sábado, 9 de abril de 2016

WEB NEWS NO AR

O fim do FM está cada vez mais próximo
As rádios vão se transformar em digitais, com novos transmissores, o sinal é comprimido, usa formatos como o MP2 e é distribuído em sinal digital
portal comunique-se -
 O rádio de FM, a frequência modulada, vai acabar. Não é um erro de digitação. A Noruega anunciou que vai desativar todas as emissoras de rádio em FM em janeiro de 2017. Até lá as rádios vão se transformar em digitais. Com novos transmissores, o sinal é comprimido, usa formatos como o MP2 e é distribuído em sinal digital. Segundo o governo norueguês a razão é econômica e tecnológica. A emissão em digital acrescenta outros serviços a emissora, hoje não disponíveis, e o rádio acompanha as outras mídias que também se digitalizam. Na Grã Bretanha o fim do FM está marcado para 2022. Hoje a frequência modulada standard vai de 87,5 a 108 megahertz. Ela já foi um avanço em relação as AM, ou amplitude modulada, que é medida em kilohertz e enfrenta sérios problemas técnicos de propagação e por isso é considerada uma tecnologia ultrapassada. Contudo essa migração para o FM está ameaçada com o avanço acelerado da tecnologia. A internet multiplicou o número de emissoras. Elas podem ser ouvidas em qualquer plataforma que o público desejar e a propagação se dá por wi fi ou telefonia celular. Assim, o aparelho de rádio hoje é qualquer gadget que tem acesso a internet. O número de emissoras é infinito, haja vista que, qualquer site pode ter a sua rádio. Da Caramelo, comunitária de Taiaçupeba, a uma grande emissora comercial. A profusão de rádios via web provocou uma fragmentação da audiência das grandes emissoras e, graças a nova tecnologia, a competição é de igual para igual. Começa com o alcance que é global para todas. Sindicatos, igrejas, empresas, ONGs,associações de todo tipo, sites pessoais, todos podem ter a sua emissora. Basta clicar para ouvir. Muitas disponibilizam imagem, e a interatividade vai do e-mail ao what´s app e uma série de novos aplicativos que surgem a cada dia. Assim, nenhum veículo de comunicação pode escapar das mudanças. Uns são conscientes e e se adaptam, outros resistem agarrados ao saudosismo ou a falta de investimentos. Darwin já dizia que os que sobrevivem não são os mais fortes, mas os que se adaptam.

O Brasil tem aproximadamente 1 700 rádios AM. Segundo uma regulamentação do governo todas vão se transformar em FMs. Algumas até já iniciaram o processo de mudanças para novas faixas estendidas , inferiores ao 87,5 onde estão todas as rádios comunitárias regulares. Isto se deve a falta de espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Contudo a maior parte delas não vai instalar um processo de digitalização. Vai ficar com o sinal analógico. Ele foi uma boa ideia que começou na década de 1920 e pelo jeito vai durar cem anos. Mas a válvula também foi uma boa ideia... Com todas as emissoras no FM a competição vai aumentar e pode chegar ao canibalismo. Vale a pena investir em uma tecnologia que já está condenada em alguns países do mundo? Esta é uma reflexão que os radio difusores brasileiros têm que fazer diante da enxurrada de novas possibilidades de propagação do áudio. Eu mesmo só ouço rádio no meu smart phone.
.
Por Paulo Silva com informações do portal comunique-se /Heródoto Barbeiro em 09/04/2016 


SET EXPO recebe certificação oficial do governo americano



Resultado de imagem para SET EXPO

O SET EXPO 2016 acaba de ganhar um grande apoio. O Departamento de Comércio Exterior dos Estados Unidos reconheceu oficialmente o evento como uma excelente oportunidade de negócios através do programa Trade Fair Certification.
 
“Com esta Certificação, o Serviço Comercial do Departamento de Comércio reconhece a sua capacidade profissional de organizar o Pavilhão dos Estados Unidos e endossa o SET EXPO como uma excelente vitrine para os produtos e serviços americanos”, afirmou a agência em carta para a SET.
 
O Trade Fair Certification é um programa de cooperação voltado para empresas e entidades que organizam eventos fora dos EUA. Tem como objetivo fomentar a exportação de produtos e as parcerias comerciais. As feiras certificadas são reconhecidas pela qualidade e seriedade de seu ambiente de negócios e recebem apoio de divulgação dentro dos Estados Unidos.
 
“O reconhecimento do governo americano coloca o SET EXPO entre as melhores e mais importantes feiras do mercado de broadcast e novas mídias do mundo”, avalia Cláudio Younis, diretor de Marketing da SET.
 
O anúncio da certificação foi recebido às vésperas do maior evento da indústria audiovisual e de entretenimento do mundo, o NAB Show 2016, que acontecerá em Las Vegas neste mês de abril, e onde o SET EXPO terá um estande. “Acreditamos que agora temos o caminho aberto para atrair novos expositores, principalmente aqueles interessados em se aproximar do mercado latino-americano”, avalia Olímpio José Franco, presidente da SET.
 
O SET EXPO 2016 acontecerá em São Paulo, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, entre 29 de agosto e 1 de setembro. A expectativa da SET é receber cerca de 16.000 participantes que visitarão 200 estandes, representando mais de 400 marcas, e que movimentarão aproximadamente US$ 40 milhões em vendas.

Marcelo TasTime das Nove da CBN tem novo reforço



Notícia para quem precisa é o quadro que marca a estreia de Marcelo Tas na CBN, no dia 11 de abril. Ele será o titular da segunda-feira do Time das Nove, com uma proposta que mistura informação e diversão: “como aprender e se divertir com as notícias? Este é meu desafio semanal com a participação crítica dos ouvintes da CBN.” Interatividade é o elemento natural de Tas, que tem cerca de dez milhões de seguidores nas redes sociais. E mesmo antes da estreia o quadro já convida ouvintes e internautas a escolher qual será a trilha que vai embalar o boletim, como explica o âncora Mílton Jung: “duas trilhas estarão disponíveis durante a semana toda no site da CBN, a partir desta segunda, dia 4. A mais votada será a adotada pelo Jornal. É o rádio usando o meio digital para ficar ainda mais próximo do seu público.” Marcelo Tas é jornalista, roteirista e apresentador de TV. Seus trabalhos de maior repercussão foram o repórter ficcional Ernesto Varela; a série “Rá-Tim-Bum” (TV Cultura); o projeto de educação à distância “Telecurso” (TV Globo); e o humorístico CQC (TV Bandeirantes). Também é o criador dos games paradidáticos “Beco das Palavras”, para o Museu da Língua Portuguesa; e “Humano”, para o Museu do Amanhã. Atualmente apresenta o “Papo de Segunda”, programa semanal do GNT, canal da Globosat. O restante do Time das Nove é composto de diferentes comentaristas que se revezam no horário durante a semana: a filósofa Viviane Mosé (3ª.) e os jornalistas João Borges (4ª.), Lourival Sant´Anna (5ª.), Artur Xexéo e Carlos Heitor Cony (6ª.). Todos os comentários ficam disponíveis em podcast e no site CBN.

Foto: Gabriel Rinaldi- Editora Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário