VI Congresso de Rádio e TV do Rio de Janeiro e do Espírito Santo
Estão previstas palestra a Copa e Olímpiadas: O Legado dos Meios de Comunicação ao Rio de Janeiro, e as oficinas Reportagem Esportiva: Técnicas de abordagem, entrada ao vivo e edição e Teoria e prática dos variados tipos de reportagem esportiva para o rádio.
Painéis sobre o destino do rádio AM, a migração do rádio para os canais 5 e 6 de TV, procedimentos de outorgas e o futuro do mercado do rádio também fazem parte do programa, que deve receber 300 radiodifusores dos dois estados. “O Rio de Janeiro é o berço do rádio no Brasil, tem uma radiodifusão muito atenta. Será um momento importante de troca de informações”, afirma o presidente da Aerj, Hilton Alexandre.
Um dos diferenciais desta edição, o primeiro Prêmio AERJ de Rádio e TV vai reconhecer profissionais de comunicação em dez categorias, entre elas a de apresentador de TV, comunicador de rádio, anunciantes, repórter revelação e jornalista esportivo. Também haverá exposição de equipamentos e serviços.
FONTE : SOU DO RADIO
Rádio do Povo da região metropolitana de Recife completa 17 anos
Criado em 1994 para que os apelos indignados de quem sofre com a falta de infraestrutura dos bairros carentes não ficassem apenas no ar, mas de fato fossem ouvidos pelos órgãos públicos responsáveis, a ação tirou os jornalistas e radialistas do estúdio e os levou para o coração das comunidades. Lá, eles produzem matérias, conversam com os líderes comunitários, checam de perto a gravidade da situação, e, ao final, um ofício é enviado à entidade capaz de responder pelo caso. Em grande parte das vezes, as melhorias não tardam a chegar.
A iniciativa, que é pioneira no Brasil, é uma das responsáveis pela enorme audiência da Rádio Jornal e sela o compromisso da emissora com o público.
Fonte: Ne10
Net tem que ser aliada das rádios e redes socias com visão de mais público
"O maior problema de hoje é a fragmentação do mercado. As pessoas sabem cada vez mais o que querem e o que procuram. Procura-se o máximo denominador comum de audiência", avança Salvador Bourbon Ribeiro, director comercial da Media Capital Radios.
Emídio Rangel, fundador da TSF e jornalista, acredita que a sobrevivência está nos conteúdos, anunciando, no seu entender, que as rádios generalistas "têm os dias contados".
O director da TSF, Paulo Baldaia, defende que "as plataformas tecnológicas não ameaçam a rádio". Porém, adverte: "não são a tábua de salvação. O negócio tem de continuar a ser feito em antena. Temos de perceber com antecedência o que os ouvintes de rádio, que continuam a ser milhões, querem: seja música, seja informação... A rádio vai estar viva durante muito tempo".
Fonte: DVTV & Media
O rádio agora é Livre na Web, graças a Deus.
ResponderExcluir