sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

WEB NEWS COM CARNAVAL OU FATOS DO DIA O RADIO TEM MAIS NOTICIAS





Berto Filho luta contra um câncer e se recupera de AVC


O jornalista Berto Filho, 75 anos, ex-apresentador de telejornais da Globo, entre eles "Jornal Nacional" e "RJ TV", e também ex-locutor do "Fantástico", está lutando contra um câncer no fígado e se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Berto Filho mudou-se na segunda-feira (25) para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e chegou com problemas de saúde sérios. De acordo com Cida Cabral, administradora do local, nos últimos três anos, o jornalista ficou viúvo e perdeu sua irmã.

"Ele morava com o filho, homem , sozinho, que não tem como cuidar direito, também trabalha e nos procurou para saber da possibilidade da gente poder acolhê-lo e ajudá-lo. O Retiro o recebeu de portas abertas, sabendo o quanto ele batalhou", disse Cida Cabral.

Cida contou que o ex-apresentador está também com um problema na voz, que o tem deixado ainda mais debilitado e deprimido.

"Ele tem uma nova consulta para começar a tratar este outro problema, ele está perdendo a voz, fala muito pouco. O médico pediu que ele fosse poupado ao máximo. A parte da garganta está deixando ele um pouco para baixo, mas vamos começar as consultas e exames para tentar resolver logo. Ele até conseguiu susurrar que está escrevendo um livro".

Há três anos, Berto estava bem e foi até o Retiro dos Artistas  pleitear uma vaga para uma irmã dele, que era cantora, e morava no interior de São Paulo. "Ele passou o dia, conversou com todo mundo, estava feliz, mas, nestes três anos, perdeu irmã, a esposa e em seguida foi diagnosticado com câncer", disse Cida.

O jornalista não tem plano de saúde, está fazendo tratamento no INCA (Instituto Nacional do Câncer) e contará com o atendimento médico do Retiro dos Artistas.

Nesta terça-feira (26), ele foi ao INCA dar continuidade ao tratamento do câncer, acompanhado de uma enfermeira em uma ambulância do Retiro.

Além da Globo, onde trabalhou nos anos 70 e 80, Berto Filho passou pela TV Rio, Rede Manchete e RedeTV!. Em 2004, ele foi recontratado pela Globo para assumir a locução das matérias do Fantástico. O contrato de Berto com a emissora foi rescindido em 2008. Em São Paulo, trabalhou na Rádio Bandeirantes.



Equipe Líder de Alexandre Barros estreia na Tropical FM






Equipe Líder - equipe de esportes comandada por Alexandre Barros -, estreia suas transmissões esportivas também em FM. Numa parceria com a Tropical FM (107,9 MHz - São Paulo/SP), a equipe estará presente na programação com boletins esportivos e com narrações de jogos importantes as quartas e domingos.

A estreia acontece neste domingo, dia 31 de janeiro, a partir das 14h. A primeira transmissão seráCorinthians x XV de Piracicaba, direto da Arena Corinthians, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

A Equipe Líder continua com suas transmissões na Rádio Capital (AM 1.040 kHz - São Paulo/SP). A novidade é que existe a possibilidade de serem transmitidos jogos diferentes nas duas emissoras. A equipe técnica tem o comando de Eduardo Simões.

As quartas-feiras, as transmisões na Tropical FM começam às 20h; e aos domingos, a partir das 14h.



Novos rádios para carros serão disponibilizados



Imagine carros que se comunicam entre si para informar as condições de tráfego e ajudam os motoristas em situações de emergência. Com o avanço tecnológico, tudo isso passou a ser viável. A partir do conceito de "internet das coisas", a infraestrutura tecnológica alcança a integração a partir do acesso à internet, extrapolando os limites da telefonia celular e dos tablets, até alcançar carros e eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar roupa.

A partir desse tema, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, debateu na quarta-feira (27), com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Moan, o processo de migração das rádios AM para FM, que será iniciado em março deste ano, e a consequente atualização da capacidade de recepção dos equipamentos instalados nos novos veículos, a partir de 2017. Essa mudança será motivada pela realização do switch off (desligamento, em português) do sinal analógico de TV, que alcançará as capitais, e adjacências, até 2018, pois existe limitação de espectro. Com a liberação desses canais, será criado o dial estendido, ou faixa estendida, que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz.

Atualmente, as emissoras que operam em FM utilizam canais entre 87.7 MHz até 107.9 FM.

"As grandes regiões metropolitanas não comportam o simulcast (transmissão simultânea). Até 2018, o switch off acontecerá nessas localidades, pois, em janeiro de 2019, o espectro precisa estar limpo para as operadoras de telefonia ampliarem o 4G no Brasil. A partir de março, onde não é necessário estender a faixa, já começará a migração das rádios. Até 2023, alcançaremos a totalidade das emissoras no país. Isso é um passo importante para ampliar a evolução tecnológica no país", afirmou André Figueiredo, ao citar os centros de excelência em pesquisas para inovação brasileiros, como a Universidade do Ceará.

Segundo Luiz Moan, a Anfavea já atua em conjunto com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para acelerar ao máximo essa migração tecnológica. "Os modelos 2017 já receberão os rádios, que garantem a recepção a faixa estendida", garantiu. "Os automóveis já se comunicam com os smartphones. A conectividade plena é fundamental nos projetos das montadoras. Um exemplo é a possível conexão automática em caso de acidentes. O veículo autônomo também contará, em breve, com a possibilidade de condução automatizada a partir de sensores", acrescentou o presidente, ao destacar que no salão de Detroit, principal feira mundial do setor, a interatividade foi o centro das atenções.

No mundo, a internet das coisas está chegando também aos automóveis. A integração de equipamentos é uma tendência que amplia a experiência dos motoristas e, consequentemente, da qualidade de vida da sociedade.

FONTE: Ministérios das Comunicações

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

As Rápidas do Radio para o Radio

Inscrições abertas para Workshop de Locução Comercial


Antônio Viviani e Nicola Lauletta promovem mais um Workshop de Locução Comercial. Começa dia 19 de março. As incrições estão abertas e as vagas são limitadas. Se você tem interesse, envie um e-mail para workshoplocucao@gmail.com

Morre Adelaide esposa de Fiori Gigliotti


Faleceu na terça-feira, dia 19 de janeiro, a senhora Adelaide (foto), esposa do saudoso e eterno locutor esportivo, Fiori Gigliotti. O velório e enterro ocorreu na quarta-feira (20), no Cemitério do Morumbi, mesmo local onde está sepultado Fiori.

Adelaide deixa os filhos Marcos e Marcelo e netas. Fiori Gigliotti faleceu no dia 8 de junho de 2006. Ele tinha 78 anos.


Zé Béttio está internado em São Paulo





Um dos comunicadores mais famosos e queridos do Brasil, Zé Béttio, desde o dia 20 de novembro segue internado num hospital na cidade de SP.

Zé Béttio foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Seu estado de saúde é considerado estável. Nos próximos dias ele deve receber alta médica para continuar tratamento em casa.

Zé Béttio completou 90 anos de vida no dia 11 de janeiro. Ele nasceu na cidade de Promissão, no interior de São Paulo, no ano de 1926.










sábado, 9 de janeiro de 2016

WEB NEWS NO AR O RADIO EM DESTAQUE PARA O RADIO

Mais de 900 rádios poderão mudar para FM em 2016


O processo de migração das rádios AM para a faixa de FM teve um grande avanço no ano de 2015, com a definição dos valores que cada emissora terá de pagar para fazer a mudança. Neste ano de 2016, um total de 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair do AM e começar a transmitir sua programação no FM.

A migração de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. Com a mudança, as emissoras poderão modernizar a estrutura de transmissão e ampliar seu alcance.

Os valores variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações (MC) foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.385 pediram para mudar de faixa: 948 rádios já poderão fazer a migração em 2016, mas 437 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.


Modernização
A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Wanderley Nogueira se emociona ao relatar assalto


Na manhã da terça-feira (05/01), o Jornalista e Coordenador Esportivo daJovem PanWanderley Nogueira (foto), falou ao vivo na rádio sobre uma situação horrível que lhe ocorreu nos últimos dias. O jornalista foi assaltado a mão armada e teve seu veículo e pertences roubados em São Paulo. "Sei que não fui o primeiro e nem o último", refletiu.

Com lágrimas nos olhos e bastante emocionado, Wanderley relatou todo o ocorrido ao vivo no programa Pan News e, ao se lembrar do momento em que o assaltante encostou o revólver em sua face, disse: "Você pensa que 'acabou tudo'!"

Felizmente Wanderley conseguiu recuperar a maioria de seu bens, já que os assaltantes abandonaram o veículo, sua bolsa e seu telefone, mas, um sentimento de insegurança o assombra. "Encontrei meu crachá da Jovem Pan dentro de minha caixa de correspondência. Fica fácil dormir sabendo que os ladrões sabem onde eu moro, é muito tranquilizador."


Gleides Xavier de volta à 105 FM

Gleides Xavier

Gleides Xavier (foto) está de volta à 105 FM (105,1 MHz). Ela estreia sábado, dia 16 de Janeiro o programa "Roda de Samba". O programa vai ao ar aos sábados, das 9h às 14h e aos domingos, das 9h às 12h. 

Quem também vai participar do programa é o DJ, produtor e locutor Chilão(foto), que estará nos "pedágios" da emissora movimentando a galera.

Transamérica inaugura estúdio em shopping de SP



Rede Transamérica de Comunicação, maior rede de rádios FM do Brasil, em parceria com o Shopping West Plaza, inaugura nesta quinta-feira (07/01), o“Estúdio Vitrine”, espaço exclusivo da Transamérica que contará com a transmissão do programa “Transalouca 4.0”, que receberá artistas convidados, além do melhor da programação musical da emissora e outras atrações.

O “Estúdio Vitrine” contará ainda com a equipe de promoções da rádio, que estará diariamente no centro de compras fazendo ações interativas com o público que visitará o local para conhecer os apresentadores/locutores que fazem parte da programação diária.

Outra novidade é que o “Estúdio Vitrine” contará com a TV interna da Transamérica, que traz as principais atualizações da programação e as notícias de entretenimento e variedades que estão em alta no portalwww.radiotransamerica.com.br. A iniciativa é uma parceria com a “Ozai Com”, empresa de produção audiovisual que trabalha com projetos personalizados de TV Indoor, Mídia Digital e Digital Signage. Já a empresa America Net será a responsável pelo link de internet que vai transmitir a programação direto do West Plaza para todo o Brasil.


JORNALISTA E APRESENTADOR    PAULO SILVA

ESTA NA RADIO DIFUSORA DE TRÊS LAGOAS  FAZENDO CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E NO COMANDO DO NOTICIÁRIO DE  HORA EM  HORA O MUNDO NO AR  E O JORNAL A HORA DA NOTICIA.

Criando novos meio de chamada para a Radio AM e  atualizando a Programação.


Na  TV  2016  e  Internet .
Vamos  estar de volta com uma novidade em formato de Programa para aspectos comerciais e artisticos.

Aerp terá novo presidente a partir do dia 29

Curitiba - Carlos Alexandre Rocha Barros será o presidente da entidade no lugar de Márcio Villela
Resultado de imagem para Aerp

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) terá novo presidente a partir do dia 29, quando será empossado Carlos Alexandre Rocha Barros. O novo presidente é diretor do Grupo Maringá de Comunicação (que controla as rádios Maringá FM 97.1, Mix FM 97.9 e CBN FM 95.5) e vai substituir Márcio Villela, que ficou no cargo por dois mandatos.
 
O novo presidente da entidade já fez parte da diretoria da Aerp e também foi presidente do Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Paraná (SERT-PR). Quando foi eleito, Alexandre Barros ressaltou que a prioridade de sua gestão será a renovação. “Vamos adaptar o rádio e a TV às plataformas digitais, aos conceitos mais modernos de gestão e à linguagem das novas gerações, que já nascem ‘conectadas’. Vamos fazer isso melhor e mais rapidamente se contarmos com lideranças mais jovens”, disse ele.
 
No mesmo dia tomará posse a nova diretoria executiva da Aerp. A partir deste ano, Márcio Villela passa a ser diretor Institucional da Associação. Confira a listagem completa de novos diretores e conselheiros:
 
DIRETORIA EXECUTIVA
 
Presidente: Carlos Alexandre Rocha Barros
Emissora: Grupo Maringá FM
Cidade: Maringá
 
Vice-Presidente: Cezar Telles
Emissora: Rádio Antena Sul FM
Cidade: Castro
 
Diretor Administrativo: Márcio Martins
Emissora: Rádio T
Cidade: Ponta Grossa
 
Diretor Financeiro: Rogério Afonso
Emissora: Rádio Transamerica
Cidade: Curitiba
 
Diretor Comercial: Carlos Henrique Agustini
Emissora: FM Verde Vale
Cidade: União da Vitória
 
Diretor Jurídico: José Heriberto Micheletto
Emissora: Rádio Banda B
Cidade: Curitiba
 
Diretor Institucional: Márcio Villela
Emissora: Rádio Tradição
Cidade: Rio Branco do Sul
 
Diretor Técnico: Roberto Lang
Emissora: Rádio Voz do Sudoeste
Cidade: Coronel Vivida
 
Diretor de Comunicação: Luiz Benite
Emissora: Rádio Massa FM
Cidade: Curitiba
 
Diretor de Televisão: Mariano Lemanski
Emissora: GRPCom
Cidade: Curitiba
 
Diretor Regional Capital-Litoral: Leonardo Petrelli
Emissora: TV Independência
Cidade: Curitiba
Suplente: Augusto Gonçalves Oliveira
Emissora: Radio Caiobá FM
Cidade: Curitiba
 
Diretor Regional Norte: João Miguel Ignácio
Emissora: Rádio Cultura de Apucarana
Cidade: Apucarana
Suplente: Andre Gustavo de Souza Faria
Emissora: Rádio Paiquerê
Cidade: Londrina
 
Diretor Regional Noroeste: Ilídio Coelho Sobrinho
Emissora: Radio FM Ilustrada
Cidade: Umuarama
Suplente: Walber Souza Guimarães Junior
Emissora: Cianorte FM
Cidade: Cianorte
 
Diretor Regional Oeste: Moacir José Hanzen
Emissora: Rádio Costa Oeste FM
Cidade: São Miguel do Iguaçu
Suplente: Nelso Rodrigues
Emissora: Rádio Cultura de Foz do Iguaçu
Cidade: Foz do Iguaçu
 
Diretor Regional Centro-Sul: Ivaldir Perachi
Emissora: Rádio Líder Sul
Cidade: Laranjeiras do Sul
Suplente: Melanie Lisboa Triches
Emissora: Vale do Mel FM
Cidade: Irati
 
Diretor Regional Sudoeste: Adir Seleski
Emissora: Rádio Princesa
Cidade: Francisco Beltrão
Suplente: Giovanni Pagnocelli
Emissora: Vizi FM
Cidade: Dois Vizinhos
 
CONSELHO FISCAL
Flávio Ghellere Junior, Renato Silva, José F. Soares Linhares, Alexandre Marques Guimarães, Roberto Mongruel, Elói Bonkoski.
 
Com informações da Abert

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

WEB NEWS NO AR FELIZ ANO NOVO 2016

Em 2016, 948 rádios AMs poderão mudar para FM




A partir de janeiro, 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair da faixa AM (modulação em amplitude) e começar a transmitir a programação no sistema FM (frequência modulada).
Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM e, entre elas, 1.385 pediram para mudar de faixa. Segundo o Ministério das Comunicações, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016.
As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.
Os valores que cada emissora terá que pagar para fazer a mudança variam de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. A tabela - elaborada pelo Ministério das Comunicações - foi feita com base em critérios como índices econômicos e sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.
Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.
A migração de faixa não é obrigatória, mas é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros.
As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento em razão de interferências na transmissão da programação.
Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.


Morre o humorista Carlos Roberto Escova




Faleceu neste domingo (20/12) na cidade de Ourinhos (SP), o radialista e humorista Carlos Roberto Isaías, mais conhecido como Carlos Roberto Escova, famoso na década de 1980.

Segundo o portal Ourinhos Notícias, ele esteve internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia. O blog Radioamantes apurou que ele vinha enfrentando problemas de saúde desde outubro deste ano, em decorrência de diabetes. Além disso, ele teve infecção hospitalar.  O sepultamento aconteceu nesta segunda-feira (21), por volta das 15h.

Escova era conhecido do grande público pelas suas participações como imitador de personalidades nos programas Show de Rádio, da Jovem Pan AM;Balancê, da Rádio Excelsior; além de fazer parte da equipe do programa Djalma Jorge, na Jovem Pan FM. Na televisão, fez parte do programa Perdidos na Noite, ao lado de Nelson Tatá Alexandre, apresentado por Fausto Silva nas TVs Gazeta, Record e Bandeirantes. 

Escova conseguiu até "popularidade" no difícil mercado de Porto Alegre (para quem não é da região), fazendo parte do Programa X, da Rádio Atlântida.

Após passar uma temporada em Miami, voltou ao Brasil e se radicou em Ourinhos (SP), onde prosseguiu sua carreira nas rádios Clube e Melodia, esta última onde trabalhava atualmente. Na Rádio Melodia, ele participava da programação em dois horários: as 7h, dentro de um jornal; e as 11h, dentro do programa de Luís Alberto.



Dedé Ramos deixa produção do Paulinho Boa Pessoa


Após 33 anos de parceria, Dedé Ramos (foto) deixou de produzir o programa Paulinho Boa Pessoa. "Não houve nenhum atrito, só achei que estava chegando a hora de sair", revela o produtor.

Dedé Ramos vai passar o final de ano com a família, descansar um pouco e depois do dia 18 de janeiro deve decidir qual rumo profissional deve seguir.

Desejamos boa sorte ao produtor Dedé Ramos e, quem sabe, após merecido descanso, ele retorne ao rádio.

sábado, 19 de dezembro de 2015

WEB NEWS SEMANA DE NATAL ESPECIAL COM NOTICIAS

Justiça manda Rádio Estadão readmitir funcionários



radio-estadao-938x535



O Tribunal Regional do Trabalho deu ganho de causa por unanimidade aos sindicatos dos jornalistas e radialistas, que estavam unidos em ação contra o Grupo Estado/Rádio Estadão. De acordo com a desembargadora e relatora do processo, Maria José Beguetti Rebelo, ficou determinado que a empresa de comunicação deve, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial, a readmissão de todos os funcionários registrados que foram demitidos no dia 5 de outubro deste ano. O julgamento aconteceu na quarta-feira, 16, na seção de Dissídios Coletivos do TRT
O sindicato dos jornalistas foi representado pelo presidente Paulo Zocchi e pelo advogado Raphael Maia, que, segundo relato dos funcionários presentes no tribunal, fez excelente trabalho. Segundo a coluna apurou, as partes devem aguardar trâmites legais. O Grupo Estado pode entrar com um agravo e recorrer.  Os funcionários comemoraram a vitória, mas a readmissão pode durar pouco. Apuramos que a partir de janeiro a emissora deve passar por nova reformulação, sendo possível até a mudança do grupo controlador. Alguns profissionais remanescentes no veículo foram informados que prestarão serviço somente até o fim deste mês.
Em contato com a coluna, a direção da Rádio Estadão, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o Grupo Estado espera a publicação do acórdão (que não ainda não foi feita) para ver que atitude irá tomar. Desde o início de dezembro, o diretor de conteúdo da companhia, Ricardo Gandour, responde diretamente pela redação da Rádio Estadão – em  substituição a Acácio Luiz Costa, que passou a atuar como consultor de  assuntos regulatórios e operacionais da plataforma rádio da empresa.

Faculdade voltada à formação de profissionais da comunicação encerra atividades em São Paulo





A Faculdade do Povo de São Paulo (Fap-SP) encerrou suas atividades nesta quinta-feira (17). A instituição de ensino superior tinha entre seus cursos os de Jornalismo; publicidade e propaganda; rádio, TV e internet; e MBA em comunicação organizacional integrada. 
 
Esses eram os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Faculdade do Povo de São Paulo. Na noite de quinta-feira, 17, a instituição de ensino demitiu todos os seus funcionários, de estagiários a professores e coordenadores, e comunicou internamente que encerrará as atividades acadêmicas ao fim do ano.
 
No mercado desde 2009, a Fap-SP foi criada e mantida ao longo dos últimos seis anos por associação vinculada ao religioso Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido por Missionário R.R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Com campus no centro da capital paulista, o fechamento da faculdade, que deve contar com anúncio oficial na próxima segunda-feira (21) pegou de surpresa os alunos e o corpo docente. 
 
As expectativas das partes eram opostas, inclusive com promessa de ampliação da estrutura. A “inviabilidade econômico financeira, agravada pelo atual quadro de recessão”, no entanto, foi alegada como justificativa da decisão.
 
Contando com laboratórios e estúdios no próprio campus, a direção da Fap-SP planejava ter maior integração com a RIT TV, emissora mantida por R.R. Soares. Na sede do canal, também baseado na região central da cidade de São Paulo, há um estúdio de televisão que, ao menos de acordo com a sinalização, era exclusivo para uso dos estudantes da faculdade. 
 
Sem a continuação da empresa educacional, o espaço deve ser utilizado para gravações de conteúdos a serem exibidos pelo veículo de comunicação.

Empresários das rádios de MS poderão usar recursos do FCO para migração de emissoras AM para FM



Na avaliação do empresário Rosário Congro Neto, presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (Aerms), ?recebemos aqui uma excelente notícia que irá proporcionar segurança.


Os empresários de radiodifusão de Mato Grosso do Sul que possuem concessão de emissoras de Ondas Médias (OM) e Amplitude Modulada (AM) poderão, no ano  de 2016, solicitar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para fazer a migração de suas rádios para a transmissão em Frequência Modulada (FM). A informação foi repassada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Elias Verruck, em encontro com representantes do setor realizado no auditório da superintendência do Banco do Brasil, na terça-feira (15).
“Os empresários de radiodifusão apresentaram essa reivindicação ao governador Reinaldo Azambuja e nós, na Semade, levamos a solicitação ao Conselho Deliberativo do FCO. A demanda foi aprovada no âmbito do Condel e da Sudeco e a partir do próximo ano as rádios poderão pleitear empréstimo para modernização e adequação às exigências do Ministério das Comunicações”, afirmou o secretário Jaime Verruck. Ele estava acompanhado pelo superintendente Estadual do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Evaldo Emiliano de Souza e técnicos do BB, que apresentaram aos presentes o funcionamento dessa modalidade de empréstimo, desde a formulação da carta-consulta à contratação junto ao banco.
Na avaliação do empresário Rosário Congro Neto, presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (Aerms), “recebemos aqui uma excelente notícia que irá proporcionar segurança aos nossos associados. Temos de fazer essa migração, mas precisávamos desse tipo de apoio. Com esse acesso a uma linha de crédito com juros atrativos e outras possibilidades como o ICMS diferenciado na aquisição de equipamentos eletrônicos, a situação melhora para nós. Ficamos satisfeitos com o atendimento e atenção que o governador e o secretário nos deram”, disse Rosário.
As condicionantes e regras para migração das emissoras de rádio que operam na faixa de AM/OM para FM foram estabelecidas no Decreto Nº 8.139 de 7 de Novembro de 2013 e na Portaria Nº 6.647 de 24 de novembro de 2015. Em Mato Grosso do Sul, segundo a Aerms, 36 das 51 emissoras AM/OM existentes podem migrar para FM. Com esse procedimento, o setor prevê a abertura de 1 mil novos empregos diretos e indiretos.


Ultimas do Radio

Além do Grupo Estado/Rádio Estadão, outra emissora  que terá que readmitir seus funcionários será a Rádio Cultura FM de Santos, a  direção da emissora demitiu todos seus funcionários em setembro pois  arrendou o canal para a Igreja Plenitude. No caso da Rádio Cultura o prazo dado pela justiça do trabalho para que se cumpra a decisão é de 48 horas.

Com a saída de Rogério Assis para a Band a 105 FM  seguirá com três narradores Leandro Bollis, Decimar Leite e Ricardo Mello e ponto.

Comunicador da Nativa FM de São Paulo, Renato Rainha é também narrador e foi uma das gratas revelações no dial em 2015. Rainha segue na Bradesco Esportes no ano que vem, mas não está certa a permanência dos outros narradores que eram freelancer, são eles Ivan Bruno que  segue narrando no Band e BandSports e Rafael Spinelli que já foi do Sports Plus e chegou a fazer dez jogos na Rádio Bandeirantes nesse ano.

A equipe de Alexandre Barros da Rádio Capital am está comemorando os bons índices do Ibope do último trimestre, inclusive com vitórias em cima da Globo aos domingos. Em 2016  Alexandre está negociando   a retransmissão do esporte da Capital com uma FM do segmento popular e o negócio deve ser fechado a partir do Campeonato Paulista.

Enquanto isso a Globo segue a espera de um canal em frequência modula que nunca chega, por isso, vai se virar com a retransmissão em FM da CBN pra tentar melhores índices de audiência e principalmente melhora no faturamento.

Com a saída de Alexandre Porpetone da Transmérica, o humor da rádio perde bastante. Em princípio Porpetone que recebeu proposta da Jovem Pan  no início do ano fica só no SBT.

Um bom imitador  de outro programa que fala de esporte da grande São Paulo vai deixar a emissora no ano que vem. Será outra perda  muito grande para a equipe.

E a tal crise pegou o ótimo jornalista e comentarista esportivo Eduardo Savoia, que após 11 anos deixa o departamento esportivo da Rede Record as vésperas da Olimpíadas. Savoia segue na equipe esportiva da Transamérica de São Paulo.

O que será da Rádio Estadão em 2016?   A direção da rádio segue negando a negociação  do canal.... aguardemos e torcemos para as poucas vagas de bons profissionais que lá estão não sejam extintas.

Uma dica para todos os colegas que falam de rádio é tv seria a criação de um Troféu irônico é claro que questionassem tantas demissões no setor nos últimos anos, da coluna segue a sugestão:TROFÉU PASSARALHO!  seria uma inusitada "homenagem" as empresas de comunicação que demitiram muitos colegas  nesse triste 2015.

 Fonte :Cheni

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

WEB NEWS DO RADIO PARA O RADIO

Justiça condena Atlântida FM por irregularidades trabalhistas em Porto Alegre

Porto Alegre – Segundo informações, a emissora terá de pagar R$ 1 milhão de indenização

A Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre, emissora do segmento pop/jovem controlada pelo Grupo RBS, foi condenada pela Justiça, a partir de ação do Ministério Público do Trabalho, em ação civil pública movida por irregularidades de jornada de trabalho, pagamento e contratação de radialistas. A emissora terá de pagar indenização por danos morais coletivos e respeitar jornadas diárias, horas extras, entre outros. 
 
A rádio, além de pagar uma indenização de R$ 1 milhão, por danos morais coletivos, foi condenada a obedecer o limite de duas horas extras diárias, a empregar radialistas devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Previdência Social. A emissora também terá de observar a jornada ordinária de trabalho máxima de 8 horas diárias e 44 semanais para empregados com mais de um contrato, e a obedecer os limites das jornadas especiais, que variam de 5 a 8 horas diárias, de acordo com a Lei nº 6615, de 1978.
 
A decisão, de efeito imediato, garante aos empregados da emissora o direito ao intervalo intrajornada, ao descanso semanal remunerado após o sexto dia consecutivo de trabalho, ao pagamento devido das verbas rescisórias, com multa, e ao uso de sistema de controle de ponto que identifique de forma completa os horários de prestação de serviço. Caso as regras não sejam cumpridas, a empresa é sujeita a multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil, de acordo com a infração.
 
A ação civil pública resulta de inquérito civil, ambos sob condução do procurador do Trabalho Luiz Alessandro Machado. A empresa foi fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, quando foram constatadas as irregularidades. A sentença foi proferida pelo juiz do Trabalho substituto Rafael Moreira de Abreu, da 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Fonte  coletiva.net

Rogério Assis assina com o Grupo Bandeirantes de Rádio


O locutor esportivo Rogério Assis (foto), conhecido como "canhão do rádio", um dos principais nomes da narração esportiva em São Paulo, assinou contrato com o Grupo Bandeirantes.

Ele será narrador titural da Bradesco Esportes FM (94,1 MHz) e também estará atuando nas rádios Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz),BandNews FM (96,9 MHz), todas emissoras pertencentes ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Rogério Assis estava na equipe esportiva da 105 FM (105,1 MHz), passou de forma meteórica pela equipe da Rádio Capital AM, mas se tornou conhecido em todo o Brasil na Rádio Jovem Pan, onde trabalhou por 14 anos.



Troféu Ford ACEESP 2015: confira os vencedores



ACEESP (Associação dos  Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), realizou no dia 1º de dezembro a sua tradicional festa de confraternização. Durante o jantar aconteceu a premiação da 34ª edição do Troféu Ford ACEESP,  confira a lista completa das categorias e os nomes dos jornalistas premiados.

Narrador de Rádio 
1. Ulisses Costa - Rádio Bandeirantes 
2. Oscar Ulisses - Rádio Globo 
3. Paulo Sodate - Rádio Capital 

Comentarista de Rádio 
1. Cláudio Zaidan - Rádio Bandeirantes 
2. Luiz Ademar - Rádio Capital 
3. Paulo Massini - CBN 

Repórter de Rádio 
1. Ademir Quintino - Rádio Capital 
2. Frank Fortes - Rádio Bandeirantes 
3. Leandro Quesada - Rádio Bandeirantes  

Apresentador de Rádio 
1. Ricardo Capriotti - Rádio Bandeirantes 
2. Octávio Tatá Muniz - Rádio Capital 
3. Maércio Ramos - Rádio Globo 

Narrador de TV 
1. Luiz Roberto De Múcio - TV Globo 
2. Téo José - TV BANDEIRANTES 
3. Silvio Luiz - REDE TV 

Comentarista de TV 
1° Paulo Roberto Martins - TV Bandeirantes 
2° Juarez Soares - REDE TV 
3° Reginaldo Leme - TV Globo 

Repórter de TV 
1. Fernando Fernandes - TV Bandeirantes 
2. Mauro Naves - TV Globo 
3. Abel Neto - TV Globo 

Apresentador de TV 
1. Renata Fan - TV Bandeirantes 
2. Ivan Moré - TV Globo 
3. Flávio Prado - TV Gazeta

Narrador TV por assinatura 
1. Milton Leite - SPORTV 
2. Everaldo Marques - Canais ESPN 
3. Paulo Andrade - Canais ESPN

Comentarista TV por assinatura 
1. Mauricio Noriega - SPORTV 
2. Paulo Vinicius Coelho - FOX SPORTS 
3. Mauro César Pereira - Canais ESPN

Repórter TV por assinatura 
1. Joanna de Assis - SPORTV 
2. André Plihal - Canais ESPN 
3. André Hernan - SPORTV 

Apresentador TV por assinatura  
1. Benjamin Back - Fox Sports 
2. João Carlos Albuquerque - Canais ESPN 
3. Paulo Soares - Canais ESPN 

Site 
1. www.globoesporte.com 
2. www.lancenet.com.br 
3. www.espn.com.br 

Blog 
1. Ademir Quintino 
2. Futebol Caipira (Luiz Ademar) 
3. Flávio Gomes

Colunista/Blogueiro 
1. Luiz Augusto Simon (Blog do Menon - UOL) 
2. Paulo Vinicius Coelho (Fox/Folha de São Paulo) 
3. Jorge Nicola - Diário de São Paulo / Yahoo 

Mídia Web 
1. Web Rádio Coringão 
2. Rede Contínua 
3. Web Rádio Verdão

TV do Interior 
1. A Tribuna de Santos 
2. EPTV Campina 
3. Bandeirantes de Campinas

Rádio do Interior 
1. Rádio Central de Campinas 
2. Rádio Bandeirantes de Campinas 
3. Rádio CBN de Campinas

Jornal do Interior 
1. A Tribuna de Santos 
2. Correio Popular de Campinas 
3. Diário do Grande ABC

Assessoria de Imprensa 
1. Jairo Giovenardi - Basquete Osasco 
2. Felipe Espíndola - São Paulo F. C.
3. Luan de Sousa - S.E.Palmeiras 

Ex-Atleta Comentarista / Colunista 
1. Caio Ribeiro - TV Globo 
2. Neto - TV Bandeirantes 
3. Casagrande - TV Globo 

Prêmio Mobil Aceesp Claudio Carsughi 
1.A Fila Anda..... - Repórter Renan do Couto (www.grandepremio.com.br) 
2.Flecha de Prata - Repórter Cassio Cortes (Programa Acelerados - SBT) 
3.Cobertura do Acidente Pedro Piquet - Jornal Nacional 

Prêmio Regiani Ritter 
Wania Westphal (Destaque feminino do Jornalismo Esportivo) 

Prêmio Ely Coimbra: Vital Battaglia 
Melhor Matéria Imprensa Escrita (Futebol) 
Matéria: Desemprego no Futebol - Folha de São Paulo 
Repórteres: Rafael Valente e Luiz Cosenzo 

Furo Jornalístico
Matéria: Especiais Escândalo da FIFA/CBF 
Repórter: Jamil Chade - O Estado de SP.

Melhor Matéria Imprensa Escrita  
(Outros Esportes): Matéria: Medina Futebol Clube (www.gazetaesportiva.com) Repórteres: Hélder Junior , Bruno Ceccon e André Sender

Homenagem Especial de 50 anos de jornalismo esportivo:
Elio Claudino - Rádio Capital 
Sergio Carvalho - Blog Toque de Bola 
José Trajano - Canais ESPN


Alexandre Padilha na Rádio Trianon




A cidade de São Paulo apresentou neste ano de 2015 mais de 100 mil registros de casos de dengue e 23 óbitos. Por causa destes números, a luta contra o mosquito Aedes aegypti deve ser redobrada para 2016. 

Essas e outras explicações serão dadas, nesta quarta-feira, dia 9, das 16h30 às 17h, no programa Estação Trianon, na Rádio Trianon (AM 740 kHz) pelo secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha, durante entrevista exclusiva ao jornalista Anderson França e a comunicadora Dulce Granero.

Ele vai dar detalhes das principais ações para 2016. “São três grandes grupos de ação. Em primeiro lugar, mobilizar a população, porque é a ação da população em sua casa que permite reduzir o número de casos. Em segundo está uma ação de controle do mosquito em pontos estratégicos, ou seja, locais que têm muita circulação de pessoas ou que têm muita presença de focos de mosquito, como ferros velhos, locais de construção, locais abandonados. São quase 3 mil pontos como este que recebem visitas quinzenais dos agentes de saúde, inclusive, utilizando uma técnica inovadora para matar as larvas dos mosquitos com uma espécie de fumacê que mata as larvas”, destaca o secretário. 

Em terceiro, está a atenção à saúde, que fica mais evidente a partir de fevereiro, quando começa o maior número de casos”, revela Padilha.


Roberto Barreiros deixa Rádio 9 de Julho




O grande artista Roberto Barreiros (foto), está deixando a Rádio 9 de Julho(AM 1.600 kHz - São Paulo/SP). Sexta-feira, dia 11 de dezembro, ele apresentará seu último programa "A Saudade se Faz Canção", que vai ao ar das 14h às 15h.

Cantor, compositor, apresentador, humorista e dublador, Roberto Barreiros é um artista completo e grande nome do cenário brasileiro. Ele permaneceu na Rádio 9 de Julho por aproximadamente 6 meses, atendendo um convite da direção da emissora para substituir o saudoso radialista e locutor Luís Carlos de Araújo, falecido em 30 de maio de 2015, aos 74 anos, vítima de um infarto.

Para o comando da atração, a partir de segunda-feira, dia 14 de dezembro, quem assume o programa "A Saudade Se Faz Canção", é a comunicadora Nice Passos.




Globo - SP demite diversos funcionários




A crise no rádio também atingiu o Sistema Globo de Rádio na cidade de São Paulo. A lista de dispensa inclui funcionários das rádios Globo (AM 1.100 kHz) e CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz). 

Nesta semana, cerca de 14 funcionários foram demitidos. A equipe esportiva foi uma das mais afetadas. Estão na lista: Doni Vieira (narrador esportivo Globo),Rafael Esgrilis (repórter esportivo Globo), Deva Pascovicci (narrador esportivo CBN), Luiz Inácio "Luizinho" (departamento técnico). Funcionários da produção e departamento comercial também foram dispensados.


GLOBO X CBN
A partir do Campeonato Paulista 2016, a equipe esportiva do Sistema Globo de Rádio será uma só, unificando as transmissões nas rádios Globo e CBN. Serão 18 profissionais dedicados ao futebol e a outras modalidades esportivas. 

Com a mudança, o radialista Oscar Ulisses passa a ser o principal narrador das emissoras (função que já exercia na Rádio Globo). Na função de comentarista estarão Osvaldo Pascoal (Globo) e Mario Marra (CBN). Segundo comunicado emitido pelo Sistema Globo de Rádio as jornadas esportivas levarão o nome de “futebol Globo/CBN”.

Além de Oscar Ulisses, Mario Marra e Osvaldo Pascoal, a equipe esportiva para 2016 também contará com outros nomes que já eram acompanhados pelos ouvintes da CBN ou da Rádio Globo: Marcelo Gomes e Marcelo do Óserão os locutores para 2016, além Paulo Massini e Raphael Prates como comentaristas. 

O comunicado do Sistema Globo de Rádio também informa que haverá uma maior integração entre as produções esportivas das duas emissoras em São Paulo, porém os programas “Quatro em Campo” (CBN) e “Globo Esportivo” (Rádio Globo) serão mantidos no ar. A diferença é que as atrações poderão contar com profissionais das duas rádios.


TELEVISÃO






 O ‘Bom Dia Brasil’ desta sexta-feira, 11, foi ao ar em clima de despedida: o jornalista Renato Machado, que ocupava o cargo de correspondente internacional da Globo em Londres, vai retornar ao Brasil e deixará o telejornal, no qual trabalha desde 1996 . Do Rio de Janeiro, ele será integrado ao quadro de profissionais do ‘Globo Repórter’, primeiro programa para o qual trabalhou quando foi contratado pela emissora, em 1982. 

machadoCom mais de 40 anos de profissão, o jornalista volta a trabalhar como repórter especial (Imagem: Reprodução)“Vinte anos de manhãs", disse Machado ao encerrar sua participação. Na próxima segunda-feira, 14, a jornalista Cecília Malan assume a posição de comentarista do canal diretamente da redação localizada no bairro londrino de Camden. O adeus também vale para o 'Jornal da Globo', em que Machado atuava como colunista com análises da situação política e econômica da Europa ao longo dos quatro anos em que esteve em Londres. Em sua última contribuição, ele fez um balanço do período. "Quem esperava bons resultados da União Europeia se enganou. As crises tornam o continente uma região instável". 

Aos 72 anos, a carreira de Machado foi iniciada no rádio, de onde saiu para trabalhos realizados para a extinta Rede Manchete e a britânica BBC, até ser contratado pela Globo. Ele ocupou a posição de âncora de noticiários como ‘Jornal da Globo’, ‘Jornal Nacional’ e ‘RJTV’, tendo acumulado também, por 15 anos, os cargos de editor-chefe e apresentador do ‘Bom Dia Brasil’. 

fonte comunique-se



Três integrantes do canal Boom, que é especializado em pegadinhas no YouTube, foram presos durante a gravação de um vídeo em Apucarana, na região norte do Paraná. Policiais militares abordaram o trio no momento em que eles simulavam o furto de um veículo X1 da BMW na área central da cidade. O grupo foi detido e encaminhado para a delegacia na tarde de quarta-feira, 9.
tiagofonsecaCarro usado para pegadinha seria do líder do grupo, Tiago Fonseca (Imagem: Reprodução/YouTube)Autuados por provocação de tumulto e perturbação do trabalho, Tiago Fonseca de Lima, Maicon Amaro Viana e Geovani Presley de Souza Sancco foram liberados após prestarem depoimento na 17ª Subdivisão Policial. Segundo reportagem do Uol, a ocorrência envolvendo os youtubers provocou o adiamento de uma ação policial que seria realizada em outra região da cidade.

Três viaturas teriam sido enviados ao local onde o trio estaria simulando o roubo após dezenas de ligações para o telefone de emergência da polícia, denunciando a ação de ladrões. Ao serem confrontados pelos policiais, os jovens esclareceram a brincadeira, o que revoltou moradores do local que acompanhavam o caso. O apresentador do canal, Tiago Fonseca, que já teve passagens em outras delegacias da cidade por infrações similares, teria adquirido o veículo há 30 dias, mas não tinha providenciado a transferência dos documentos para seu nome.
O Boom tem mais de 3,3 milhões de inscritos no YouTube. Uma de suas produções que cobria de adesivos um carro estacionado irregularmente na vaga para portadores de deficiência ficou entre os 10 vídeos mais assistidos de 2015.
Nesta semana, outro youtuber de humor, Elbio Enrique Fernandes, foi preso em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ele teria se vestido com trajes árabes e carregado uma bomba falsa com a intenção de filmar a reação dos passageiros de um ônibus ao tirar o explosivo da bolsa. Na correria, passageiros se machucaram e perderam seus pertences no veículo.