quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

WEB NEWS O RADIO COM FATOS DIA A DIA

Sindicato dos Radialistas promove assembleia na capital paulista

São Paulo – Reunião vai eleger delegados para Congresso dos Radialistas

Resultado de imagem para Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo

Estado de São Paulo vai promover no dia 14 de março, três assembleias que serão realizadas na sede da entidade, na capital paulista. As reuniões irão tratar sobre a campanha salarial da categorial para 2015/2016, questões orçamentárias, além da eleição de delegados para o congresso dos radialistas, que será realizado em abril.
 
A assembleia de abertura vai tratar da Campanha Salarial 2015/2016. O início está previsto para às 9 horas. A reunião vai decidir quais as reivindicações da categoria para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste período. O sindicato ressalta que é fundamental a participação dos trabalhadores radialistas, para falar de sua realidade e indicar os melhores pontos de pauta para serem levados para negociação.
 
Na sequência, será realizada a Assembleia Orçamentária. A entidade apresentará os gastos realizados em 2014 e fará a previsão de 2015. Além disso, a assembleia discutirá o futuro da colônia de férias da categoria no Litoral Sul do estado, pois, segundo a associação, a entidade vem cobrindo um déficit de gastos com a manutenção do espaço.
 
A última assembleia, prevista para começar por volta das 11h30, vai eleger delegados para a 9ª edição do Congresso dos Radialistas no Estado de São Paulo. O congresso será realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril. As assembleias serão realizadas na sede do sindicato, que fica na Rua Conselheiro Ramalho, 992, Bela Vista, na capital paulista.
 
Os interessados em participar das assembleias devem procurar a regional do Sindicato dos Radialistas. As reuniões são abertas, exceto a último, que será composta apenas por associados. 

Prêmio Sebrae de Jornalismo recebe 1.302 inscritos em sua 7ª edição

São Paulo - Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de todo o Brasil que pautaram os pequenos negócios em 2014 disputam a premiação total de R$ 90 mil
Resultado de imagem para Prêmio Sebrae de Jornalismo


Um total de 1.302 trabalhos disputam a sétima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação registrou aumento de inscritos em várias regiões, com destaque para o Nordeste, nos estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, e para o Centro-oeste, no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.
 
Os profissionais das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste foram os que mais pautaram temas do empreendedorismo, com 461, 363 e 212 trabalhos, respectivamente. Na região Sul, 161 trabalhos estão na disputa e, no Norte, 105. Quase 38% dos trabalhos são de jornais e revistas e participam na categoria de Jornalismo Impresso. As categorias de Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo receberam 292, 290 e 113 inscrições, respectivamente. 
 
A premiação de Imagem Jornalística é disputada por 119 profissionais, entre fotógrafos e cinegrafistas. Já teve início a etapa estadual, que vai definir os melhores trabalhos de cada estado nas cinco categorias. Os vencedores da etapa estadual garantem a chance de concorrer ao prêmio nacional, no valor de R$ 15 mil por categoria.
 
Confira as etapas da premiação:
 
PRIMEIRA FASE: JÚRI ESTADUAL
Finalistas Estaduais
Entre os trabalhos inscritos, serão definidos pelos júris estaduais os vencedores de cada estado nas cinco categorias principais.
 
SEGUNDA FASE: JÚRI REGIONAL
Finalistas Regionais
Os trabalhos vencedores de cada estado serão analisados por categoria e receberão notas considerando a região de inscrição da matéria: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
 
TERCEIRA FASE: JÚRI NACIONAL
Os finalistas serão apreciados por um júri nacional, que vai selecionar os vencedores das cinco categorias principais, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
 
Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo:
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), com curadoria e promoção da revista e portal IMPRENSA, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os pequenos negócios.
 
 

Adoção do “Novo Critério Brasil” modifica cenários na pesquisa radiofônica

São Paulo – Atualização dos critérios pelos Institutos de pesquisa mudam alguns cenários na disputa por audiência no rádio

Ibope

significativas em vários cenários da medição realizada pelo Instituto Ibope. Nessa primeira etapa foi observada uma melhora significativa nos índices das chamadas “qualificadas”, com emissoras dos segmentos adulto-contemporâneo, jovem/pop e jornalismo evoluindo nas medições. O motivo? A adoção do Novo Critério Brasil, sendo uma atualização no modelo de classificação econômica da população brasileira.
 
O “Novo Critério Brasil” ou “Novo Critério de Classificação Econômica Brasil” foi apresentado ao mercado em maio de 2013 e tinha a previsão de adoção por parte do mercado a partir de janeiro de 2014. Porém ainda em 2013 houve o anuncio do adiamento da atualização dessa classificação econômica, que passou a influenciar as pesquisas a partir de janeiro de 2015. No rádio esse “fenômeno” foi percebido na pesquisa divulgada no último dia 9 de fevereiro, já que a medição desse mês é a primeira que contempla o mês de janeiro de 2015 (a pesquisa é trimestral e a atual aponta o panorama da audiência FM nos meses de novembro, dezembro e janeiro). O Novo Critério  busca definir uma segmentação mais apropriada da população em classes econômicas para fins de consumo.
 
Essa metodologia atualizada não tem impedido sequências positivas (ou negativas) anteriores na maioria dos casos. Destaques recentes de evolução como Alpha FM 101.7, Mix FM 106.3, CBN FM 90.5, Nova Brasil FM 89.7, Jovem Pan FM 100.9, 89 A Rádio Rock FM 89.1, BandNews FM 96.9, entre outras, já estavam apresentando evoluções antes mesmo da adoção do novo critério. Porém ocorreram acréscimos consideráveis nas médias de ouvintes por minuto dessas estações na Grande São Paulo, fato que contribuiu diretamente com a ampliação da média de audiência do meio FM. Em outras praças como Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, entre outras, também ocorreram evoluções de rádios dos segmentos adulto-contemporâneo, jovem/pop e jornalísticas. 
 
Porém o novo critério não parece limitar as “populares”, situação comprovada através dos avanços de rádios como FM O Dia FM 100.5 (Rio de Janeiro), Rádio Itatiaia FM 95.7 (Belo Horizonte), BH FM 102.1 (Belo Horizonte), Gazeta FM 88.1 (São Paulo), Rádio Globo FM 98.1 89.5 (Rio de Janeiro), Super Rádio Tupi FM 96.5 (Rio de Janeiro), Rádio Laser FM 93.3 (Campinas), entre outras. E emissoras que já estavam oscilando negativamente também mantiveram essa situação em alguns casos, independente do segmento de atuação.
 
Fato é que as estratégias das emissoras na busca por audiência deverão se adaptar à nova realidade da pesquisa e da população brasileira. O Critério Brasil é uma evolução do indicador criado pela Associação Brasileira de Anunciantes, isso no final da década de 1960. No caso da atualização feita agora em 2015 as principais diferenças para o critério atualizado anteriormente estão na substituição da renda declarada por variáveis indicadoras de renda permanente, a expansão da abrangência geográfica e a inclusão da composição familiar, do porte dos municípios e da região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros. Outro detalhe: o novo critério tem abrangência nacional, enquanto o anterior considerava indicadores de consumo de nove grandes regiões metropolitanas. 
 
Em breve mais detalhes sobre o comportamento da audiência em FM em outras praças brasileiras. Acompanhe através da redação do Tudo Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário