Deu no Papo de Bola, do Edu César.
Faleceu na terça-feira (27) à noite, aos 81 anos, vítima de câncer na boca, Antônio Carlos Porto. Homem muito experiente de Rádio na região Sul do país entre as décadas de 1950 e 1990. Foi cronista esportivo de diversos veículos: Rádios Gaúcha, Guaíba, Difusora (atual Bandeirantes) e Continental (a extinta do AM 1.120), e jornais A Hora (precursor de Zero Hora), Folha Esportiva e Folha da Tarde.
Portinho também trabalhou em Copas do Mundo. Um pouco mais sobre ele podem ver aqui, em entrevista concedida ao Vozes do Rádio, projeto de estudantes da Famecos, a faculdade de Jornalismo da PUC do Rio Grande do Sul.
CBN contrata repórter da Rádio Bandeirantes
Desde o último dia 16 de setembro, a madrugada da Rádio CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP), conta na sua equipe de reportagem com o repórter Eliezer dos Santos (foto).
Eliezer começou sua carreira como estagiário na Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP) em 2007, e assumiu a função de repórter na mesma emissora um ano depois. Apareceu para o público através de suas participações no “Bandeirantes a Caminho do Sol” - comandado por Zancopé Simões e no tradicional “Pulo do Gato” de José Paulo de Andrade -, realizando reportagens gerais na madrugada.
No mês passado, Eliezer recebeu o convite da Gerência de Reportagem da Rádio CBN para compor a equipe da madrugada onde suas matérias e boletins são veiculados em toda Rede. Além da CBN, Eliezer também faz pequenos boletins para as madrugadas da Rádio Globo, também em âmbito nacional. Está na emissora da 00h às 07h da manhã.
Ao site BastidoresdoRadio.com, Eliezer considerou como um desafio: “Estou saindo de uma Rádio enorme para outra Rádio enorme...”, comentou Eliezer.
Desejamos a esse profissional sucesso nessa nova empreitada.
Aproveitando, parabéns para as duas emissoras (Bandeirantes e Globo), que ainda sabem valorizar os bons profissionais, diferente de outras grandes emissoras espalhadas pelo Brasil, que oferecem poucas oportunidades.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
Duas emissoras são as Rádios oficiais dos shows do Justin Bieber no RJ
As Rádios SulAmérica Paradiso (95,7 MHz - Rio de Janeiro/RJ) e Mix Rio FM (102,1 MHz - Rio de Janeiro/RJ) são as emissoras oficiais dos shows do Justin Bieber (foto) no Rio de Janeiro. O cantor teen se apresenta no Estádio Olímpico João Havelange (Stadium Rio) nos dias 5 e 6 de outubro.
As Rádios, que pertencem ao Grupo Dial Brasil, fazem a divulgação exclusiva da turnê na cidade do Rio, que inclui a distribuição de ingressos para os fãs que participarem das promoções.
Vale lembrar que os 45 mil ingressos colocados à venda para o primeiro dia esgotaram-se em menos de 24 horas. Ainda há ingressos para o segundo dia de show, com preços entre R$125, a meia entrada, e R$490 a inteira.
FONTE: adNEWS
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
Encontro de ex-funcionários da Rádio Independência de São Bernardo
A partir das 14h desta quarta-feira (28), pioneiros da extinta Rádio Independência de São Bernardo do Campo se reencontram na seção de pesquisa, documentação e memória dentro do programa Conversas de Memória.
Esta atividade pública é mensal, sempre com um tema diferenciado e aberta a todos os interessados.
Local: Serviço de Memória, à Alameda Glória, 197, esquina com a Rua Jurubatuba.
Informações: fone 4125-5577
PARTICIPANTES
Milton Guidetti (fundador da Rádio Independência), cantoras Amélia Nascimento e Gessy Soares de Lima, José Geraldo Franzé (apresentador de programas infantis), Tércio Antonio Nelli (locutor), Odete Sconamiglio Quelhas (apresentadora) e Mário Carrer.
Como debatedores, gente que curtiu a Independência: José Nicoletti (fã de carteirinha da Gessy), Cecília Vertamatti, Nevino Antonio Rocco e Fátima Mielene. A condução será de Ida Lobracci, Jorge Maggyar, Camila e Clarice, todos do Serviço de Memória.
LINHA DO TEMPO
+ 26-5-1957 - Vai ao ar pela primeira vez a Rádio Independência de São Bernardo.
Primeiro endereço - Rua Marechal Deodoro, 1.359, sede da Sociedade Ítalo-Brasileira de Beneficência.
Um programa - A Voz da Itália nos céus de São Bernardo, sob o patrocínio da Casa Fanani.
Um noticioso - Grande Informativo W-5.
Principal revelação - Rolando Marques, a voz de ouro do Grande ABC.
+ 21-7-1960 - Rádio Independência é vendida às Emissoras Coligadas.
+ 1967, outubro - Emissora é adquirida por Nelson Arruda, em sociedade com Paulo César.
+ 1970 - Rádio Independência é adquirida pelo Diário. Nasce a Rádio Diário do Grande ABC.
Início dos anos 1990 - Rádio Diário do Grande ABC transforma-se em Rádio evangélica com o nome de Rádio Universo AM.
FONTE: Diário do Grande ABC
Rádio Comunitária é alvo de incêndio criminoso na Paraíba
A sede de uma Rádio Comunitária do município de Massaranduba, na região metropolitana de Campina Grande (PB), foi destruída por um incêndio nesta segunda-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi ateado de forma criminosa. O atual diretor da Rádio e ex-prefeito da cidade, Antônio Medonça, acredita que o crime teve motivação política.
Testemunhas informaram ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil que o portão do prédio foi arrombado de madrugada por quatro homens armados. Os moradores de um apartamento localizado no primeiro andar, em cima das instalações da Rádio, teriam sido feitos reféns enquanto os criminosos disparavam tiros pelo prédio. Em seguida, atearam fogo em vários equipamentos. Todo o estúdio e a recepção ficaram destruídos.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados, mas o fogo demorou duas horas para ser controlado. Depois que as chamas foram apagadas, a perícia encontrou cápsulas de balas calibre 380 espalhadas pelo chão.
Na cidade, o clima é de tensão política. O diretor da Rádio apontou o atual prefeito, Paulo Oliveira, como suspeito de ter encomendado o crime. Segudo ele, a população ligava com frequência para a Rádio para fazer denúncias sobre supostos desvios de verbas.
O gestor, por sua vez, declarou que vai processar o ex-prefeito por calúnia e difamação. Ele declarou que estaria sofrendo perseguição política do adversário há algum tempo e que não daria ordens a integrantes de seu partido para fazer algo do tipo.
O Corpo de Bombeiros registrou o caso como incêndio intencional. A Polícia Civil assumiu as investigações, mas não fez declarações sobre o assunto.
FONTE: G1
BandNews FM acompanha construção do estádio do Corinthians
A BandNews FM (96,9 MHz - São Paulo/SP) começou a apresentar nessa semana o quadro “BandNews Pra Toda Obra”, que vai acompanhar, tijolo a tijolo, a construção do estádio do Corinthians para a Copa de 2014.
O jornalista Vitor Guedes, morador da Zona Leste da capital, vai relatar todo o andamento da obra, as mudanças nos bairros com o passar dos meses, as expectativas dos moradores, levando ao ouvinte um retrato de toda a transformação provocada pelo novo estádio. “Vamos supervisionar a obra inteira: a construção do estádio e seu entorno, as obras de mobilidade urbana e, também, como a população local está encarando isso”, afirma o jornalista. Ele diz que o espaço agrada não só aos corintianos, mas também a outros torcedores da região, que serão beneficiados com as melhorias no bairro e com oportunidades de empregos.
“Não é um quadro ‘de’ nem ‘para’ corintianos apenas”, diz André Luiz Costa, diretor de Jornalismo da BandNews FM. “Além de ser o palco paulista da Copa de 2014, para a Zona Leste o estádio deve representar mais do que o sonho da torcida de um só time: a expectativa é de que a obra gere melhorias e oportunidades para a área”, afirma.
O “BandNews Pra Toda Obra” vai ao ar às segundas, quartas e sextas em três horários: 9h50, 12h50 e 18h20.
Visite: www.bandnewsfm.com.br ou Twitter: @radiobandnewsfm
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
Mudanças na equipe esportiva da Rádio Globo - RJ
Deu no blog Cheni no Campo, do jornalista Anderson Cheni.
Gilmar Ferreira, Gerente Nacional de Esportes da Rádio Globo está planejando algumas mudanças na equipe de esportes da emissora carioca ainda para esse ano.
A primeira decisão é de poupar um dos comentaristas mais experientes em atividade no jornalismo esportivo brasileiro, o gaúcho Luiz Mendes, o popular "Tchê" que está afastado há algumas semanas por problemas de saúde. Assim que ele se recuperar e voltar aos trabalhos, terá merecidamente uma carga horária de trabalho menos cansativa. Luiz Mendes, não vai comentar mais partidas, ficará somente nos comentários de alguns programas da emissora.
Outra decisão é de promover o apresentador e repórter Eraldo Leite a comentarista, ele ficaria encarregado de comentar alguns jogos, mas não deve largar a apresentação do tradicional dominical "Enquanto a Bola não Rola".
Eraldo Leite também é presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) e na Rádio Globo, além de âncora também faz algumas coberturas especiais como repórter, mesmo exemplo seguido pelo também comentarista e coordenador de esportes da filial paulista Osvaldo Pascoal.
Somando o fato de que a emissora também transmite alguns jogos exclusivos na Internet, a direção já sondou profissionais que se destacam em várias funções, e pelo menos um deve ser contratado, uma vez que essas mudanças antecipadas com exclusividade pelo Blog Cheni no Campo devem ocorrer agora em outubro.
O comentarista Francisco Aiello, ex-repórter da própria Globo e CBN e atualmente comentarista da Rádio Brasil foi procurado, mas alegando problemas particulares não pôde aceitar o convite de imediato, somente em 2012 é que ficaria liberado para uma eventual transferência de emissora.
Os outros profissionais sondados foram: Fábio Azevedo (também ex-funcionário do Sistema Globo de Rádio) atualmente nos canais ESPN e José Ilan que passou pela TV Globo e atualmente site Globoesporte.com.
BEAT98 do Rio de Janeiro completa 33 anos
A BEAT98 do Rio de Janeiro, é uma emissora de propriedade da Rede Globo de Televisão e conta com um site cheio de informações e novidades contando tudo o que acontece pelo Brasil e no Rio de Janeiro.
A Rádio foi ao ar pela primeira vez no dia 27 de Setembro de 1978, ou seja, há 33 anos, e está sendo transmitida através da 98 FM. No site oficial da Rádio você pode conferir informações sobre os locutores da Rádio, festas que rolaram, fotos das festas e vídeos dos seus artistas favoritos.
Confira a programação semanal da rádio, para não perder aquele programa especial que você gosta tanto. Além disso, há vários blogs que podem ser acessados pelo site da Beat98, todo envolvendo música e o cenário musical, com bastante conteúdo e informações para os leitores e ouvintes da rádio.
E há ainda alguns programas que podem ser conferidos diretamente pelo site, como os Trotes do Tino, Tinico e Tineco ou o site do Tino Junior.
Ouça ou assista a Beat98 – Globo Radio: http://beat98.globoradio.globo.com/
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
59 anos da morte de Francisco Alves - O Rei da Voz27/09/2011 - terça-feira
Vítima de um acidente de trânsito na Via Dutra no dia 27 de setembro de 1952, faleceu aos 54 anos de idade o cantor Francisco Alves (foto), um dos artistas brasileiros mais populares na primeira metade do século XX.
O acidente ocorreu na região de Pindamonhangaba (SP), na divisa com Taubaté (SP). Após uma apresentação em São Paulo, no Largo da Concórdia (região central), Francisco Alves voltava para o Rio de Janeiro quando seu carro se chocou contra um caminhão que entrou em uma curva na contramão, em alta velocidade. Naquele momento o Rei da Voz calou-se para sempre.
Francisco Alves nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto de 1898, mas seu talento era grande demais para permanecer circunscrito apenas nesta cidade. Após ser lançado como sambista na noite boêmia carioca, sua voz ecoou por todo o Brasil, caindo também no gosto de ouvintes argentinos , na década de 1930. Para muitos “hermanos”, Francisco Alves era o melhor intérprete de Carlos Gardel , com o qual dividiu muitas vezes o palco e o microfone nas emissoras de Rádio.
Sua voz grave e rouca entoou algumas marchas carnavalescas que entraram para a história e fizeram-no o maior vendedor de discos no país, até a data de sua morte. Junto com Orestes Barbosa, o Rei da Voz compôs as canções “Meu Companheiro”, “ A Mulher que Ficou na Taça”, “Dona da Minha Vontade” e “Por Teu Amor”.
Entre seus principais sucessos, destacamos: Cinco letras que choram (Adeus), Cadeira Vazia, Serra da Boa Esperança, entre muitas outras canções.
Francisco era contratado da Rádio Nacional, e lá trabalhou durante dez anos para divulgar a sua música. Tão logo chegou a notícia do falecimento de Chico, a emissora suspendeu a sua programação habitual em sinal de luto. As demais emissoras homenagearam igualmente a sua memória fazendo ouvir os seus discos.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
Nenhum comentário:
Postar um comentário