quarta-feira, 1 de agosto de 2012

WEB NEW NO AR NOTICIAS


Rádio Globo estuda mudanças em sua programação


Segundo informações, o Sistema Globo de Rádio já estuda algumas possibilidades como parte do projeto de deixar suas emissoras mais "locais". A idéia é que os programas da Rádio Globo (SP, RJ e BH) sejam transmitidos diretamente das cidades de origem, evitando programas em rede.

O nome de um famoso comunicador do Rádio AM, que já passou pela Rádio Globo, está sendo cogitado. A emissora estuda fazer uma proposta para tê-lo de volta.

Segundo deu no blog Cheni no Campo, por Anderson Cheni, o comunicador Antônio Carlos da Globo Rio tem o seu contrato vencendo mês que vem (Agosto) e ainda não houve um acerto para renovação. O programa é transmitido em rede para (SP, RJ e BH).

A partir da quarta-feira, dia 1º de Agosto, Bruno Thys, assume definitivamente a direção geral do Sistema Globo de Rádio no lugar de Rubens Campos que vai morar e estudar nos Estados Unidos. Sua missão é a de dar sequencia ao plano de restruturação da emissora que visa melhorar os índices de audiência, principalmente no Rio de Janeiro.

Vamos aguardar!!! 

Evento discute futuro do rádio AM


Nesta terça-feira (31), a AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo vai realizar o 1º Encontro do Rádio AM. O evento acontece das 10h às 12h no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 - Centro) e terá a participação do Dr. Genildo Lins - Secretário dos Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom.

Esse encontro será fundamental para entender o que vem ocorrendo com o Rádio AM, pois vem perdendo continuamente a participação na audiência e no faturamento publicitário. Uma das soluções seria a digitalização do meio, mas algumas tecnologias ainda não vingaram. Muita gente acreditou no padrão americano chamado de IBOC, mas nem nos EUA o sistema vingou.

Talvez a solução seria ocupar a faixa dos 700 Megahertz, hoje ocupada pela televisão, lembrando que a ANATEL deverá retirar esta faixa, chamada de VHF do meio TV, isto já em 2016. Ou seja com a sobra desta frequencia o rádio AM ficaria "colado" no rádio FM. Excelente solução que inclusive já vingou nos EUA.

Por Antonio Rosa Neto, consultor de Mídia e conselheiro da Daineta

FONTE: adNEWS


Derico estreia programa em emissora FM


Famoso por atuar há mais de 20 anos no sexteto do talk show televisivo do apresentador Jô Soares, o saxofonista Derico Sciotti (foto) passará também a comandar o programa semanal ‘Jazz em Ponto’ na rádio Iguatemi Prime (92,5 MHz - São Paulo/SP). Com uma hora de duração, a atração estreia na próxima sexta-feira (03/08), a partir das 22h, e também contará com reprises todas as terças-feiras, no mesmo horário.

Dedicado ao soft jazz, o programa tocará desde standarts de grandes artistas nacionais e internacionais até os novos nomes do gênero e suas vertentes, como o blues. Segundo Derico, a atração também abrirá a oportunidade para que talentosos músicos façam o lançamento do seu trabalho aos ouvintes.

Quadros como ‘A Famosa Sugestão’, com um artista entrevistado indicando músicas de sua preferência; e ‘A Dica do Derico’, com sugestões de shows, filmes, CDs, livros e exposições de projeção nacional, também farão parte do script do programa.

Com passagens em períodos anteriores pelas rádios Eldorado FM (São Paulo/SP), Lumen FM (Curitiba/PR) e Litoral FM(Santos/SP), ‘Jazz em Ponto’ chega a Iguatemi Prime com a proposta de se diferenciar dos talks shows apresentados atualmente em outras emissoras do dial paulistano. “A ideia é de que mais para frente possamos receber convidados especiais no estúdio para apresentações ao vivo. Realmente, estou muito entusiasmado com o projeto e tenho a expectativa de que todos os amantes do bom jazz e blues nos prestigiem e ouçam o programa”, complementa Derico.


Sobre Derico Sciotti
De formação erudita, Derico obteve repercussão nacional a partir de 1974 quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil. Nesta época, com 14 anos, foi "spala" (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1980, onde se apresentou regido pelo maestro Eleazar de Carvalho. Atualmente, além do contrato com a TV Globo, onde faz participação no sexteto do “Programa do Jô”, o músico é um dos componentes do grupo Oito do Bem.


Sobre a Rádio Iguatemi Prime
Recém-lançada no mercado radiofônico paulistano, a Iguatemi Prime (92,5 FM) surgiu com a proposta de oferecer uma programação musical diferenciada aos paulistanos. Mesclando canções pop e adulto-contemporâneas, a emissora também conta com um departamento jornalístico focado na prestação de serviço aos ouvintes. 


Transmissão esportiva interrompida na Transcontinental FM30/07/2012 - segunda-feira



Deu no blog Cheni no Campo, por Anderson Cheni.

A direção da Rádio Transcontinental de Mogi das Cruzes (104,7 MHz), infelizmente não abraçou a ideia de transmitir jogos de futebol. Segundo informações, neste momento existe um certo receio de mudar a programação que é líder de audiência.



Osmar Santos completa 63 anos de vida



No último sábado, dia 28 de julho, o "Pai da Matéria" Osmar Santos (foto), completou 63 anos de vida. O eterno locutor esportivo - que ao longo de sua carreira passou pelas Rádios Jovem Pan, Record, Excelsior e Globo - nasceu na cidade paulista de Osvaldo Cruz, no dia 28 de julho de 1949.

Muitas festas marcaram a data neste final de semana.
Fica aqui a nossa lembrança e os votos de felicidades e muita saúde.


Tributo à Raul Seixas e Elvis Presley



O radialista e cantor Adriano Barbiero e o cantor Elzyo Silver estarão prestando uma homenagem aos ídolos do rock "Raul Seixas e Elvis Presley".

O show vai acontecer no dia 11 de agosto (sábado), no Restaurante Feijão de Corda Morumbi localizado na Av. Professor Francisco Morato, 2.300, na região do Caxingui. Mais informações e reservas pelo telefone: (0xx11) 3751-9591.

No tributo diversos sucessos dos eternos ídolos serão recordados nas vozes de Adriano Barbiero e Elzyo Silver.
Visite o site: www.feijaodecordarestaurante.com.br 

Vale lembrar que Agosto marca o mês da morte dos dois cantores. Elvis Presley faleceu no dia 16/08/1977 (há 35 anos). E Raul Seixas faleceu no dia 21/08/1989 (há 23 anos).

Se você quiser contratar esse show entre em contato com a assessora Sandra Marçal:
(0xx11) 3869-8312
(0xx11) 8609-3420
(0xx11) 6674-6726

Equipe de esportes de volta à Rádio Terra AM Litoral




Nesta quinta-feira, dia 26 de julho, o futebol voltou a ser destaque na Rádio Terra AM Litoral (650 kHz - Santos/SP).

O jogo Atlético-MG 2 x 0 Santos foi transmitido com a narração de George Lunardi, comentários de Sérgio Bertoldo, reportagens de Nicolau Luis e plantão de Walmir Amaral.

É importante ressaltar que a Rádio Terra AM Litoral é 1º lugar em audiência no segmento AM da Baixada Santista, segundo dados recentes do IBOPE.

A Equipe Esportiva da Terra AM Litoral se destaca por  acompanhar os jogos do Santos.


Visite: www.radioterralitoral.com ou www.radioterra650am.com

Pirataria atrapalha Rádio Brasil Atual na Grande SP
27
/07/2012 - sexta-feira



A futura Rádio Brasil Atual FM (98,9 MHz) de Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) iniciou seus trabalhos em formato de testes no final do mês de junho, apenas ligando seu transmissor e medindo o alcance de seu sinal na região metropolitana da capital paulista.

Com estréia definitiva marcada para o próximo dia 3 de agosto a FM vem enfrentando problemas para operar na Grande São Paulo devido o elevado número de rádios clandestinas que operam na frequência 98,9 FM, canal que foi destinado à operação da Brasil Atual.

Esse problema não é uma situação exclusiva da nova FM.

Segundo reportagem da Rede TVT, emissora de televisão controlada pelo mesmo grupo que será responsável pela Rádio Brasil Atual, não é possível captar o sinal da 98,9 FM em vários pontos de São Paulo e região metropolitana. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, são sintonizadas duas FMs clandestinas nesse mesmo canal, sendo uma de programação religiosa e a outra com finalidades comerciais. Essas emissoras piratas também causam interferências entre si, além de anular a captação da Brasil Atual mesmo com a rádio realizando testes de sinal.

A reportagem da Rede TVT afirma que 90% do alcance da futura Rádio Brasil Atual (que tem seu sistema irradiante instalado em Mogi das Cruzes) está prejudicado devido a presença de FMs clandestinas em 98,9 FM e canais adjacentes.

O problema enfrentado pela Rádio Brasil Atual antes mesmo de sua estréia também ocorre com FMs que já estão no ar há décadas no mercado de rádio de São Paulo.

FONTE: Tudo Rádio

Livro resgata "História do Rádio" no Brasil



Em 2012 o rádio completa 90 anos de existência no Brasil. Um dos melhores presentes que esse meio de comunicação poderia ganhar é o lançamento do livro “História do Rádio no Brasil”, da jornalista, pesquisadora e professora universitária, Magaly Prado.

Há décadas, esse meio de comunicação é companheiro diário de milhões de brasileiros em suas tarefas cotidianas: o rádio divulga notícias, transmite esportes ao vivo, leva música, entretenimento e informações. Como a escritora afirma na obra: “O rádio é o veículo do tempo por excelência. Escrever sobre esse meio é incluí-lo em um tempo histórico que lida com o tempo de emissões, o que torna essa trajetória mais interessante ainda”.

A obra lançada pelo selo Da Boa Prosa, da editora Livros de Safra, não se trata somente de um resgate da importância histórica desse meio de comunicação, mas também de uma luz focando os principais momentos do rádio e dos profissionais que encantaram plateias e influenciaram diretamente a formação cultural brasileira.

A importância social do rádio também tem destaque, pois ele como nenhum outro meio integra pessoas e comunidades longe dos grandes centros, sem acesso a outros meios de comunicação.

História do Rádio no Brasil” retrata momentos fundamentais por meio de uma linguagem envolvente e imagens históricas e inéditas de profissionais que marcaram as comunicações no Brasil. Além da leitura contínua, é possível também seguir os principais acontecimentos da “Linha do Tempo”. Deve se tornar leitura obrigatória para profissionais e estudantes, além de fonte de consulta e formação para os milhões de apaixonados pelas notícias, música e entretenimento que o rádio oferece.


Serviço
Livro: “História do Rádio no Brasil”, por Magaly Prado
Páginas: 480
Preço: R$ 75,00


*
CLIQUE AQUI e ouça a jornalista Magaly Prado falando sobre o livro. Entrevista concedida a Rádio Cultura, no dia 11 de julho de 2012.

FONTE: adNEWS
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani


Nova Brasil FM lança aplicativo "Social Rádio"



A Nova Brasil FM lançou o aplicativo Social Radio, que permite que o internauta ouça a programação da rádio enquanto navega pelo Facebook, sem abrir pop-up. O aplicativo deve ser baixado para o browse utilizado.

Depois de instalado, basta reiniciar o browse e conectar-se ao Facebook. O player estará sempre disponível para o usuário, no canto esquerdo inferior. O aplicativo mostra o nome do cantor ou da banda e da música que é executada no momento, além disso é possível, também, compartilhar pela rede a música que você está ouvindo.

FONTE: Meio&Mensagem
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani



Internet e Rádio são campeões de crescimento publicitário
A TV foi responsável por 55% do total investido em publicidade de janeiro a junho deste ano, de acordo com o serviçoMonitor Evolution, do Ibope.

Dos R$ 43,8 bilhões destinados a propaganda no Brasil, R$ 24 bilhões foram gastos em campanhas televisivas. No mesmo período do ano passado, a fatia era de 53%.

Os jornais, em 2º lugar, foram o destino de 18% do investimento em marketing no período, o equivalente a pouco mais de 8 bilhões de reais. Em 3º vem a TV por assinatura, com 8%, seguida por revista, com 7%. A internet vem em 5º, mantendo a fatia de 6% já conquistada no primeiro semestre do ano passado.

Embora a maior participação seja da TV, foram o rádio e a internet os meios que registraram os maiores crescimentos percentuais, de 25% e 18%, respectivamente.


Veja o ranking:
 
Meio
Jan a Jun/2012 (R$ bi)  
  %
Jan a Jun/2011 (R$ bi)  
%
 Total 43.841.680  100 39.875.690 100
 TV24.056.554 55 21.295.956 53
 Jornal 8.060.986 18 8.001.819  20
 TV assinatura 3.407.344 8 3.134.578 8 
 Revista3.227.872 7 3.143.3398
 Internet 2.658.278  62.244.866 6
 Rádio 1.987.904 5 1.593.306 4
 Mobiliário Urbano 245.871  1 222.1181
 Cinema139.0750 177.4600
 Outdoor57.796062.2490

















FONTE: EXAME.com
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani


Rádios Capital de SP e Super Tupi do Rio fecham parceria




Deu no blog Cheni no Campo.

Foi fechado acordo contratual na semana passada entre a Super Rádio Tupi (AM 1.280 kHz e FM 96,5 MHz), emissora líder de audiência no Rio de Janeiro e Rádio Capital (AM 1.040 kHz), emissora vice-líder de audiência em São Paulo.

A Super Tupi do Rio de Janeiro será cabeça de rede nas transmissões da Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014 e estava procurando uma emissora forte no mercado paulista para firmar essa parceria. Ao todo serão mais de 30 emissoras na rede que transmitirão os dois grandes eventos de futebol aqui no Brasil.

Os detalhes dessa parceria serão passados em breve pelas emissoras que estão satisfeitas com o acordo firmado.


Hélio Ribeiro: 77 anos



Foi num dia 24 de julho de 1935 que nasceu na cidade de São Paulo o saudoso radialista, jornalista, diretor artístico e locutor Hélio Ribeiro (foto). Se estivesse vivo, ele estaria completando nesta terça-feira (24).

Uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro e um dos grandes diretores que o rádio já teve.

Faleceu aos 65 anos, no dia 6 de outubro de 2000.

Saiba mais sobre Hélio Ribeiro, acessando o site: www.helioribeiro.com.br

Léo Batista completa 80 anos




João Batista Belinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista (foto), nasceu na cidade de Cordeirópolis, interior do Estado de São Paulo, dia 22 de julho de 1932.

O jornalista completou 80 anos no último domingo (24). Atualmente na Rede Globo de Televisão, onde comanda quadros esportivos, é o mais antigo apresentador da casa em atividade.

Seu início de carreira foi no Rádio. Antes de começar no Rádio, que era sua paixão na infância, ele trabalhou como entregador de pão, garçom e servente de pedreiro.

Em 1952, deixou o interior paulista rumo ao Rio de Janeiro, onde trabalharia na Rádio Globo. E foi aí que ganhou a alcunha artística de Léo Batista.

Em 1955, mudou de emprego, transferindo-se para a extinta TV Rio, onde comandou por 13 anos o Telejornal Pirelli, que foi um dos noticiários de maior sucesso na televisão. Chegou à Rede Globo em 1970 e logo se destacou devido ao seu estilo descontraído.

Ele foi um dos que transmitiram o primeiro jogo da carreira de Mané Garrincha, em 1953. Léo Batista é o apresentador mais antigo em atividade na Globo, e foi um dos criadores, em 1978, do programa Globo Esporte, no ar até hoje.

No Rádio, sua gravação mais famosa foi a vinheta tradicional do noticioso “O Globo no Ar”, que ficou no ar em toda a Rede Globo de Rádio por décadas.

Nas décadas de 1980 e 1990 chegou a apresentar o Jornal Nacional, geralmente aos sábados. Seu rosto e principalmente sua voz, ainda aparecem nas edições do Globo Esporte e Esporte Espetacular.

Nossos sinceros parabéns!!!

Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

Marcos Roberto recebe homenagens


Nesta segunda-feira (23), muitos amigos do rádio prestaram suas homenagens ao cantor e compositor Marcos Roberto(foto), que faleceu no último final de semana.

Trechos de entrevistas, os grandes sucessos da carreira foram transmitidos para os ouvintes por grandes radialistas em todo o Brasil. Altieris Barbiero (Rádio 9 de Julho) e Eli Corrêa (Rádio Capital) foram alguns dos radialistas que homenagearam o amigo cantor. Na televisão, Sônia Abrão (Rede TV) também prestou sua homenagem.

Marcos Roberto tinha 71 anos e faleceu no sábado, dia 21 de julho devido a falência múltipla dos órgãos. O cantor estava internado no Hospital Municipal Antônio Giglio, na cidade de Osasco, em São Paulo.

O velório foi realizado no cemitério municipal da cidade e o enterro ocorreu no Cemitério Santo Antônio, às 11 horas da manhã do domingo (22). Familiares, amigos e muitos fãs do músico estiveram presentes.

Marcos Roberto era cantor e compositor e fez sucesso entre as décadas de 1960 e 1980. A música "A última carta" foi seu maior sucesso, ficando meses em primeiro lugar nas rádios chegando a vender mais de dois milhões de cópias. O cantor também era um dos nomes ligados à Jovem Guarda, nos anos 60.

Atualmente Marcos Roberto trabalhava como produtor musical e continuava compondo músicas. Entre os prêmios recebidos pelo compositor estão o troféu Chico Viola e vários discos de platina e diamante.


FONTE: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário