sexta-feira, 11 de julho de 2014

WEB NEWS NO AR DA COPA DO RADIO

Rádios comunitárias poderão ter que veicular propaganda eleitoral

Brasília – Projeto do Senado tramita na Câmara dos Deputados para apreciação

Tramita na Câmara dos Deputados para apreciação dos deputados, o Projeto de Lei 6289/13 de autoria o Senado, que altera a Lei das Eleições (9.504/97) para tornar explícita a aplicação das normas de propaganda eleitoral às rádios comunitárias. Atualmente, a lei não faz menção às rádios comunitárias.
 
O autor, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumenta que, atualmente, é cada vez mais comum a existência de rádios comunitárias em pequenas e médias comunidades. Segundo ele, entretanto, nem sempre os partidos e a Justiça Eleitoral adotam providências para que a propaganda eleitoral seja veiculada por essas rádios.
 
Pelo texto em análise na Câmara, a veiculação obrigatória das propagadas eleitorais se aplicaria às emissoras de rádio, inclusive às rádios comunitárias, às emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e aos canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das câmaras municipais.
 
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.
 
Com informações  da Agência Câmara de Notícias

Prêmio Libero Badaró de jornalismo encerra inscrições no dia 18

São Paulo - Para a categoria rádio serão distribuídos R$ 12 mil em prêmios

A 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo está com inscrições abertas até o próximo dia 18. A premiação estimula o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo 76 mil reais aos melhores trabalhos jornalísticos do país. Podem se inscrever no Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo matérias e reportagens de jornal impresso, rádio, TV e web, além de fotos e ilustrações (cartum, charge, tira ou ilustração) veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014. 
Promovido pela revista e Portal Imprensa, a 11ª edição irá reconhecer as melhores matérias do ano em 10 (dez) categorias, mais duas especiais - Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa. Essa categoria vai reconhecer a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física. 
Profissionais que atuam em emissoras de TV têm a oportunidade de concorrer nas categorias Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica e Cobertura Internacional. Para os que atuam em rádio, é possível se inscrever em Radiojornalismo e Cobertura Internacional. 
As inscrições podem ser feitas até 18 de junho. Para mais informações sobre o prêmio e fazer a inscrição, basta acessar o endereço eletrônico www.premioliberobadaro.com.br/11edicao/inscrevase.asp
O júri será realizando entre os meses de agosto/setembro. O anúncio dos finalistas estará na edição de outubro de 2014 da revista Imprensa e a festa de premiação será realizada em novembro deste ano em local ainda a ser definido.
 

Jovem Pan contrata jornalista Adalberto Piotto



Afastado do rádio há dois anos e meio, o jornalista Adalberto Piotto, que é cineastra também acertou a sua volta ao rádio. A estreia acontece na próxima segunda-feira dia 14 a partir das 7:30 da manhã. Piotto será um dos âncoras do  tradicional Jornal da Manhã da Rede Jovem Pan Sat. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e CBN, o jornalista se dedicou nesse período ao projeto de seu documentário “Orgulho de ser brasileiro”. Piotto falou a coluna que o convite aconteceu na semana passada, tudo foi muito rápido, e que está muito feliz e otimista esse retorno ao dial. "Serei um dos âncoras do Jornal da manhã ao lado do Joseval Pexoto e da Denise Campos de Toledo que também é comentarista de economia. O objetivo é fazer um jornal ainda mais análito e trazer novas contextualizações do noticiário. Ter toda a tradição e credibilidade da Jovem Pan e do Jornal da Manhã com novas abordagens e conversas. Ou seja, um noticiário mais conversado entre os âncoras e entrevistados". finalizou Piotto.
Foto: Divulgação


MiniCom detalha desligamento da TV analógica, que começa em 2016

Brasília – Medida vai beneficiar migração das rádios AMs para o dial estendido do FM


Uma portaria do Ministério das Comunicações estabelece condições e detalha como será feito o desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil. A migração do sistema analógico para o digital começa em 2016 e vai até 2018. O documento, publicado hoje no Diário Oficial da União, traz a relação de municípios e a data do desligamento.
 
O processo de desligamento da TV analógica no país vai começar em abril de 2016, pelo Distrito Federal e municípios da Região do Entorno. No decorrer desse mesmo ano, vai abranger capitais e cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. O cronograma será concluído no fim de 2018. Antes de dar início ao chamado switch off, termo em inglês que significa o desligamento do sistema analógico, será realizado um teste na cidade de Rio Verde, em Goiás, programado para 29 de novembro de 2015.
 
As emissoras de TV deverão informar em sua programação a data de desligamento do sinal analógico e o canal de veiculação de sua programação digital, na forma e nos prazos estabelecidos em ato do Ministério das Comunicações, que será publicado até 30 de novembro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também será responsável por fazer campanha publicitária de esclarecimento à população sobre o desligamento do sinal analógico, inclusive em TV aberta, pelo menos um ano antes do início do processo.
 
A medida vai beneficiar rádios AMs que solicitaram a adaptação de suas outorgas para o dial FM, na chamada migração das AMs. Em cidades em que o dial FM convencional estiver sobrecarregado, a Anatel vai acomodar as AMs em uma faixa estendida, que vai de 76 FM a 88 FM. Essa faixa corresponde aos canais 5 e 6 da TV analógica.
 
Com informações da Abert
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário