terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paulo Silva na Web News No Ar


Funcionários culpam Russomano, Datena e templo por demissões na Record News

Foto:DivulgaçãoO clima na Record News (que existe há cinco anos) na tarde desta  segunda-feira era de velório.  Os rumores de demissão existiam, mas ninguém imaginava que mais da metade dos profissionais fosse para o olho da rua (são pouco mais de 60 e cerca de 45 foram demitidos). O motivo alegado é a  falta de dinheiro.
Dizem que a Record começou a entrar no negativo com a história de Datena. "Ele foi  contratado por um valor alto, mas desistiu dias depois de entrar no ar, para surpresa da emissora. Mas existem outros fatores. Todo mundo sabe que a Igreja Universal investiu e apostou tudo e mais um pouco eleição de  Celso Russomano como prefeito da capital paulista, e o investimento acabou de sepultar as chances da Record News, que já vinha sofrendo um corte de gastos por conta da construção de um megatemplo da igreja na zona leste, de sobreviver", disse uma fonte do blog.
E tem mais: as demissões não vão parar por aí. Os jornalistas da Record aguardam um corte. Alguns profissionais do "Tudo É Possível" que não conseguiram uma vaga em outras produções deverão entrar na lista.
Na Record News sobraram dois editores e três apresentadores. Heródoto Barbeiro ficou, mas sua equipe deve diminuir.
Siga-me no Twitter: @janaina_nunes
Site da Rádio Globo está de "cara nova"


Nos últimos dias, o site da Rádio Globo (clique aqui) passou por reformulação. Quem abre a página já percebe que o Sistema Globo de Rádio passou a investir em vídeos e criou uma área exclusiva para arquivar as reportagens.

A parte jornalística ganhou bastante com as mudanças. Na home, as matérias passaram a ter destaque rotativo com seis reportagens, e o leitor pode ver o conteúdo organizado por seções. Em entretenimento, o chapéu "Catraca Livre" anuncia a parceria entre as redações que disponibiliza informações de eventos culturais gratuitos.

Recentemente, a Rádio Globo já havia investido na marca com o lançamento do aplicativo para android que permite ouvir o conteúdo no dispositivo móvel. Com o nome da emissora, o aplicativo pode ser baixado na Google Play Store e, já instalado no aparelho, o ouvinte tem a opção de escolher qual das praças deseja acompanhar: São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte.

É a Rádio Globo investindo cada vez mais em tecnologia.

Estreia na Rádio SulAmerica Trânsito


Rádio SulAmérica Trânsito (92,1 MHz - São Paulo/SP) dá um novo caminho alternativo aos ouvintes. No horário do almoço, em que normalmente há trânsito mais ameno, a emissora ganha também uma programação musical. A novidade entra no ar nesta segunda-feira, dia 05, com a estreia do “Faixa Alternativa”, sob o comando de Daniela Florenzano(foto).

O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 14h.

A atração dá um merecido relaxamento aos motoristas, mas sem nunca perder a nossa identidade. Os boletins e os giros de repórteres ainda são prioridade. Tudo o que acontecer de importante no trânsito será noticiado com a mesma rapidez e o mesmo detalhamento”, explica Felipe Bueno, diretor de conteúdo da SulAmérica Trânsito.

A seleção musical da rádio é variada: sucessos nacionais e internacionais que passam pelo pop, rock e MPB. 

"A Hora do Ronco" completa 25 anos

Emerson França, Pedro Luiz Ronco e Tadeu (da esq. para dir.)
FOTO: André Rizzatto (Band FM)


O mês de novembro será especial na Band FM. “A Hora do Ronco”, programa líder de audiência e carro-chefe da emissora, completou 25 anos no ar sob o comando de Pedro Luiz Ronco. Desde o dia 03 de novembro de 1987, o programa é companheiro diário do ouvinte que madruga e tem que enfrentar trânsito, correria e trabalho. Ronco, o apresentador Tadeu e o humorista Emerson França – que interpreta os personagens Pidôncio e Homem Vinheta - já acordam em alto astral e divertem o público.

Como início das comemorações, Ronco participou na quinta-feira, dia 1º de novembro, do programa “Agora é Tarde”, da Band, onde foi entrevistado por Danilo Gentili. Neste dia 05, segunda-feira, as homenagens da rádio começaram. Joca, primeiro a dividir o microfone com o Ronco na atração, de 1987 a 1996, foi o convidado especial. Artistas e ouvintes antigos, que o acompanham desde o início, vão entrar no ar para parabenizar Ronco e seus companheiros.

Também nesta segunda começaram a ser distribuídos os brindes personalizados “A Hora do Ronco”: coolers com espaço para 16 latinhas e um kit com camiseta e CD com os 25 melhores momentos da atração. A partir do dia 13, será realizado um pedágio semanal pelas ruas de São Paulo com os integrantes do programa, inclusive o Ronco.


História “A Hora do Ronco”

No ar desde novembro de 1987, “A Hora do Ronco” conquistou um grupo fiel de fãs, alguns que o ouvem desde a criação. No pico de audiência, atinge mais de 220 mil ouvintes por minuto e atualmente é líder de audiência em seu público alvo (ambos os sexos – classes A B e C – de 20 a 49 anos).

Pedro Luiz Ronco, a cara e a voz do programa, tem liberdade de brincar com os seus companheiros Tadeu e Emerson e com os ouvintes. “Quem liga para a rádio para falar comigo sabe que vai ser sacaneado. Eles me zoam e eu zoo de volta. É uma grande brincadeira”, conta Ronco.

Nomes importantes do rádio brasileiro também passaram pelo programa, como Joca, André MullerPaulo Eugênio,Betinho e Celso Portiolli. A atração fez história ao lançar o Tiririca, com “Florentina”, e o primeiro a tocar canções de Zezé Di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo e Só Pra Contrariar.

“Para um programa de rádio durar 25 anos precisa ser muito bom, precisa se reciclar e principalmente sair na frente com as ideias. A criatividade do Ronco e da equipe do programa é que fazem a diferença. Todos os programas de humor que estão no ar tem A Hora do Ronco como referência... Há 25 anos ousado e inovador”, comenta Murilo Huada, diretor artístico da Band FM.


Pedro Luiz Ronco

Pedro Luiz Ronco está no Grupo Bandeirantes há 40 anos. É o quarto funcionário mais antigo, atrás somente dos jornalistas José Paulo de Andrade e Salomão Ésper e do Giba, da Discoteca. Começou como redator da Rádio Bandeirantes AM e virou repórter ao entrar ao vivo após uma das maiores tragédias do país: o incêndio do Edifício Joelma, que provocou a morte de 187 pessoas em 1º de fevereiro de 1974.

O Pedro é uma das pessoas mais criativas que eu já conheci, era um repórter diferenciado, muito rápido de raciocínio. Eu podia esperar tudo dele, menos o óbvio”, afirma José Paulo de Andrade, então chefe de reportagem da rádio, que viria a se tornar grande amigo do apresentador. “Se eu tiver que idealizar uma figura para um amigo, eu idealizaria um nariz grande com óculos em cima, o Ronco”, brinca o âncora.

Neste período, Ronco acumulou diversas histórias hilárias, como a reportagem em que inventou um cachorro de quatro metros de comprimento, quando trocou o nome de dois ministros da República e a transmissão em que “mandou” o papa João Paulo II embora do Brasil cerca de 30 minutos antes, pois não quis fazer a cobertura in loco.

Esse espírito brincalhão se destacava em seu trabalho, em especial quando começou a produzir boletins bem humorados sobre trânsito para a Band FM. Em pouco tempo, ganhou o seu próprio programa nesta rádio, que cedeu cada vez mais espaço em sua programação para ele. A inicial uma hora de transmissão passou para duas e depois para três horas, o formato atual.

Enquanto tivermos resultado de audiência e o meu cérebro estiver funcionando, eu vou continuar. Minha paixão é rádio. Em rádio eu já fui tudo, menos pilha”, diz Ronco. “Meu sonho é entregar “A Hora do Ronco” para o Pepê, meu neto. Ele tem uma veia sem vergonha, canta, dança. Afinal, ele também é Ronco”, acrescenta.

“A Hora do Ronco” vai ao ar em toda a Rede Band FM de segunda a sexta, das 06h às 09h, e aos sábados o “Top Five da Hora do Ronco”, com os melhores momentos da semana, é exibido das 07h às 09h.

Nova Rádio Estadão estreia dia 1º de Janeiro de 2013

Por Anderson Cheni.

Em 1º de janeiro de 2013, acontecerá a estreia da “nova” Rádio Estadão (AM 700 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP), que deixará de ser ESPN. Porém, a emissora não deixará de ter um conteúdo esportivo.

O blog Cheni no Campo apurou que a idéia é manter o noticiário esportivo, mas nos moldes da antiga Rádio Eldorado, ou seja, com a cobertura superficial dos eventos esportivos. Além disso, um programa diário de esportes pode entrar na nova grade que já começa a ser planejada nos próximos dias.


Confira abaixo o comunicado oficial do Grupo Estado e da ESPN:

O Estado e a ESPN comunicam que a parceria comercial que mantêm no rádio desde 2007 não será renovada em 31 de dezembro. A decisão foi tomada em conjunto pelas duas empresas, respeitando os prazos previstos em contrato. O movimento está em linha com a estratégia do Grupo Estado de concentrar seu foco no desenvolvimento multiplataforma da marca Estadão.

Foi uma parceria bem sucedida, mas decidimos nos concentrar em nossas marcas próprias”, afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado.

A partir de 1º de janeiro a emissora, de propriedade do Grupo Estado, passará a se chamar Rádio Estadão, ampliando a grade de programação jornalística e mantendo a cobertura esportiva. A programação jornalística já no ar, e que corresponde a cerca de 70% da rádio, não se altera, mas aumentará a presença dos ativos do Estadão na emissora. O fim da parceira é confirmada pelo Grupo Estado e ESPN.

Parceria entre Estadão e ESPN deve chegar ao fim


Por Anderson Cheni.

Conforme publicação no blog Cheni no Campo, o fim da parceria de conteúdo em rádio entre Estadão e ESPNinfelizmente termina em dezembro.

Em virtude de contenção de despesas, o Grupo Estado vai mudar o foco de emissora esportiva/jornalística para ficar somente com o jornalismo.

O blog Cheni no Campo apurou com exclusividade que na tarde desta quarta-feira (31/10) houve uma reunião entre os diretores/responsáveis de forma separada com as respectivas redações (Limão/Estadão e Sumaré/ESPN) e nela foi informada oficialmente aos funcionários que o fim da parceria acontecerá no dia 31 de dezembro.

Ainda segundo o blog, a boa notícia é que a ESPN está fazendo de tudo para manter a equipe esportiva. Até porque já tem toda a estrutura necessária, inclusive um possível novo parceiro em FM. Caso o patrocínio não saia a tempo, a alternativa será a criação de uma webrádio que pode ser vinculada ao portal da ESPN.


Adriano Barbiero deixa Rádio Capital AM


Após quase 6 anos na Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), o radialista e comunicador Adriano Barbiero(foto) está deixando a emissora. Nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, o radialista encerrou suas atividades na equipe de jornalismo.

"Agradeço ao diretor geral Francisco Paes de Barros, ao coordenador de jornalismo Luiz Carlos Ramos e toda equipe de jornalismo pelo grande aprendizado nesses anos todos", diz Barbiero.

Adriano Barbiero começou a trabalhar na Rádio Capital em dezembro de 2006. Atualmente apresentava os boletins de notícia no período da manhã. Comandou por quase 5 anos o programa "Acorda São Paulo", nas madrugadas da Rádio Capital, sempre com grande audiência.

"Decidi procurar novas oportunidades como comunicador, pois com tantos nomes de peso da comunicação na Rádio Capital, atualmente está difícil encontrar um espaço na grade de programação da emissora. Aprendi muito e agora estou disposto a tentar novos horizontes", revela Adriano Barbiero.

"Espero em breve ter a oportunidade de voltar a comandar um programa numa outra emissora", completou.

Desejamos boa sorte!!!

Ministério das Comunicações publica relatórios de testes com rádio digital



O Ministério das Comunicações divulgou nesta quarta-feira (31/10), os relatórios de testes com dois sistemas de rádio digital: o Iboc (norte-americano) e o DRM (europeu). Por enquanto, estão disponíveis 7 dos 11 testes realizados pelo MiniCom, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Os outros resultados serão publicados posteriormente na página do ministério na internet.

Os padrões foram avaliados em emissoras de diferentes classes e potências em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

A publicação dos relatórios é uma iniciativa do Conselho Consultivo do Rádio Digital, que deverá definir qual o padrão de rádio digital é o mais indicado para ser implantado no Brasil. O grupo, que conta com representantes do governo, do setor de radiodifusão de indústrias e do Congresso Nacional, já realizou sua primeira reunião. A principal tarefa do conselho será avaliar os resultados desses testes e chegar a uma decisão.

Os radiodifusores, ouvintes e técnicos interessados em conhecer os resultados das avaliações com os dois sistemas podem ter acesso aos relatórios, bastando apenas fazer o download no site do ministério.

As primeiras discussões sobre as performances das duas tecnologias, no entanto, só ocorrerão na próxima reunião do conselho, no dia 28 de novembro. Em dezembro deste ano, o grupo realiza ainda outros dois encontros. No dia 6, haverá um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio, que falarão sobre as qualidades de suas tecnologias e os resultados dos testes realizados no Brasil. No dia 13, será apresentado um estudo sobre o rádio no Brasil, ligado a aspectos socioeconômicos.

Em sua primeira reunião, o conselho definiu ainda a composição de três comissões técnicas do conselho: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos.

Os radiodifusores, ouvintes e técnicos interessados em conhecer os resultados das avaliações com os dois sistemas podem ter acesso aos relatórios CLICANDO AQUI.

Alfredo Borba morre aos 85 anos



Faleceu na cidade de Santos (SP) na última terça-feira, dia 30 de outubro de 2012, o radialista, jornalista e músicoAlfredo Borba (foto).

Vítima de falência múltipla dos órgãos, o corpo de Alfredo Borba foi cremado no memorial Necrópole Ecumênica, na cidade de Santos, onde morava nos últimos anos.

Nascido na capital paulista no dia 17 de novembro de 1926, começou sua carreira na Rádio Record. Foi compositor de várias músicas de carnaval e também futebol como: "Gol de Baltazar", "Corinthians Campeão do IV Centenário", "Marechal da Vitória" e Marcha dos Campeões do Mundo".

Passou também pelas Rádios Excelsior, Tupi e Gazeta. Na televisão trabalhou na TV Excelsior, Globo, Bandeirantes e Gazeta.

Alfredo Borba deixou a viúva Virginia e três filhos (Alfredo, Ada e Aloísio) e dois netos (Gabriel e Clara).
Os nossos mais profundos sentimentos à família.

FONTE: Terceiro Tempo


Tupi AM de SP tem novo diretor comercial


A Rádio Tupi AM de São Paulo (AM 1.150 kHz), passará a contar a partir desta quinta-feira, dia 1º de Novembro com um novo diretor comercial. O nome escolhido pela emissora é o de Paulo Dafinis (foto). O que contou muito para sua escolha foi a sua experiência profissional.

Paulo Dafinis acumula em sua carreira mais de 27 anos em rádio, já passou pelas diversas modificações do AM em São Paulo e por toda sua evolução com uma adaptação insólita. Sempre manteve o seu bom relacionamento, e, principalmente, seu bom faturamento por todas as emissoras por onde passou.

Paulo Dafinis já teve passagens pelas rádios Globo AM, Capital AM e pela própria Tupi AM, casa que está de volta.

Conhecedor do rádio AM e de sua atual condição, Paulo Dafinis diz que tem muito a acrescentar à emissora: “Estou tendo a oportunidade de me unir a uma excelente equipe, que artisticamente é comandada por ninguém menos que Samuel Gonçalves e Rubens Palli. Estou muito feliz com esta oportunidade”.

O novo desafio agora é colaborar para que a emissora, Tupi AM, muito conhecida, e com nome forte no mercado publicitário, tenha todos os resultados esperados em seu planejamento: “Estou muito confortável, pois sei que posso fazer um bom trabalho. Já tenho em mente várias ideias que podem mudar a forma do cliente anunciar e ter um ótimo retorno na rádio Tupi AM e que pretendo colocar em prática tão logo seja possível.

Desejamos boa sorte à Paulo Dafinis.
Marcelo Duarte está de aniversário


O jornalista Marcelo Duarte (foto), apresentador dos programa "Você é Curioso" e "Fanáticos por Futebol", na Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP) está de aniversário.

Nascido na cidade de São Paulo (31/10/1964), Marcelo Duarte está completando 48 anos. Além de trabalhar na Rádio Bandeirantes, também atua no canal de TV ESPN Brasil, onde participa de programas como "Loucos por Futebol".

Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é fundador da editora Panda Books.
Desejamos muita saúde e felicidades!!!

Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

Kaká Rodrigues na Terra AM



Com a saída do comunicador Pedro Di Alcântara para a Rádio Iguatemi (AM 1.370 kHz - São Paulo/SP), o radialista, produtor e comunicador Kaká Rodrigues (foto) assumiu o horário das 15h às 17h na Terra AM (1.330 kHz - São Paulo/SP), de segunda a sexta-feira.

Desejamos boa sorte ao radialista Kaká Rodrigues, conhecido como o "amigo de verdade".


Visite: www.radioterra.am.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário