou os políticos que estão em exercício do mandato e são donos ou sócios de emissoras de rádio ou televisão. Entre os nomes estão os senadores José Agripino (DEM-RN), Tasso Jeiressati (PSDB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL), e os deputados Aníbal Ferreira Gomes (PMDB-CE), Paulo Roberto Mansur (PMDB-SP) e José Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).
Com informações da ABERT
Portal Exame aponta que Anatel está sem recursos em caixa
O portal Exame.com expôs no final da noite de ontem (2) a situação crítica da Anatel. Segundo a reportagem publicada pelo veículo, a agência conta com apenas R$ 14 (quatorze reais) em caixa, com risco de ter atividades importantes paralisadas. A reportagem ainda aponta que a Anatel está devendo pagamentos das contas de serviços de telecomunicações às próprias empresas que regula, interrupção do funcionamento dos escritórios além do horário comercial e cortes de viagens (inclusive para fiscalização).
A reportagem do portal Exame também destaca que um dos serviços que pode sofrer com uma eventual paralização é o "call center" da agência, onde os usuários realizam as reclamações referentes ao serviços regulamentados pela Anatel. Também há uma preocupação com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento que poderá contar com uma equipe técnica da agência para realizar o monitoramento e fiscalização dos serviços de telecomunicações, especialmente em relação ao uso de frequências, essenciais para os serviços de segurança pública e transmissões de TV.
A situação da agência é preocupante para o setor da radiodifusão nacional, meio que conta com a ação da Anatel para fiscalização e andamento dos processos técnicos que envolvem as emissoras. É comum a presença de uso irregular do espectro FM nos principais centros brasileiros, situação que atrapalha diretamente a operação das emissoras regulamentadas. Com a mudança recente que criou o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), existe a expectativa de que a agência assuma os projetos outorgas de rádio e TV, estimados em 70 mil na pasta.
A reportagem do portal Exame ainda conclui que o ordenamento de despesas e repasses de recursos não está acontecendo para a agência devido a não publicação da estrutura do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Com informações do portal Exame.com
ACERT realiza Seminário Eleitoral em parceria com Assembleia Legislativa e governo estadual
A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV (ACERT) realizou nesta terça-feira (31), o Seminário Eleitoral. O evento foi promovido com o apoio do Governo do Estado do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará. Também esteve presente o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Antonio Abelardo Benevides, que abordou vários aspectos relacionados com o próximo pleito eleitoral.
A solenidade, realizada no Salão de Eventos do Hotel Diogo, em Fortaleza, foi presidida pelo presidente em exercício da Acert, José Rêgo Filho, em virtude da viagem que a titular Carmen Lúcia Dummar Azulai a Brasília. José Rego abriu o evento, agradecendo a presença do desembargador e demais convidados, ressaltando a importância daquele acontecimento destinado ao segmento da radiodifusão no Ceará.
O desembargador Abelardo Benevides destacou o papel da Acert no período que antecede as eleições, orientando suas afiliadas sobre o que pode e o que não pode ser divulgado. Ressaltou que essa parceria TRE/ACERT vem sendo positiva e que no último pleito, graças aos entendimentos entre o órgão eleitoral e a entidade que comanda a radiodifusão no Ceará, nenhum veículo (rádio ou televisão) recebeu punição por não cumprir a legislação.
O juiz auxiliar da presidência do TRE Marcelo Roseno de Oliveira proferiu sua palestra, transformada numa verdadeira aula para os profissionais presentes ao encontro. O advogado Afro Lourenço, assessor jurídico da Acert, falou sobre Questões Ligadas à Liberdade de Expressão no Período Eleitoral.
SET Sul 2016 discute aspectos técnicos, jurídicos e eficiência da migração AM-FM
Ontem (1º) o SET Sul 2016 contou com um painel especial sobre o atual momento do processo de migração AM-FM, apresentado por Eduardo Cappia (diretor da EMC Soluções e líder do comitê técnico da AESP/SET) e Cauê Franzon (gerente técnico de infraestrutura da RBS). Os palestrantes e os congressistas presentes debateram os aspectos técnicos e jurídicos do processo, além de fazer a atualização dos números da migração AM-FM no país. O fim do processo de apresentação de documentação para as migrantes do “primeiro lote” e o início do “lote residual”.
O painel realizado na manhã de ontem teve como tema “Migração: as primeiras emissoras no ar”. Nele, Cappia lembrou que existem 1.781 canais de AM para ser regularizados. “Desse total, 1.388 optaram pela migração. Desses, 345 buscam a faixa estendida em regiões de alta densidade populacional. Em São Paulo, por exemplo, 62% dos canais estão na faixa estendida. No Rio Grande do Sul, 25%. Em todo o país, 55 emissoras migrantes concluíram a fase de habilitação junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (ex-Ministério das Comunicações), e já firmaram contrato de adaptação de outorga com a União”, afirma o engenheiro.
Assim como ocorreu durante a apresentação de Cappia no 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão (realizado em Florianópolis durante o mês de maio), o engenheiro alertou para a necessidade de otimizar a instalação FM das migrantes. Segundo Eduardo é necessário que os radiodifusores saibam qual é a classe de suas emissoras. Uma mesma emissora precisaria de 100kw se instalada no centro de uma cidade, mas, apenas 2kw para funcionar na serra. “É preciso trabalhar na otimização da instalação, com a máxima eficiência energética, com a aplicação de ferramentas digitais de cobertura”, destacou durante o painel.
Já Cauê Franzon (Grupo RBS) destacou a característica de penetração do rádio brasileiro na população nacional, indicando um valor entre 65% a 70% do rádio nas residências brasileiras, além de destacar que o público feminino é maior do que o masculino. “A classe C é a que tem a maior distribuição e penetração no rádio. Os conteúdos precisam ser pensados a partir desses aspectos. No Rio Grande do Sul, existem mais de 900 emissoras AM e FM, sendo 400 delas AM”, afirma Franzon.
“Temos feito um esforço muito grande do ponto de vista da migração, mas, se não tivermos penetração, esse esforço se torna irrelevante. É preciso pensar até que ponto a faixa estendida é interessante para as grandes redes. Esse é um mercado que está voltado às pequenas emissoras. A indústria nacional também parece não ter interesse em desenvolver esse mercado. A indústria precisa buscar soluções de baixo custo”, alertou Cauê.
Cappia também lembrou os presentes sobre a realização do SET EXPO 2016, em São Paulo, que se realizará de 29 de agosto a 1º de setembro de 2016. O evento contará com a cobertura do Tudo Rádio e a migração AM-FM será um dos principais temas discutidos nos painéis da edição 2016. Vale lembrar que assim como em anos anteriores, o SET EXPO contará com o “Dia do Rádio” na programação do congresso, com a realização do 3º Fórum Latino Americano de Negócios e o “Pavilhão do Rádio” na feira.
O SET Sul 2016 foi realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho em Porto Alegre (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário