terça-feira, 17 de abril de 2012

WEB NEWS EM NOTICIAS

"Jornal Gente" completa 34 anos

Sucessor do famoso programa O Trabuco, apresentado pelo saudoso jornalista Vicente Leporace, o "Jornal Gente"da Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP) completará 34 anos nesta quarta-feira, dia 18 de abril.

Além de um jornalismo opinativo, onde são discutidas as principais notícias do dia-a-dia da política e economia do Brasil e do mundo, Joelmir BetingJosé Paulo de AndradeRafael Colombo e Salomão Ésper realizam entrevistas com pessoas de representatividade destas áreas.

O programa, que é exibido das 8h às 10h, conta com as participações do colunista Delfim Netto, dos correspondentes internacionais Luis Megale (em Nova York) e Milton Blay (em Paris), e Joel Leite, que traz as novidades do setor automotivo.

Às 9h15, vai ao ar a tradicional Hora do Café, em que são homenageados ouvintes e personagens destacados nas áreas de cultura, artes, economia e política, entre outras.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani

Gilberto Barros estreia no dia 16 de junho


O radialista, apresentador e cantor Gilberto Barros (foto) tem seu programa de estreia na Rede TV definido para o dia 16 de junho, um sábado. O programa será levado ao ar das 16h às 19h.

O futebol, atualmente transmitido nesta faixa, ou será cancelado ou transferido de horário.
FONTE: Flávio Ricco
 
"Fim de Expediente" na CBN comemora 6 anos


Na sexta-feira, 20 de abril, a rádio CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP) comemora seis anos do programaFim de Expediente com programa ao vivo e apresentação musical. 

Na edição especial de aniversário, os apresentadores do programa: Zé Godoy, Dan Stulbach e Luiz Gustavo Medinarecebem o ator Rodrigo Lombardi e o cantor e compositor Thiago Pethit

O programa será apresentado das 18h às 20h no Sesc Pompéia, em São Paulo, e terá transmissão em áudio e vídeo pela internet. Na rádio, o programa será transmitido em seu horário habitual: das 18h às 19h. O evento é aberto ao público e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do espaço a partir das 17h do dia 20.

Fim de Expediente reproduz o espírito da sexta-feira: expediente encerrado, hora de afrouxar a gravata e, na mesa do bar, repassar os últimos acontecimentos num clima descontraído e de confraternização.

fonte : Bastidores do radio
CBN abre inscrições para "Jornalismo Universitário"

A rádio CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP) abriu as inscrições para a nova edição do ‘Prêmio CBN de Jornalismo Universitário’. Em seu quarto ano, o projeto visa estimular e divulgar reportagens de rádio produzidas por estudantes sobre determinados temas. O resultado final sairá no dia 1º de outubro deste ano.

Buscando novos talentos e mais aproximação dos estudantes com o rádio, a emissora pede a produção de matérias sobre os seguintes assuntos: "a importância das redes sociais ou o desafio da sustentabilidade para o futuro da humanidade". O conteúdo pode ser feito em grupo ou individual e os três melhores serão premiados.

O primeiro colocado (ou primeiros caso seja em grupo) ganhará um troféu, um iPad, visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas, veiculação do material na programação da rádio e certificado de participação.

Criatividade, imaginação e clareza serão pontos essenciais para a escolha do vencedor ou vencedores. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho, pelo site da CBN.

Visite: www.cbn.com.br



Senac promove "Encontro com Locutores"


Com apoio da Metropolitana FM (98,5 MHz - São Paulo/SP), o Senac promove o quinto “Encontro com Locutores”. O evento, que é gratuito, será realizado a partir deste mês de abril e vai até outubro. O programa visitará 11 unidades do centro universitário no Estado de São Paulo. O objetivo é trazer discussões e reflexões para os estudantes de comunicação.

O evento contará com a presença de profissionais que atuam na área da locução. A situação do mercado de trabalho, as tendências e a possibilidade de ingressarem em emissoras de rádio e televisão serão os temas dos encontros promovidos pelo Senac.

Outras informações sobre o projeto poderão ser vistas no site da instituição de ensino ou pelo telefone 0800-883-200.

O público presente nos encontros receberão dicas e poderão tirar dúvidas com os locutores profissionais. É o que afirma a coordenadora da área de radialismo do Senac São Paulo, Aidê Rabelo. “Renomados radialistas com diferentes características e perfis profissionais vão contar sobre suas atividades e expectativas na carreira”.
FONTE: Comunique-se
Kaká Rodrigues na Rádio ABC de Santo André


O radialista, produtor e locutor Kaká Rodrigues (foto), que durante muitos anos participou da programação da Rádio ABC (AM 1.570 kHz - Santo André/SP), onde apresentava o programa Bom Dia ABC, está de volta a emissora. 

Desde o dia 1º de abril, Kaká Rodrigues apresenta todos os domingos, das 5h às 7h da manhã, o programa Porteira Aberta, com o melhor da música sertaneja.

Kaká Rodrigues também tem um blog voltado as informações do rádio, confira: www.maniaderadio.blogspot.com.br  

fonte : Bastidores do radio


Grupo Revelação ao vivo na FM O Dia


Nesta terça-feira, 17 de abril, às 22 horas, o projeto “FM O Dia à vontade” abrirá às portas do seu lounge para receber oRevelação. Grupo de pagode liderado pelo vocalista Xande de Pilares se apresentará em um show exclusivo, que incluirá o mais novo sucesso “Filho da Simplicidade”, música tema do personagem Tufão, interpretado pelo ator Murilo Benício, na novela “Avenida Brasil” da Rede Globo. 

O público poderá participar através das redes sociais oficiais da Rádio, enviando para o Twitter (@radiofmodia) e para o Facebook (Radio FM O DIA) perguntas para os integrantes do Revelação.


FM O DIA À VONTADE surgiu na 1ª Semana Maluca da Rádio, em maio de 2011. Com um conceito diferenciado, o programa é realizado em um lounge montado na sede da Rádio FM O DIA (100,5 MHz - Rio de Janeiro/RJ). Como já diz o nome, o projeto tem como objetivo deixar o artista à vontade para falar sobre qualquer assunto, além de cantar a música que vier a cabeça. Sem esquecer o público fiel, a Rádio transmite o programa na íntegra pelo site oficialwww.fmodia.com.br e ainda abre espaço para perguntas e sugestões musicais. Já passaram pelo “lounge” da FM O DIA nomes como Luan Santana, Alexandre Pires, Belo, Seu Jorge, Roupa Nova, Preta Gil, entre outros.

fonte : Bastidores do radio
 
Joice Luciana apresenta "Bate Papo" na Rádio Auri-Verde

A radialista e repórter esportiva Joice Luciana (foto), apresenta de segunda a sexta-feira no início das tardes (das 13h às 14h30), o programa "Bate Papo" na Rádio Auri-Verde da cidade de Bauru - SP (AM 760 kHz).

Durante o programa, Joice Luciana apresenta um papo descontraído, dá informações do mundo dos famosos e outras notícias relevantes do Brasil e do Mundo, além de falar sobre esportes. Falando em esportes, ela também participa como repórter da equipe esportiva da emissora.
Visite: www.auriverde.am.br 

fonte : Bastidores do radio 
Rádio Globo deve escolher primeira narradora de futebol do Brasil


Em busca da primeira narradora de futebol do rádio brasileiro, a Rádio Globo deve promover o "Reality Locutoras" para selecionar uma mulher para o cargo.

De acordo com o site Portal da Propaganda, o reality terá início em dezembro deste ano e a vencedora será anunciada em fevereiro do ano que vem, passando a integrar a equipe esportiva da rádio durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

A competição envolverá testes de conhecimento esportivo, bem como provas práticas. As candidatas serão filmadas no auditório da Rádio Globo.

A emissora também disponibilizará um hotsite com informações sobre as participantes e sobre as fases do reality show, que também terá espaço para a participação dos internautas.
FONTE: Portal Imprensa


Lumen FM acompanha Semana da Moda em Curitiba

A 3ª edição da Semana de Moda de Curitiba começou nesta segunda-feira (16) e a Lumen FM (99,5 MHz - Curitiba/PR) – iniciou mais um ano de parceria como Rádio Oficial do evento. Na programação, boletins com agenda das atrações, transmissões ao vivo durante os desfiles e edições especiais do programa Estilo Lumen, que é comandado por Junior Gabardo – um dos organizadores da Semana de Moda.

São sete dias de programação intensa na Fnac do ParkShopping Barigüi, com o Fórum de Gestão e Criatividade, e no Museu Oscar Niemeyer (MON), com os desfiles, shows e performances de dança e teatro.

O acesso ao evento na Fnac é gratuito. Para ter acesso ao pavilhão montado no MON é necessário adquirir um ingresso que custa R$ 10. Este ingresso dá direito a um bônus para ser consumido na Feira LABmoda que acontece no local. O mesmo ingresso dá direito a assistir todos os desfiles do dia.


Sobre a Rádio Lumen FM - uma das emissoras do Lumen Comunicação, a Rádio Lumen FM tem como missão a transmissão e disseminação da educação e da cultura. Na programação, além da qualidade musical, inovação e diversidade são qualidades presentes. O Lumen Comunicação faz parte do Grupo Marista.
fonte : Bastidores do radio 



Foi num dia 16 de abril no ano de 1978, que faleceu aos 66 anos de idade, o saudoso e conceituado jornalista e apresentador Vicente Leporace (foto). Ele foi vítima de um edema pulmonar há 34 anos.

Vicente Leporace nasceu na cidade de São Tomas de Aquino, no interior de Minas Gerais, no dia 26 de janeiro de 1912. Ainda pequeno se mudou com a família para a cidade de Franca, no interior paulista.

Participou da Revolução Constitucionalista de 1932.

Começou sua carreira artística em 1941, na Rádio Clube Hertz de Franca. Depois passou pelas Rádios Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro; Cruzeiro do Sul (SP); Record (SP) e Bandeirantes (SP), onde permaneceu por décadas.

Também foi ator. Estreou no cinema em 1949 no filme "Luar do Sertão" e participou de muitos outros, como: "Sai da Frente (1952) e "Carnaval em Lá Maior" (1955).

Após essa passagem pelo cinema, resolveu dedicar-se somente ao Rádio. Seu famoso programa era o tradicional "O Trabuco", que foi ao ar pela primeira vez em 1951, permanecendo por quase 30 anos, sempre comentando os fatos políticos do dia.

Foi também apresentador do programa “Gincana Kibon”, ao lado de Clarice Amaral, na TV Record (anos 60). Programa que divulgava apresentações de crianças que freqüentavam escolinhas de Ballet, Conservatórios, etc. Não podemos esquecer que o “Gincana Kibon” sempre sorteava um aniversariante para comemorar a data com bolo gelado da Kibon, durante o programa que era sempre apresentado "ao vivo" e tinha boa audiência na época.

Leporace também mantinha coluna em diversos jornais de São Paulo.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
 
 Orlando Duarte ganha homenagem e lança livro



O jornalista Orlando Duarte ganhou, da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo, o Prêmio Secopa - categoria Comunicação, pelo trabalho de cobertura em 14 Copas como profissional da imprensa.

Na quinta-feira, dia 19 de abril, no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu - SP), Orlando Duarte lança o livro “Pioneiros”, que conta a origem do futebol na China e a introdução do esporte no Brasil trazido pelos ingleses. Registro para a fundação dos principais clubes brasileiros.
 
fonte : Bastidores do radio
 
Leão Lobo se recupera de pneumonia


Depois de permanecer alguns dias internado num hospital na cidade de São Paulo e mais um período se restabelecendo em sua residência, na capital paulista, o apresentador Leão Lobo (foto) obteve liberação médica para retornar ao trabalho. Ele se recupera de uma pneumonia.

Nesta segunda-feira (16), ele estará de volta a Rádio Iguatemi (AM 1.370 kHz - São Paulo/SP), onde participa de toda a programação da emissora com as suas notícias exclusivas do mundo artístico. Na terça-feira, estará à frente do "Notícias e Mais", que ele comanda na Rede CNT.

fonte : Bastidores do radio 
Rádio Bandeirantes tem novo colaborador
FOTO: André Rizzatto/Rádio Bandeirantes

O arquiteto e designer Léo Shehtman é o novo colaborador da Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP). A partir desta semana, ele participa diariamente do “Jornal em Três Tempos”.

Em visita aos estúdios da emissora na quinta-feira (12), Léo participou do programa apresentado por Thays Freitas ePaulo Galvão. Animado com a estreia, ele disse aos apresentadores que a decoração de interiores e a arquitetura estão ao alcance de todos hoje em dia. E deu uma importante dica aos ouvintes: “Menos é sempre melhor. Em decoração, quanto menos você fizer, mais certo vai ficar”.

O quadro “Decoração, com Léo Shehtman” será apresentado de segunda a sexta durante o “Jornal em Três Tempos”, transmitido das 15h às 18h.
fonte : Bastidores do radio 

 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

WEB NEWS FATOS DO RADIO


JOÃOBIDU lança prêmio em homenagem aos radialistas



O famoso astrólogo e radialista JOÃOBIDU (foto) homenageia os radialistas e lança uma promoção que irá eleger o radialista favorito do público brasileiro.

Para participar é só entrar no site da promoção: www.joaobidu.com.br/comunicadores e indicar o seu radialista favorito, além de dizer o por quê que ele é o mais querido do Brasil?

Olha aí galera, vamos prestar homenagem a quem sempre está presente no seu dia a dia informando e alegrando a sua vida. Conto com sua participação, valeu?
                                                            JOÃOBIDU



Sobre JOÃOBIDU

Natural de Bauru, no interior de São Paulo, João Carlos Almeida, começou sua carreira como locutor esportivo até que recebeu um convite para se tornar apresentador de um programa astrológico e decidiu criar um personagem para interpretar. Nasceu assim JOÃOBIDU, um dos mais famosos nomes da astrologia brasileira.

A partir de então, João tomou gosto pelo assunto e decidiu estudá-lo. Em 1986 lançou a revista Guia Astral e cinco anos mais tarde, a publicação já estava consolidada e vendia mais de 250 mil exemplares no mês. A partir do sucesso da revista nasceu a Editora Alto Astral, que ocupa hoje o 2º lugar no mercado editorial brasileiro em vendas avulsas, com 24 lançamentos periódicos mensais e dois lançamentos periódicos semanais, além de anuários e títulos especiais.
fonte : Bastidores do Radio
Sônia Abrão na Rádio Iguatemi


No início da noite desta quarta-feira (11), 
a apresentadora da Rede TV!, Sônia Abrão (foto), participou por telefone do programa João Ferreira na Rede Iguatemi de Rádio (AM 1.370  kHz - São Paulo/SP).

Durante bate-papo com o apresentador do programa e com o jornalista Anderson França, Sônia Abrão comentou sobre a polêmica foto que vem sendo uns dos principais assuntos da internet nos últimos dias. A apresentadora disse que ficou "espantada" com tamanha repercussão da foto que foi tirada já há algum tempo.

Quem também participou do papo foi Rogério Andrade, diretor artístico da Rede Iguatemi, que aproveitou a oportunidade para convidar "ao vivo" a apresentadora para voltar a comandar um programa de rádio.

"Tenho muita saudade de fazer rádio. Tenho saudade desse contato direto com o público", comentou Sônia Abrão que também revelou que gostaria de voltar a apresentar um programa no rádio. "Hoje não tenho tempo para isso, mas vou arrumar um tempinho para isso", finalizou Sônia Abrão que ficou muito lisonjeada com o convite.

Vale lembrar que Sônia Abrão foi líder de audiência apresentando seu programa, com muita prestação de serviço, na Rádio Capital AM.
Fonte : Bastidores do Radio
Jovem Pan comemora centenário do Santos ao vivo da Vila Belmiro

Sábado, dia 14 de abril, o Santos Futebol Clube comemora seu 100º aniversário. Neste dia a Rádio Jovem Pan (AM 620 kHz - São Paulo/SP) promete transmitir ao vivo, direto da Vila Belmiro, o tradicional programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", apresentado pelo comentarista Flávio Prado, que é âncora do programa desde sua existência há 21 anos.

O programa é uma grande revista eletrônica que além de falar do futebol do Brasil, destaca principalmente o cenário esportivo internacional. O programa fala também de cultura, música, arte, e muitos outros assuntos.

O programa "Jovem Pan no Mundo da Bola" vai ao ar todo sábado, a partir das 9 horas da manhã, disponível para toda rede Jovem Pan Sat em todo Brasil.

FONTE: Cheni no Campo

Heródoto Barbeiro estreia novo programa na TV Record NewsFOTO: Antônio Chahestian/Divulgação 
Estreou na noite desta quinta-feira (12/04), o novo programa de entrevistas da TV Record News e do site R7, "Brasil em Discussão". 

Apresentado por Heródoto Barbeiro (foto), a proposta do programa é sempre receber um importante convidado para debater, a cada edição, um assunto diferente, como política, educação, saúde, infraestrutura, cultura e meio-ambiente. O programa foi ao ar ao vivo pelo site R7 (no período da tarde), e foi exibido, às 22h, na TV Record News. 

O primeiro convidado foi o maestro João Carlos Martins, que falou da carreira, da importância da música para a formação do cidadão e dos desafios que enfrentou ao perder a mobilidade das mãos, entre outros temas. Ele contou ainda que na segunda-feira (16) irá fazer mais uma cirurgia no cérebro para recuperar alguns movimentos e melhorar a qualidade de vida. “Não tenho esperança de voltar a tocar, mas se acontecer um milagre....quem sabe? Nunca me conformei de não tocar profissionalmente”, desabafou o maestro. 

Em cada edição, um entrevistado será sabatinado pelo apresentador e também por uma banca composta por três convidados. Nesta estreia, os jornalistas Ricardo KotschoNirlando Beirão e José Henrique Lopes fizeram perguntas ao maestro. 

Brasil em Discussão será exibido ao vivo pelo R7, às 16h, e terá a participação dos internautas, que poderão enviar perguntas aos entrevistados, através do portal. Na Record News, irá ao ar à noite, às 22h. O programa tem uma hora de duração e será quinzenal.

Transamérica POP apóia evento que vai revelar talentos da música



Transamérica POP apoia a 2ª edição da Yamaha Brazilian Beat 2012, que tem como objetivo revelar novos talentos musicais. O evento é um festival de bandas independentes e será disputado em eliminatórias nas cidades de Belo Horizonte, dias 23 e 24 de junho e São Paulo, nos dias 14 e 15 de julho.

Além de participar do Asian Beat 2012, em Singapura, a banda vencedora poderá voltar para a casa com novos instrumentos que serão disponibilizados pela Yamaha.

A grande final acontecerá na capital paulista, no dia 12 de agosto e o show de encerramento terá as participações das bandas Natiruts e Detonautas e dos cantores Zeca Baleiro e Frejat.

As inscrições podem ser realizadas pelo site http://br.yamaha.com/ até o dia 30 de abril.



CBN Esportes ganha programa especial no domingo

No domingo, 15 de abril, às 9h, o CBN Esportes será transmitido diretamente do Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde será disputada a Ecorrida.

No estúdio, que será montado em frente ao Monumento aos Pracinhas, o âncora Carlos Eduardo Eboli receberá uma série de convidados para um bate-papo descontraído sobre esporte.

Entre os nomes confirmados, estão o técnico e ex-jogador de futebol Renato Gaúcho, a ex-ginasta e comentarista Luisa Parente, o técnico de atletismo Lauter Nogueira, o jogador de vôlei Marcelinho, o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva e o ex-jogador de basquete Alexey.
O programa também terá a participação da equipe de esportes da CBN e do público. 




"Nova Brasil Notícia" chega a edição 2 mil

Nesta quinta-feira, dia 12 de abril, a Nova Brasil FM (89,7 MHz - São Paulo/SP) levou ao ar a edição de número 2 mil do jornalístico "Nova Brasil Notícia", programa que diariamente, das 6h às 8h da manhã, leva aos ouvintes o melhor da música brasileira com conteúdo jornalístico rápido, preciso e imprescindível.

Apresentado pelos locutores Zé Ricardo e Luciana de Melo (foto), a edição comemorativa contou com inserções de depoimentos dos principais artistas que desfilam no dial da emissora como Oswaldo MontenegroLuiza PossiPedro MarianoBruna Karan e Kid Abelha, que também estiveram presentes na programação musical desta edição especial.

Parabéns à toda equipe de jornalismo da emissora que leva ao seu público, as notícias mais importantes pelo mundo e também matérias de meio ambiente, cultura, esportes, cidadania e curiosidades.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani 


1 ano sem Serginho Leite

Nesta quarta-feira, dia 12 de abril de 2012, completou-se 1 ano do falecimento do humorista Serginho Leite (foto). Ele tinha apenas 54 anos quando faleceu no ano de 2011, vítima de um infarto do miocárdio.
Seu corpo foi velado no Cemitério do Araçá e cremado do crematório de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo. Serginho Leite deixou a esposa Tânia e dois filhos, Pedro e João.
Serginho Leite
Nascido na cidade de São Paulo, Sérgio de Souza Leite, humorista, radialista, e publicitário, começou na Rádio Jovem Pan AM (620 kHz - São Paulo/SP), com o inesquecível programa SHOW DE RÁDIO (1978 - 1982 / 1997 - 1998 / 2000 - 2001) desenvolvendo textos humorísticos, suas famosas imitações de esportistas, políticos, cantores, entre outras personalidades.
Do AM para o FM trabalhou nas Rádios Cidade FM (1981), Jovem Pan II (1981 - 1985) e na Globo FM (1985 - 1987) sendo líder de audiência, reformulando a linguagem do veículo.
Partiu para o teatro, adaptando para o palco o sucesso do Rádio. Utilizava o humor, música, imitações com resultados inovadores.
Atuou ainda, como garoto propaganda e também como locutor publicitário, sendo dono de vozes famosas como o Tigre Tony (Kellogs) o Bond Boca (Cepacol), entre outros.
Serginho Leite também trabalhou no programa Domingão do Faustão, exibindo o quadro "Retratos de Domingo", pela TV Globo entre 1998 e 2000.
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani
Rádio T FM de volta a Curitiba
Segundo informações, desde o dia 7 de abril de 2012, a cidade de Curitiba conta com mais uma emissora de rádio em FM. Trata-se da já conhecida Rádio T FM (104,9 MHz - Curitiba/PR), uma das novatas do meio curitibano, emissora que ficou por quase nove meses fora do ar após uma ação da Anatel (órgão que fiscaliza e regulamenta a radiodifusão nacional).
A Rádio T é uma extensa rede em FM espalhada por vários mercados no Estado do Paraná e desde 2008 vinha operando de forma experimental no mercado da capital paranaense através de uma concessão no município de Pinhais.
O retorno da emissora à Curitiba foi confirmado pela própria emissora (clique aqui).
A direção da Rádio T obteve junto ao Ministério das Comunicações em Brasília o direito de retomar as atividades através da freqüência 104,9 MHz FM de Pinhais (PR), marcando o retorno da rede estadual ao mercado curitibano. A Anatel havia lacrado a rádio no dia 28 de julho do ano passado, ação que ocorreu por volta das 15h daquele dia.
No ar em 104,9 FM a Rádio T operou por mais de 2 anos em caráter experimental a partir dos 106,9 FM, antigo canal destinado a essa concessão do município de Pinhais. No inicio do ano passado (2011) a Anatel autorizou a troca de canal da FM, passando de 106,9 FM para 104,9 FM, mudança realizada pela Rádio T em 1 de maio de 2011. A partir dessa troca a Rádio T iniciou suas operações em definitivo na Grande Curitiba, passando a inclusive ter sua audiência medida pelo Instituto Ibope. O sinal da FM era local em toda região até o dia 28 de julho do ano passado, quando a ação da Anatel interrompeu as transmissões da FM.
Desde o dia 7 de abril, a Rádio T está de volta ao mercado de Curitiba e região metropolitana e, segundo a própria emissora, foram feitas adaptações e investimentos técnicos na estação, inclusive uma nova torre para transmitir em 104,9 MHz.
A Rádio T terá como concorrentes diretas no segmento popular as seguintes emissoras: 98 FM (98,9 MHz); Caiobá FM (102,3 MHz); Clube FM (101,5 MHz); Massa FM (97,7 MHz) e Dimensão FM (107,1 MHz), emissora que tem a sua torre localizada em Contenda mas possui sinal local em boa parte da Grande Curitiba.
Rádio T é uma das maiores redes estaduais em FM no país
O nome fantasia “Rádio T” ainda é desconhecido para boa parte do mercado de rádio do Brasil, inclusive em várias regiões importantes do território onde o projeto atua (como Londrina e Maringá). Trata-se de uma extensa rede de rádios em FM que atinge diferentes regiões do estado do Paraná. A marca possui sua sede em Ponta Grossa e a programação é gerada em escalas por todas as FMs que integram a cadeia, estando sempre em rede.
Também é destaque o porte técnico dessas estações, rádios que possuem uma notável qualidade de áudio, sistema RDS e geralmente amplas áreas de cobertura de sinal.
Hoje a Rádio T está presente em Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Andirá (próxima a Ourinhos e Assis – cidades do estado de São Paulo), Faxinal (com sintonia parcial em Londrina), Mamborê, Paranacity (sintonia parcial em Maringá), Brasilândia e, Curitiba.
Também são aguardadas inaugurações de estações em Matelândia, Missal, Catanduvas, Palmeira e Matinhos (litoral do Paraná).
FONTE: Tudo Rádio

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Radio Web News no Ar


4° Prêmio CBN de Jornalismo Universitário abre inscrições

4° Prêmio CBN de Jornalismo Universitário abre inscrições

Na segunda-feira, 9, serão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário, que recebe matérias sobre os temas: a importância das redes sociais; ou o desafio da sustentabilidade para o futuro da humanidade.


As inscrições poderão ser feitas até 29 de junho no site da CBN e o resultado será divulgado em 1º de outubro de 2012. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo, mas cada estudante só deve participar com uma reportagem.

O autor da matéria vencedora será contemplado com um troféu e um iPad e ainda poderá conhecer a estrutura da rádio em São Paulo, com despesas de viagem e hospedagem pagas. As três melhores reportagens serão veiculadas na programação da CBN.
O prêmio foi criado com o objetivo de estimular a produção de reportagens de rádio entre estudantes, descobrir novos talentos e aproximá-los desse meio de comunicação.

Fonte: AdNews

Rádio Globo passa a transmitir sua programação no Facebook

Rádio Globo passa a transmitir sua programação no Facebook

A Rádio Globo passou a transmitir a sua programação na Fan Page que mantém no Facebook. A integração com a rede social aconteceu na última semana.


Transmitida nas frequências AM e FM, a rádio já estava disponível em aplicativos para iPhone, iPod e iPad. Os ouvintes também poderiam acompanhar o conteúdo da Rádio Globo ao acessar o site oficial da emissora. 
Fonte: Comunique-se

Com foco popular rádio FM O Dia amplia sua base de ouvintes

Com foco popular rádio FM O Dia amplia sua base de ouvintes

Dez meses depois da reformulação na programação e do investimento em estratégias digitais, O Dia FM, do Rio de Janeiro, comemora os resultados em audiência: não apenas garantiu o primeiro lugar histórico, como também ampliou a base de ouvintes e os retém por mais tempo diante do rádio.


Os números apontam que quem escuta a FM O Dia fica sintonizado na emissora por, em média, 3h17min/dia (Ibope, 5h-5h, dez./11-fev./12). Segundo dados do instituto divulgados pela rádio, o total de 308.916 ouvintes por minuto está sintonizado na emissora, um recorde histórico que amplia sua participação, já líder nos últimos dez anos.


A reformulação na programação, contudo, embutia um risco: garantir a adesão de ouvintes sem perder a audiência original. Gigi Carvalho (foto), presidente da emissora, afirma: “O crescimento não foi pelo motivo A ou B isolados, sempre temos uma conjunção positiva de fatores” e que, para este ano, “o cenário é promissor, os números em audiência não param de crescer, mas, se acomodar, ficar passivo no primeiro lugar, é o sinal do naufrágio iminente”, alerta. “E esta não é, nem de longe, a postura da FM O Dia”, completa.
A programação concentrou-se na abordagem popular, que já era uma marca da emissora, mas investiu em na aproximação com um público mais jovem, também popular. O uso de ações promocionais, expediente bastante recorrido por emissoras, em geral, foi intensificado e as ferramentas digitais — do site oficial da emissora às redes sociais — passaram a ser utilizadas com mais agressividade.


Além de aumentar em 149% a audiência do site, a FM O Dia estimulou o engajamento dos ouvintes, com 110.491 seguidores do Twitter e 144.794 likes da página oficial da emissora no Facebook. “Porém, em termos práticos e efetivos, não podemos, nunca, perder o foco na principal causa do nosso sucesso: os ouvintes. Note: mesmo com a era dos iPods, iPads e afins, o meio rádio ganha mais força”, afirma Gigi .

Fonte: Meio e Mensagem