domingo, 7 de maio de 2017

UM MAIO DE NOTICIAS DO RADIO PARA O RADIO

Maio Amarelo



Programa da CBN vai aprofundar debate sobre temas internacionais




Os principais assuntos do noticiário internacional e o que eles têm a ver com os brasileiros. Esse é o mote do novo programa da CBN: "O Mundo em Meia Hora". Todos os sábados, o âncora Roberto Nonato e o comentarista de assuntos internacionais Lourival Sant'Anna vão aprofundar o debate em torno de temas que envolvem economia, política, conflitos e terrorismo. 
Nonato é um dos idealizadores do formato: "O mundo está mais integrado, as distâncias são menores e, por isso, é necessário saber o que ocorre em cada canto do planeta e como isso pode impactar nossa vida diária". 
Com anos de experiência na cobertura de acontecimentos internacionais, Lourival Sant'Anna destaca o tempo de duração do programa, que possibilitará ampliar as principais discussões mundiais da atualidade. "Falar de internacional é sempre uma luta contra o tempo por causa da necessidade de um certo didatismo. 
Em meia hora, teremos condições de fornecer mais contexto aos nossos ouvintes", comenta. O programa faz parte do processo de uma iniciativa da CBN de renovar a grade continuamente com atrações de qualidade e conectadas com as demandas do público. "O Mundo em Meia Hora" estreia neste sábado, dia 6 de maio, às 9h da manhã, logo após o Jornal da CBN.
Fonte e Foto: CBN


Direção da Rádio Globo, confirma a contratação do ator e radialista Otaviano Costa



Na tarde de desta terça-feira dia 02/05 a contratação do ator e radialista Otaviano Costa. A estreia que inicialmente segundo informação oficial da própria direção da emissora seria dia 15 de maio ainda não foi confirmada. A coluna antecipou que problemas internos com contratos e até o canal em fm em São Paulo estão atrapalhando a nova data oficial. Segue abaixo o vídeo  feito pelo comunicador que vai apresentar um programa em rede  ainda sem nome oficial das 8 às 11 da manhã de segunda a sexta-feira. Façam suas apostas.


Fonte  Chenidocampo






* O Comunicador Ricardo Leite não faz mais parte do quadro de Comunicadores da Rádio Capital. Leite deixou a emissora na última sexta-feira.  


*  Quem vai chegar na Capital para substituir Ricardo Leite é o comunicador Pedro Trucão que acaba de sair da Rádio Globo em São  Paulo estreia na Capital em dois horários no próximo dia 15 de maio.



* O Site da Rádio Globo está desatualizado. Nele ainda aparecem os nomes de Antônio Carlos e Pedro Trucão como comunicadores da emissora. 




* Outra boa notícia veio direto do  apresentador e empresário Carlos Massa, o popular Ratinho afirmou que  sua emissora a Massa FM estará em breve operando em São Paulo. Tudo isso ao vivo  em seu programa no SBT na noite do dia 1º de maio. Ratinho não deu mais detalhes, mas o que a coluna apurou é que a Massa tenta transmitir no disputado mercado de São  Paulo há pelo menos 4 anos e quase fechou anos atrás com o Grupo Estado a compra de um de seus canais de rádio. A Massa FM que tem oito emissoras próprias no Paraná, e uma em  Lages (SC) e outra em Adamantina, interior de SP. 



* Além da Super Notícia FM que estreia agora em maio ,




em Belo Horizonte a Transmérica FM   de Belo Horizonte estreia  hoje o programa “Transamérica Esportes”, 17h às 18h. Mais um importante espaço para o esporte no Rádio de Belo Horizonte. Sintonize em BH: FM 88.7 Mhz ou pelo aplicativo da Transamérica e escolha BH. O Comando será de @CrisGalo (Atlético) e Hugãoae (Cruzeiro). Viva o Rádio que respira, principalmente o rádio de BH.

*

Me lembra o parceiro Edu César do Papo de Bola que a estreia da equipe da Transmérica BH com bola rolando acontece no domingo que na partida decisiva entre Atlético e Cruzeiro e depois se  estende para o resto da temporada. 



Fazem parte da equipe de esportes da Transamérica BH os narradores Carlos "Menininho" Gomes, e Roger Luiz - comentaristas são: Vinícius Grissi e os "comentaristas torcedores": o Cruzeiro com Hugão, Mariana Silveira e Cristiano Monteiro, o "CrisGalo". As reportagens serão de Vinícius Silveira no Galo e Adilson Martins na Raposa, além de Márcio Eliase  Alisson Ferreira no plantão esportivo. Daniel Ribeiro e  Alexandre Silva serão os apresentadores. Da-lhe BH.


* O jovem repórter e produtor Guilherme Cimatti começou muito bem na Rádio Bandeirantes, Cimatti foi muito elogiado na época da Rádio Globo e foi vítima da má gestão que acabou  demitindo muita gente boa como ele por exemplo. Ainda bem retornou ao dial, agora empunhando o forte microfone da RB.


A Rádio Trânsito Caçula de Pneus FM 92.1, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, lança nesta terça-feira a campanha "Seja Você o seu Agente de Trânsito". A ação acontece durante o Maio Amarelo, mês de conscientização pelas vítimas do trânsito. O objetivo é fazer com que o motorista seja responsável, pelo menos durante um dia inteiro, cumprindo 100% dos 10 mandamentos da boa direção.


* O que aconteceu há anos com o departamento esportivo hoje é mais que evidente como nova realidade para os comunicadores de rádio.   Vendas... comunicador que não vende, dificilmente vai ficar no ar em uma emissora do segmento popular.  Do jeito que está não será surpresa pra ninguém se em breve as rádios jornalísticas adotarem o mesmo padrão. Hoje muitas emissoras digamos que "maneram" nas críticas  devido as  cotas de patrocínios regionais, estaduais e federais.  Mais um momento #ripradio - Cabe ao ouvinte saber quem é quem no segmento.


  
 Via Agência FI - Mais um veículo de comunicação encerra as atividades de sua programação esportiva. Agora é a Rede Família de Televisão que, a partir deste mês de maio, não tem mais nenhuma atração esportiva em sua grade de programas. No ar há mais de dez anos, com interrupção de um curto período que a emissora ficou com programação exclusivamente de conteúdo religioso, o Rede Família Esportes era o programa que estava fazia mais tempo na programação da emissora. Nos últimos três anos, os programas esportivos passaram a ter repercussão nacional com a entrada da Rede Família nas antenas parabólicas, além de manter-se em sinal aberto em sete Estados diferentes do Brasil e em várias operadoras de tv a cabo. A programação esportiva da Rede Família tinha como destaques os programas“Camarote RF”, com as presenças de treinadores e dirigentes e o“Quarta do Craque”, com a participação de ex-jogadores que fizeram sucesso no futebol brasileiro. Além de duas edições do“Rede Família Esportes”, com uma programação diária de uma hora e meia só de jornalismo esportivo. Além de Guina Paiva, a Rede Família tinha uma equipe de experientes cronistas esportivos como Zenon de Souza Farias, Artur Eugênio Mathias, Nando Lopes e Ederaldo Poy. Nos últimos anos também estiveram atuando na Rede Família, o ex-goleiro Veloso, o ex-árbitro Flávio de Carvalho e os radialistas Roger Willians e João Carlos Carvalho.

*

Nossa corrente de oração e pensamentos positivos para o grande comunicador Altieris Barbiero de 72 anos, que está se recuperando de um problema de saúde. Em breve o  grande comunicador estará de volta aos microfones da Rádio 9 de Julho. A história de Altieris Barbieiro s
e mistura com a história dos grandes comunicadores do rádio em amplitude modulada do Brasil.

A Ultima


Ser repórter de jornal é a pior profissão de 2017, segundo um estudo da consultoria CareerCast, nos Estados Unidos. O levantamento levou em

consideração o salário, expectativa de crescimento no emprego, competitividade, grau de estresse e riscos à segurança pessoal. A expectativa de crescimento no emprego para repórteres é negativa, de -8%, segundo o estudo. Em segundo lugar, ficaram os profissionais de rádio e TV ("broadcasters"), com uma expectativa de crescimento de -9%. Os lenhadores estão na frente dos jornalistas na lista, na terceira posição - nos Estados Unidos, eles ganham praticamente o mesmo que repórteres de jornal, US$ 37,5 mil por ano (US$ 3,1 mil por mês). Em seguida, ficaram os militares, trabalhadores do controle de pragas urbano, DJ.
Fonte  Chenidocampo



Ao completar 73 anos, Jovem Pan anuncia complexo de estúdios em São Paulo

São Paulo – Toda estrutura será digital e apta para transmissões em vídeo já realizadas pela emissora jornalística

A Jovem Pan AM 620 de São Paulo completou 73 anos operando na capital paulista e vai apresentar novidades importantes ao mercado. A rádio terá sua estrutura digitalizada, com mudanças na distribuição dos estúdios e da central técnica. A previsão do término da reforma geral é de oito meses.  O estúdio localizado no 24º andar do edifício Winston Churchill, na Avenida Paulista, terá mudanças. Toda a central técnica será digitalizada. O estúdio principal passará a ser no centro da estrutura e terá “comunicação” com todos os setores. O projeto também foi pensado para as transmissões em vídeo que a rádio já realiza atualmente.
 
O primeiro estúdio digital tem previsão para entrar em operação em um mês. Já as demais seções devem ficar prontas em até oito meses, segundo a direção da emissora. Vale ressaltar que a última foi reforma foi realizada há cerca de quatro anos.
 

Maquete do futuro estúdio da Jovem Pan AM
 
A Jovem Pan AM completou 73 anos nesta quarta-feira (3). A Jovem Pan começou sua trajetória na capital paulista no dia 3 de maio de 1944 como rádio Panamericana de São Paulo tendo como prefixo PRH-7, que era divulgado tendo como trilha as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven. Sua primeira sede foi na rua São Bento, 279, no centro da cidade.
 
Em novembro do mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar, então, o Grupo das Emissoras Unidas. Em 1945, a Rádio Panamericana, que inicialmente transmitia novelas, transformou-se em uma emissora dos esportes, tendo o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho.
 
Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho (o Tuta), outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade da época.
 
Foi então que surgiu o atual prefixo da Jovem Pan, a ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo.
 
Em 1973, Tuta adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou na avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan FM 100.9, com sede no mesmo local.
 
Em 1993, a emissora iniciou o projeto da Jovem Pan Sat, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan Sat atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. 
 
Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando sempre entre as mais ouvidas
 
Colaboração Daniel Starck

Grupo Bandeirantes comemora 80 anos

Ao longo de quase um século, grupo informa e entretém os brasileiros


Link do vídeo :  
Bandeirantes 80 anos http://video22.mais.uol.com.br/16209924.mp4?ver=1&r=http://mais.uol.com.br

O Grupo Bandeirantes de Comunicação comemora 80 anos de existência neste sábado, 6 de maio. Nesse dia, em 1937, foi fundada em São Paulo a Rádio Bandeirante – assim mesmo, no singular.

Ao longo de quase um século vieram outras rádios, a TV, novas mídias, uma história de credibilidade que a Band construiu levando informação, esportes e entretenimento a todos os brasileiros.

Frequentemente, Maurício e Luciana começam o dia acompanhados. O café na casa da família tem a trilha sonora do programa O Pulo do Gato, que há 33 anos amanhece com a cidade de São Paulo.

Ouvir a Rádio Bandeirantes é um hábito que Maurício aprendeu com o avô e repassou à mulher. Hoje, o antigo rádio foi substituído por um notebook. Professora de redação, Luciana leva muito do que escuta na rádio para a sala de aula.

Maurício é vendedor e passa boa parte do dia no carro, sempre com o rádio ligado. Um de seus comunicadores preferidos é José Paulo de Andrade. Quando ele começa a falar do assunto do dia, é a deixa para Maurício concordar, discordar, debater. A Rádio Bandeirantes é mais que uma fonte de notícias, vira uma companheira de viagem.

Ouvinte fiel, Maurício recebeu um convite para finalmente conhecer o amigo que lhe traz as informações diárias.

No prédio da emissora, Maurício e Zé Paulo se encontraram a um andar de onde estão os arquivos que guardam memória dos últimos 80 anos.

Túnel do tempo

A inauguração do grupo aconteceu em uma quinta-feira, como ficou registrado na primeira página do jornal O Estado de São Paulo, que noticiou a criação da Sociedade Bandeirante de Radiodifusão, ainda no singular.

Naquele ano o país entraria na ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. A programação de estreia foi marcada por concertos de música clássica e a voz do locutor Tito Fleury.

Paixão nacional

O jornalista Milton Parron coordena o centro de documentação e memória da Rádio Bandeirantes e contou que, desde o início, a rádio já mobilizava todos os seus recursos para transmitir uma das paixões populares, o futebol.

Quando o Brasil conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, a Rádio Bandeirantes estava lá. A Cadeia Verde e Amarela foi um sucesso estrondoso e contagiou o  Brasil.

Para Renato, outro ouvinte assíduo, a Rádio Bandeirantes e o futebol são indissociáveis. São-paulino, foi na voz de Ulisses Costa que ele ouviu o gol de Mineiro, que deu ao Tricolor o título mundial em 2005.

Irreverência no jornalismo

Mas a Rádio Bandeirantes também se transformou em uma referência no jornalismo. Repórteres lendários, como Tico Tico, não se inibiam diante do famoso ator John Wayne, que, sendo o cowboy mais famoso do cinema, precisou responder se já havia caído do cavalo.

Nem mesmo o ex-presidente Jânio Quadros escapou da saia justa, ao ser questionado por José Paulo de Andrade sobre sua relação com a bebida. “Eu não recebo muito mal. A minha vesícula que recebe”, respondeu.

Primeira emissora

Nos antigos e pesados microfones, o Trabuco, de Vicente Leporace, ironizou a ditadura militar com o termo “democratura”.

Trinta anos depois da inauguração da rádio, também em um mês de maio, o Grupo Bandeirantes comemorava a conquista da chegada da primeira emissora de televisão, a Bandeirantes, que, em São Paulo, sintonizava no canal 13.

Pela tela da Bandeirantes desfilaram estrelas pioneiras do entretenimento como Hebe Camargo e Chacrinha, além de mestres da emoção esportiva, como Luciano do Valle, e referências do jornalismo, como Joelmir Beting.

Diretas Já

No começo dos anos 1980, a Bandeirantes, com suas emissoras de TV e rádio, foi pioneira na cobertura dos grandes comícios que pediam as Diretas Já e, com o retorno da democracia, abriu espaço para debates marcantes.

Além das fronteiras

Grupo Bandeirantes cresceu com a democratização da informação. Hoje, a rádio que nasceu 80 anos atrás é parte de um conglomerado multimídia que espalha notícias, esporte e entretenimento por todo o país.

Através do uso de tecnologia de ponta e uso criativo da internet, a presença da Band ultrapassa fronteiras e atinge o mundo inteiro.

Marilia Mora em Melbourne, na Austrália, e se encontra com o Brasil todos os dias através da programação da Band nos aplicativos e nas redes sociais.

Jornal da Band, por exemplo, ela assiste ao vivo, mas, graças ao fuso horário, ela acompanha o programa jornalístico pela manhã.

Parabéns são os nossos votos  : faz parte de nossa vida e da historia do Radio no Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário