Marcelo do Ó, narrador da Rádio Globo e da Rede TV, promove um curso prático de narração esportiva em Osasco. Será entre os dias 30 de abril e 28 de maio, sempre aos sábados.
Interessados podem entrar em contato com o e-mail:narracaopoliesportiva@hotmail.com
Nilson Cesar vai dar palestras no Senac
O locutor esportivo da Rádio Jovem Pan, Nilson Cesar, vai palestrar em 9 cidades em unidades do Senac no Estado de São Paulo.
O primeiro encontro será na unidade de Sorocaba nesta terça-feira, dia 19 de abril (terça-feira), a partir das 19h30.
Nilson Cesar vai falar da profissão de jornalista e radialista.
Roberto Carlos completa 75 anos e a importância do rádio
O cantor e compositor Roberto Carlos completa 75 anos de vida neste dia 19 de abril de 2016. Nascido em 1941 em Cachoeiro de Itapemirim (ES), Roberto Carlos Braga é filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga.
Ministro André Figueiredo assina migração da Rádio Cetama AM no Ceará
Juazeiro do Norte – Solenidade de assinatura será realizada em Juazeiro do Norte na tarde desta terça-feira
O ministro das Comunicações André Figueiredo vai assinar mais uma migração de rádio AM para o dial FM nesta terça-feira (19). A segunda emissora a ter oficializada a migração é a Rádio Cetama AM 930 de Barbalha, no interior do Ceará. A emissora vai ocupar a frequência 107.7 FM e será enquadrada na classe A2 de potência.
A solenidade de assinatura será realizada na sede da TV Verdes Mares Cariri, em Juazeiro do Norte, a partir das 14 horas, segundo a agenda divulgada pelo site do Ministério das Comunicações. Além disso, o ministro também participa de uma reunião onde serão discutidas ações do Projeto de Integração das Ações de Inclusão Digital na Região do Cariri. Iniciativa do MiniCom é desenvolvida em parceria com universidades da região cearense. Durante o encontro, equipes técnicas das instituições de ensino vão apresentar pré-projetos com as ações que deverão ser adotadas
A Rádio Cetama será a segunda emissora a ter a migração oficializada para o dial FM. No dia 18 de março foi a vez da Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte. A emissora pode ser sintonizada em 97.9 FM no interior cearense. O processo também contou com a participação de André Figueiredo, atual ministro das Comunicações. O comandante da pasta foi entrevistado pela equipe da Rádio Progresso, além de participar dos eventos que marcaram o inicio das operações em FM da primeira migrante.
Na ocasião, foi Figueiredo quem “ligou” a Rádio Progresso na faixa FM, como uma “faixa de inauguração”. O ministro declarou que "o público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros", explicou ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri, onde está localizada a cidade de Juazeiro do Norte.
As migrantes do primeiro lote estão recebendo os seus boletos de pagamento da outorga em FM, fato que possibilita o início do processo técnico para os trabalhos das estações na faixa FM. Nesta primeira leva serão contempladas as emissoras que obtiveram espaços no “FM convencional” para operar (espectro que vai de 88.1 FM a 107.9 FM). O processo de canalização foi concluído recentemente, indicando as regiões que contam com espaços no dial FM para abrigar as migrantes. Nos locais onde a faixa FM já está congestionada será aberto o “FM estendido”, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.
Rádio MEC chega aos 93 anos em operação no Brasil
Rio de Janeiro - Emissora foi a primeira a entrar no ar oficialmente no Brasil
A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, emissora que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 93 anos em operação nesta quarta-feira (20). A emissora é considerada a primeira rádio inaugurada oficialmente no Brasil e foi fundada pelo médico, professor e antropólogo Edgar Roquette Pinto, que juntamente com amigos, via na radiodifusão um instrumento para educar e aproximar comunidades isoladas no interior do país.
Segundo informações históricas, Roquette Pinto, juntamente com amigos da Academia de Ciências do Rio de Janeiro fizeram uma rádio chamada Rádio Sociedade PR-AA. A emissora foi inaugurada em 20 de abril de 1923 e os próprios fundadores que atuavam pela rádio.
Em 1936, Roquette Pinto doou a emissora ao Ministério da Educação e Cultura e a rádio seguiu os ideais do fundador executando a programação cultural que seguiu como carro-chefe. A emissora contou também com orquestra sinfônica, de câmara, quintetos, quartetos e trios de variados instrumentos. Em 1983 foi inaugurada a rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro (atualmente em 99.3 FM) quando a rádio passou a ter jornalismo e esportes.
Apesar de ser a primeira rádio oficial do Brasil, a mais antiga a entrar no ar no Brasil foi a rádio Clube AM do Recife. A emissora que atualmente abriga a Rádio Globo AM 720 do Recife, é a mais antiga ainda em operação no país.
A rádio Clube realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Perei. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.
Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, a então Rádio Clube passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.
José Nêumanne Pinto ganha espaço na Rádio Estadão
São Paulo – Jornalista fica no estúdio das 7h às 8h e a partir das 18 horas
A Rádio Estadão FM 92.9 de São Paulo está com novidades em sua grade. A rádio aumentou o espaço destinado ao jornalista José Nêumanne Pinto, que a partir desta segunda-feira (18) passou a ocupar a faixa das 7h às 8h e a partir das 18 horas. O comentarista estreou na Rádio Estadão no dia 7 de março.
De acordo com o comunicado da emissora em seu perfil no Facebook, o colunista José Nêumanne Pinto, fica no estúdio no período da manhã durante o programa Estadão no Ar. A partir das 18h, tem também O Direto ao Assunto na grade da emissora.
Nêumanne Pinto iniciou a carreira no jornalismo em 1968 como crítico de cinema e repórter de polícia no Diário da Borborema, de Campina Grande (PB). Posteriormente, atuou no jornal Folha de S.Paulo. Foi secretário, chefe de redação e repórter especial da sucursal paulista do Jornal do Brasil, editor de Política, de Opinião, editorialista do Estadão e assessor político do senador José Eduardo de Andrade Vieira, ex-ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agricultura.
O profissional também trabalhou como colunista na edição em espanhol do jornal The Miami Herald, onde escrevia artigos semanais sobre o Brasil. Atualmente, ele dirige o quadro diário ‘Direto ao Assunto’, no Jornal da Gazeta. Além disso, é autor de 12 livros sobre os mais diversos temas. Durante muitos anos ele também fez parte da grade do Jornal da Manhã da Jovem Pan AM 620 FM 100.9 de São Paulo.

O jornalista Ricardo Martins, que recentemente deixou o canal Fox Sports, é o novo comentarista da emissora. Martins que além de comentarista e repórter é também coordenador da rádio 105 FM de São Paulo, estreia no próximo sábado durante o "Esporte Fantástico", onde irá comentar a respeito do sorteio das chaves do futebol masculino e feminino que aconteceu nessa manhã. Além dos jogos de futebol durante as Olimpíadas, Ricardo Martins vai participar de outros programas da emissora, o contrato foi assinado oficialmente ontem tem duração até o final dos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que a emissora irá transmitir, Globo e Bandeirantes também são detentoras dos direitos de transmissão em tv aberta no pais.
Foto: Arquivo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário