segunda-feira, 22 de setembro de 2014

WEB NEWS TEM TUDO DO RADIO

Dia do radialista é comemorado em duas datas

São Paulo - Dia do radialista é comemorado hoje e em novembro


Mais uma curiosidade para os radionautas que acessam o Tudo Rádio.com. Assim como nos anos anteriores muitos radialistas irão comemorar o dia da sua profissão neste domingo. A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. 
 
Com a mudança imposta por uma lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. 
 
De qualquer forma, a equipe do Tudo Rádio.com parabeniza hoje todos os radialistas desse país, assim como faremos novamente no dia 7 de novembro. São duas datas especiais para os profissionais que movem essa paixão pelo rádio. 
 
Confira logo abaixo o decreto que alterou o Dia do Radialista:
 
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006 
Institui o Dia do Radialista.
 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
 
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.
 
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira



Depois de pouco mais de dois anos de afastamento, a cientista política Lucia Hippolito está de volta à rádio: dia 3 de outubro, com o quadro semanal "Vai vendo!", que irá ao ar às sextas-feiras, às 10h45min, no CBN Rio. Ainda em tratamento para se recuperar da síndrome de Guillain-Barré, que a fez perder os movimentos, Lucia não vai tratar apenas do cenário político - a proposta é falar muito sobre desafios e alternativas para o Rio de Janeiro, numa conversa descontraída com os âncoras Octavio Guedes e Lilian Ribeiro. "Ela vai ser sempre a nossa mestra, só tem a enriquecer o debate sobre a cidade e o estado", diz Octavio Guedes, que sucedeu a "professora" à frente do programa.

Fonte: CBN

Programa de estágio do Sistema Globo de Rádio está com inscrições abertas

São Paulo – Selecionados irão atuar em rádios controladas pelo grupo

O Sistema Globo de Rádio recebe inscrições pela internet para seu programa de estágio até 20 de outubro. As oportunidades são oferecidas na Rádio Globo, CBN, Beat 98 FM e BH FM e são direcionadas a estudantes de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. 
 
Há vagas para alunos de nível superior em Comunicação Social (Publicidade, Relações Públicas), Marketing e Direito. Será exigida apresentação de declaração da faculdade que comprove a matrícula e a previsão de formatura. Para o nível técnico, estão abertas vagas para estudantes de Eletrônica.
 
A empresa oferece bolsa-auxílio mensal no valor de R$900,00 para estagiários de nível superior e de R$650,00 para nível técnico, além de benefícios como vale- transporte, seguro de vida e vale-refeição, no valor de R$20 por dia. A jornada diária é de 6 horas.
 
Na seleção, serão aplicados testes online e presenciais. A prova envolve questões de conhecimentos gerais, redação e inglês. Os candidatos aprovados nestas etapas passarão por dinâmica de grupo e entrevistas individuais. O número de vagas não foi divulgado.
 
As inscrições devem ser feitas pela internet no link “Trabalhe Conosco” do site da empresa. Na página, é possível conferir o cronograma, regulamento e perguntas frequentes sobre a seleção.
 
Com informações do Comunique-se

Aesp promove seminário no dia 30, em São Paulo

São Paulo – Evento terá participação da equipe da Anatel 

O Comitê Técnico da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) promove seminário na capital paulista no próximo dia 30. O evento, que é gratuito e será realizado no Hotel Transamérica, que fica na Alameda Santos, 981, terá participação de uma equipe da Anatel, com apoio do superintendente da agência, Marconi Maya.
 
O comitê técnico da Aesp promove, ao menos, duas reuniões ordinárias anualmente. A reunião do dia 30 será a primeira aberta ao público. O seminário terá como temas as primeiras impressões dos testes que estão sendo realizados pela Aesp e Jovem Pan AM 640 no dial estendido (FM 84.7), os serviços auxiliares de radiodifusão e o serviço limitado privado.
 
O evento tem início previsto para as 14 horas, com abertura feita pelo presidente da Aesp, Rodrigo Neves. Na sequência, será feira a abertura da reunião ordinária do Comitê Técnico pelo líder do comitê, Eduardo Cappia, que vai mediar as discussões sobre Responsáveis Técnicos (Empresas de Radiodifusão e Profissionais – Obrigações e Implicações); a estação de testes Aesp/Jovem Pan; e o serviço auxiliar de radiodifusão.
 
Às 15 horas será a vez do vice-líder do comitê, José Mauro de Ávila, que abordará o Serviço Limitado Privado para aplicação e utilização por terceiros nas transmissões de dados por emissoras. Também vai tratar dos principais obstáculos e dúvidas e as ligações com o Serviço Auxiliar.
 
Após o intervalo para o café (15h40), haverá palestra ministrada pela equipe da Anatel, com a presença de especialistas em regulação. Além disso, haverá um workshop de como incluir serviços auxiliares no sistema SitarWeb - Stel desde a equiparação a Serviço de Telecomunicações pela Portaria MC 252/2013 e Resolução Anatel 584/2012.
 
Para confirmar presença, o interessado deve enviar e-mail para gelda@aesp.org.br com nome, cargo, emissora, e-mail e telefone. O evento é gratuito e aberto aos associados da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). 

Ministério Público do Ceará entra com ação pedindo a extinção de radcom em Saboeiro

Fortaleza – Entidade não estaria prestando contas


O Ministério Público do Ceará ajuizou uma ação civil pública pedindo a extinção da Fundação José Cândido Silva, em Saboeiro. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Povo, a entidade, detentora da autorização temporária para funcionamento da rádio Canta Galo FM 104.9 de Saboeiro, foi constituída sem patrimônio identificável, sem aprovação do seu estatuto pelo MPCE e, além disso, não está prestando contas com a instituição, o que desrespeita os requisitos legais previstos no Código Civil. A ação foi protocolada na última quinta-feira (18).
 
Um procedimento administrativo já havia sido instaurado em 2011, quando foi requisitada toda a documentação relativa à prestação de contas de 2006 a 2010. A fundação informou à época que nesse período não havia recebido nenhuma verba de ente público ou particular. No entanto, provas colhidas pelo MPCE atestam que a entidade recebeu determinados valores da Prefeitura de Saboeiro no ano de 2009. 
 
Além da ausência da prestação de contas, demonstrou-se que a fundação estaria utilizando a rádio Canta Galo FM para a prática de atos político-partidários, o que caracteriza desvio de finalidade, já que a emissora conseguiu uma autorização pública para operar como rádio comunitária. Por conta disso, o MPCE pede que a Justiça determine a imediata suspensão da atividades da Fundação José Cândido Silva, o que, por consequência, geraria também a suspensão do serviço de radiodifusão. Em caso de descumprimento, a sugestão é de que seja aplicada multa diária de R$ 1 mil.”
 
Com informações do site O Povo
 

sábado, 20 de setembro de 2014

WEB NEWS NO AR NO RADIO PARA O RADIO

Cerimônia de entrega do Prêmio Comunique-se 2014 será na próxima terça-feira

São Paulo – Organização anunciou mais uma apresentadora


A cerimônia de entrega do Prêmio Comunique-se 2014 será na próxima terça-feira, dia 23. A votação feita pelos internautas cadastrados no portal Comunique-se terminou no dia 9. Para compor o time de apresentadores, a jornalista e escritora Thalita Rebouças estará presente para comandar parte da cerimônia.
 
Todos os finalistas estão convidados para a noite de gala do Prêmio Comunique-se, festa em que os nomes dos grandes vencedores serão divulgados. Agendada para 23 de setembro, no HSBC Brasil, em São Paulo, a cerimônia de entrega dos troféus da premiação terá Flávia Alessandra, Leandro Hassum, Marcos Veras, Rafael Cortez, Otaviano Costa e Thalita Rebouças como apresentadores. Além dos vencedores-finalistas, o espaço receberá executivos da comunicação e representantes dos apoiadores e patrocinadores.
 
Auditado pela Deloitte, o Prêmio Comunique-se deste ano conta, além dos patrocinadores, com 21 apoiadores, que colaboram com a divulgação do evento: Band, Bandnews TV, SBT, ESPN, Rádio Estadão AM 700 FM 92.9, Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9, Bandnews FM 96.9, Metropolitana FM 98.5, Rádio Mix FM 106.3, Mix TV, Caras, Época, Exame.com, Info, Esporte Interativo, PropMark, Portal Negócios da Comunicação, Revista RI, Associação Brasileira de Imprensa, Hotéis Transamérica e Mercado Livre.
 
Conheça, abaixo, os finalistas do Prêmio Comunique-se 2014 nas categorias que contam com profissionais do Rádio
 
ÂNCORA
 
Rádio
Eduardo Barão - Bandnews FM
Milton Jung - CBN
Tatiana Vasconcellos - Bandnews FM
 
COLUNISTA
 
Notícia
Celso Ming - Estadão / Rádio Estadão
Lauro Jardim - Veja
Sonia Racy - Estadão / Rádio Estadão
 
Opinião
Clóvis Rossi - Folha de S. Paulo
Dora Kramer - Estadão / Bandnews FM
Luis Fernando Verissimo - Estadão / O Globo
 
Social
Flávio Rico - UOL
Mônica Bergamo - Folha de S. Paulo / Bandnews FM
Sonia Racy - Estadão / Rádio Estadão
 
BLOG & TECNOLOGIA
 
Tecnologia
Cora Rónai - O Globo
Cristina de Luca - CBN / IDGNow
Ethevaldo Siqueira - CBN / Telequest
 
EXECUTIVO DE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
 
Fernando Mitre - Band
Mariza Tavares - CBN
Mino Carta - Carta Capital
 
ECONOMIA
 
Mídia Eletrônica
Flávia Oliveira - Globonews
Mara Luquet - Globo / CBN
Míriam Leitão - Globo / CBN
 
ESPORTES
 
Mídia Eletrônica
Juca Kfouri - CBN / ESPN
Paulo Vinícius Coelho - ESPN
Tino Marcos - Globo
 
SUSTENTABILIDADE
 
Ana Luiza Herzog - Exame
Sérgio Abranches - CBN / Ecopolítica
Washington Novaes - TV Cultura
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Programa Morning Show, da Jovem Pan, tem recorde de audiência na internet




O programa Morning Show, que vai ao ar pela Jovem Pan FM 100.9 e Jovem Pan AM 620 de São Paulo, e para toda a rede Jovem Pan Sat, não tem apenas atraído a atenção dos ouvintes que escutam rádio pelas manhãs. Os internautas, que logo cedo estão conectados em seus computadores, também têm o programa como sua companhia preferida no início do dia. 
Esses podem, inclusive, assistir ao vivo o programa, pela internet, através das diversas câmeras que existem dentro do estúdio da Pan. Na última terça-feira, dia 9, a rádio conseguiu o maior número de acessos desde a sua criação Na data, que teve a apresentadora Marina Person como convidada no estúdio, o programa obteve um recorde de acessos ao streaming: Foram 15 mil acessos ao vivo. Geralmente, a exibição do programa ao vivo em vídeo pela internet recebe em torno de 5 mil acessos. É mais um resultado animador para Edgard Piccoli e toda sua trupe, que comandam o programa ao vivo, de segunda à sexta, das 09h30 às 11h30. Os créditos dessa conquista se devem também ao trabalho da equipe de Direção de Imagem do programa, que é comandada por Nilton Travesso, ícone da televisão brasileira e que também apresenta o quadro Dois Diretores em Cena junto com o Tuta. O diretor não apenas orienta como também opera câmera, captando tudo o que acontece no estúdio do Morning Show. O programa Morning Show é apresentado por Edgard Piccoli, Dane Taranha, Gustavo Braun, Paula Carvalho, José Armando Vanucci e Gustavo Poloni, e é transmitido pela Jovem Pan FM e AM para todo Brasil.
 
Fonte: Rádio e Negocios
Foto: Instagran


Curso promovido pela Abert/Aerp registra mais de 2 mil participantes

Brasília - Curso online para radiodifusores facilita relacionamento com Minicom


Mais de duas mil pessoas participaram do seminário “Entendendo o SEI e o CADSEI” na segunda-feira, 15. O curso online promovido pelos portais de ensino a distância da Abert e da Aerp, orientou os participantes sobre as novas ferramentas de relacionamento entre o Ministérios das Comunicações e as emissoras de rádio e televisão.
 
O engenheiro Mario Craveiro (Grupo Globo) e as coordenadoras do Minicom, Vanessa Macêdo e Danielle Santos, ensinaram o passo-a-passo no uso da plataforma de petições e informações do Ministério. Mais de 100 perguntas chegaram aos palestrantes que responderam ao vivo às dúvidas dos participantes.
 
Para o sócio-gerente da Rádio Clube AM 1590 de Bagé, no Rio Grande do Sul, Aristides Kucera, que participou do curso online,  a iniciativa das associações é fundamental para o crescimento dos profissionais de rádio. Ele ressaltou ainda a praticidade do formato do seminário. “É muito importante se qualificar neste setor, ainda mais com as novas tecnologias que aparecem todos os dias. E o melhor de tudo é não precisar sair da cidade ou da emissora  para fazer a aula”, disse Aristides, que comanda a rádio gaúcha há 44 anos.
 
Nos últimos meses os seminários realizados pela Abert e pela Aerp contaram com a participação de mais de dez mil pessoas. O próximo curso será realizado no dia 13 de outubro. O seminário “Obrigações Legais da Radiodifusão” tem por objetivo difundir a legislação do setor e explicar que obrigações devem ser seguidas pelos radiodifusores.
 
Com informações da Abert

Anatel abre consulta pública para proposta de migração para mais estados nordestinos

Brasília – Contribuições servirão para disponibilização de canais para migração das AMs


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta terça-feira, 20, o período de contribuições à proposta de alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), disponível por meio da Consulta Pública nº 33 para os estado do Maranhão, Piauí e Alagoas. As contribuições devem ser encaminhadas pelo Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP), disponível na página da Anatel na internet (http://www.anatel.gov.br) até o dia 3 de outubro.
 
Anatel pretende obter contribuições fundamentadas que contemplem, entre outros aspectos, o uso racional e econômico do espectro de frequências, inclusive pela utilização da potência mínima necessária para assegurar, economicamente, um serviço de boa qualidade à área a que se destina; o impacto econômico da alteração proposta; e as condições específicas de propagação.
 
A aprovação das propostas anexas está condicionada, além dos comentários da presente consulta, à anuência de Administrações Estrangeiras, quando for o caso. Além disso, as alterações de classe que resultem em mudança de grupo de enquadramento somente serão consolidadas após o pagamento da diferença entre os preços mínimos de outorga.

MiniCom e Anatel divulgam aplicação de 106 multas e advertências a emissoras

Brasília – Foram punidas rádios comunitárias e comerciais pelos mais variados motivos


O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações divulgaram, nesta semana, a aplicação de 106 multas e advertências às prestadoras de serviço de rádio e televisão. Do total, foram penalizadas 41 rádios comunitárias, 22 emissoras de rádios comerciais e 15 emissoras de TV.
 
As demais sanções listadas no Diário Oficial da União foram destinadas a outros tipos de serviço de radiodifusão e de telecomunicações. Uma emissora de rádio comercial recebeu pena da cassação da outorga, que foi convertida em multa no valor de R$ 1.752,93. Os motivos não foram divulgados. Os valores das multas variaram entre R$ 220,00 e R$ 11.994,25.
 
No final do mês passado, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a revisão da metodologia de cálculo das multas aplicadas às empresas de radiodifusão e de telecomunicações. De acordo com o conselheiro Marcelo Bechara, o objetivo é unificar a regra de cálculo das multas entre as áreas técnicas e conferir um “caráter pedagógico” à fiscalização e à aplicação das penalidades.
 
Foram definidas as metodologias para as seguintes infrações: qualidade (PGMQ), regulamento de indicadores, uso irregular de espectro telecom e radiodifusão, direitos dos usuários, licenciamento de estações, certificação e homologação dos produtos. No cálculo do valor da multa serão considerados a quantidade de usuários afetados; o período de duração da infração; a situação econômico-financeira do infrator; a proporcionalidade entre a gravidade da falta e a intensidade da sanção e a vantagem auferida pelo infrator.
 
Por uso irregular do espectro pela radiodifusão, a multa levará em consideração o tipo da emissora e o IDH da região. Por usar produtos não homologados ou certificados, a multa levará em consideração o valor mínimo a ser pago no início do processo de homologação, o tipo e o porte do infrator e a quantidade dos equipamentos irregulares.
 
Com informações da assessoria de comunicação da Abert

ESPN contrata Bruno Vicari




O jornalista Bruno Vicari, ex- rádio Jovem Pan am e atualmente comentarista e repórter do departamento de esportes do SBT é o novo contratado da ESPN Brasil. Vicari confirmou a informação ao blog, disse que vai conseguir conciliar seu trabalho na emissora fechada com o SBT. 
Sua estreia acontece no próximo domingo dia 21 comandando ao vivo o Bate Bola 3ª edição  ter a partir da 20:30. Vicari entra no lugar de Rodrigo Rodrigues, que deixou a emissora para cuidar de seu restaurante e cuidar de um novo projeto musical que deve estrear em breve na TV Gazeta de São Paulo.

Colaboração: Arte da Bola
Imagem: Reprodução
 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

WEB NEWS UM RADIO DE PORÇÃO E MUITA INFORMAÇÃO



No próximo dia 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio, e uma das comemorações acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo,(iniciativa é do site Jornalistas & Cia). A   celebração se dará na forma de um programa de rádio com transmissão ao vivo, das 16 às 18 horas, pela Web Rádio Câmara São Paulo, tendo como principal atração o pai da matéria Osmar Santos, o locutor das Diretas Já! O evento, ancorado pelo jornalista Carlos Maglio, e será realizado na Sala Tiradentes, no 8º andar do prédio do viaduto Jacareí, 100, com entrada gratuita. A programação, que também poderá ser acompanha ao vivo pelo Portal da Câmara, no link Auditórios Online/Sala Tiradentes, inclui ainda uma homenagem à memória do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio, cuja saga vem sendo progressivamente resgatada pela História do Brasil. 


Fonte:Portal dos JornalistasFoto: Bastidores do Rádio


Transamérica tem nova diretora geral no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro- Silvia Machado assume a direção da emissora carioca

A Transamérica FM 101.3 do Rio de Janeiro está com novidade em seu comando. Silvia Machado assume a direção geral da emissora pop carioca para ampliar o relacionamento com os públicos estratégicos e garantir maior visibilidade à marca. Silva conta experiência em grandes agências de publicidade.
 
A profissional passa a comandar a emissora com o objetivo de ampliar o relacionamento com os públicos estratégicos, além de garantir maior visibilidade à marca por meio de ações diversificadas, campanhas e promoções. A rádio faz parte da Rede Transamérica de Comunicação (liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo), porém tem grande parte de sua programação voltada aos cariocas.
 
A trajetória da executiva foi desenvolvida em importantes agências de publicidade como DPZ, Ogilvy, J. Walter Thompson, Neogama/BBH, entre outras. Além disso, Silvia conta com uma experiência relevante em veículos de comunicação, tendo iniciado a carreira na revista IstoÉ e com uma passagem recente pela TV Bandeirantes, onde atuou como gerente comercial. Ao longo da carreira, a diretora trabalhou com marcas de destaque como Petrobras, TIM, Coca-Cola, Shell, Chocolates Garoto, Brahma, Bob’s, Fundação Roberto Marinho, Esso, IBM, entre outras.
 
De acordo com Silvia, a experiência em agências de comunicação será fundamental para dirigir um veículo tão admirado como a Transamérica. “Estar do outro lado novamente é um estimulante desafio. Sendo assim, vou utilizar todo o know-how de comunicação que adquiri em trinta anos para fazer a diferença na emissora”, declarou.


Wandy Rocha na TV


A radialista e empresária Wandy Rocha (foto), participa nesta terça-feira (16) do programa "Em Revista" com Evê Sobral, na Rede Brasil de Televisão.

Wandy será uma das convidadas do apresentador e o tema abordado será: Reposição hormonal é a fonte da juventude?  

O programa "Em Revista" vai ao ar todas as terças-feiras, das 22h às 23h. A Rede Brasil pode ser sintonizada pelos canais: 50 UHF (Grande SP); 175 e 371 SKY; 1 OI; 237 VIVO; 13 CLARO; 248 GVT; 714 CTBC. 

Vale lembrar que Wandy Rocha não aceitou uma proposta da direção da Rádio Iguatemi AM (1.370 kHz - São Paulo/SP), e por isso deixou recentemente a emissora.


Kiss FM faz cobertura da Expomusic e transmite programa de estúdio no local

São Paulo – Emissora está com flashes do evento até o próximo final de semana

A Kiss FM 102.1 de São Paulo está fazendo a cobertura da Expomusic, considerada a maior feira de música da América Latina. O evento é promovido pela Francal Feiras e é esperado por milhares de profissionais para a grande realização de negócios do ano e desejada pelo grande público visitante. A Expomusic está sendo realizada no Expo Center Norte até o próximo domingo. A rádio está com estúdio no local, onde vai realizar uma série de ações.
A Expomusic contempla novidades em instrumentos musicais e os últimos lançamentos do mercado mundial. Há também a oportunidade para jovens talentos e novas bandas tocarem e darem impulso à suas carreiras. São 5 dias respirando, testando, reciclando, falando e vivendo música. 
 A Kiss FM está com estúdio no local do evento, de onde vai transmitir o programa Alternativa Kiss. Além disso, a locutora Rosângela Alves segue na programação fazendo flashes do local, com informações sobre lançamentos, negócios, dando dicas para os visitantes, assim como outros locutores em seus respectivos horários.
 No final de semana, a rádio terá a ação com o Endorcista, personagem criado pela emissora em uma campanha publicitária. Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por um filme de 90 segundos, com versões de 60 e 30 segundos, spot de rádio, mídia impressa e, em breve, trabalhos digitais. O objetivo da campanha é destacar a fidelidade e a lealdade da Kiss FM ao rock, sua marca registrada e que nunca abandonou.
 O filme exibe uma sessão de endorcismo (contrário ao exorcismo), em que um roqueiro consegue fazer o espírito do rock voltar ao corpo de um rapaz que está sendo atraído por outros estilos musicais. Não há diálogos. Quem “fala” é a guitarra do músico, que emite acordes clássicos do rock cada vez que o garoto começa a dançar em outros ritmos.
 Nesta quarta e quinta-feira, a Kiss FM estará recebendo apenas convidados e visitas de negócios. A partir de sexta-feira, a rádio passará a receber os ouvintes para conhecer o estúdio da rádio e acompanhar os programas. O estúdio da Kiss FM fica na Alameda J, entre as ruas 9 e 10, no recinto do Expo Center Norte.

fonte :  tudo radio.com

Exposição comemora 90 anos do rádio no interior e conta a história de emissora do Sistema Clube

Ribeirão Preto – A Clube FM, principal veículo do grupo, estará presente no local da exposição
Na próxima sexta-feira (19) a cidade de Ribeirão Preto poderá acompanhar a mostra “90 anos no ar”, projeto que vai contar a história da antiga rádio PRA-7 - atual Clube AM 660, do Sistema Clube de Comunicação – uma das pioneiras da radiodifusão do país. A ação será realizada de 19 de setembro a 6 de outubro na praça central do Ribeirão Shopping, contando também com a presença da Clube FM 100.5, emissora que também é controlada pelo Sistema Clube e está entre as principais estações de rádio do país. A mostra é realizada pelo grupo do interior paulista e contará com materiais considerados raros.
A mostra contará a trajetória da antiga rádio PRA-7, desde sua fundação, em 23 de dezembro de 1924, até os dias de hoje como rádio Clube AM 660, do Sistema Clube de Comunicação. A emissora foi a primeira a entrar no ar em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e no interior do Brasil (fora de capitais), e a sétima estação de rádio do país.A mostra, realizada pelo Sistema Clube de Comunicação, traz fotos raras, textos, discos, aparelhos de rádio e microfones antigos, acessórios e ainda vai reproduzir um estúdio de época, com equipamentos originais, que farão o público viajar nas nove décadas da fantástica história do rádio ribeirão-pretano. 
 A Clube FM 100.5 vai transmitir parte de sua programação, ao vivo, direto de um estúdio montado no local da exposição.“Queremos levar o universo do rádio, e sua evolução, para perto do ouvinte que é a nossa razão de existir. Para o Sistema Clube, é uma dupla comemoração: os noventa anos do rádio em Ribeirão Preto e as nove décadas de atuação da nossa precursora, Clube AM 660, afinal, são poucas as emissoras de rádio do país e do mundo que estão há tanto tempo no ar, com vigor e resultados”, explica Rafael Pizani, diretor do Sistema Clube de Comunicação.
 A base histórica para o projeto da exposição “90 anos no ar” é o livro “PRA-7: a primeira rádio do interior do Brasil”, dos jornalistas André Luís Rezende e Gil Santiago, lançado em 2005. Para valorizar esse ano comemorativo, a obra teve uma tiragem especial.“Da realização de um sonho à evolução tecnológica. Do jornalismo sério à tradição na cobertura esportiva. Das radionovelas aos programas de auditório. Da programação musical ao relacionamento próximo do ouvinte. Enfim, à partir de Ribeirão Preto, a PRA-7 escreveu sua página na história da radiodifusão brasileira e revelou grandes nomes para as comunicações do país. Nada melhor do que uma exposição para contar essa trajetória”, afirma André Luís Rezende.

As rádios Clube AM e Clube FM são controladas pelo Sistema Clube de Comunicação, considerado um dos principais grupos do setor no interior do país. O sistema também é composto pelas rádios Clube FM 104.7 de São Carlos, Melody FM 94.1 de Ribeirão Preto, 106 FM Sertaneja FM 106.7 de Ribeirão Preto e Clube AM 1400 de São Carlos (todas sediadas no interior de São Paulo). O grupo também opera a TV Clube, afiliado à Rede Bandeirantes de Televisão.
Serviço:
Exposição “90 anos no ar”
Quando: de 19 de setembro à 6 de outubro.
Onde: Praça Central do Ribeirão Shopping.
Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia, Ribeirão Preto (SP).
Horário: de segunda à sábado, das 10h às 22h, aos domingos das 10h às 20h.
Entrada gratuita.

Rádio é multada em R$ 36 mil por veicular anúncio irregular de medicamento

Manaus – Emissora teria veiculado propaganda em desconformidade com as normas da Anvisa

A juíza federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas confirmou a aplicação de multa no valor atualizado de mais de R$ 36 mil a uma emissora de rádio que veiculou propaganda de medicamento em desconformidade com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo é do ano passado e os valores estão corrigidos.
 A multa foi aplicada porque a rádio Cidade FM 99.3 de Manaus veiculou propaganda dos medicamentos Massageol, Doralgina e Resfry. Segundo a ação, não foram informados o número de registro dos medicamentos na Anvisa, o nome de seus princípios ativos e a contraindicação principal dos produtos, conforme verificado pelo Projeto de Monitoração de Propaganda e Publicidade de Medicamentos, realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.
 Inconformada, a emissora de rádio ajuizou ação ordinária pleiteando fosse reconhecida a ausência de responsabilidade, vez que “contratou com a empresa Moita Garcez Distribuidora Ltda para a veiculação da propaganda de seus produtos. A rádio alegou que recebeu a gravação finalizada do comercial, tendo apenas veiculado a propaganda, sem ter tido qualquer interferência sobre o conteúdo da mesma”.
 Entretanto, a magistrada entendeu que a emissora “tem o dever de saber se a (propaganda) atende aos requisitos para ser comercializada” e, como não teria adotado os cuidados necessários, teria concorrido para a infração, contrariando a norma sanitária.
Com informações do Boletim Informativo Moura & Ribeiro

Tino Júnior deixa Beat98 FM para apresentar telejornal na TV Record do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Locutor fez sua despedida da emissora na semana passada

O radialista Tino Júnior deixou na semana passada o comando do Show do Tino na Rádio Beat98 FM 98.? do Rio de Janeiro para seguir carreira como apresentador de televisão. Após seis anos na rádio controlada pelo Sistema Globo de Rádio, ele fez o último Show do Tino ao vivo nesta quinta-feira com o Imaginasamba e se despediu no Show do Tino desta sexta-feira. 
Tino Júnior estreia nas próximas semanas na TV Record Rio como apresentador de telejornal. No entanto, a TV ainda não definiu o horário: ou será às 7h30, no ‘Balanço Geral manhã’, ou à noite, no ‘Cidade Alerta Rio’. O auge da carreira do locutor no rádio foi durante sua passagem pela FM O Dia FM 100.5 do Rio de Janeiro. Foi ele quem lançou várias mulheres-frutas, entre elas Renata Frisson, a Mulher Melão, e Andressa Soares, a Mulher Melancia. 

Tino Jr explicou sua saída da rádio carioca. “Eu não vou deixar a Beat98, diferente do que muita gente pensa. Eu só vou mudar de lugar. Eu deixo só de trabalhar aqui dentro, mas continuo ouvindo a Beat98 sempre. No meu carro, quando tiver indo lá para a emissora de TV, com a minha família e meus amigos. A Beat98 estará sempre no meu coração”, disse Tino Junior.

Colaboração Rodrigo Tubaraum e Marcel Cardoso

Edmilson de Oliveira, diretor geral da Embrasec, morreu nesta madrugada em São Paulo

São Paulo – Empresa é responsável pela revista e site Rádio e Negócios e organiza eventos sobre radiodifusão em todo o país
 edmilson_1.JPG
 
O diretor geral da Embrasec, Edmilson de Oliveira, morreu na noite deste domingo, em São Paulo, vitimado por um acidente vascular cerebral (AVC). O velório está ocorrendo na Igreja Salete, no bairro de Santana, na capital paulista e o sepultamento será no cemitério Parque dos Pinheiros, no bairro do Jaçanã, às 16 horas.
 
Edmilson de Oliveira era responsável pela empresa que controla a revista e o site Rádio e Negócios, publicação voltada à radiodifusão. Além disso, a Embrasec também é responsável pela organização do Tech Days, evento voltado à radiodifusão que já foi realizado em várias cidades brasileiras, inclusive com datas marcadas para Natal (em novembro) e Recife (em dezembro).
 
Neste ano, o Tech Days já havia sido realizado em outras cidades da região Norte/Nordeste do Brasil. A última edição ocorreu em agosto, em Aracaju, e contou com grande presença de radiodifusores e profissionais da área.  A empresa também é a responsável pela organização do Fala Nordeste!, evento voltado à radiodifusão em parceria com as associações estaduais de radiodifusão do Nordeste.
 
O velório do corpo de Edmilson de Oliveira está ocorrendo na Igreja Salete, na rua Dr. Zuquim, bairro Santana, São Paulo. Às 14 horas, o corpo seguirá para o cemitério Parque dos Pinheiros, na Rua Ushikichi Kamiya, 71, no Jaçanã, onde será sepultado, às 16 horas.