segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VI Congresso de Rádio e TV do Rio de Janeiro e do Espírito Santo

VI Congresso de Rádio e TV do Rio de Janeiro e do Espírito Santo Entre hoje até a próxima quarta-feira (23) acontece o VI Congresso de Rádio e Televisão do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, na sede do Museu do Rádio Roberto Marinho no Rio de Janeiro. Emissoras de rádio e televisão, principalmente das 12 cidades-sede da Copa, preparam suas estruturas para receber o mundial de futebol e as Olimpíadas.

Estão previstas palestra a Copa e Olímpiadas: O Legado dos Meios de Comunicação ao Rio de Janeiro, e as oficinas Reportagem Esportiva: Técnicas de abordagem, entrada ao vivo e edição e Teoria e prática dos variados tipos de reportagem esportiva para o rádio.

Painéis sobre o destino do rádio AM, a migração do rádio para os canais 5 e 6 de TV, procedimentos de outorgas e o futuro do mercado do rádio também fazem parte do programa, que deve receber 300 radiodifusores dos dois estados. “O Rio de Janeiro é o berço do rádio no Brasil, tem uma radiodifusão muito atenta. Será um momento importante de troca de informações”, afirma o presidente da Aerj, Hilton Alexandre.


Um dos diferenciais desta edição, o primeiro Prêmio AERJ de Rádio e TV vai reconhecer profissionais de comunicação em dez categorias, entre elas a de apresentador de TV, comunicador de rádio, anunciantes, repórter revelação e jornalista esportivo. Também haverá exposição de equipamentos e serviços. 


FONTE : SOU DO RADIO


Rádio do Povo da região metropolitana de Recife completa 17 anos

Rádio do Povo da região metropolitana de Recife completa 17 anos O projeto Rádio Jornal, Rádio do Povo completa 17 anos colecionando números grandiosos e sorrisos. São mais de 200 comunidades beneficiadas só na Região Metropolitana do Recife, presença no interior, média de 320 alunos recebendo o diploma de curso técnico mensalmente, incontáveis queixas da população transformadas em resultados e milhares de pessoas com melhores perspectivas de vida.


Criado em 1994 para que os apelos indignados de quem sofre com a falta de infraestrutura dos bairros carentes não ficassem apenas no ar, mas de fato fossem ouvidos pelos órgãos públicos responsáveis, a ação tirou os jornalistas e radialistas do estúdio e os levou para o coração das comunidades. Lá, eles produzem matérias, conversam com os líderes comunitários, checam de perto a gravidade da situação, e, ao final, um ofício é enviado à entidade capaz de responder pelo caso. Em grande parte das vezes, as melhorias não tardam a chegar.
A iniciativa, que é pioneira no Brasil, é uma das responsáveis pela enorme audiência da Rádio Jornal e sela o compromisso da emissora com o público.

Fonte: Ne10

Net tem que ser aliada das rádios e redes socias com visão de mais público

Net tem que ser aliada das rádios e redes socias com visão de mais público A rádio está viva, mas precisa de ter melhor saúde. Este é o balanço geral que resultou do XII Congresso Nacional de Radiodifusão, que decorreu este sábado na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. É necessário encontrar novas formas de financiamento, porque a publicidade tradicinal já não chega para alimentar este meio, sobretudo as rádios locais.


"O maior problema de hoje é a fragmentação do mercado. As pessoas sabem cada vez mais o que querem e o que procuram. Procura-se o máximo denominador comum de audiência", avança Salvador Bourbon Ribeiro, director comercial da Media Capital Radios.

Emídio Rangel, fundador da TSF e jornalista, acredita que a sobrevivência está nos conteúdos, anunciando, no seu entender, que as rádios generalistas "têm os dias contados".


O director da TSF, Paulo Baldaia, defende que "as plataformas tecnológicas não ameaçam a rádio". Porém, adverte: "não são a tábua de salvação. O negócio tem de continuar a ser feito em antena. Temos de perceber com antecedência o que os ouvintes de rádio, que continuam a ser milhões, querem: seja música, seja informação... A rádio vai estar viva durante muito tempo".
  Fonte: DVTV & Media

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